Olha o perigo…
-
no trânsito pesado que o pessoal fala, quando seria mais fácil dizer pegar congestionamento toda hora o motor trabalha mais tempo na parte máxima de temperatura de trabalho, e ainda o fato de sobrecarregar com o anda-e-para, o óleo afina mais que o habitual, e assim comprometendo suas características de lubrificação, e até térmicas.
considerando 50km/dia nesse ritmo, estamos falando em 100 dias para chegar aos 5000km, aproximadamente 4 meses.
tanto que pouca gente sabe, mas óleo tem validade. se o carro é usado nas condições acima, ou só pra ir até o parque no sábado, pra jogar pipoca para os pombos, o óleo deve ser trocado em no máximo 6 meses. em condições de uso normais , dura até 1 ano, ou os km s correspondentes ao óleo (5k / 7k / 10k), o que ocorrer primeiro.
espero ter ajudado bastante, ou atrapalhado bastante
-
é… uso severo é trânsito e aquele liga, vai até ali e desliga.
mas acham que é carregar peso e pegar estrada... tá.
bom, eu troco a cada 5mkm de qq carro que use mineral ou semi sintético. meu pai está trocando o óleo do carro dele nas revisões. eu já pedi para tomar cuidado, mas... é ruim que vai me ouvir.
-
pietro, sei lá, eu sou meio taxativo com essas medidas engenheiro contruiu um oleo pra durar 15mil, troca-se com 15mil, não vejo necessidade de se trocar com menos, o que pode fazer é chegar nos 14mil e trocar, tens um oleo com 10% de vida ainda, mas trocar com metade, mesmo rodando no liga e desliga… meu carro usa gnv, eu completo o oleo e troco o oleo nos 15mil certos (semi sintetico) mais isso vai de cada um.
-
eu lembro do palio 1.4 que eu tinha.
no manual era bem claro em caso de uso severo, trocar na metade da kilometragem, e isso o computador de bordo não apontava. o manual do celta eu não sei (nunca li…), decidi trocar a cada 5mkm porque pretendo ir longe na kilometragem.
ao mesmo tempo, fiquei um pouco preocupado com as tentativas de fazer pegar no álcool, sem nada de gasolina. foram 20 minutos tentando fazer o carro pegar. nessa situação, o quanto o óleo é contaminado?
acho que existem n variáveis. seguindo o manual, até o fim da garantia não da problema. depois o problema não é da fábrica e sim do dono. pode alegar n situações p/ problema.
-
depende do caso, cada caso é um caso e ponto.
meu gol eu troco o oleo a cada 3k km. pois quando ando com ele, é pra tirar o estreis … o carro não tem filtro de ar, e anda com a mistura rica.
a saveiro eu troco quando lembro... peguei o carro de segunda mão, sem saber o estado, rodei com ela mais de 1 ano, trocando o oleo assim, e o motor fundiu pq o filtro de oleo estragou. ai quando abri o motor pra retificar, só tinha 1 bronzina ruim pq faltou oleo, o resto estava tudo em ordem, e nem tinha borra dentro do motor.
uso gnv e não uso filtro de ar nela tb. e rodava com ela quase 5k km por mes, se fosse trocar com 5 k km, ia ter que trocar o oleo todo mes... e tenho certeza que esse motor vai durar mais do que o tempo que eu vou ficar com o carro... então não vou trocar o oleo todo mes...
o sandero vou trocar nas revisõe, por um motivo obvio, 3 anos de garantia... se o motor der pau eles que se virem pra arrumar...
mas no meu ver, o uso severo não é andar em estrada. e nem trabalhar com o carro.
seria andar em estradas empoeiradas. ou usar o carro pra andar 3 quarteirões e parar, e depois ligar ele de novo só no fim do dia. ou ficar um bom tempo pisando tudo, e trocando marcha no corte de giro... o resto é uso normal.
-
eu sempre tive o costume de trocar o óleo e filtro a cada 4,000 km não deixo passar disso ….
lembro quando comprei o corsa zero e vinha no manual a troca acho que era 10.000 ou 15.000 e eu respeitei isso criou maior borra a ponto de ficar a luz no painel aceso, eu depois disso não respeito mais o que diz o manual, só em questão de especificação de produtos / óleo...etc
-
uso severo = uninhos da telefônica/ability, aquilo é uso severo.
eu pego 7km de serra todo dia, e esses 7km são pauleira, mas faz parte, tem gente q leva de uma maneira e gente q leva de outros…
quando peguei o gol, vi que o óleo deveria ser trocado a cada 15k km e assim o fiz, motor foi pro pau, concessionária trocou, depois, antes de completar 15k de novo, o cabeçote foi pro pau, a concessionária trocou, vamos ver agora...
abraços...
-
como to rodando mais de sava flex na cana e tb de polo, rodei só 900km com o si depois da revisão, isso tem 4 meses, daqui a dois meses troca de oleo e filtro nele… sava e polo sempre troco de 4 em 4 oleo + filtro independente de qlqer coisa, saveiro acho sim q o alcool ou etanol como queiram contamine um pouco, como to sem partida a frio pq rachou, taco wd40 pra pegar e vai de primeira pela manha, mas cheira etanol cru no escape, muito muito rica embaralhando falhando até o ponteiro subir fica prejudicada até a dirigibilidade, e isso deve ser levado em consideração em relação ao oleo.
e uso severo, sempre as montadoras se referem a pó, estrada de terra e veiculo q roda percusos mto curtos, por ex sem abrir a termostatica...
-
eu li uma materia falando do problema dos motores do gol e a troca de óleo e um dos pontos apontados era o uso severo q ninguém sabe..
o ir com o carro até a padaria e voltar é considerado uso servero..
nos carros flex/alcool, o motor nao esquenta e o óleo contamina com alcool, que por nao ficar quente, nao evapora e zoa com o óleo antes do tempo..
o oléo fica com álcool e faz com que o óleo perca as propriedades antes..aí o óleo perde as caracteristicas e dá merda..
eu boto fé nisso..
-
-
nao consegui editar:
eu ia falar isso que o coisa triste falou.
uso severo eh o carro que eh usado pra ir na padaria, ou ao trabalho a 2km de casa, o motor nunca chega a temperatura ideal de funcionamento.
agora carros de taxi o motor costumam durar muito, porque estao sempre na temperatura ideal.
eu tinha um uno que comprei com 140k, o cara rodava 70km todo dia, ida e volta, joinville-sao francisco. so viagem
eu trocava o oleo a cada 5k, mais filtros. o carro era perfeito, rodei ate os 200k.
estou errado?
-
me desculpe, mas trocar óleo semi-sintético com 15mil km, esse nunca viu um motor quebrar por borra
sabem pq a recomendação da gm???
pq o óleo acdelco (texaco) que eles vendem é de base mineral, e não sintética…. simples assim.... compro aqui da concessionária caixas de acdelco 5w30 (óleo que vai na captiva) e ele é de base mineral
esse blog eh muito ridiculo, quem escreve nem procura estudar nada...
no mais, a troca de óleo nao deixa ninguém mais pobre... agora uma retifica completa de um motor sim
-
no celta eu também uso 5w30 da acdelco. está com 71mkm agora e sempre troquei de 5 em 5.
é pesado trocar o óleo rápido, mas quero evitar de dar problema. até na garantia eu troquei aos 5mkm.
na época do palio, eu também trocava antes do tempo e na garantia. vai que rola algum problema $$ e eu precise ficar com carro mais do que o esperado. ainda mais esses motores 1.0 da gm. é até comum ouvir esses motores batendo, na rua. não sei porque.
-
já tive um fiesta sc que fundiu o cabeçote na garantia, e com as trocas de acordo com o manual… a garantia cobriu o reparo, e vendi o carro no mesmo mes que peguei...
por isso que disse que cada caso é um caso...
-
lembrei de uma coisa que eu sempre faço…
quando ligo o carro, espero cerca de 1 minuto para pisar no acelerador (obviamente, sem movimentar o carro), e quando paro, espero quase 1 minuto para desligar.
acredito que óleo e água fiquem numa temperatura mais homogênea, e assim o desgaste é menor.