Relação de temperatura e pressão barometrica com dino
-
procurei muito na net, mais não achei quase nada sobre essa relação.
a pressão barometrica ao nivel do mar seria de 760 mmhg, mais caso seja configurado o dino com 860 mmhg, o que acontece?? tem perda de potencia?? ganha potencia?? não interferi??
e a temperatura, tb interferi em algo??
-
esses dados vc coloca para que o software do dyno aplique um fator de correção estipulado pela sae.
se a pressão for maior que 760mmhg o software vai corrigir o valor medido para menos e vice-versa. aumenta a pressão, aumenta a disponibilidade de oxigênio num mesmo volume de ar.
para temperatura, se tiver maior que o padrão (deve ser de 20 ou 25c) o dyno vai entender que a potência q ele mediu é menor que a que ocorreria numa dada situação padrão…
-
entao seria por essa entrada de dados errados q o dino mede o qnt o operador quer?
-
esses dados vc coloca para que o software do dyno aplique um fator de correção estipulado pela sae.
se a pressão for maior que 760mmhg o software vai corrigir o valor medido para menos e vice-versa. aumenta a pressão, aumenta a disponibilidade de oxigênio num mesmo volume de ar.
para temperatura, se tiver maior que o padrão (deve ser de 20 ou 25c) o dyno vai entender que a potência q ele mediu é menor que a que ocorreria numa dada situação padrão…
não entendi muito então quer dizer se der 250cv com 760mmhg, se inserir 860mmhg vai marcar +- 230cv, é isso?
quanto a temperatura o dino vai me dar tb a potencia errada, caso esteja com 30 graus inserido vai aumentar a potencia ou diminuir a potencia correta?
-
não entendi muito então quer dizer se der 250cv com 760mmhg, se inserir 860mmhg vai marcar +- 230cv, é isso?
quanto a temperatura o dino vai me dar tb a potencia errada, caso esteja com 30 graus inserido vai aumentar a potencia ou diminuir a potencia correta?
isso.
vc precisa entender que uma medição precisa ser comparada com outras medições ao redor do mundo e o resultado tem que ser o mesmo.
a única maneira de conseguir isso, é tendo o mesmo ponto de referência, ou seja: mesma pressão, umidade, temperatura, etc.
como sabemos que isso é impossível, existem as normas, como as abnt, iso, din, etc que regulamentam essas referências.
então após fazer uma medição no dyno, o software faz correções nos valores, para que o resultado saia obedecendo a uma determinada norma, tornando possível a comparação com qqr outro motor medido na mesma norma.
o problema é quando alguns pilotos de dynos jogam uns parametros irreais para conseguir um gráfico mais poupudo…
-
se vc está em sampa, vc tem uma pressão atmosférica de cerca de 0,92bar… se medir nesta condição certamente vai ter menos potência do que se ler ao nivel do mar onde a pressão é de cerca de 1bar... os valores lidos servem pra equalizar esta leitura pra que sejam padronizadas...
e ao contrário do que se imagina, qdo tem a estação barométrica no dino (hoje todos tem integrado) o operador num tem acesso a estes dados, num consegue mudar..ele pode apenas qdo vai começar cada teste mandar a estação ler novamente temperatura e pressão ambiente...
ou seja o operador num tem como influenciar o resultado... ademais... mesmo que ele pudesse colocar valor esdruxulos... digamos falar que mediu a uma pressão barométrica de 0,85bar (acho que é uns 1.500m de altitude) e temperatura de 60°c (ambos impossiveis) é que a alteração seria significativa
-
se vc está em sampa, vc tem uma pressão atmosférica de cerca de 0,92bar… se medir nesta condição certamente vai ter menos potência do que se ler ao nivel do mar onde a pressão é de cerca de 1bar... os valores lidos servem pra equalizar esta leitura pra que sejam padronizadas...
e ao contrário do que se imagina, qdo tem a estação barométrica no dino (hoje todos tem integrado) o operador num tem acesso a estes dados, num consegue mudar..ele pode apenas qdo vai começar cada teste mandar a estação ler novamente temperatura e pressão ambiente...
ou seja o operador num tem como influenciar o resultado... ademais... mesmo que ele pudesse colocar valor esdruxulos... digamos falar que mediu a uma pressão barométrica de 0,85bar (acho que é uns 1.500m de altitude) e temperatura de 60°c (ambos impossiveis) é que a alteração seria significativa
junior e como fazem os gatos (botão do agrada cliente) nos dinos?
-
num fazem… é o que digo a muito tempo... se a medição saiu muito abaixo do esperado pode ser um monte de coisas... fui testar a muito tempo atrás um calibra turbo forjado de um cliente... veio 300cv na roda... ai no ano seguinte ele mandou fazer revisão porque o carro ficou muito tempo parado (mais de 4 meses) porque ele tinha ido pro exterior... mandou medir de novo e veio 240cv e o acerto exatamente igual... qdo bateu a lembrança de que o alcool era antigo talvez num estivesse legal... mediu dia seguinte com alcool 100% novo e voltou aos 300cv-roda
outra coisa... se o teu carro ta acertado pra 25°c... mas no dia vc mediu com ele a 45°c, o valor lido vai ser corrigido, mas num quer dizer que será exatamente o mesmo valor caso vc volte a medir num dia que esteja a 25°c entendeu ?
dina de rolo serve de comparativo...vc mede antes, modifica e mede depois.. ai vc sabe se o que fez mudou algo e o que mudou...
-
num fazem… é o que digo a muito tempo... se a medição saiu muito abaixo do esperado pode ser um monte de coisas... fui testar a muito tempo atrás um calibra turbo forjado de um cliente... veio 300cv na roda... ai no ano seguinte ele mandou fazer revisão porque o carro ficou muito tempo parado (mais de 4 meses) porque ele tinha ido pro exterior... mandou medir de novo e veio 240cv e o acerto exatamente igual... qdo bateu a lembrança de que o alcool era antigo talvez num estivesse legal... mediu dia seguinte com alcool 100% novo e voltou aos 300cv-roda
outra coisa... se o teu carro ta acertado pra 25°c... mas no dia vc mediu com ele a 45°c, o valor lido vai ser corrigido, mas num quer dizer que será exatamente o mesmo valor caso vc volte a medir num dia que esteja a 25°c entendeu ?
dina de rolo serve de comparativo...vc mede antes, modifica e mede depois.. ai vc sabe se o que fez mudou algo e o que mudou...
tendi….. mas que falam muito do botão agrada cliente, isso falam , já ouvi muitas histórias da preparadora prado (curitiba e cascavel) mas num sei se é verdade.... uns me relataram que dava até 100 cavalos a mais entre o dino deles e o de outros isso no mesmo dia.
-
se der absurdamente acima/abaixo de outro dinamometro pode ser calibração do mesmo…
avila, num tem como ser pressão de 860mmhg porque isso seria abaixo do nivel do mar ... mas se fosse medido assim a potência corrigida para 760mmhg seria ainda menor porque ao corrigir pra 760 aumenta a potência sobre a medida em 860mmhg
-
avila, tive problemas com isso tbm no dino, por acaso vc ta passando o carro na amb?
é la que eu to indo e ele ta sem estação barometrica e o meu preparador falou que o valor que ele ta aplicando ta dando chimbre ate pq o mesmo tem estação barometrica na oficina a 10 anos e ja esta acostumado com isso.
mas a mediçao muda e muito com esse valor imposto errado.
-
avila, tive problemas com isso tbm no dino, por acaso vc ta passando o carro na amb?
é la que eu to indo e ele ta sem estação barometrica e o meu preparador falou que o valor que ele ta aplicando ta dando chimbre ate pq o mesmo tem estação barometrica na oficina a 10 anos e ja esta acostumado com isso.
mas a mediçao muda e muito com esse valor imposto errado.
sim é lá mesmo, vou conversar com o marcelo sobre isso para ver se dá para corrigir.
-
sim é lá mesmo, vou conversar com o marcelo sobre isso para ver se dá para corrigir.
ate da pra corrigir, mas e ele que nao quer mudar, pq diz ele que o eng. falou pra travar nesse valor ate chegar a estaçao barometrica.
foi ai que o preparador que estava comigo conversou com ele e disse que o valor era muito alto que nos dez anos que ele tem com a estaçao nunca obteve esse valor usado pelo marcelo.
a parada e esperar a estaçao do cara chegar, pq ai o valor vai variar de acordo com a estaçao.