Coletor tubular pra turbo…
-
assim,
primeiro e a escolha do material,
o entre o ferro fundido, aço carbono e inox, o inox ele tem a melhor propiedade de fluxo dos gases quentes, chega a ser 3 vezes mais rapido, dentre eles eu escolheira o 409 que e o inox propio para soldas e escapamentos
escolhido o material, escolha o tratamento termico, direto ou indireto, pelo termopar que pode ser aplicado e /ou o banho de ceramica no coletor. motivo isolar o ar-quente dentro do tubo, fazendo o fluxo ficando cada vez mais rapido.
depois disso, modelamento do coletor: regra basica e que todos os dutos sejam uniforme, nem sempre serem uniformes querem dizer tem o mesmo tamanho, cada tipo de curva tem uma perca de fluxo, e tudo isso tem que ser calculado. então o importante e o fluxo igual entre os dutos independete de seus formatos
isso ai e um resumo, partindo disso da pra se começar a estudar muita coisa
-
minha turbina foi pra retifica e prestei muita atencao no coletor, estudei bem e conclui
os 2 cil centrais tem o mesmo tamanho, ja os outros 2 das extremidades, tem tmb o mesmo tamanho entre si, no resumo cil 1 e 4 do mesmo tamanho e cil 2 e 3 do mesmo tamanha, isso entre si, no conjunto 1 e 4 sao de tamanho diferentes do 2 e 3, meu coletor nao apresenta curva alguma, no retangulo onde a turbina vai, 2 cil centrais entram num dos lados maiores, ai na parede de cada lado desse retangulo, entram os outros cil das extremidades, os canos das extremidades ja saem na direcao, sem curvas
uma duvida, seria interessante enbrulhar em manta termica o coletor, mais pra tentar isolalar o calor, pq o coletor fica a exatos 1 dedo da pressurizacao?
-
seu coletor tem curva, são mais suaves mas tem curvas,
voce pode usar o banho ceramico e/ou termo tape, tudo que puder reter o calor dentro do coletor e bem vindo