Troca de correia dentada do motor ap
-
olá amigos ,
estive entrando em aguns sites que esplicam como trocar a correia dentada do motor ap, e vi duas esplicações diferentes, gostaria de saber qual é a certa?
os dois dizem para girar a arvore de manivelas até que na janelinha da caixa seca do cambio se alinhem a seta com a marca 0t até ai tudo bem, em seguida verificar se o rotor do distribuidor está apontado para o cabo do primeiro cilindro, até aqui também tudo bem
ai na parte onde explicam como posicionar polia do comando de valvulas cada um explica de um jeito, um diz para posicionar a marca do ponto atras da polia alinhada com o cabeçote e o outro cara diz que esse ponto deve ficar acima do cabeçote 5mm
ai ta a dúvida qual é o certo alinhado ou 5mm acima? se alinhado o ponto deve aparecer por completo alinhado ou deve aparecer metade do ponto dividindo - o no meio alinhando o centro do ponto com o cabeçote?
auqem pode me ajudar se tiverem uma foto para postar melhor ainda
obrigado
abraços
-
mede a distância entre o faceado do cabeçote (onde assenta a junta da tampa de válvulas) e os dois cames do 4o cilindro; eles têm que estar na mesma altura.
como assim amigo, não entendi?
o que me passaram foi o seguinte: girar com uma chave a arvore de manivelas até aparecer a cigla 0t na janelinha que tem na caixa seca do motor, depois verificar se o rotor do distribuidor está apontando para o primeiro cilindro, depois alinhar o ponto de punção que tem atras da polia do comando da correia detada , com a base onde vai a junta de curtiça da tampa do comando de valvulas( em uma visão estando de frente para o motor do carro se a gente olhar por traz da polia onde tem o ponto ele deve estar alinhado do lado direito, lado das velas e não o lado do carburador) ai então encaixa a correia dentada e depois estica e aperta o esticador.
ai em um site vi uma outra versão, com todos os procedimentos iguais só mudando a parte do pontinho q em vez de estar alinhado com a base onde vai a junta, deve estar 5mm acima da base.
ai na hora de montar fiquei em duvida qual dos dois jeitos é o certo? vc sabe me responder
-
**dá uma conferida nesse arquivo pdf….