Acerto com sonda wide em turbo
-
em tempo: nem sempre a marcha lenta é o calcanhar de aquiles do acerto. às vezes é mais difícil ainda acertar a parte de baixa carga x baixo rpm do mapa, aqueles momentos em que você só está relando o pé no acelerador (e consequentemente com leitura de map baixa) e a rotação está entre 1500 ~ 3000 rpm.
-
outra coisa o menegotto disse . . . para a lenta do seu pequeno motor . . . , voce ricardo . . . alimentar um motor pequeno com . . .
digamos então que se motor 1.8 é pequeno, 1.0 é mini ou até mesmo não existe . . . porque acredito que a maioria aqui vai de 1.8, 2.0 ou 2.2, então motor médio é o v8 e o grande um de navio de 6.000 cv s é . . . é só pra entender.
-
realmente motor 1.0 ao meu ver não existe…
pra mim motor começa no 1.6...
a maioria vai de 1.8 e 2.0 pq é o que tem disponível no brasil... se for ver não são motores grandes , quando temos por exemplo v6 4.3 andando aos montes pelas ruas...
pequeno não quer dizer que seja fraco, ok?
-
o meu tá complicado de acertar, pra dar lenta com o que tenho é só na faixa de 0,65 ~ 0,70.
0,04 ms a menos que eu coloque na pandoo o carro morre, acredito ser pelos bicos grandes. quando diminuo a pressão de comb. melhora um pouco.
1.8, pistões do mi, cabeçote ainda hidráulico, pandoo com p&h, 1 bomba gti, 4 bicos bosch 160lbs.
o cabeçote mecânico está à caminho… e talves outros 4 bicos, só que iwp originais pra fase aspro.
pra ajuda, o meu esta montado hoje com 4 bicos de 160lbs p&h, 2 bombas de gti e trabalha com pressao de combustivel em 3bar com deat time de 0,60(recomendado pelo fabricante dos bicos) uso comando 274º e tenho lenta e ando com o carro liso, pra isso andei um bocado pra assertar, mas para isso nao da nem pra olhar para a sonda ela so atrapalha nesta hora kkkkk
em uma parati que montamos com bicos de 75lbs tive que fazer o mesmo asserto que fiz no meu e trabalhar com pressao de combustivel em 1,5bar, acredito que usando 3 bar nos de 160 fique melhor
qualquer coisa manda uma mp
-
valeu gti-xxe, mas agora tô esperando chegar 4 bicos do astra do m.l. . . . vou mandar fazer a adaptação no meu coletor mesmo na belquip ou super cooler, pois minha intenção é um carro com aprox. 300 a 350 cv, (por enquanto…) e o mais econômico possível andando de boa ok. com a configuração que está, andando na pista à 120 só casqueando não pressuriza e a sonda (antes desses bicos grandes) marcava valores bons pra economia, com o motor em temp. normal.
um abraço.
-
fiz uns testes hoje e descobri que tá tudo loco aqui.
coloquei os bicos do astra original que estão com 40 ml de vazão à 3 bar equalizados. o que aconteceu foi o seguinte, tentei deixar em lambda 1 mas não dá o carro morre se tiver acima de 0,85. a pressão no coletor baixei pra 0,6, e com pé no fundo nessa pressão estando lambda em 0,85 sinto o carro amarrado. agora nessa mesma pressão e engordando pra 0,65 fica um veneno o bixo.
pergunta, será que a sonda ou o controlador raptor da odg que tenho estão com problema?, será o posicionamento da sonda errado? está 15 cm depois da turbina e com inclinação da vertical de aprox. 15º. seria o cabeçote que é hidráulico original que não presta?
o que voces acham?
-
fiz uns testes hoje e descobri que tá tudo loco aqui.
coloquei os bicos do astra original que estão com 40 ml de vazão à 3 bar equalizados. o que aconteceu foi o seguinte, tentei deixar em lambda 1 mas não dá o carro morre se tiver acima de 0,85. a pressão no coletor baixei pra 0,6, e com pé no fundo nessa pressão estando lambda em 0,85 sinto o carro amarrado. agora nessa mesma pressão e engordando pra 0,65 fica um veneno o bixo.
pergunta, será que a sonda ou o controlador raptor da odg que tenho estão com problema?, será o posicionamento da sonda errado? está 15 cm depois da turbina e com inclinação da vertical de aprox. 15º. seria o cabeçote que é hidráulico original que não presta?
o que voces acham?
uhm…se em marcha lenta acima de 0,85 morre vamos supor que seja na realidade mais do que 1,0 (em geral fica entre 0,98 e 1,02 na maioia dos carros originais pra poder passar em emissões).
o marcador estaria indicando 0,15 a menos do que o real.
em plena carga estes 0,65 seriam algo como 0,80... fica bem plausível sim...
mas antes de achar que é realmente isso, que tal usar uma sonda narrow e a cor das velas só pra ter uma noção ?
-
como ele esta na duvida se a sonda/controlador está ou não com defeito, o jeito de confirmar isso é aliando cor das velas a uma sonda narrow (se ele tive acesso a outra wide com gerenciador melhor ainda)…assim se a cor da vela confirmar o que a narrow diz (mistura rica, com tensão acima de 800~850mv) é sinal de que a wide realmente tem problema...
alias... narrow num é enfeite... era a unica opção até uns 5~6 anos atrás...e funcionou bem dentro de suas limitações... é que wide é muito superior...como comparar um carburador com uma injeção eletrônica multiponto, mapeada... ou seja num quer dizer que o carburador num funcione, apenas que tem como fazer melhor e mais corretamente do ponto de vista técnico.
obvio que uma wide é o canal pra se acertar..mas como qualquer aparelho de medição, se estiver descalibrado só atrapalha em vez de ajudar.
-
se estiver descalibrado só atrapalha em vez de ajudar.
e uma sonda narrow marcando 880mv, está calibrada ???
880mv com 10º de avanço ou 40º de avanço são o mesmo fator estequiométrico???
880mv corresponde a qual lâmbda, 0.85?????
a cor das velas nessa hora é fundamental… aí que entra a diferença entre ler um monte de reloginho e entender um motor... olhando na vela de cara sabe o que se passou na mistura.... agora a da sonda narrow foi forte.... confio 10x na cor da vela e nenhuma nos 880mv da narrow em motor turbo...
-
só uma coisa, minha wide tava marcando cada vez mais pobre, e como tá com correção por sonda, o carro estava ficando pesado . ai ontem sai pra dar uma volta mais animada, e a porcaria deu pau de vez, ta marcando erro 08… vou ter que mandar pra ft pra ver o que deu...
pqp nem 6 meses de uso, e se for ver, não rodou nem 1k km... negocio meio descartavel heim...
-
só uma coisa, minha wide tava marcando cada vez mais pobre, e como tá com correção por sonda, o carro estava ficando pesado . ai ontem sai pra dar uma volta mais animada, e a porcaria deu pau de vez, ta marcando erro 08… vou ter que mandar pra ft pra ver o que deu...
pqp nem 6 meses de uso, e se for ver, não rodou nem 1k km... negocio meio descartavel heim...
reparo que em ambiente mais agressivo ela costuma durar menos mesmo.
adriano, se vc tiver como, a título de teste, nem mande o controlador pra ft ainda, substitua só a sonda… no meu caso deu certo (apesar do controlador ser uma innovate lc1).
-
se estiver descalibrado só atrapalha em vez de ajudar.
e uma sonda narrow marcando 880mv, está calibrada ???
sonda narrow só tem precisão para fator lambda =1, ou seja se estiver acima de 750mv com certeza é fator abaixo de 1… se ela for uma sonda nova e sem defeito, sim, estará calibrada indicando mistura rica, i.e ator lambda abaixo de 1...alias ela também pode apresentar defeito..nada é inquebrável ou pra sempre...´por isso olhar a cor e a narrow pode dizer se a wide esta defeituosa ou não.
alias... injeção me7 que usa uma wide e uma narrow faz isso... acredita muito mais na narrow que na wide para fator lambda =1, se ele estiver detectando constantemente fator lambda diferente de 1 pela wide mas confirmado pela narrow (mistura entre 150 e 750mv na narrow) ele simplesmente desabilita as correções por meta de afr e indica defeito no sistema de injeção, e passa a usar apenas a curva de injeção por massa de ar igual as motronic que não usam wide.
880mv com 10º de avanço ou 40º de avanço são o mesmo fator estequiométrico???
sonda narrow sofre variação com a temperatura do gas de escape, portanto não será o mesmo fator estequiométrico (que alias ningeum quer saber aqui no caso, apenas se é realmente mistura rica ou não), porèm é obvio que se a sonda estiver boa a mistura será considerada rica, ou seja fator lambda menor que 1
880mv corresponde a qual lâmbda, 0.85?????
pouco interessa… o que interessa no caso é saber se a wide esta marcando valores coerentes ou não.... se a cor das velas aliada ao valor da narrow indicar mistura rica aonde a wide diz ser pobre certamente ela estará com defeito.
no caso dele se a wide estiver realmente errada e marcando 0,15 a menos… ele tenta setar a wide pra uns 0,9... na narrow seria certamente mais de 750mv (não importa nem qto de ponto vc usar)...se ficar marcando perto dos 450~500mv e a cor das velas confirmar é reamente mistura estequimétrica e não rica... e não importa qto marque errado, importa que esta com defeito e pronto.
a cor das velas nessa hora é fundamental… aí que entra a diferença entre ler um monte de reloginho e entender um motor... olhando na vela de cara sabe o que se passou na mistura.... agora a da sonda narrow foi forte.... confio 10x na cor da vela e nenhuma nos 880mv da narrow em motor turbo...
ai que esta a diferença entre pessoa ler e realmente entender o que esta escrito, ou não e apenas sair contestando… em momento algum eu disse para ele acreditar num acerto feito via sonda narrow… apenas disse que ele pode confirmar se a wide dele esta com defeito através do cruzamento de 2 dados distintos que são a cor das velas e a narrow… em momento algum disse pra pintar de verde a wide e jogar no mato... embora se ela estiver mesmo com defeito seja o que ele deva fazer...e obviamente comprar outra sonda wide nova...
e cor da vela só serve se vc descer o sarrafo no carro... desliga o motor imediatamente e para o carro no meio da avenida, arranca a vela e vê a cor... o que alias é subjetivo o que é marron claro, clarinho ou escuro ?...tem gente que nunca viu a cor correta e pode confundir... só vai saber se for branca ou marron a cor.
-
meu carro ta andando com lambda 085/080 +/- em wot pressurizado 1.5k vo refazer o acerto nessa faixa e tenta manter lambda 075/080 pra ve se o carro muda e pra ve se vem mais forte do geito q ta ja ta bom mais vamos ver si num vem um tiquinho a mais de potencia. dps posto os resultados aki..
abçs
-
então vamos lá turminha, sonda narrow marcando acima de 750mv é garantia de não haver quebra no motor por falta
pocha acho que vou vender a minha wide… uma sonda narrow faz o trabalho... é só marcar acima de 750mv...
quando a pessoa não sabe português fica dificil mesmo entender… releia o post... e de novo até entender o que está escrito...se vc quiser desenho pra vc...