Pistoes sulloy
-
detalhe: suloy pesa a metade dos originais…. afinal aluminio eh caro hehehehe
logo: menor peso = menos material = menos dissipação de calor = quebra mais fácil
quem anda de turbo com pressão e cabeçote feito aposto que tem distribuidor travado em 22º ou não rende potência... famosos turbão que leva espanco de civic aspiradinho heheheheheheheheheh
aspiradinho não… ali é simples, motor nao girador chip e firtro esportivo...
ai os turbão tomam
-
procura pistao ks… menos ruins que suloy...
eu quando quebrei canaleta de 3 pistão original do meu motor (fiat sevel) preferi por um jogo de usadinho bem bão metal leve do que suloy.... paguei 100 nos usados, o suloy era 220 e metal leve 580...
depois, dei uma amansada no avanço da ignição e os usadinhos bem bão tão lá a quase um ano aguentando o sarrafo... um dia vem os iapel...
nao acho ks ruim nao…
os meus guentaram falta, bastante ponto e muito desaforo...
-
realmente ks não é ruim. usei muito tempo com 2 bar de turbo em cima, e só troquei pq forjei o motor.
-
outro detalhe que o pessoal da retifica colocou é que os suloy tem muita variação de tamanho, entao vc nao pode pegar o jogo e mandar abrir pela tabela o bloco. tem que pegar pistao a pistao, medir e ajustar o cilindro pra aquele pistao. ai fica até bom. talvez esse seja um dos problemas do pessoal aí que teve o pistao desgastado na lateral, pode ser que a folga nao ficou como deveria.
ja os metal leve e mahle, pode pegar da tabela e abrir o bloco, depois comprar o pistao e colocar pq sao todos certinhos… ks ja nem tanto pq é a segunda linha da mahle, sao bons tb, mas o controle de qualidade é menor e tem alguma variacao.
-
como assim ks segunda linha da mahle? são fabricas diferentes….
pelo menos no workshop que fui lá, eles citam a mahle como concorrente direto.
-
vou tentar pegar um pistao do 1.4 16v do fiat 500, tem 72mm (1,2 a mais que o 1.3) e tem o topo da cabeça 1,2mm mais baixo. só tenho que conferir se o volume da cava é o mesmo, se for, a taxa vai baixar de 10,2:1 pra aproximadamente 9,1:1, o que seria ótimo… e sao originais né... e custam 500 reais... preciso pegar um na mao pra comparar, as medidas eu ja tenho´, só nao tenho o volume da cava...
é, to correndo dos suloy tb depois de tudo isso... hehehe....
e a junta, vai ser como?
-
como assim ks segunda linha da mahle? são fabricas diferentes….
pelo menos no workshop que fui lá, eles citam a mahle como concorrente direto.
hum… falar o que ouviu é sempre uma merda né...
entao nao tem nada a ver, mas a informação que pode ficar é que tem mais variação entre um pistao e outro do que os mahle...
mas sei la né, eu nao peguei um monde e medi eu mesmo, to repetindo o que o kra da retifica falou, e nem é uma retifica de nome, entao...
-
vou tentar pegar um pistao do 1.4 16v do fiat 500, tem 72mm (1,2 a mais que o 1.3) e tem o topo da cabeça 1,2mm mais baixo. só tenho que conferir se o volume da cava é o mesmo, se for, a taxa vai baixar de 10,2:1 pra aproximadamente 9,1:1, o que seria ótimo… e sao originais né... e custam 500 reais... preciso pegar um na mao pra comparar, as medidas eu ja tenho´, só nao tenho o volume da cava...
É, to correndo dos suloy tb depois de tudo isso... hehehe....
e a junta, vai ser como?
irei usar junta do 1.4 16v, tem a mesma espessura. do turbo tem um pouco mais espessura.
decidi montar desse jeito, pistoes do 1.4 16v aspirado mesmo, pois consegui mais informações sobre os motores, e fiz os calculos em uma ordem diferente.
consegui o volume total da camara do 1.3 e do 1.4, e o volume do cabeçote de cada um. nao tenho o volume dos pistoes. entao fiz o calculo partindo de um motor 1.4 pois ja conta os 72mm a mais de diametro do cilindro no volume da camara, junta de cabeçote do 1.4 que tambem é de 72mm e a mesma altura, colocando cabeçote e virabrequim de 1.3.
1.3 16v original
diâmetro 70,8
curso 78,9
cilindros 4
câmara 33,75
turbo 0,8
cilindrada individual 310,62
cilindrada total 1242,49
câmara total 135,00
taxa compressão 10,20:1
taxa dinâmica 18,37:1
cilindrada dinâmica 2479,48
1.4 16v original
diâmetro 72
curso 84
cilindros 4
câmara 34,80
turbo 0,8
cilindrada individual 342,01
cilindrada total 1368,03
câmara total 139,20
taxa compressão 10,83:1
taxa dinâmica 19,49:1
cilindrada dinâmica 2713,01
motor 1.3 16v com pistões 1.4 16v, ou motor 1.4 16v com cabeçote e vira do 1.3 16v
diferença de curso do virabrequim
raio
1.3 16v 39,45
1.4 16v 42,00
diferença cm³ 72mm diam. 10,38
cabeçote
1.3 16v 12,58
1.4 16v 14,3
diferença cm³ -1,72
diâmetro 72
curso 78,9
cilindros 4
câmara do 1.4 –1,72(cabeçote do 1.3) + 10,38(vira do 1.3) 43,46
turbo 0,8
cilindrada individual 321,24
cilindrada total 1284,97
câmara total 173,84
taxa compressão 8,39:1
taxa dinâmica 15,10:1
cilindrada dinâmica 2625,85
-
me explica esse turbo ai…
-
vô falar então:
porra lost, vc vai pra argentina, fica um tempão lá, e não traz pistão forjado dentro da mala???
o preço que paga de forjado lá vc não compra original aqui. paguei 320 pesos de um jogo de iapel pra ap 2.0 - na época deu 230 reais isso… isso lá em buenos aires, direto na fábrica, claro.
seus truta de lá não conseguem isso pra vc?
-
me explica esse turbo ai…
explicar em qual aspecto? uso k16 com intercooler e estava andando com 0,7 de pressao. aproveitando que desmontei o motor por causa do cabeçote, vou trocar bronzinas e os pistoes pois quando usava i.e. original derreteu um pistao e isso marcou um pouco o bloco entao vou abrir o bloco e usar pistoes do 1.4 que possuem 1,2mm a mais de diametro e com isso vai ficar com 8,5 de taxa.
vô falar então:
porra lost, vc vai pra argentina, fica um tempão lá, e não traz pistão forjado dentro da mala???
o preço que paga de forjado lá vc não compra original aqui. paguei 320 pesos de um jogo de iapel pra ap 2.0 - na época deu 230 reais isso… isso lá em buenos aires, direto na fábrica, claro.
seus truta de lá não conseguem isso pra vc?
ricardo, na epoca em que eu fui pra argentina, nem pensei nisso. outra coisa é que teria que encomendar antes pois nao fabricam de linha e leva um tempo pra fabricar.
sim eles viram pra mim, mas ficou em 1600 pesos o jogo + 50 pesos os aneis pois sao pistoes feitos sob encomenda e eu teria que mandar um de amostra…
pretendo fazer esse gato agora, baixando a taxa pra poder andar com 1 ou 1,2 bar, e mais pra frente sim posso por pistoes forjados + bielas do t-jet. se colocar só os pistoes nao vou poder colocar muita pressao porque as bielas nao aguentam...
pistao e biela do meu motor na esquerda, pistoes e bielas de corsa 1.4 na direita: pinos com o mesmo diametro, bielas com o mesmo comprimento, olho da biela do lado do vira com 1mm a mais. pistoes infelizmente incompativeis cabeça muito alta pois o motor vai até 1.8 com alteração do curso.
-
lost, eu ando com 8,5:1 no alcool…. isso pq na epoca de injeção original tb quebrei canaleta e dai baixei a taxa para nao acontecer mais...
hoje de injeção programavel o que sinto é que para 0,7 (uso mesma pressao q vc)a taxa baixa me deixou um motor gastão no alcool.... faz 9 por litro na estrada com lâmbda em 1,05 até 65kpa.... 0,9 até 95kpa e 0,85 em diante....
não que fique ruim.... porém nessa pressão tranquilamente podia usar 12:1 de taxa que a taxa dinâmica ficaria nos 20:1, que é aceitável nesses pistões originais fiat....
turbo destaxado vira quando enfia pressão pra dentro...
-
tb acho pouca taxa pra pressão que vai usar, e pela cilindrada do motor.
mas 12:1 acho muito, eu ficaria nos 10:1.
-
é meio baixa mesmo, mas os pistoes originais sao meio frageis, diferentes dos pistoes de um motor sevel por exemplo.
mais pra frente, se tiver ruim, ainda tenho a opção de colocar um vira de 1.4 e subir a taxa e a cilindrada, se ficar muito ruim com 8,5:1…
10,2 é a taxa original, com turbo, eu acho que tem que baixar alguma coisa sim, afinal, não é um motor desenvolvido pra turbo. o t-jet tem 9,8:1, mas é gasolina, e é um motor totalmente desenvolvido pra turbo com muitos detalhes. bom, tenho a medida de 179cv com 0,7, e taxa original, vamos ver como vai ficar com os 8,5.
pena que nao da pra socar pressao por causa das bielas originais que vcs devem ter visto nas fotos, sao bem magrelas...
essa semana chegam os pistoes, vamo ve no que da né....
-
simulação da montagem com virabrequim do 1.4 e pistoes e junta do t-jet
diametro 72
curso 84
cilindros 4
câmara 38,02
turbo 1,2
cilindrada individual 342,01
cilindrada total 1368,03
câmara total 152,06
taxa compressão 10,00:1
taxa dinamica 21,99:1
cilindrada dinamica 3344,20
alguem teria os dados de diametro, curso, camara e pressao de turbo pra gente comparar como o pessoal ta andando?