Injetando a brasilia - identificando o esquema
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caracteristicas
- sistema de testes *
módulo: eec iv
cabo: cdu + eec iv - a
(cdu = cabo diagnóstico universal)
- teste estático -
com ignição ligada, motor parado.
realiza o teste do circuito dos
sensores de posição da borboleta,
de temperatura do ar e do motor, de
pressão de coletor e da bomba de
combustível.
no fim do teste são apresentados os
códigos das falhas detectadas durante
o teste, assim como os códigos
armazenados na memória.
- teste dinâmico -
com motor em funcionamento, testa
o motor de passo e o resto das fun-
ções do sistema. no fim fornece os
códigos das falhas detectadas durante
o teste. estes códigos não são grava-
dos na memória.
durante o teste dinâmico deve ser
executada a resposta dinâmica (ace-
lerar até plena carga) e deve ser
acionada a direção hidráulica, até o
batente.
- modo contínuo -
com motor funcionando ou não.
uma vez ativado, o teste é realizado
continuamente até ser interrompido
pelo operador.
durante o teste, a uc verifica os
circuitos do sensores quanto a curto
ou interrupção. movimentando os
cabos podem ser reproduzidas fa-
lhas intermitentes. a detecção de
falhas é indicada pelo scanner. as fa-
lhas reconhecidas são gravadas na
memória. para recuperar os códigos
das falhas detectadas, executar o teste estático.
obs.: para apagar as falhas armaze-
nadas na memória, executar o
teste estático por duas vezes
consecutivas.
características gerais do sistema
tipo de injeção: monoponto
medição da massa de ar:
. velocidade/densidade: informação
de carga do sensor de pressão do
coletor (map)
medição de rotação/fase:
. sensor hall do distribuidor
controle da marcha lenta:
. motor de passo; controla a
quantidade de ar pelo desvio
controle da mistura:
. sonda lambda aquecida
corpo de borboleta:
. corpo simples, com:
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sensor de pos. da borboleta
-
sensor de temp. do ar
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injetor (monoponto)
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motor de passo
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regulador de pressão
sistema de combustível:
. pressão: 1.0 bar (gasolina)
1.5 bar (álcool)
. vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)
1,2 litros/ 30 seg (álcool)
bomba de combustível:
. interna ao tanque
. regulador: no corpo de borboleta
injetor:
. resistência: 1,5 a 2,5 ohms
relés do sistema:
. potência (alimenta: relé da bomba;
sensor de velocidade do veículo;
válv. de purga; injetor; uc)
. corte do a/c
. bomba de combustível
. partida à frio (motores à álcool)
unidade de comando:
. conector de 60 terminais
sensores do sistema:
. posição da borboleta
. temperatura do motor
. temperatura do ar
. rotação
. sonda lambda
. velocidade do veículo
. pressão do coletor
. direção hidráulica
atuadores do sistema:
. injetor
. bomba de combustível
. motor de controle da marcha lenta
. módulo de ignição (tfi)
sistema de ignição:
. convencional (c/distribuidor)
. módulo de ignição (tfi)
bobina de ignição:
. resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms
. resist. sec. : 7k a 9k ohms
controle de emissões:
. evaporativas: canister e válvula de
purga
sinais e controles auxiliares
. sinal para relé do a/c
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nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.
borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug
borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.
agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?
se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?
e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?
por exemplo:
o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.
eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d
abracao
wagner luis
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cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...
ah sim ate ranger usa
beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.
hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores.
abracao
wagner luis
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quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.
uma duvida
posso ligar a tbi sem o retorno??
explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.
ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua.
abracao
wagner luis
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na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb
carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras
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quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.
uma duvida
posso ligar a tbi sem o retorno??
explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.
ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua.
abracao
wagner luis
a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde
caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)
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a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde
caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)
valew flavio
e isso mesmo, to com bico branco e central gasola, quanto a pressao citei 2kg pq e o recomendado pro bico, mas com certteza deve precisar de mais pra alimentar.
bom, hoje fui pra santo andre e comprei mangueira e o resistor que precisa colocar nos fios da ignicao.
amanha se tiver tempo vou acabar de ligar e fazer os primeiros testes.
abracao
wagner luis
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se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...
quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...
retorno fechado que eu disse foi o da tbi, mas como eu uso dosador hp ficaria usando o retorno dele mesmo, regulando a pressao nele, mas como ja comprei mangueira vou fazer o ligamento correto.
com relacao a identificar o pino 1 dos sensores nao consegui nada ate agora, vou ligar e ver o que acontece.
abracao
wagner luis
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agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…
fora que o risco de formar borra é grande...
pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?
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agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…
fora que o risco de formar borra é grande...
pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?
pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.
abracao
wagner luis
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pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.
abracao
wagner luis
eita, com essa mangueira gigaaaante o ponteiro de pressao de comb. num fica loko nao? pois ele é influenciado pela dilatacao da mangueira cumprida. pelomenos eu sofri com isso…
meu manometro ficava entre um bico e o outro, ai estabilizou mais... e deposi que pus uma bomba perto (no paralamas) o manometro parecia que tinha gel, cabou vibraçao.
formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…
e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).
o formato do suporte de bico mono é diferente dessas flautas returnless né? principalmente dessa novas para alcool…
fora que no tbi mono, tudo que for apos bico vai ficar com alcool parado , ou seja, o dosador interno e os dutos internos até a outra ponta que é onde ele vai vedar.
se fosse que usar uma tbi mono returnless, eu faria um v na linha bem perto do tbi e ligaria nas 2 pontas, assim o bico iria consumir alcool dos dois lados...
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wagner, vc vai turbinar com essa ie, alias, com ie e bomba de monza?
se for, terá problemas com a bomba…
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wagner, vc vai turbinar com essa ie, alias, com ie e bomba de monza?
se for, terá problemas com a bomba…
oi tia
o projeto turbo ainda nao ta pronto $$$$$
to colocando mais essa ie pq meu bura ta osso, meu 2e e a gasola e ta rodando no alcool ja faz mais de 2 anos, tava na elba turbo, e veio pro meu carro depois que vendeu ela.
quando comprou o 2e ja tava todo corroido, agora nao tem mais carburador, so corrosao
mais pra frente pretendo colocar uma mi, quem sabe programavel dessas pando ou fueltreco.
mas por enquanto vai rodar original mesmo, so vou colocar o 027.7 nela e mais nada por enquanto, a madeira que ta debaixo do meu banco pra ele nao cair no chao ta pedindo urgente que eu arrume o assoalho
abracao
wagner luis
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eita, com essa mangueira gigaaaante o ponteiro de pressao de comb. num fica loko nao? pois ele é influenciado pela dilatacao da mangueira cumprida. pelomenos eu sofri com isso…
meu manometro ficava entre um bico e o outro, ai estabilizou mais... e deposi que pus uma bomba perto (no paralamas) o manometro parecia que tinha gel, cabou vibraçao.
sempre usei assim, na minha brasilia turbo eu usava assim, quando tinha um dosador de carburado eu sofria com o aumento de pressao de combustivel, ela subia muito, antes da turbina comecar a pressurizar mesmo.
ai coloquei um dosador hp e consegui resolver o problema de linearidade, agora com relacao a mangueiras, eu uso de pu, ela nao dilata e nem incha
nunca tive problemas nao com pressao de combustivel.
abracao
wagner luis