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Sistema desmodrômico de acionamento de válvulas

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  • J Offline
    J Offline
    Joel_RS
    escreveu em última edição por
    #1

    procurei onde já postaram como funciona mas não achei, então lá vai.

    a palavra desmodrômico é derivada de desmos (controlado, ligados) e dromos (caminho, curso, trilha). em motos, este sistema de controle é utilizado em motores da marca italiana ducati, ambos os movimentos da válvula (abertura e fechamento) são controlados .

    faleceu, em julho de 2001, o engenheiro fabio taglioni, responsável pelo projeto do sistema desmodrômico a fabrica de motocicletas ducati, sua criação é exclusividade da marca italiana. a ducati utiliza este sistema desmodrômico desde 1956.

    introdução

    antes de entendermos o funcionamento do sistema desmodrômico, é necessário compreendermos a função das válvulas de admissão e escape nos motores.

    as válvulas são responsáveis por permitirem a entrada de mistura ar-combustível e de sua exaustão, além de que devem realizar a vedação quanto o pistão comprime a mistura. este sistema geralmente é acionado através de um eixo câmes ou através de balancins e utiliza molas responsáveis pelo retorno e conseqüentemente seu fechamento.

    para um melhor rendimento do motor, os sistemas tradicionais de acionamento de válvulas, deveriam utilizar uma mola mais rígida, porém, quanto mais rígida maior será o esforço para acionar a válvula - isto representa perda de energia do motor. caso esta mola seja um tanto mais macia , o esforço de acionamento será baixo, porém seu retorno será ineficiente, o que ocasionará em flutuação das válvulas , em outras palavras, escapará indevidamente mistura para fora da câmara de combustão e esta não será aproveitada. todos estes problemas são resolvidos por um sistema desmodrômico.

    o funcionamento do comando desmodrômico

    o eixo de comando é composto por ressaltos que entram diretamente em contato com dois balancins, isto mesmo, são dois por válvula, um para abrir e outro para fechar a válvula, diferente do sistema tradicional onde apenas controlamos o movimento de abertura das válvulas.

    o fato de controlarmos o movimento de retorno da válvula, possibilita o estabelecimento do instante exato de seu fechamento e garantir que isto realmente ocorra, melhorando a sua vedação e evitando a flutuação de válvulas, esta evolução tecnológica é observada significantemente em ganho de potência, ou, em minha opinião, em menos perda de rendimento.

    glossário:

    balancim: componente mecânico, tipo braço, que oscila sobre um eixo.

    eixo câmes (excêntrico): eixo com ressalto que desloca os balancins.

    válvula de admissão: componente mecânico responsável pela entrada de nova mistura ar-combustível; uma vez fechada, deve impedir a passagem de fluídos.

    válvula de escape: componente mecânico responsável pela exaustão dos gases resultado da combustão.

    flutuação de válvula: a válvula não retorna no tempo certo dando oportunidade dos fluidos escaparem e até mesmo de permitir uma batida com o pistão, empenando-a.

    bibliografia: http://www.ducati.co…&part=technical

    fonte

    uma pena um sistema tão interessante não ser mais difundido.

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #2

      pra mim, esse é um dos sistemas mais geniais já criados

      1 Resposta Última resposta

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