Haima 2: conheça o compacto chinês que estará no salão do automóvel
-
haima 2: conheça o compacto chinês que estará no salão do automóvel
29/07/2010
a haima está chegando ao brasil pelas mãos da districar, trazendo mais uma opção para os consumidores brasileiros.
mais de um ano atrás, falamos da chegada da haima ao brasil e destacamos quatro possíveis modelos que poderiam ser vendidos no país.
acertamos três deles, pois a districar ou a haima, preferiu trazer o longevo sedã family (mazda protege) no lugar da bela minivan freema. aliás, esta pode ter 5 ou 7 lugares.
de todos os modelos da haima, o haima 2 é o modelo que poderá dar alguma chance de sucesso para a marca em nosso mercado, visto que ele reúne alguns atributos interessantes.
haima 2 igual ao mazda 2?
de cara, ele é semelhante ao mazda 2, já que foi baseado neste compacto japones para ser vendido em uma faixa de preço mais barato na china. o haima 2 chegou a ser testado na europa.
mas a semelhança fica mais concentrada na frente, já que a parte traseira teve alterações para ficar mais simples em relação ao mazda.
como a hainan-mazda (haima) é parceria da mazda, então a influência desta sobre a marca chinesa é grande.
o visual é tão moderno quanto do mazda 2, embora tenha uma simplificação de estilo na traseira. mesmo assim, o haima 2 se torna muito atraente para o consumidor que irá dispor de cerca de r$30.000 para ter a versão 1.3, segundo a districar.
o acabamento interno parece muito bom para a média chinesa, talvez fruto da influência japonesa. o painel tem instrumentos circulares com desenho que lembra os carros mais recentes da ford e agrada.
o console tem desenho limpo e funcional, mas sem deixar de ter um ar esportivo. tirando o tom claro, os bancos parecem ter tecidos bons, mas há presença maciça de plásticos de aparência razoável nas portas, painel e demais partes internas.
na china, o haima 2 tem versões 1.3 16v de 99 cv e 1.5 16v com 112 cv. além de oferecer transmissão manual ou automática.
detalhes
entre os equipamentos básicos que os carros chineses oferecem no mercado interno e externo, vamos destacar pequenos detalhes como espelho nos dois para-sóis iluminados, três apoios de banco traseiro, sistema de rebatimento semi-automático dos bancos traseiros, chave canivete, porta-copo e objetos nas laterais dos bancos dianteiros, duas alturas para a tampa interna traseira, porta-luvas com rede interna, entre outros.
além da versão tradicional, o haima 2 ainda tem uma versão “adventure” chamada c-sport. ela traz apêndices plásticos na cor preta em várias partes da carroceria, criando um visual mais agressivo.
enfim, se a qualidade na construção for parecida com a da mazda, o haima 2 não terá muitos problemas no brasil. ainda mais que a districar já está a um bom tempo no mercado e o conhece muito bem.
se realmente for o mazda 2 feito com outro nome, pelo menos tem algo a favor, espero que tenha um bom controle de qualidade.
-
feio não é, pelo contrário.
mas por ser chinês, eu não compraria.
se falarem ah.. mimimi.. é preconceito . é mesmo. é preconceito, conceito e tudo mais um pouco.
eu tambem achei bonito, só que pelo que li, essa haime é da mazda, parece que a mazda criou essa marca pra vender seus modelos anteriores ao que foi lançado com preço melhores em outros mercados fora japão