França aprova lei que proíbe em definitivo o véu integral
-
o parlamento francês adotou definitivamente nesta terça-feira, com uma última votação no senado, um projeto de lei que proíbe o uso do véu islâmico integral nos espaços públicos da frança e que entrará em vigor em 2011.
o senado não realizou modificações na versão aprovada há dois meses pela assembleia nacional (câmara baixa). o texto foi adotado por 246 votos a favor (conservadores, centristas, radicais de esquerda e direita e um certo número de socialistas) e um contra.
apesar de condenar o uso dos véus islâmicos integrais - burca e niqab–, a maioria da esquerda se negou a participar na votação, aludindo aos riscos de inconstitucionalidade , tanto na frança como na união europeia, de uma proibição geral, e de uma estigmatização dos muçulmanos.
a lei prevê uma multa de 150 euros (us$ 195) e/ou um curso de educação cívica por usar o véu integral num espaço público. também prevê um ano de prisão e 30 mil euros (us$ 40 mil) de multa para toda pessoa que obrigar uma mulher a usar esse tipo de véu que cobre completamente da cabeça aos pés.
eu acho ridículo uma religião se meter assim na forma como as pessoas se vestem. sei que são costumes diferentes mas cada um tem sua individualidade.
-
se uma francesa vai para um pais muçulmando, ela pode usar saia, decote, biquini etc?
-
depois de barbarizar a argélia e vários países islamicos, querem agora se proteger dessa invasão árabe.
engraçado pensar que a frança é justamente o berço do pensamento da liberdade individual.
nada como o brasil, que só não pode top-less.
que ainda não pode, você quis dizer…
não duvido que daqui uns 3, 5 anos já seja liberado...