O pássaro negro de hitler
-
esse seria o nome do mercedes-benz t80, ou rekordwagen de acordo com porsche. o piloto hans stuck, em 1937, iniciou o projeto de seus sonhos, construir o carro de recorde de velocidade mais rápido do mundo. para isso, contou com a genialidade de ferdinand porsche para o projeto mecânico e a experiência de josef mikcl para criar uma carroceria aerodinamicamente avançada para que a marca de 750 km/h fosse atingida.o t80 era realmente grande, favorecendo em teoria uma boa estabilidade direcional em alta velocidade com seus oito metros de comprimento. a estrutura do chassi era simples em teoria, baseada no uso duas longarinas principais com amarrações transversais, muito reforçada para suportar todo o conjunto motriz utilizado. para gerar a tração e estabilidade desejadas, porsche criou o carro com três eixos, sendo dois traseiros motrizes.
o motor utilizado era, como de praxe em carros de recorde de velocidade da época, derivado da aviação. o motor era um daimler-benz v-12 de 44,5-litros e algo perto dos 3.000 cv de potência, usado nos caças messerschmitt bf-109. a técnica da injeção de uma mistura de água e metanol diretamente nos cilindros era utilizada para elevar o rendimento o motor. curiosamente, para um carro, o motor possuia uma construção invertida, com o cabeçote para baixo e o virabrequim para cima. isso era comum nos aviões, pois permitia o motor ser montado mais baixo, não prejudicando a visão do piloto.
o carro foi terminado em 1939, com total apoio de hitler, que viu uma excelente possibilidade de marketing para o partido, pois seria um carro com toda tecnologia alemã, piloto alemão e em terras alemãs. hitler queria o carro pintado nas cores do partido, e seria chamado de schwarz vogel, ou pássaro negro em tradução.com a guerra, o evento marcado para janeiro de 1940 foi cancelado e o carro escondido na áustria, por onde ficou algum tempo e depois foi levado para os cuidados da mercedes e seu museu. mb
http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/05/o-passaro-negro-de-hitler.html