Como escolher a largura do pneu?
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após ver a discussão sobre rodas nacionais, tomei conhecimento da kromma. empresa que faz rodas exatamente nas especificações que eu preciso pra por no maverick.
a roda em questão é essa: kromma kr1280 (fenix).
o problema é que v8 com pneu estreito não combina, e estas rodas são de 7.5 de largura.
pergunto: para essa medida de 7.5 , aproximadamente 190mm, qual a largura máxima e mínima de pneu poderei usar sem que surjam problemas?
se alguem souber de algo e puder ajudar ficarei agradecido. abraços.
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em geral o q o pessoal costuma fazer é usar rodas de 70% a 90% da largura do pneu….mais que isso o carro começa a ficar arisco demais e o pneu dobra mto pouco, pq já vai ficar dobrado...heheehehe
em v8s ianques nego costuma ir a menos de 70% dessa medida, com pneus de perfil alto.....
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?, o que eu uso como padr?o é deixar 1 a mais de cada lado.
assim, numa roda de 7.5 poderia usar um pneu de 9.5 +/- 240 a 245.
se for usar uma roda com 70% a largura do pneu, para as mesmas rodas de 7.5 daria pra usar pneu de 270 mm. já é uma boa diferença.
mas imagino que isso deva atrapalhar em curvas de alta, mas ajudar na tração… enfim.
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?, o que eu uso como padr?o é deixar 1 a mais de cada lado.
assim, numa roda de 7.5 poderia usar um pneu de 9.5 +/- 240 a 245.
se for usar uma roda com 70% a largura do pneu, para as mesmas rodas de 7.5 daria pra usar pneu de 270 mm. já é uma boa diferença.
mas imagino que isso deva atrapalhar em curvas de alta, mas ajudar na tração… enfim.
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ah sim…com certeza....
? um acerto de compromissos.....pneus estreitos em rodas de tala larga não tracionam bem reto mas vão melhor em curvas (os pneus dobram menos, mas se escorregar tb, já era...hehehe) e não são confort?veis...
o contrário o carro consegue tracionar melhor reto e fica mais confortável, mas na curva dobram mais....
como vc tem um american muscle nas mãos, o mais comum (e o q fica mais bonito na minha opinião) é pneus bem largos e de perfil alto em rodas com tala condizente, nem muito larga, nem muito estreita....
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tem um certo padrão pra essa relação… pras fábricas, quanto mais alta a lateral do pneu, mais vc tem que criar stretch , ou seja, mais larga a roda tem que ser, pra manter essa lateral tensionada e tentar impedi-la de dobrar muito. pode ver que os golf iv usam rodas 14x6 pra pneus 175/80 e 15x6 pra pneus 195/65, é a mesma largura de roda pra bandas de rodagem com diferença de 20mm e 25mm a mais de altura global do pneu. até fusca e brasília que usa 5.60 (l? pelos 145)/15 e 5.90 (l? pelos 155)/14 usam roda 15 ou 14x5,5, também por isso.
essa regra dos 70 a 90% se aplica, então, mas quanto menor a sidewall, menor a proporção, e vice-versa.
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tem um certo padrão pra essa relação… pras fábricas, quanto mais alta a lateral do pneu, mais vc tem que criar stretch , ou seja, mais larga a roda tem que ser, pra manter essa lateral tensionada e tentar impedi-la de dobrar muito. pode ver que os golf iv usam rodas 14x6 pra pneus 175/80 e 15x6 pra pneus 195/65, é a mesma largura de roda pra bandas de rodagem com diferença de 20mm e 25mm a mais de altura global do pneu. até fusca e brasília que usa 5.60 (l? pelos 145)/15 e 5.90 (l? pelos 155)/14 usam roda 15 ou 14x5,5, também por isso.
essa regra dos 70 a 90% se aplica, então, mas quanto menor a sidewall, menor a proporção, e vice-versa.
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primeiro que não entendi esse exemplo do golf… hehehe. a altura da banda lateral do pneu mudou, mas a largura da roda não. o que variou foi a largura e altura do pneu em função da variação do aro da roda. simplesmente para usar uma roda maior, mantendo o mesmo di?metro externo. veja tb que a roda 15 usa pneus de perfil mais baixo, o que diminui a sua tend?ncia a se dobrar.
e segundo, pelo que vejo por aí, pneus estreitos em rodas mto largas ficam mto tensionados, formando aquele aspecto de bal?o . já pneus grandes em rodas pequenas acabam sendo amassados pelo próprio peso do veículo. no meu ponto de vista, estas duas situações devem ser evitadas para uso di?rio, pois certamente vão estar tensionando o pneu de forma que ele não foi projetado para funcionar.
abraços.
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deixa ver se eu me faão entender
mas é exatamente isso no exemplo do golf, a tala da roda é mais larga exatamente pra dificultar que o pneu (2,5 cm mais alto em termos de sidewall) dobre. com a roda mais larga, a parede fica mais tensionada, esticada pra fora pra colar no aro (o tal do stretch).
o que determina se um pneu dobra ou não quando sobre carga é uma somatéria de fatores, que inclui pressão interna, material e construção da sidewall, perfil, e também a tala da roda em função da largura da banda de rodagem. pra tanto, imagina o que aconteceria se o 175/80 do golf do nosso exemplo fosse montado numa roda 14x4 e colocado sob uma força lateral… a parede, muito menos tensionada, cederia com muito mais facilidade do que numa 14x6. isso chega a ser perigoso, pq uma combinação roda estreita + parede larga + pressão pouco estudada pode fazer o pneu descolar do aro no meio de uma curva, e dá pra imaginar o que acontece. com a sidewall devidamente tensionada e pressão certa, vai dobrar menos, e não descola.
pneu estreito + roda larga = roda de autorama ou stretch. o aspecto não é exatamente de bal?o, mais parece que o pneu tá fazendo força pra se abrir e colar no aro. pneu largo + roda estreita é o que eu entendo por bal?o, a sidewall não faz força pra colar no aro, engorda pra fora e amolece.
não tou falando pra vc fazer um vwvortex no maverick e botar roda tala 9 com pneu 215, que é o que os estranhos de lá de cima fazem (e eu concordo com vc, isso não é uso correto de pneu), só recomendo que fique tão mais perto da casa dos 70% de tala de roda / largura de pneu quanto mais alto for o perfil que vai usar.
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mas é exatamente isso no exemplo do golf, a tala da roda é mais larga exatamente pra dificultar que o pneu (2,5 cm mais alto em termos de sidewall) dobre. com a roda mais larga, a parede fica mais tensionada, esticada pra fora pra colar no aro (o tal do stretch).
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ok ok, o problema foi que no exemplo do golf vc disse roda 14x6 e 15x6, acho que a roda de aro 15 é mais larga que 6 , isso?
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não é não, é tala 6 mesmo, eu tenho um saiu liga leve 15x6,5 nos gti 150, mas usando pneu 205/60.
mesma coisa os fam?lia bx: 165/80 e 175/70 em 13 por 5,5; 185/60 e 195/50, aros 14 e 15 respectivamente, ambos em tala 6.