O foguete planador nazista criado para bombardear a américa do espaço
-
o foguete planador nazista criado para bombardear a américa do espaço
os foguetes v-2 caindo sobre londres foram apenas o começo. se os nazistas tivessem vencido a guerra, bombardeiros mach 22 teriam devastado a américa do alto do espaço. o que mais assusta? o conceito não era totalmente insano. esta é a história do silbervogel de eugen sänger.
a alemanha nazista pode ter perdido a guerra, mas certamente não foi por falta de gênios da engenharia. a enorme quantidade de armamento avançado e conceitos sonhados durante os 12 anos do reich de mil anos continuam a nos confundir. artilharia de 800 mm? fizeram. o primeiro caça a jato, o primeiro míssil de longa distância e o primeiro míssil balístico sub-orbital? feito, feito e feito.
_
por outro lado, veja o que a américa fez: concentrou seu esforço em uma única arma, que [foi muito além da etapa conceitual]([b]foi muito além da etapa conceitual[/b]). mas a audácia dos conceitos de armas alemães ainda são fascinantes, muito como seus carros de grand prix da década de 30. e os mais viáveis deles acabaram tornando-se produtos, como a [busca pela saturn v nos mostra]([b]busca pela saturn v nos mostra[/b])._
_
o conceito mais impressionante foi o silbervogel (pássaro de prata) de eugen sänger. era um estudo emcomendado pelo air ministry para um problema que hermann göring havia notado, que o inimigo mais poderoso da alemanha estaria protegido pelo maior de todos os fossos: o oceano atlântico. o ministério lançou uma iniciativa com o nome [amerika bomber]([b][i]amerika bomber[/i][/b]) e o elenco de gênios do mal da alemanha começou a trabalhar._
_
a maioria dos conceitos apresentados ao ministério eram bombardeiros convencionais em escala maior, mas o de sänger não. não mesmo. sänger era membro do clube de foguetes verein für raumschiffahrt - assim como [o projetista de carros a foguete max valier]([b]o projetista de carros a foguete max valier[/b]) e a maior parte das pessoas que foram para a nasa construir os foguetes norte-americanos - e seus olhos estavam voltados ao espaço sub-orbital, como já havia escrito em seu livro de 1933 raketenflugtechnik (tecnologia de voo de foguetes)._
o silbervogel era um avião foguete do tipo lifting-body, e contando o número de aviões foguete bem sucedidos construidos nos últimos 70 anos, você já pode imaginar onde isso vai parar.
_as missões absolutamente secretas haviam começadp bem na alemanha. em um trilho de três quilômetros, o silbervogel seria acelerado a 1920 km/h por um trenó foguete movido por um conjunto de motores a foguete. uma vez no ar, ele faria a ignição de seu próprio motor e queimaria as 90 toneladas de combustível que preenchiam seu corpo prateado para atingir mach 30 a uma altitude de 194.000 metros, metas de desempenho de um futuro distante e bem ao modo dos filmes de ficção científica.
o lançamento teria sido a parte fácil._
_
a parte difícil seria colocá-lo em sub-órbita. em seu caminho para nova iorque o avião precisaria começar a baixar, contudo, seu corpo havia sido construido para produzir sustentação. a ideia era que, ao atingir as partes mais densas da estratosfera, o silbervogel seria levado novamente ao espaço, de modo semelhante a uma pedra quicando sobre um lago. em uma série de saltos descendentes, ele teria facilmente alcançado a parte continental dos eua, lançado suas quatro bombas nucleares em uma cidade e então voado em direção à parte do pacífico sob o domínio do japão._
_
certo. embora superficialmente possível, descobriu-se mais tarde que houve um pequeno engano nos cálculos: o fluxo de calor seria muito mais elevado que o calculado em über einen raketenantrieb, o que simplesmente resultaria no incêndio de seu glorioso pássaro de prata logo no primeiro salto estratosférico. um ícaro às avessas.
o projeto foi cancelado logo depois que a alemanha se viu encurralada por um inimigo muito mais próximo que a distante américa: a união soviética. e embora o armamento soviético estivesse longe do nível dos ousados protótipos alemães, joseph stalin tinha razão quanto à quantidade ser uma qualidade em si._
_
stalin conheceria o silbervogel mais tarde através de documentos capturados no centro de foguetes da alemanha em peenemünde e tentaria convencer sänger e berdt a servir à união soviética. em vez disso, o conceito silbervogel passou à força aérea dos estados unidos. no começo dos anos 60, a boeing desenvolveu o x-20 dyna-soar, um lifting-body muito parecido com o silbervogel, para ser levado ao espaço pelo foguete titan iii. em 1963 o projeto foi cancelado, como seu gêmeo alemão, devido ao processo que alocou todas as atividades espaciais à nasa, que tinha projetos muito diferentes na época. menos de dez anos mais tarde, o sonho de sänger sobre uma aeronave espacial que se sustentaria pela aerodinâmica do corpo seria finalmente realizada em forma de ônibus espacial, ativo até hoje._
_
sänger viveu na frança alguns anos depois da guerra, então voltou à alemanha onde trabalhou com ramjets e velas solares até sua morte em 1964. não era um cara que deixou uma guerra perdida acabar com sua imaginação._
p.s. tem um video lá que eu não consegui trazer pra cá por causa do filho da puta do proxy da marinha
-
imagina o que aqueles cientistas conseguiriam fazer hoje.
as vezes acho que a informatica emburreceu muito as pessoas.
naquela epoca 1940, os alemaes (e o resto de mundo), usavam lapis e papel e construiam tudo perfeitamente.
hoje… nego nao consegue levantar uma parede sem ter problemas...
-
imagina o que aqueles cientistas conseguiriam fazer hoje.
as vezes acho que a informatica emburreceu muito as pessoas.
naquela epoca 1940, os alemaes (e o resto de mundo), usavam lapis e papel e construiam tudo perfeitamente.
hoje… nego nao consegue levantar uma parede sem ter problemas...
é que antes eles valorizavam o trabalho e o esforço das pessoas. hoje só se quer que você trabalhe como uma máquina, entregando trabalho em prazos inexequíveis por custos surreais, te pagando um mixaria. e se não quiser tem mais 7 bilhoes de pessoas querendo sua vaga….
-
acho meio utopico o conceito, custos autonomia pra jogar uma bombinha só? fora as dificuldades com autonomia, manutenção e mao de obra escassas ja no fim da guerra foi o caso do messerschmitt me 163 komet. mas nessa mesma epoca goebbels tinha o conceito da arma nuclear, e os cientistas estavam em estado avançado nos estudos… ai sim valeria a pena
-
ah sim ja ia esquecendo… se querem analisar de fato como os alemães estavam a frente e como os burros e plagiadores aliados roubaram toda tecnologia alemã deem uma olhada...
http://sites.google.com/site/salviopr/historia-da-aviacao-2-2
-
acho meio utopico o conceito, custos autonomia pra jogar uma bombinha só? fora as dificuldades com autonomia, manutenção e mao de obra escassas ja no fim da guerra foi o caso do messerschmitt me 163 komet. mas nessa mesma epoca goebbels tinha o conceito da arma nuclear, e os cientistas estavam em estado avançado nos estudos… ai sim valeria a pena
nao é sobre jogar uma bombinha.
os eua jogaram duas bombinhas e conseguiram a rendicao do eixo , e o dominio mundial.
-
os eua jogaram duas bombinhas e conseguiram a rendicao do eixo , e o dominio mundial.
foi oq eu disse ou quis dizer, é viavel somente se for usada armas de destruição em massa. e na europa nao foi utilizada, precisou juntar mais de 5 naçoes/exercitos para bater o eixo nazista.
-
foi oq eu disse ou quis dizer, é viavel somente se for usada armas de destruição em massa. e na europa nao foi utilizada, precisou juntar mais de 5 naçoes/exercitos para bater o eixo nazista.
imagina se o eixo tivesse conseguido amadurecer a tecnologia naquela epoca ?
hoje teriamos vws de verdade
-
imagina se o eixo tivesse conseguido amadurecer a tecnologia naquela epoca ?
hoje teriamos vws de verdade
temos que analisar o lado psicopatico e sem noção do lider… vw de melhor qualidade, alta tecnologia e genocidios em nome de uma superioridade racial utopica que se caso viesse a tona, seria minima, pois todos os jovems loiros e de qi elevado cujo ele afirmava serem superiores foram mortos nessa guerra lutando no front alemao. mas em termos tecnologicos, bélicos... nao tinha pra ninguem... até intelectuais eles eram superiores.
-
o hino alemão diz tudo: deutscheland, deutscheland, über alles in der welt (alemanha acima de tudo no mundo) .
já quase apanhei por isso mas, sou fã da engenharia da alemanha nazista. os americanos só chupinharam as idéias deles pra desenvolver os caças a jato, foguetes…
uma piadinha de humor negro: hitler só cometeu 2 erros, ter tentado dizimar os judeus... e não tê-lo conseguido.
lembrando que eu não sou racista de forma nenhuma.
-
para quem quiser ver imagens de protótipos e projetos de aeronaves dos nazi que não tiveram tempo de serem feitos/utilizados: