Acerto com sonda wide em turbo
-
eu ia falar isso agora.
obvio que a sonda wide é algo show de bola, q funciona e que é confiável.
…mas não dá pra brincar de motor igual se brinca de upgrades em joguinho de corrida.
alí é um parâmetro pra se olhar (principalmente) após o carro acertado e observar eventuais mudanças...
acerto é feeling e cor de vela. (e sempre vai ser)
cara, eu ouvi de uma pessoa muito ligada ao mundo do automobilismo que a era de acertar motor no ouvido já foi.
com uma sonda lambda e um pirômetro (1 por cilindro) vc faz - praticamente - o que quiser com relação ao acerto com precisão muito maior do que olhar uma vela
-
cara, eu ouvi de uma pessoa muito ligada ao mundo do automobilismo que a era de acertar motor no ouvido já foi.
com uma sonda lambda e um pirômetro (1 por cilindro) vc faz - praticamente - o que quiser com relação ao acerto com precisão muito maior do que olhar uma vela
então manda bala… compra 4 pirômetros e corre pro abraço
obvio que um pirômetro por cilindro é o ideal...
mas eu, no meu carro de rua, vou continuar olhando vela e indo no feeling... melhor custo benefício não há.
você me dizer que com uma wide e 4 (5, 6 ou mais) pirometros voce acerta o carro não é novidade..
mas você vai me dizer que isso é viavel?
e outra... voce compra toda essa parafernalha, gasta rios de dinheiro pra acertar um carro de rua... ai senta no banco do motorista e olha 5 leituras... e?????????
ainda bem que o over entrou aqui pra defender que nem sempre a leitura de sonda tem q ficar em 1 na marcha lenta... senão seriam 3 (sushi, carol e eu) ignorantes x os letrados .
eu tenho uma wide aqui... prontinha pra instalar no golf (quando for voltar aa ativa com ele).
agora... se você acha que vou parar de olhar as velas pra comprar 4 pirometros... e descartar meu feeling... é ruim hein... meu dinheiro não nasce em arvore não...
talvez quando isso tudo ficar muito barato... ou se algum dia eu resolver praticar isso como esporte (o que eu duvido muito, porque cada dia acho menos graça nisso), eu faça como o seu conhecido muito ligado ao mundo do automobilismo .
eu acho graça.. um dia vamos chegar à um nível q quando um desses sensores der pau, vamos procurar os oráculos das oficinas aposentados... porque só sabemos olhar pra reloginhos... madmax estaile.
-
tche, uma vez mesmo jah disse aqui que confio mais no feeling do que o que mostram os relóginhos… inclusive a carol assinou em baixo...
porém tb não podemos ser cabeça dura e não abrir espaço para as novas tecnologias... elas estão aí para auxiliar...
imagina acertar uma injeção 100% programavel na cor da vela... onde as vezes trabalha com 1,1 de lambda e as vezes com 0,8... como definir na cor da vela se andando de boa tá levemente pobre pra economizar e pisando tá bem rico pra não quebrar???? é bem trabalhoso... com uma sonda wide, faz isso em 2 toques...
no final do acerto é claro, é indispensável tirar as velas e dar aquela conferida na cor e nos particulados derretidos nela... mas agora tirar vela a cada volta na quadra é bem complicado
-
mas eu nao to me fechando pras tecnologias
eu mesmo falei que tenho uma sonda wide
vou usar porque realmente é util.
se eu tivesse arvore de $$$ ia comprar 4 pirometros e socar um em cada cilindro sem dúvida
bem.. eu tiro as velas do carro toda hora.. sem estresse.. (mas eu sou bem old school… e doido tb, como voces preferirem)
alias.. se forem fazer isso e quiserem saber como está o carro em alta.. o correto eh desligar o carro em alta (brabo eh que tem que ser em lugar q de pra freiar com o motor desligado.. rs rs rs)
pq ai voce pega as velas como elas vinham vindo... se vier parando o carro com o motor ligado ja perdeu tudo...
agora.. mesmo a cor das velas eh pra corrobrar algo q o feeling ja disse...
na epoca do astra (q cada dia parecia q estava com um humor) eu sabia se o carro tava magro ou gordo e acertava o carro sem nem olhar pra nada... e isso pq eu sou beeeeem ruinzinho pra acertar carro no feeling... (perto dos mestres)
-
mas eu nao to me fechando pras tecnologias
eu mesmo falei que tenho uma sonda wide
vou usar porque realmente é util.
se eu tivesse arvore de $$$ ia comprar 4 pirometros e socar um em cada cilindro sem dúvida
bem.. eu tiro as velas do carro toda hora.. sem estresse.. (mas eu sou bem old school… e doido tb, como voces preferirem)
alias.. se forem fazer isso e quiserem saber como está o carro em alta.. o correto eh desligar o carro em alta (brabo eh que tem que ser em lugar q de pra freiar com o motor desligado.. rs rs rs)
pq ai voce pega as velas como elas vinham vindo... se vier parando o carro com o motor ligado ja perdeu tudo...
agora.. mesmo a cor das velas eh pra corrobrar algo q o feeling ja disse...
na epoca do astra (q cada dia parecia q estava com um humor) eu sabia se o carro tava magro ou gordo e acertava o carro sem nem olhar pra nada... e isso pq eu sou beeeeem ruinzinho pra acertar carro no feeling... (perto dos mestres)
vw,
pirômetro ajuda pq dá pra vc tirar o suco do suco, e na boa, mesmo que seja um só antes do turbo já tá de muitíssimo bom tamanho
acho que ninguém aqui pregou que na lenta lambda = 1.0. tanto que eu notei na prática que a lenta fica mais estável se deixar ligeiramente mais gordo (0.92 ~ 0.95) usando a programável no meu carro (ap 8v). só que as montadoras fazem isso por emissões, funcionamento do catalisador. tem gente que deixa até mais pobre, e funciona. mas pq deixar rico, gastar mais combustível e contaminar o óleo? então o negócio é deixar sempre no limite do que funciona bem e gasta menos.
agora me desculpe, acertar no feeling pode até funcionar, e se vc casar a eletrônica com ele vai tirar vantagem; mas dizer que vc consegue fazer o acerto de uma injeção programável do zero sem sonda em todos os regimes deixando o carro economico - liso pode até ficar - acho bem difícil, pra não dizer impossível. ao menos eu prezo pelo uso do carro nas mais diversas situações.
meus 2c.
-
vw,
pirômetro ajuda pq dá pra vc tirar o suco do suco, e na boa, mesmo que seja um só antes do turbo já tá de muitíssimo bom tamanho
acho que ninguém aqui pregou que na lenta lambda = 1.0. tanto que eu notei na prática que a lenta fica mais estável se deixar ligeiramente mais gordo (0.92 ~ 0.95) usando a programável no meu carro (ap 8v). só que as montadoras fazem isso por emissões, funcionamento do catalisador. tem gente que deixa até mais pobre, e funciona. mas pq deixar rico, gastar mais combustível e contaminar o óleo? então o negócio é deixar sempre no limite do que funciona bem e gasta menos.
agora me desculpe, acertar no feeling pode até funcionar, e se vc casar a eletrônica com ele vai tirar vantagem; mas dizer que vc consegue fazer o acerto de uma injeção programável do zero sem sonda em todos os regimes deixando o carro economico - liso pode até ficar - acho bem difícil, pra não dizer impossível. ao menos eu prezo pelo uso do carro nas mais diversas situações.
meus 2c.
cara… obvio que eh o mais facil... e até é o mais preciso... (desde que se saiba o que fazer com os numeros e se instale tudo certinho)
agora... não é o melhor custo benefício nunca...
eu sei pra que serve um pirômetro.. faz uns 6 anos, na epoca que ninguem tinha, eu ja tinha um no carro... (que instalei errado, diga-se de passagem.. hahahaha)
quanto aa acertar o carro estou pra provar que sim, que consigo... é só ter tempo e dinheiro pra montar o segundo carro como quero...
obvio que a economia pode ficar prejudicada num acerto sem pirometro... mas aí quem truca sou eu que nao consigo deixar liso... estou cansado de derrubar apostas desse tipo...
sobre o carro pra uso nas mais diversas situações... quem me conhece sabe o uso que dou pros meus carros... rs... o uso diário inclui comprar pão, ir trabalhar todo dia, levar sogra, colocar móveis dentro do carro e viagens brasilia-rio soh desligando o carro pra abastecer.
a questão que eu digo (mais uma vez) é: quanto mais nos prendemos a sensores mais reféns estamos... quando eles leem errado é que despontam as pessoas que sabem se virar sem eles...
aí aparecem as dúvidas do tipo: meu carro está com falta... ou então está com excesso... bom ele não está que estou sentindo (hahahah)
-
as grandes montadoras só acertam carros assim
2 mecânicos, 1 antigo e outro novinho
o novinho retira as velas e o antigo olha a cor
esse é o melhor acerto q tem
puts.. era só o que faltava..
eu confesso que até ri… não fosse a ironia e a babaquice que tornaram o teu post uma chuva de lerda..
hahahahaha
que grande babaquice...
-
as grandes montadoras só acertam carros assim
2 mecânicos, 1 antigo e outro novinho
o novinho retira as velas e o antigo olha a cor
esse é o melhor acerto q tem
ps. se vocês querem se fechar pras coisas mais primordiais (que são feeling e cor de vela) que existem eu não posso fazer nada…
vão em frente... recomendem gastar rios de dinheiro em peças, sigam receitinhas (tipo lambda = 1 pra todos os casos, o que foi dito sim aqui no tópico.. n vezes) e sejam felizes...
tem gente tão prepotente aqui que não sei o que faz em um fórum...
-
ainda bem que o over entrou aqui pra defender que nem sempre a leitura de sonda tem q ficar em 1 na marcha lenta… senão seriam 3 (sushi, carol e eu) ignorantes x os letrados .
certas vezes eu acho gozado como as coisas funcionam por aqui viu…
a gente vem, faz um post tentando ajudar o cara usando exemplo do quase nada que sei (e que tô aprendendo na prática, pois nunca trabalhei com isso) e tem que ler coisas desse tipo depois... é soda.
-
olha, sou fã de tecnologia e por isso sempre a velha guarda (apesar de eu mesmo ter quase 40 anos) me olha torto qdo defendo algo assim… porém num da pra num comentar:
tentar acertar uma injeção um pouco mais moderna no feeling num vai sair nada exceto quebras; num carburado vc´s tem toda a razão e ate bem viável se vc olhar velas e com feeling vai pra frente... embora cor seja algo sempre muito subjetivo..o que é marron claro, clarinho escuro, escurinho ?…
num injetado isso num ocorre... pior...vc da lá seu gás pra ver a cor das velas, ai precisa parar imediatamente porque se andar um pouco até chegar na oficina ou em casa a injeção ja se encarregou de deixar a mistura estequimétrica e mudar a cor da vela...
qt ao feeling... um carburado se ta rico ou pobre demais vc sente no pé porque o carro simplesmente num vai... num injetado como tem melhor faísca e a mistura vai emulsionada consegue trabalhar mais pobre (o intuito da injeção é claro) e por isso vc sente menos se tiver pobre... o suficiente pra quebrar e vc num perceber.
-
eu sempre uso o feeling pra acertar, mas a tecnologia ta ae pra ser aproveitada.
hj eu quase não tiro mais as velas pra ver a mistura, a wb mudou meu conceito… a injeção faz eu acertar o carro em questão de horas, e deixo o carro liso de tudo em todas as situações, etc etc.
mas com pé em baixo, eu ainda confio muito mais no meu feeling do que nos trocentos reloginhos e painel da pandoo...
lembro que logo que começou a sair injeção, eu fiquei fulo da vida, pq não ia poder mexer mais nos meus carros em casa, não aceitava nem a pau. até comprar meu primeiro carro injetado... pregava que carro preparado bom, era carro com carburador, injeção era otimo, mas apenas pra carro original, ai vieram as injeções programaveis e meu mundo mudou de novo kkkkk
com o tempo as verdades mudam...
-
a gente vem, faz um post tentando ajudar o cara usando exemplo do quase nada que sei (e que tô aprendendo na prática, pois nunca trabalhei com isso) e tem que ler coisas desse tipo depois... é soda.
é isso aí … e ninguém afirmou categoricamente q tem q ficar em lambda 1 na lenta ... eheheh é engraçado como distorcem as coisas. o golf e o finado omega do zé usavam injeção original que busca lambda 1 por emissões, simples.
com o tempo as verdades mudam…
não é o que se observa nesse fórum…
-
a questão é o que se espera…
se vc quer um street legal, vai ser obrigado a manter fator lambda =1 em marcha lenta e meia carga... se vc é soviético e num precisa passar em inspeção veicular, e ao mesmo tempo não se incomoda em contaminar mais o óleo, pode deixar mais rico... a reposta ao acelerador é muito melhor...
de toda forma funciona assim... qto mais moderno o motor, mais ele consegue ficar em lambda=1 e com pouco ponto (pra emitir pouco nox)
-
acho que você não entendeu (eu devo ser muito infeliz ao escrever) o que eu quis dizer…
na verdade o que eu quis foi dar graças a deus q o over (que entende bem dessas tecnologias) chegou pra dizer que não é bem assim... e explicar que nem sempre tem um valor mágico... a unica explicação boa mesmo e elucidadora foi a dele (sem desmerecer os relatos dos colegas... alias.. eu mesmo nao falei grandes coisas no topico... kkkkkkk)
o resto foram relatos das proprias experiencias... cada um com as suas opiniões sobre o que dá certo e o que não dá...
se voce ler a minha conversa com o 16volts vai ver que eu nao sou contra o lance todo... alias.. ele, o menegotto.. posso até ser bem ruinzinho na escrita.. mas os dois me entenderam...
desculpa se ofendi... não foi a ideia... alias... você mesmo observou que comando mais brabo (obvio que nao eh soh esse o caso) precisa de lambda com leitura abaixo de 1... então tava meio obvio que os posts não eram direcionados a voce.
alias.. não eram direcionados a ninguém específico... apenas sou contra se generalizar...
enfim.. deixa pra lá..
-
olha, sou fã de tecnologia e por isso sempre a velha guarda (apesar de eu mesmo ter quase 40 anos) me olha torto qdo defendo algo assim… porém num da pra num comentar:
tentar acertar uma injeção um pouco mais moderna no feeling num vai sair nada exceto quebras; num carburado vc´s tem toda a razão e ate bem viável se vc olhar velas e com feeling vai pra frente... embora cor seja algo sempre muito subjetivo..o que é marron claro, clarinho escuro, escurinho ?…
cara.. subjetivo por subjetivo um número é algo bem subjetivo também… porque, apesar de representar um valor sempre igual, faz isso pra motores diferentes...
quanto as quebras... eu sinceramente nao tenho tanta facilidade de quebrar um motor não... rs
num injetado isso num ocorre… pior...vc da lá seu gás pra ver a cor das velas, ai precisa parar imediatamente porque se andar um pouco até chegar
se voce ler vai ver que eu disse que tem q desligar o carro imediatamente ( o que até dizem nao ser bom pra turbina como se ela fosse partir ao meio instantaneamente.. hahaha).
mas isso nao eh privilégio de ies, não, cara.. carburado tb tem disso (e eu nao manjo nada de carburado.. rs… mas no caso dos carburados de turismo, por exemplo, to cansado de ver os carros desligando no meio da pista e vindo pros boxes no embalo pra olhar as velas..)
qt ao feeling… um carburado se ta rico ou pobre demais vc sente no pé porque o carro simplesmente num vai... num injetado como tem melhor faísca e a mistura vai emulsionada consegue trabalhar mais pobre (o intuito da injeção é claro) e por isso vc sente menos se tiver pobre... o suficiente pra quebrar e vc num perceber.
sim.. obvio que no carburado as coisas sao um pouco mais dramáticas .. agora.. voce me dizer que um carburado em alta e uma ie em alta tem mta diferença você está falando algo q eh um pouco de preciosismo, na minha opinião… melhor faisca? num original x original, neh?
bem.. pra completar.. sou fã nº 1 de ies... e espero ter me feito entender melhor nesse post.
-
eu sempre uso o feeling pra acertar, mas a tecnologia ta ae pra ser aproveitada.
hj eu quase não tiro mais as velas pra ver a mistura, a wb mudou meu conceito… a injeção faz eu acertar o carro em questão de horas, e deixo o carro liso de tudo em todas as situações, etc etc.
mas com pé em baixo, eu ainda confio muito mais no meu feeling do que nos trocentos reloginhos e painel da pandoo...
lembro que logo que começou a sair injeção, eu fiquei fulo da vida, pq não ia poder mexer mais nos meus carros em casa, não aceitava nem a pau. até comprar meu primeiro carro injetado... pregava que carro preparado bom, era carro com carburador, injeção era otimo, mas apenas pra carro original, ai vieram as injeções programaveis e meu mundo mudou de novo kkkkk
com o tempo as verdades mudam...
porra, sushi… vc tava indo tão bem.. rs...
com o tempo as verdades mudam??? ah, camarada... aí voce forçou a barra...
ps. qndo vem denovo a brasilia comer um hamburguer com bacon de verdade?
-
é isso aí … e ninguém afirmou categoricamente q tem q ficar em lambda 1 na lenta ... eheheh é engraçado como distorcem as coisas. o golf e o finado omega do zé usavam injeção original que busca lambda 1 por emissões, simples.
jura?
olha… eu devo estar bem ruim de leitura.. porque ja li e reli o topico e em nenhum momento ele disse isso... dá a entender (pra quem le o topico) q estamos falando de ies reprogramaveis.
em nenhum momento ficou especificado isso...
não é o que se observa nesse fórum…
graças a deus…
-
porra, sushi… vc tava indo tão bem.. rs...
com o tempo as verdades mudam??? ah, camarada... aí voce forçou a barra...
ps. qndo vem denovo a brasilia comer um hamburguer com bacon de verdade?
hahahaha
olha históricamente falando, as verdades ou valores sempre mudaram. com conhecimento acabamos descobrindo que uma coisa que acreditavamos ser correta, não é tão correta assim.
veja bem, alguns seculos atras, acreditavam que a terra era o centro do universo, e isso era verdade pra eles, que a terra era chata, outra grande verdade, e por ai afora. então vc ainda acredita que as verdades não mudam?
li em algum lugar que o caca daud foi em uma oficina, motorfort snme, e ele perguntou pro preparador, pq que agora tava vindo tanta potencia nos carros, pq a receita era a mesma.
ai ele respondeu que a wb veio pra salvar a patria.
ps. to quase chamando o teteto pra vir neste post te defenestrar hahhahaha
ps2. provavel que mes que vem eu tenha que ir pra bsb, e ai vou comer 2 hamburgueres, pq 1 só não mata a fome
-
jura?
olha… eu devo estar bem ruim de leitura.. porque ja li e reli o topico e em nenhum momento ele disse isso... dá a entender (pra quem le o topico) q estamos falando de ies reprogramaveis.
em nenhum momento ficou especificado isso...
graças a deus...
caro amigo, vc está entendendo errado, o tópico começou perguntando se era normal o carro só ter lenta com 0.90 de sonda. eu só relatei que dois carros que tive davam lenta em sonda 1. acho que ponto num é ie programáveis mas sim o tipo motor (ou configurações deles), porque acho se for injeção original ou programável o resultado vai ser o mesmo (isso se vc quiser, é claro). assim em nenhum momento foi afirmado que todo carro tem que ter leitura de sonda 1, mas ao contrário, que para comparação os meus carros davam isso.
mas de qualquer forma, quem sabe paramos de tumultuar o tópico e voltamos ao problema do autor do tópico?