Diário dos sertões 2010
-
olá
107km. É tudo o que separa a equipe acelera siriema / yokohama do bi campeonato do rally dos sertões na categoria super production.
ontem (19/08), a dupla facco/deusdará chegou a sobral (ce), numa especial difícil que começou mansinha, com trechos de areia fofa, e foi só piorando, terminando num trecho muito duro, cheio de pedras e erosões que facco definiu como superfície lunar . para aumentar a dificuldade (é claro, um título desse não podia cair de presente), o último trecho de areia tinha pedras muito grandes e também algumas por baixo da areia, o que acabou danificando um dos pneus e obrigando a parada para troca.
mesmo assim, facco/silvio fecharam o dia em 5º na categoria, mantendo a liderança no acumulado com uma vantagem de 47min para reinaldo varela, que se recuperou nos últimos 3 dias e está andando muito forte.
o carro de facco/silvio foi todo revisado depois da quebra do motor, e ontem andou com menos pressão de turbo para poupar o equipamento. facco agradeceu à dupla que os rebocou na especial 7, e também a toda equipe 4x4 experts que refez o carro madrugada adentro e entregou pela manhã em condições de competir novamente. a dificuldade maior no conserto é que o bloco do motor não pode ser trocado e nem retirado do carro. É lacrado pela organização, e o rompimento do lacre ou sua troca implica em uma penalização de 5hs, o que acabaria com o rally da dupla. a equipe então refez o motor inteiro com o bloco no lugar ontem a noite, já em sobral, a revisão foi completa e para hoje tudo estará em ordem rumo a chegada.
o que joga hoje a nosso favor é que a especial entre sobral (ce) e fortaleza (ce) já é conhecida da dupla, que venceu esse mesmo trecho no rally piocerá de 2009. o piso dessa última especial é de areia fofa e lisa, que favorece o nosso pneu, e tudo o que a dupla pretende é levar o carro inteiro até fortaleza. serão 107km de trecho cronometrado, com 273km de deslocamentos.
abraço