Rodas fuchs
-
fazia um bom tempo que procurava algum artigo legal sobre essas rodas.
em toda a história do automóvel poucas rodas são comparáveis em desenho e em qualidade às rodas porsche de alumínio forjado, universalmente conhecidas por fuchs (raposa em alemão). a sua proposta teve origem na necessidade de reduzir as massas não suspensas, a sua lendária robustez e o seu design, atribuído ao próprio ferry porsche, fizeram delas uma referência que prevalece por mais de 23 anos em que foram produzidas.
a origem das fuchs remonta à fase de desenvolvimento do 901. era intenção do eng. tomala equipar o 911 com rodas de magnésio, contudo o desenvolvimento destas, em colaboração com a vdm não se revelou produtivo e a sua resistência nunca se aproximou sequer dos padrões exigidos.
assim a porsche voltou-se para a “otto fuchs metallwerke”, (com quem já tinha colaborado na construção de carros blindados) e a qual estava disponível para tentar algo de inédito, a fabricação em série de uma roda de alumínio forjado.
heinrich klie (o “pai” do painel do 911) teria sido o responsável pelo desenho da roda, cujo primeiro modelo de “plasticina” apesar de concebido em tempo recorde teve a pronta aprovação de porsche.
o projeto foi de tal forma tão feliz que nem o departamento de suspensões, sob a responsabilidade do eng. rudolf hoffman, onde foram definidas as características físicas da roda, nem os testes posteriormente realizados implicaram em alterações significativas ao design original.
o processo de fabricação das rodas fuchs, apesar de complexo (era composto por 58 etapas distintas) pode ser resumido da seguinte forma:
o bloco de alumínio (leia-se liga de alumínio), ligeiramente aquecido era comprimido entre dois moldes, com uma pressão extrema, tomando a forma de um prato que, numa segunda prensa, adquiria a forma básica do centro da roda, incluindo nesta os orifícios de refrigeração, então era refinada ainda por uma terceira prensagem ficando assim definido o seu aspecto final.
seguido por um complexo processo envolvendo altíssimas pressões era formado, em rotação (como em um torno de ceramica) o aro da roda.
nesta sequência de operações eram virtualmente eliminadas quaisquer porosidades do material resultando uma roda extremamente sólida, equilibrada, e sem qualquer junção ou solda.
se o interior da roda se podia considerar concluído, o acabamento exterior era feito em tornos especiais sendo polida, anodizada e pintada.
as fuchs foram incidentalmente as primeiras rodas de alumínio forjado, eram e são itens considerados muito especiais e dispendiosos.
não foram, de forma alguma, o único tipo de rodas produzidas pela otto fuchs metalwerke (que aliás ainda hoje produzem por um método semelhante rodas de elevada qualidade, inclusive do moderno lamborghini lp-570-4 - superleggera), mas serão para sempre “as fuchs do porsche”.
o público viu pela primeira vez as fuchs no salão de frankfurt de 1966, quando da apresentação do 911 s, nas dimensões de 15”x4,5”.
embora as suas dimensões não fossem diferentes da roda convencional de aço, o seu peso (perto de 5 kg) era 2,3 kg inferior ao desta.
em 1974, com a nova geração do 911, o carrera mantem as fuchs embora com os centros totalmente pintados de preto (em opção no modelo base – 6” e 7 respectivamente).
o acabamento anodizado passa a ser o preferido por um apresentar acabamento pintado/envernizado e muito mais durável.as rodas fuchs eram disponiveis nos tamanhos 15 e 16 nas talas 4,5 -5 -6 -7 -8 -9 e 11 .recentemente, a fuchs informou que voltou a fabricar as famosas rodas para porsche em todas as medidas, as rodas serão comercializadas somente pela porsche classic.
as rodas fuchs continuam a ser equipamento de fabrica em alguns modelos de rodas da porsche até os dias de hoje.