Recall: novo sistema de monitoramento vai bloquear carro sem revisão do problema
-
recall: novo sistema de monitoramento vai bloquear carro sem revisão do problema
28/06/2010
o novo sistema de monitoramento de recall vai bloquear o veículo que não passou pela revisão obrigatória feita pelo recall.
pelo novo processo de monitoramento de convocações devido a problemas nos veículos, obrigatoriamente feito pelas montadoras, o veículo que não atender à convocação, não poderá ser transferido na hora da venda.
a nova lei vai entrar em vigor nos próximos 90 dias e visa fazer com que os proprietários também sejam responsáveis pela segurança do veículo.
atualmente, apenas 60% dos donos de veículos convocados comparecem às revendas para corrigir os possíveis defeitos de fabricação.
qualquer recall feito pelas montadoras agora terá outro meio de comunicação com o proprietário, além do que já vem ocorrendo através da mídia.
uma parceria entre os correios e o denatran vai possibilitar a entrega desses avisos de recall direto na casa do proprietário do veículo envolvido.
a medida vai trazer segurança não só para quem é o atual proprietário de um veículo convocado como também para quem for comprar o veículo depois.
as informações dos proprietários serão sigilosas no sistema de monitoramento online de recall, a fim de evitar ações de marketing via mala direta por parte das montadoras.
outra medida imposta pelo denatran é a obrigatoriedade de testes de impacto para novos modelos lançados a partir de 2012. os testes terão de usar dummies (bonecos) e reproduzirão impacto frontal, traseiro e biodinâmico.
talvez como forma de proteger a indústria nacional de uma mudança brusca nos projetos de novos modelos, os atuais só deverão atender aos novos requisitos a partir de 2014. será que teremos finalmente um br-ncapo
olha um lobby das fabricas nacionais contra os koreanos e chineses, talves afaste os chineses, mas acho dificil com os koreanos e tomara que as nacionais tomem na toba.
-
porque lobby? se rolar um br-ncap e for próximo ao europeu, acho que as montadoras nacionais é que vão mais se foder.
talvez, lembre-se que algumas tem modelos vindos da europa, mesmo com projeto antigo (bora/jetta, polo, 307, 407, fiesta, focus, linea, vectra…) os chineses é que tomariam mais na toba, pois pelo que li, não passaram nos testes da euro-ncap, os koreanos iriam rir a toa, todos os modelos deles passaram, por isso disse que os koreanos nem sentiriam a mudança.
alem do mais, as fabricas nacionais teria tempo maior pra se adaptar, porque será ?