Bateria de nobreak
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pessoal este conteudo é retirado de outro forum no qual quero aguadecer a pessoa quem fez o mesmo jjcob .
o passo a passo foi feito em uma xt 600 mas serviria para maioria das motos
nesse fim de semana( 18/11/2006) instalei uma bateria de nobreak na minha xt600 2001, e vou explicar como foi feito, assim se
outros colegas estiverem disposto a tentar, já tem um base de como fazer.
como todos sabem o preço de uma bateria de 12v 8a original na yamaha assusta, já a marca yuasa em outras lojas sai por algo
en torno de 260 a 300 pilas em porto alegre, claro que tem uma outra marca que não me lembro o nome que sai por 160 pilas,
mas também não precisamos abusar da sorte, barato não precisa ser igual a baixa qualidade. e hoje aqui no sul a cotação de 1
pila ta 1 real.
a bateria que usei é de 12v e 12a, 4 amperes a mais que a original da xt. quanto ao tamanho, ela é 1 cm mais baixa, e 1 cm
mais larga, mas cabe muito bem, e não encosta na lateral, apenas a cinta de borracha que fica um pouco a mais esticada. já os
seus terminais ficam ambos em um dos lados, mas isso não traz problemas, no meu caso coloquei a bateria com os terminais
voltados para a trazeira da moto.
obs: sou técnico em eletrônica, e curso eng na ufrgs, então teoricamente sei o que estou fazendo. se tiver duvidas não
arrisque, o chicote da xt custa muito caro, é mais facil mandar um email para min e tirar a duvida. não se esqueça que cabo
vermelho é o polo positivo e vai no terminal positivo com sinal de +, já o cabo preto é o negativo que vai no terminal preto
com sinal de -.
material:
*bateria 12v 12a de nobreak marca firstpower 95 pilas ( essa galera da informatica adora nomes em ingres )
*4 clips de prender cabo de aço, um real cada, então 4 reais. eles devem de ter o espaço interno um pouco maior do que a
largura do terminal da bateria, no meu caso 7 mm.
total:99 reais
eu demorei 30 min para fazer tudo, mas é que tinha 4 latinhas de skol desviando a atenção.
abaixo tem uma foto da bateria que estava na moto e ao lado a nova bateria com dois dos clips. esses clips são usados para
emendar ou prender cabos de aço, alguns os chamam de parafuso u, em qualquer
madereira ou ferragem tem para vender.
![](file:///c:/users/daniel/appdata/local/temp/moz-screenshot.png)
1º passo:
os clips serão usados para prensar os terminais da moto com os da bateria, na verdade usei apenas dois dos 4 clips, pois
comprei 4 para aproveitar a peça no que vai unindo as duas extremindades com rosca do clips. mas no meu caso essa peça
possui-a apenas um dos dois lados planos, então tive que passar no esmiril, abaixo tem uma foto do resultado. isso é
necessário por que a porca ira estar em contato com a parte esmirilhada, por isso ela precisa ser plana. faço tudo isso para
dois clips.
abaixo já podemos ver como ira ficar o clips no terminal da bateria, as duas peças no clips prensando o
terminal da bateria, e as duas poucos fazendo o esforço necessário.
2º passo:
agora vamos para a moto, abaixo temos uma fotos de como são os terminais dos cabos no seu formato original.
mas assim eles não nos interessam, então vamos com um alicate os dobrar ou endireitar para que tenha-mos ambos a forma de l.
abaixo vemos o resultado.
3º passo:
agora já com tudo preparado basta instalar tudo. inicialmente devemos pegar uma lixa media e limpar os terminais da
bateria e dos cabos. agora vamos colocar os clips, mas muito cuidado nesta etapa para não ficar dobrando demais os terminais
da bateria e acabar quebrando-o. é bom pedir ajuda para segurar a bateria e os cabos. eu usei uma cadeira e minha habilidade.
primeiro se coloca o clips apenas umas das peças internas não esmirilhada no terminal da bateria, o clips deve ficar com as
extremidades que possuem rosca voltadas para fora.
então se coloca o terminal da bateria por cima, com uma das perninhas do clips dentro do orifico o terminal. então agora
coloca a peça esmirilhada com a parte mais plana em contato com os terminais, logo em seguida as duas porcas. não é preciso
apertar muito, pois a rosca não é muito resistente, então quando perceber que os terminais estão bem prensados chega. é bom
colocar uma gotinha e cola, eu usei super bonder gel, para travar a rosca. o resultado deve ficar assim.
pronto
agora é só prender a sinta de borracha, eu coloquei um saquino plastico para isolar um pouco da umidade os terminais. assim
como na figura abaixo. com a moto desligada a bateria marcava 14.67v. a xtzuda estava a uma semana parada, puxei o afogador
encostei no start e o motor ligou de vereda, não se fez. claro, que isso é muito influenciado pelo bom estado mecânico do
motor e suas regulagens corretas. já com a moto ligada lá pelos 3000 rpm a bateria marcava 13.88v. segunda de manhã( odeio
segundas ainda mais de manhã), a moto ligou muito bem, fiz o caminho rotineiro de estância velha até porto alegre pela br116
e não houve imprevistos.
extras:
->apenas aconselho aos amigos que se forem andar devagar, aquele passeio bem tranquilo, ate demais, que não passa dos 2500
rpm. não é aconselhavel ficar com o farol ligado, pois em alguns casos a bateria em tão baixa rotação pode não ser carregada
completamente, pois ela precisa de um tempo e uma corrente mínima para guardar energia suficiente para um próximo arranque.
->a bateria velha muitas vezes ainda poder ser muito bem usada, pois ainda possui a capacidade de armazenar muito energia,
mas não o suficiente para um arranque que é uma situação extrema. então uma dica é pegar um farolete, aqueles redondos e
pequenos de carro, e com a bateria e o farolete fazer uma lanterna de bastante potência e sem pilhas descartaveis, já que a
bateria pode ser recarregada.
->nas fotos tem meu email, então no caso de duvidas é só escrever, mas coloque no assunto do email algo com a palavra bateria
por favor.
->é possível encontrar baterias de nobreaks muito mais baratas do que paguei, mas é que eu estava com pressa de fazer a moto
andar devido a um moto encontro. mas creio que alguns colega do clube da xt600 que trabalhe com manutenção de micros,
estabilizadores e nobreaks possa conseguir essas baterias por algo em torno de 50 pilas.
boa sorte colegas
segue link original
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eheheheh
eu faço o inverso.
utilizo a bateria de carro no meu nobreak
dura muito mais.
verdade, dura bem mais.
no caso do meu que usa duas de 12vx7a bem melhor gastar r$100,00 em uma de carro de 45a do que r$200,00 em duas de 7a.
agora esse lance de usar de nobreak na moto sempre me passou pela cabeça.
alias esse preço de bateria de moto praticado é um assalto a mão armada.
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então, esses preços de bateria estão muito fora… paguei a 2 semanas 140 numa bateria de moto selada e não essas yuasa que tem que repor agua... 12v x 7a...
outra coisa... qual a corrente de partida da bateria de nobreak??? bateria não é só feita de corrente nominal, tb existe a corrente de partida que é tão importante quanto a nominal...
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eheheheh
eu faço o inverso.
utilizo a bateria de carro no meu nobreak
dura muito mais.
conheço de moto, eu tinha um esquema de usar bateria de biz, mas perdi quando meu hd torrou (não por causa do nobreak caseiro foi falta de energia mesmo e nem tinha feito o nobreak ainda )
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cara já fiz essa experiencia em uma cbx aero, só que a bateria não durou muito…..