Sistema desmodrômico de acionamento de válvulas
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procurei onde já postaram como funciona mas não achei, então lá vai.
a palavra desmodrômico é derivada de desmos (controlado, ligados) e dromos (caminho, curso, trilha). em motos, este sistema de controle é utilizado em motores da marca italiana ducati, ambos os movimentos da válvula (abertura e fechamento) são controlados .
faleceu, em julho de 2001, o engenheiro fabio taglioni, responsável pelo projeto do sistema desmodrômico a fabrica de motocicletas ducati, sua criação é exclusividade da marca italiana. a ducati utiliza este sistema desmodrômico desde 1956.
introdução
antes de entendermos o funcionamento do sistema desmodrômico, é necessário compreendermos a função das válvulas de admissão e escape nos motores.
as válvulas são responsáveis por permitirem a entrada de mistura ar-combustível e de sua exaustão, além de que devem realizar a vedação quanto o pistão comprime a mistura. este sistema geralmente é acionado através de um eixo câmes ou através de balancins e utiliza molas responsáveis pelo retorno e conseqüentemente seu fechamento.
para um melhor rendimento do motor, os sistemas tradicionais de acionamento de válvulas, deveriam utilizar uma mola mais rígida, porém, quanto mais rígida maior será o esforço para acionar a válvula - isto representa perda de energia do motor. caso esta mola seja um tanto mais macia , o esforço de acionamento será baixo, porém seu retorno será ineficiente, o que ocasionará em flutuação das válvulas , em outras palavras, escapará indevidamente mistura para fora da câmara de combustão e esta não será aproveitada. todos estes problemas são resolvidos por um sistema desmodrômico.
o funcionamento do comando desmodrômico
o eixo de comando é composto por ressaltos que entram diretamente em contato com dois balancins, isto mesmo, são dois por válvula, um para abrir e outro para fechar a válvula, diferente do sistema tradicional onde apenas controlamos o movimento de abertura das válvulas.
o fato de controlarmos o movimento de retorno da válvula, possibilita o estabelecimento do instante exato de seu fechamento e garantir que isto realmente ocorra, melhorando a sua vedação e evitando a flutuação de válvulas, esta evolução tecnológica é observada significantemente em ganho de potência, ou, em minha opinião, em menos perda de rendimento.
glossário:
balancim: componente mecânico, tipo braço, que oscila sobre um eixo.
eixo câmes (excêntrico): eixo com ressalto que desloca os balancins.
válvula de admissão: componente mecânico responsável pela entrada de nova mistura ar-combustível; uma vez fechada, deve impedir a passagem de fluídos.
válvula de escape: componente mecânico responsável pela exaustão dos gases resultado da combustão.
flutuação de válvula: a válvula não retorna no tempo certo dando oportunidade dos fluidos escaparem e até mesmo de permitir uma batida com o pistão, empenando-a.
bibliografia: http://www.ducati.co…&part=technical
uma pena um sistema tão interessante não ser mais difundido.