Ajuda saveiro 1.6mi totalflex 2005
-
fala pessoall…
seguinte tenho uma sava 2005 110% original 1.6, sempre rodei na gasolina sempre, resolvi por alcool e no primeiro tanque, escutava ums tiros esporadicos vindo da admissão, pensei q poderia ser a injeção se adaptando ao novo combustivel... o negocio é que, passaram dois tanques e o problema persistiu inclusive hoje pela manha fiz uma viagem curta com a mesma e fui moendo, chegando no quebra molas a lenta nao estabilizava fui bombar o acelerador e bum, um estouro fortissimo na admissão, tão forte q parei o carro, fui ver chamuscou um pedaço do filtro de ar, voltei moendo, lenta não estabiliza as vezes e como sempre esporadicamente ums backfires... pergunta, q diabo pode ser isso? e por onde partir para corrigir o problema? a lenta pode ser o motor de passo, ou pode ter algo a ver com os backfire (ignição)
abraços
-
você tá tendo algum problema relacionado a adaptação de combustivel, o que é infelzimente comum em alguns modelos de carros flex…
vai precisa de um scanner pra ver qual a proporção gasolina-alcool que a ecu acha que está... ai talvez fazer a adaptação forçada (o scanner manda o sinal para a ecu reconhecer novamente o combustivel)... se não reconhecer ou se continar a dar problema e a relação já estiver 100% alcool pode ser um defeito na bomba de combustivel ou na linha (dosador por exemplo) ou sonda lambda defeituosa...
-
você tá tendo algum problema relacionado a adaptação de combustivel, o que é infelzimente comum em alguns modelos de carros flex…
vai precisa de um scanner pra ver qual a proporção gasolina-alcool que a ecu acha que está... ai talvez fazer a adaptação forçada (o scanner manda o sinal para a ecu reconhecer novamente o combustivel)... se não reconhecer ou se continar a dar problema e a relação já estiver 100% alcool pode ser um defeito na bomba de combustivel ou na linha (dosador por exemplo) ou sonda lambda defeituosa...
po valeu over muito obrigado, agora tenho uma base mto boa para saber oq é de verdade q ta ocasionando isso, ja to no quarto tanque e os backfire continuam… altos pipocos ahahaha
vou passar no scanner resetar tudo, verificar valores da sonda, medir pressao da bomba, verificar o dosador e trocar o motor de passo... filtro de comb é novo, e bicos ok... esqueci de mencionar o consumo, tá dando media de 5,5 no alcool com certeza tem algo errado provavelmente não adaptou ao novo combustivel...
mais uma vez obrigado
abs
-
já trocou o filtro de combustível alguma vez na vida???? heheheheh
sim
ela tem 91 mil km troco de 10 em 10 é baratinho… ta tudo ok bico tbm foi checada a vazão tudo normal, a lenta vou resolver com motor de passo novo, resta agora conferir pressão da bomba dosador dados da sonda e dar um reset e rezar.
-
o ideal é scannear a injeção pra ter certeza… esses dias peguei uma saveiro identica a sua e com o mesmo defeito... o problema era o sensor de posição ferrado... sem ele o modulo não faz corretamente a injeção de aceleração rápida, e daí quando pisa mais forte no alcool da backfire por falta de combustível...
-
bem lembrado… tps estragado tbm causa marcha lenta ruim e não faz o enriquecimento por delta tps (a aceleração rápida)... vale olhar ele...
qto ao palio, esse backfire foi uma série de palio 1.0 fiasa que na fabrica inverteu os fios do knock sensor, teve recall branco da fiat sobre isso... só inverter os fios do sensor que o carro para de estourar
-
no uno, que isso acontecia, eu arrumei a fiação do sensor de detonação, e não tinha resolvido nada… mas não tive a idéia de dar uma ajeitada no sensor de rotação.
fugindo um pouco do assunto, se alguém tiver a pinagem do tps do fiesta endura-e (eec-v), no lado do sensor mesmo, eu ficaria muito grato
abs
rix