Adiantar o ponto
-
e desativar a ignicao original ?
[snapback]543480[/snapback]
sim e não farkatt… é q vc sabe, papel aceita tudo.
num primeiro momento, pensei em desenvolver em paralelo este controle de avanço, desprezando a i.e.,pq pelo q sei, a i.e. manda um sinal ( varia a tensão conforme o modelo ) pré uma caixinha, que amplifica pré 12v ( ou 9v, no meu caso ), e este sinal amplificado vai pré bobina, q manda pré vela a tensão amplificada...
a? vc teria de desenvolver um mapa próprio só pré isso, etc, etc...
mas pensei tb q essa caixinha poderia trabalhar em conjunto com a i.e., só atuando em determinada faixa de rotação, etc...
tou pensando em algo pro meu carro, q é turbo, e na fase aspirada, c/ 10,3 de taxa e ponto de gasolina não gostei muito do desempenho...
-
eu realmente tenho curiosidade quanto ao variador de ponto, ricardo… não estou pegando no seu po não, não pense isso... por coincidencia somos nés que estamos mais recentes nesse topico...
bom... vou ler os links que o samir postou...
abraço,
[snapback]543484[/snapback]
no caso, estamos no mesmo barco, também estou tendo esta curiosidade…
hehehe
-
sim e não farkatt… é q vc sabe, papel aceita tudo.
num primeiro momento, pensei em desenvolver em paralelo este controle de avanço, desprezando a i.e.,pq pelo q sei, a i.e. manda um sinal ( varia a tensão conforme o modelo ) pré uma caixinha, que amplifica pré 12v ( ou 9v, no meu caso ), e este sinal amplificado vai pré bobina, q manda pré vela a tensão amplificada...
a? vc teria de desenvolver um mapa próprio só pré isso, etc, etc...
mas pensei tb q essa caixinha poderia trabalhar em conjunto com a i.e., só atuando em determinada faixa de rotação, etc...
tou pensando em algo pro meu carro, q é turbo, e na fase aspirada, c/ 10,3 de taxa e ponto de gasolina não gostei muito do desempenho...
[snapback]543485[/snapback]
ah, agora entend?… samir, te digo co,m absoluta certeza... é impossivel fazer um controle de ponto tão complexo que fique na melhor das hipoteses igual ao de fabrica...
a não ser que vc se contente em avanco centrifugo e a vacuo, e platinado
sem falar que os valores de tempo envolvidos, na casa dos ms são cr?ticos... a coisa teria que ser absolutamente imune é ruidos eletromagneticos e precisa na conta interna, se for analogico, e se for digital ainda iria ter conversao ad/da amostragem etc...
coisa de doido... vc tá inspirado hein é
no seu caso, experimente variar o ponto inicial, leia o post do ricardo, com o passo-a-passo pra regular o ponto inicial...
-
ah, agora entend?… samir, te digo co,m absoluta certeza... é impossivel fazer um controle de ponto tão complexo que fique na melhor das hipoteses igual ao de fabrica...
a não ser que vc se contente em avanco centrifugo e a vacuo, e platinado
sem falar que os valores de tempo envolvidos, na casa dos ms são cr?ticos... a coisa teria que ser absolutamente imune é ruidos eletromagneticos e precisa na conta interna, se for analogico, e se for digital ainda iria ter conversao ad/da amostragem etc...
coisa de doido... vc tá inspirado hein é
no seu caso, experimente variar o ponto inicial, leia o post do ricardo, com o passo-a-passo pra regular o ponto inicial...
[snapback]543537[/snapback]
da? farkatt hehehe, tou inspirado sim cara, agora eu tou aprofundando bastante meus estudos pré poder ter um carro confiável, durável e econômico na fase aspirada, claro… haeuhauehaue.
quando vier a turbina, muda-se o conceito, quero só potência... hehhe.
mas então, meu carro num tem distribuidor...
meu carro usa bobina dupla, c/ o famoso sistema de ignição wasted spark , gerando um pulso a cada 360? do virabrequim...
basicamente farkatt, eu queria eliminar ( pelo menos ) a maioria de hipoteses vi?veis de acerto da fase aspirada antes de chegar no remapeamento em si, mas sem precisar mexer em nada da i.e.
já vi que alterar posição do sensor da roda fúnica não é uma boa idéia, dependendo da minha injeção.
sobre a fase pressurizada, ainda estou estudando, mas provavelmente será uma caixinha externa... mesmo que for só para controle de ponto ( atraso )...
falow?s
-
se não existissem valvulas e nem tempo correto de admissão nada….
como tem valvula e essa aquece vc joga combutivel que seria usado na mistura em cima de uma valvula a mais de 400?c...esse combustivel certamente vai evaporar e não participar? da admissão...
por outro lado, se vc abre a valvula, atrasando o ponto vai puxar apenas ar e nada de combustável, aí vai dar uma falta e uma cabeçada até começar a injeção... até o ponto em que a valvula se fecha e vc ainda está injetando...
sacou ? existe um momento certo relacionado ao momento em que a valvula de admissão se abre e fecha que é ideal para a injeção, tanto que existe um mapa que correlaciona carga e rotação com a fase... qto maior a rotação maior a import?ncia do tempo de resposta, qto maior a carga idem...
[snapback]294616[/snapback]
sendo assim over, o único problema de se adiantar o sensor da roda fúnica ou atras?-lo, é em relação ao comando de válvulas, correto ?
e se, no caso, o comando tivesse uma polia regulável, e fosse feita a correção conforme a alteração no sensor da roda fúnica ?
pré exemplificar, supondo:
atraso o sensor da roda fúnica em 6?. pego a polia regulável do comando e atraso também em 6?.
seria mais ou menos assim ??
-
sendo assim over, o único problema de se adiantar o sensor da roda fúnica ou atras?-lo, é em relação ao comando de válvulas, correto ?
e se, no caso, o comando tivesse uma polia regulável, e fosse feita a correção conforme a alteração no sensor da roda fúnica ?
pré exemplificar, supondo:
atraso o sensor da roda fúnica em 6?. pego a polia regulável do comando e atraso também em 6?.
seria mais ou menos assim ??
[snapback]543573[/snapback]
obs: meu carro não tem distribuidor, mas sim bobina dupla wasted spark .
-
uma perguntinha,, se nao pra pra mexer na roda fúnica porque o pessoal fala que a injeção injeta no tempo errado,, pra que serve o sensor de fase que tem no cabe?oto do gti16vó não é pra saber o tempo exato de abertura de valvulas e informar a injeção o momento de abrir os bicos?: abra
-
boa pergunta mago, eu não manjo disto…
vamos esperar a galera... tb fiquei curioso
hehehe
-
uma perguntinha,, se nao pra pra mexer na roda fúnica porque o pessoal fala que a injeção injeta no tempo errado,, pra que serve o sensor de fase que tem no cabe?oto do gti16vó não é pra saber o tempo exato de abertura de valvulas e informar a injeção o momento de abrir os bicos?: abraço
[snapback]544115[/snapback]
no meu carro por exemplo, não tem… a injecao toda será atrasada/adiantada quando mexe na roda fúnica...
porém, como já falei in?meras vezes... o problema do bico errar o alvo, só será cr?tico mesmo se alterar muitos graus, e em baixas rotações... e não será problema se for só isso... explico:
em media alta não h? o menor problema do comb ser pulverizado com a valvula fechada, pq é exatamente assim que a injecao original trabalha... mesmo em carros ditos sequenciais , na prática, em alta rpm todos os bicos estao pulsando juntos e com valvula aberta ou fechada, tanto faz... e, como o proprio over falou, se o alcool cai na valvula quente e pulveriza, maravilha é exatamente esse álcool evaporado que é bom pra mistura.... ruim seria se ele ficassse liquido...
por outro lado, em lenta, onde os sequenciais sao sequenciais ( o meu e a maioria dos carros, nem em lenta são... injeta com a valvula fechada também... original de fabrica ) o tempo de abertura da valvula é maior (mais lenta) e o pulso do bico, menor... ou seja, teoricamente seria aí onde a fase alterada da injeção erraria o alvo... só que, como a janela é grande, se vc nao alterar muitos graus... até uns 8-10 graus, o bico não erra a janelona... depois vou fazer a conta pra confirmar quanto no meu carro posso mexer na fase da injecao pra não sair da janela...
sem falar que, como ja disse, mesmo em lenta, o bico pulsa atrás da valvula fechada tb... original de fábrica...
resumindo, alterar altera... é ruim é ?... mas pouco... na prática compensa ter o carro com o ponto correto e mínimas alterações reais devido a fase da injecao... já perdi as contas dos carros que fizemos isso, e olha que nao sou mecanico, é apenas hobby e os carros são de amigos... todos tem lenta regular...
-
andré, pelo que você disse acima, concordo com tudo, menos com uma coisa…
sobre vc alterar a fase ( sensor da roda fúnica ), em um carro original, pode ser ruim, pois não h? necessidade alguma.
mas agora, tomando como exemplo um carro turbo-adaptado usando álcool como combustável, sendo que antes era gasolina.
se conservar a i.e. original, só aumentando vazão de bicos ( e/ou bico auxiliar ), seria bom na fase aspirada, ajudando ( um pouco ) a compensar alguma eventual perda por causa da conversão do combustável.
claro, ficaria ruim para a fase pressurizada, onde é mais interessante se ter o ponto original do carro, e dependendo do nível de preparação, até mais atraso do ponto ( no caso, a maioria das controladoras de bico auxiliar possuem função de atraso de ponto ).
mas tomemos um exemplo mais simples: um carro convertido pro álcool. sómente alterando-se vazão dos bicos. ficaria interessante este avanço na roda fúnica, para se ter avanço na ignição. o fato do combustável ser injetado antes, até ajudaria, pois ao se tornar gasoso entrando em contato c/ as válvulas, auxiliam na mistura c/ o ar...
creio eu que seja isto... hehehe.