Turbo forte com confiança de original
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? possível turbinar um carro que originalmente é aspirado de fábrica, fazendo um motor turbo bem forte e mesmo assim mantendo a durabilidade de um motor de fábrica?
em manual de carro turbo de fábrica não tem alertas dizendo para não andar muito tempo com o po no fundo com recomendações do tipo como aliviar o acelerador depois de x minutos. quando eu digo po no fundo, quero dizer andar mantendo uma rpm alta constante por muitos minutos numa estrada, que é diferente de andar dando corte no motor ou andar em rpm constante, mas já na faixa vermelha.
quero saber se é possível fazer um motor turbo que tenha durabilidade em horas parecida com o motor original se ambos fossem travados no dinam?metro na potência máxima. muitos podem responder que usando peças internas mais fortes e tal dá sim, mas então por que os turbo adaptados geralmente quebram em corridas de circuito de longa duração se foram projetados para esse fim?
a parte abaixo eu retirei de outro tópico onde o overspeed fala sobre carros para corridas em circuito:
não especificamente pra track-day, mas um carro turbo de pista pra pdoer vencer é primeiro preciso pensar em chegar…. a gente sabe que com 0,7bar um carro que original acelera 0-100 em digamos uns 15s passa a fazer na casa dos 8s...se usar 1,2bar num baixa muito da casa dos 7s, mas o risco de quebra aumenta substancialmente... então a primeira coisa é saber qto vale a pena estar no limite...
quando você diz “carro original” você quer dizer um carro original aspirado que foi turbinado sem serem trocadas as peças internas por outras forjadas?
se fosse eu ( num digo cliente, eu mesmo, pro tipo de condução que eu faria numa pista…pra cliente poderia ser bem diferente) montaria um motor com cilindrada próxima a 2 litros, certamente multivalvulas, com taxa 1ponto abaixo do que roda original a gasolina, ponto final na casa dos 16? (mais ou menos é tudo hipot?tico e cada motor se comporta diferente) e pressão de 0,5 a 0,7bar usando booster.... intercooler, radiador de óleo certamente viriam....sistema de lubrificação é preciso pensar no que fazer, mas uso de carter seco é caro...as vezes a soluçãoda chapa dentor do carter resolve razoalvelmente bem com baixo custo, mas tem que estudar trajeto e projeto disso... outra coisa é peso.... muito baixo e extremamente bem distribu?do
com certeza sabendo usar vai chegar no final.... vai ser um canhão ?...não... mas vai ser competitivo pacas porque o consumo não vai ser tão alto qto usando muita potência.... terá muita confiabilidade....
esse carro que você faria para você usaria peças internas forjadasó rodaria com álcool?
esse um ponto a menos na taxa original do modelo a gasolina seria abaixar, por exemplo, de 9,6:1 para 9,5:1 ou de 9,6:1 para 8,6:1?
quem acompanha 24h de interlagos sabe que a esmagadora maioria dos turbo montados não chega a metade da prova… só chegam os originais-turbo ou os protótipos leves e que geralmente não precisam de muita pressão (por serem leves)
mesmo usando peças internas mais resistentes os turbo adaptados quebram nessas provas?
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sim e dependendo da potencia é bom vc utilizar peças apropriadas para isso.
quem monta um carro turbo e fala que não pode segurar, é porque não sabe fazer e não confia no que faz.
o meu mesmo já segurei po embaixo por diversas vezes e sem ter problema nenhum.
a única quebra foi cambio, mas já to vendo de fazer um preparado.
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fabio, leia o que eu e tambem outras pessoas que conhecem sobre esse tema nesse mesmo topico que vc citou. falei bastante sobre como isso é possivel, dando exemplos de corridas de verdade (e não de só dar algumas voltas num circuito) onde se passava o tempo todo durante dezenas de voltas só de po embaixo e com carros sendo explorados por pilotos profissionais, que tiram tudo em relação ao desempenho que um carro pode proporcionar, falando sobre os carros que usavam e deixando claro que esses carros são acess?veis a todos hj em dia, basta fazer, basta saber pilotar, basta um bom preparador que tenha conhecimento nesse tipo de competição.
dizer quanto de ponto ou quanto de pressão tera que ser usado num carro assim é coisa deveras gen?ricas. tudo varia em função da preparação do miolo do motor, do investimento em refor?os internos.
você não é obrigado a andar com um turbo fraco, ficar aliviando o po, só pra ter uma relativa durabilidade, se for assim, mais facil e mais barato montar um aspirado e usar ele plenamente.
um turbo forte vc vai esticar as marchas e rapidinho irar chegar no fim da 5? marcha, no limite de giros do motor e claro, como em qualquer carro (seja original ou seja preparado depois de comprado) terá que aliviar o po de forma a sair da faixa limite de giros. seja num gol mil turbo ou seja numa f-355.
estamos falando de turbo forte, daqueles que conseguem chegar até o final de uma quinta marcha com um cambio longo, virando mais de 250 km/h reais.
alias, tudo o que você precisa saber sobre esse assunto ja foi amplamente explicado no outro tópico, e não está correto abrir um novo tópico somente para perguntar algo a uma pessoa em particular, sendo que varias outras pessoas lhe falaram sobre o assunto com paciência e dedicação.
por favor, não vamos recomeçar um debate igual aquele novamente, está tudo la é disposição de consultas.
como eu tinha dito a vc no fim do outro tópico (e vc não o fez), qualquer dúvida qto a algo, envie mp.