Perguntas ao governador josé serra e ao prefeito kassab
-
perguntas ao governador josé serra e ao prefeito kassab
o governador do meu estado tem twitter: @joseserra_. quando vi, achei interessante e pensei: ótimo assim os cidadãos podem se comunicar com o governador e lhe dizer tudo que nos aflige neste estado caótico esquecido pelos deuses onde até mesmo uma chuvinha alaga ruas e ruas, ou alguns bairros inteiros que permanecem alagados por mais de um mês, mesmo sem chuvas…
desconheço se o prefeito kassab tem twitter, mas seguindo a hierarquia, os problemas da capital do estado e maior metrópole do país diz sim respeito ao governador deste estado.
dito isso vamos ao que interessa.
locomover-se na cidade de são paulo é um desafio hercúleo, os paulistanos vão aprendendo a se virar, mas buscam evitar ao máximo cruzar a cidade, isso sempre significa perder muitas horas do dia, às vezes o dia todo.
eu, por exemplo, fico lisa, sem saldo na conta, às vezes até devendo para não ter de ir ao detran, que fica muito longe do meu bairro, não tem ônibus dele para lá e se for de carro não tem onde estacionar.
o detran é a visão dos infernos. eu acho que a logística de lá é pior que a usada pela ajuda internacional para socorrer os haitianos após o terremoto.
é por isso que os despachantes cobram uma fábula pra fazer qualquer coisa aos seus clientes no detran e olha que eles têm serviço especial para atendê-los. o cidadão comum como eu, sem o uso do serviço de despachantes, é como se fosse um estrangeiro em um país hostil, sem conhecer a língua, os códigos culturais, a etiqueta.
já me ocorreu verdadeiros absurdos no detran. contarei apenas um para que os leitores tenham idéia do que é este órgão: já paguei uma multa no banespa do próprio detran (quando ainda existia banespa e o santander não tinha garfado mais um banco público nessas operações que a gente nunca sabe direito como se deu) e tal não foi minha surpresa quando recebo um aviso de que não podia licenciar o carro porque estava devendo a mesma multa paga no ano anterior
indignada tive de me deslocar até o centro da cidade, enfrentar uma fila do cão pra mostrar para os funcionários da secretaria da fazenda do estado de sp que eu era uma boa cidadã pagadora dos meus impostos.
com o comprovante da multa paga com carimbo do próprio banespa do detran, ouço da funcionária a seguinte informação: este gerente está preso vejam, vocês, o gerente do antigo banespa dentro do próprio detran passava a mão no dinheiro das multas e outras taxas que os contribuintes pagavam e nos deixavam caloteiros frente ao estado
é por isso que prefiro ficar lisa, sem grana alguma a ter de fazer algo no detran. eu sou profissional liberal, não tenho férias, 13º, nadica de nada, mas tenho de me virar para pagar os impostos sem fim que nos chegam no início de cada novo ano: ipva, seguro obrigatório, licenciamento, iptu e, agora na cidade de são paulo, um imposto misterioso que a própria prefeitura nos sonega informação a respeito dele. trata-se de uma taxa terceirizada para uma cia chamada controlar que nos obriga a fazer vistoria no carro para ganhar um selo, chamado eufemisticamente de selo verde . a operação é casada com órgão do governo do estado, na medida em que se o condutor não tiver este selo não recebe o licenciamento, mesmo pagando antecipado. só que eu não sabia desta nova taxa, não recebi qualquer notificação da prefeitura que ela foi criada e que eu a devia.
só no começo de 2010 descubro que estava devendo o tal selo verde para o ano de 2009 que temos de ter no carro, depois que ele passa por uma vistoria e temos de pagar por isso.
então, vamos a minha primeira pergunta aos senhores que, no meu modo de ver, precisam se entender para não transformarem as nossas vidas em um inferno:
- por que eu não recebi aviso/notificação no ano passado da prefeitura de são paulo que deveria pagar esta taxa para fazer a vistoria no automóvel e receber este maldito selo? recebo notificação para pagar anualmente ipva do gov do estado de s.paulo assim como recebo notificação da prefeitura para pagar anualmente o iptu. o que há de diferente nesta taxa que faz com que a prefeitura nos sonegue informação?
ah os senhores anunciaram no diário oficial, na folha, estadão, na globo, na band e cia? e eu com isso? não recebo em minha residência o d.o. não sou assinante e não compro exemplares avulsos da folha, estadão, não vejo a globo a band e cia. não tenho obrigação de saber que a prefeitura associada ao detran e a tal da empresa terceirizada controlar, que demora até 72 hs para nos deixar agendar uma vistoria após pagamento em cash, criaram uma nova taxa para me empobrecer e transtornar ainda mais a minha vida.
- a justificativa dos senhores tem a ver com o meio ambiente? tenho uma sugestão: desenvolvam uma política de verdade (e não apenas em propagandas fabulosas e caríssimas) de transporte coletivo na cidade que eu prometo que vendo o meu carro, combinado?
mas vamos lá: eu tenho outra pergunta para os senhores:
-
se eu devia esta maldita taxa que a prefeitura me sonegou informação sobre, por que raios me foi permitido fazer licenciamento antecipado via bankline?
-
e ao permitir que eu fizesse o licenciamento antecipado pagando todas as taxas ao detran: ipva, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e custos dos correios para envio do comprovante de licenciamento de 2010 para a minha residência, por que raios o detran me manda um papelzinho minúsculo, fotocopiado dizendo que mesmo em tendo pago tudo que era necessário para obter o licenciamento 2010, o meu documento não poderia ser emitido e eu teria de ir ao detran ou ciretran? é alguma piada de mau gosto?
-
o senhor, governador, vai me devolver o dinheiro pago nas despesas de correios e os custos que terei de arcar e o tempo que terei de perder indo ao detran para resolver um problema gerado pela incompetência de uma prefeitura que nos sonega informação?
-
qual o valor arrecadado para o estado/prefeitura nesta nova taxa que vocês criaram para termos o selo verde ?
-
quanto custa para o bolso do contribuinte a terceirização deste serviço de vistoria sob controle da empresa controlar, que sequer tem a capacidade de nos notificar sobre a taxa devida?
-
que políticas efetivas estão sendo feitas para a melhoria do transporte coletivo na cidade de são paulo com os bilhões arrecadados em ipva, seguro obrigatório, licenciamento e agora a taxa do selo verde ?
-
eu já paguei a taxa de 2009 e já agendei a vistoria para o selo de 2009, não fiz para 2010, pois o site da controlar não permite. vou ter de ir duas vezes em menos de um mês fazer duas vistoriasó não existe um modo mais inteligente e menos burrocrático na medida em que o objetivo é verificar se os automóveis não estão poluindo? o que mudará nas condições do automóvel entre as vistorias com um intervalo de menos de um mês?
-
onde raios está o meu documento de licenciamento de 2010 já que paguei antecipado, incluindo as despesas bancárias e de envio pelos correiosó após regularizar uma situação de débito provocada por uma incompetente falta de informação do poder municipal ao contribuinte que me gerou o problema com o detran (órgão estadual) a quem não devo nada, ao contrário, a quem paguei antecipadamente meus tributos, meu documento que comprova que meu veículo já está licenciado para o ano 2010 será entregue em minha residência, pois já paguei por este serviço? ou serei obrigada a ir ao detran? o estado reembolsará as minhas despesas com esta comédia de erros protagonizada pelo poder público?
como o senhor pode ver são várias as perguntas, governador, desse modo resolvi fazer este post, pois o twitter só tem 140 caracteres. assim, após a publicação deste post vou linká-lo à minha mensagem destinada ao senhor. gostaria realmente que o senhor respondesse às minhas questões, questões de uma cidadã indignada que, mesmo pagando suas contas em dia, tem informações sonegadas pela administração da cidade e a vida transformada em um inferno. posso garantir que ao responder nossas questões o senhor estará fazendo um uso melhor do twitter que o de ficar publicizando sua agenda de campanha ou seu gosto musical.
sem mais,
conceição oliveira
ps1: o blog [está fazendo uma campanha para comprar uma câmera fotográfica](está fazendo uma campanha para comprar uma câmera fotográfica), tomara que a vaquinha vingue logo, gostaria muito de estar de posse de uma câmera fotográfica quando tiver de ir ao detran resolver o problema criado por vocês.
ps2: este blog se compromete a publicar na íntegra as suas respostas e solução para este imbróglio que certamente não foi criado por mim.
link: [maria frô](maria frô)
tem mais:
[sobre a inspeção veicular](sobre a inspeção veicular)
são paulo (respostas, respostas…) - senhoras e senhores, eu vinha evitando falar nesse assunto por puro egoísmo, já que ele não me afetava. trata-se da inspeção veicular instituída em são paulo no ano passado, ou retrasado. primeiro, para carros mais novos, a partir de não sei qual ano — o que simplesmente não faz sentido algum quando se sabe que os carros mais velhos são aqueles que apresentam mais problemas, da segurança à emissão de poluentes.
pois, agora, todos terão de fazer a tal inspeção. independente do ano, da cor da pele, do credo que professa.
mas isso é algo que sei de ouvir falar. a jackie della barba me enviou o link de um blog, da historiadora e educadora maria da conceição oliveira, a maria frô. [neste post](neste post), ela mostra sua mais do que justificada indignação com a forma com que essa questão está sendo tratada em são paulo.
na essência, o que maria frô diz é o seguinte: quando é que o governo estadual ou municipal avisou a cada um de nós, oficialmente, sobre essa papagaiada? quais informações nos foram passadas de maneira oficial, com carta em papel timbrado ou coisa do gênero?
quem sabe de alguma coisa, sabe pela imprensa. mas ninguém é obrigado e ler jornal todo dia, nem a ver tv, nem a escutar rádio. quando o estado quer falar com o contribuinte, quando inventa uma nova taxa, uma nova obrigação, que o faça diretamente. não pode supor simplesmente que todos encontrem as informações espontaneamente. é assim com os carnês que recebemos todos os anos, de impostos de todos os tipos. eles chegam a nós. não vamos atrás deles. sobre essa vistoria, eu não recebi porra nenhuma. e o detran tem meu endereço em uma pancada de carros registrados em meu nome. não ter recebido nada, em tese, me desobriga de saber do que se trata essa lerda.
o que ouvi falar, sei lá quando, é que o valor pago seria devolvido, e agora não será mais. como disse, não me importei porque nenhum carro meu se enquadrava na massa veicular para a qual a vistoria seria obrigatória. sempre fiz meus licenciamentos pela internet, pagando todas os impostos e taxas de envio, justamente porque, como a maria frô, tenho pavor de ir ao detran, um antro de burocracia burra e incompetente, terreno fértil para a corrupção e área de atuação de despachantes, aqueles que vivem das dificuldades que o estado cria, para que compremos facilidades de alguém. e depois que tiraram o detran do prédio do ibirapuera, nem sei mais onde fica. e nem quero saber.
pois agora tenho uma pilha de ipvas para pagar e de carros para licenciar, e não sei o que fazer. dizem que existe um selo verde, e que sem ele nenhum documento de 2010 será emitido. que lerda é essa? não entregam mais o documento se não for feita a vistoria? o governo poderia, por favor, se comunicar com este pobre cidadão para me dizer o que fazer? onde fazer? em que categoria se encaixam meus carros com placa preta, de coleção, que passam o tempo todo na garagem porque é impossível andar na lerda do trânsito desta cidade?
leiam a carta aberta da maria frô ao prefeito e ao governador. ela está coberta de razão. o governo parece ter vergonha dessa picaretagem que é a inspeção veicular. sei bem como ela funciona em países desenvolvidos. às claras, com seriedade, transparência.
alguém aqui pode me dizer o que fazem nessa inspeção? medem o desgaste de pneusó a emissão de fumaça? checam os freiosó a parte elétrica? o alinhamento da direção? que porra é essa, afinal?
estou muitíssimo propenso a não licenciar nunca mais meus carros antigos. soda-se. não pretendo vender nenhum deles, mesmo, então que se danem os documentos. vão ficar parados, ou no máximo rodarão em um condomínio fechado. não vou encarar o trânsito de são paulo, correndo o risco de ficar boiando em alguma avenida, para levar cada um deles a um agente vistoriador que não sei que pito toca, que não tem informação nenhuma sobre as características de um veículo histórico, que não sabe o que é uma placa preta, que vai achar que dkw faz muita fumaça e é culpado pelo aquecimento global.
se alguém quiser inspecionar meus carros, que vá em casa. ou, então, alerte as autoridades policiais para que me parem na rua.
[link: flavio gomes](link: flavio gomes)
pessoal, e quanto aos preparadosó meu gol gt tem turbo e motor com cilindrada aumentada. como vai ser feita essa vistoria? qual vai ser o padrão utilizado em meu carro? recebi alguma correspondencia do governo dizendo que terei que fazer vistoria?
eu fui a campo para responder algumas perguntas, e na medida do possivel as colocarei aqui.
o veiculo turbinado será medido também?
r:também
quais os parametros para se medir a emissão de gases de um veiculo turbinado, ou com suas caracteristicas modificadas?
r: segundo um tecnico da controlar, que faz as vistorias na cidade de são paulo, os parametros serão do ano do carro. mas descobri que uma lei diz que veiculos com suas caracteristicas modificadas (adição de turbocompressor, por ex.) tem que sequir as normas do ano da modificação ou seja, meu gol gt 84 turbo teria que emitir gases como um uno mille 2010???? claramente isso é inviavel, visto as adaptações que teriam que ser feitasó seria a morte dos carros mexidos como os conhecemos?
falando em parametros, quais seriam os parametros para cada veiculo?
r: essa nem o tecnico da controlar sabia, o que revela o absurdo onde nos enfiamos. procurei em muitos lugares, e fui encontrar apenas numa pagina obscura num jornal destinado a mecanicos… eu não tenho o exemplar aqui, mas lembro que as faixas etarias eram para co²:
limites para inspeção de veículos do ciclo otto
monóxido de carbono (co) corrigido, em marcha lenta e 2.500 rpm*:
ano-modelo
limites
até 1979
6,0
1980 a 1988
5,0
1989
4,0
1990 e 1991
3,5
1992 a 1996
3,0
a partir de 1997
1,0
(*) rotações por minuto
combustível não-queimado, hidrocarboneto (hc) não-corrigido, em marcha lenta e 2.500 rpm:
combustível (*)
limites (ppm)
gasolina/mistura (gasolina/álcool)/gás combustível
700
álcool / mistura ternária - flex
1.100
(*) para todo ano-modelo
velocidade angular do motor (rpm*):
ano-modelo
limite
todos
marcha lenta: 600 a 1.200
(*) rotações por minuto
diluição mínima
ano-modelo
diluição mínima (co + co2)
todos
6% para todos os veículos
e se o carro for modificado mas não estiver nos docs?
r:isso é algo interessante. segundo o tecnico da controlar, esse ano eles nem se ligam para isso, por que eles não veem os docs do carro, por isso não tem problema. mas, ano que vem, ou seja 2011, os veiculos passarão por uma vistoria completa. e o carro tem que estar em bom estado de conservação. e isso é subjetivo, pois não foi definido o que é um bom estado de conservação. to vendo que é mais um campo para que os picaretas de plantão possam roubar nosso dinheiro para que o carro seja aprovado na vistoria.
se nego estiver com um pneu meia vida, abraço.
e quanto ao escape? tem alguma restrição de modificação?
r: segundo o tecnico da controlar, não tem problema. e alguns amigos ja passaram na vistoria com escapes modificados e não tiverem problema. mas se o escape estiver furado, ja era. meu escape não esta furado, mas está um pouco amassado perto do cambio (mal de gol e familia turbos e com escape grande). por via das duvidas, um pouco antes da inspeção vou meter spray preto nele inteiro, de cabo a rabo. vai que o doido la reprova meu carro pa tem um amassado perto do motor…
bem amigos, isso foi o que consegui descobrir.
abraços
gustavo