O grande duelo das viaturas de polícia
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o grande duelo das viaturas de polícia
a morte do ford crown victoria deixa uma lacuna gigante nas garagens das forças policiais nos estados unidos. neste final de semana, os novos modelos high-tech da chevy, dodge e ford foram testados pela primeira vez pela polícia do estado de michigan. apenas o jalopnik tem os resultados.
há 36 anos, a polícia de michigan realiza uma bateria de testes anuais de velocidade, frenagem e dirigibilidade em carros, caminhonetes e motocicletas oferecidas às agências de segurança dos eua. os veículos precisam passar por seu crivo antes de estarem liberados para a venda como viaturas, e as delegacias pelo país usam seus dados detalhados para decidir o que comprar e quanto pagar.
mesmo assim, desde a década de 1990, as agências de segurança viam os resultados e simplesmente compravam o ford crown victoria. barato, de fácil manutenção, resistente e equipado com um motor v8 que movia as rodas traseiras, o crown vic detém praticamente três quartos de todas as viaturas vendidas, apesar de seu visual tão ultrapassado que é preciso usar datação por carbono para descobrir a sua idade.
mas o passar do tempo, economia de combustível e regras de segurança mais rígidas finalmente determinaram um fim para o reinado do crown vic. frente à tarefa de uma dispendiosa cirurgia no velhote, a ford decidiu desligar os seus aparelhos no ano que vem e tentar convencer milhares de departamentos de polícia para forrarem seus pátios com um taurus ou explorer. percebendo a oportunidade, a chevrolet e a dodge apresentaram novos competidores ou versões atualizadas com tração traseira, procurando se transformar na opção número um para o exercício da lei e da ordem (e a compra de rosquinhas).
os testes da polícia de michigan marcaram a primeira vez em que os novos modelos foram levados ao limite por alguém que não fosse ligado aos fabricantes. os carros eram tão novos que a chrysler tentou cobrir a carroceria do dodge charger pursuit 2011, já que a versão para uso civil ainda não foi apresentada (não funcionou). com cerca de 400 compradores potenciais de todas as partes do país, os testes se transformaram em um embate do muque contra a finesse.
há poucas coisas mais resistentes que um carro de polícia.
abusados, usados sem cuidado, até que as rodas literalmente caiam, os carros de polícia nos eua encontram algumas das situações mais exigentes que se possa imaginar. acrescente a tudo isso cortes no orçamento, e tentar vender algo novo se transforma em uma tarefa muito mais complicada. (não era incomum ver um policial chegar ao local com uma viatura que passou dos 150.000 quilômetros).
mas os carros de polícia são verdadeiras máquinas de dinheiro, não apenas para os fabricantes, como também para milhares de fornecedores que vendem luzes de alerta, quebra-matos e outros acessórios. desde peças sobressalentes a porta-copos, o uso policial exige uma infinidade de coisas de um carro.
ainda que empresas como a [carbon motors](carbon motors) tenham feito os seus anúncios, apenas a chrysler e general motors tentaram quebrar o monopólio do crown vic. a chevrolet conseguiu vender algumas unidades do impala de tração dianteira para tarefas mais leves. já a chrysler teve melhor sorte com o dodge charger, oferecendo versões com motorização v6 e hemi e tração traseira, e venda na casa das 11.000 unidades anuais.
percebendo que o impala não tinha muitas chances, a gm convocou sua filial australiana holden para a missão, adaptando a versão de entre-eixos estendido do holden commodore no [chevrolet caprice police patrol vehicle](chevrolet caprice police patrol vehicle) v8. na austrália, o caprice com entre-eixos estendido é um carro de luxo para tiozões, o que é mais um bom motivo para se aposentar na austrália. para a versão policial norte-americana, a chevrolet teve que fazer algumas mudanças; suspensão, freios e refrigeração de óleo mais caprichada, além do v8 de 360 cv.
chevrolet caprice police patrol vehicle
dodge charger pursuit
ford police interceptor
para 2011, o charger atualizado recebe uma série de melhorias mecânicas, incluindo o novo motor v6 3.6 e se beneficia ainda de uma remodelação que o resulta em um [visual mais sinistro](visual mais sinistro) que o dos novatos, algo que os policiais disseram poder ajudar a vender o charger para os delegados que ainda relutam em se despedir do crown vic.
a ford receberá encomendas do crown vic até março e não deve começar a fabricar os novos [police interceptor](police interceptor) sedã e suv antes de dezembro de 2011. mesmo assim quis participar dos testes da polícia de michigan para dar às agências uma ideia de como os novos modelos irão se comportar. em vez de ser representada por um único modelo, a ford pretende oferecer um verdadeiro bufê de opções, desde o explorer com tração dianteira até uma versão policial do taurus sho, com tração nas quatro rodas e mais de 370 cv de seu v6 biturbo.
e assim como nos modelos comuns, a ford tentará vender recursos high-tech; os modelos policiais oferecem um sistema de comando de voz que pode ser usado para ligar sirenes e luzes, assim como o rádio.
mas e os resultados?
teste de alta velocidade
o primeiro dia de testes no campo de provas da chrysler em chelsea mediu o quão rápido os veículos podiam chegar aos 100 km/h, além de sua velocidade máxima. a polícia de michigan não publicará oficialmente os resultados dos futuros modelos da ford, já que não estarão à venda nos próximos doze meses. mas muitos dos presentes, inclusive nós, anotamos os resultados.
e aqui estão eles:
você pode até imaginar que policial que se preza precisa de uma viatura que passe dos 250 km/h e freie num piscar de olhos. mas os compradores na avaliação disseram que os números de desempenhos são interessantes, mas não tão importantes quanto já foram. muitas cidades proíbem perseguições em alta velocidade pela polícia, e muitas regiões rurais não possuem estradas que permitam isso. arrancadas importam mais, especialmente os tempos de 0 a 100 e 160, já que isso pode evitar o começo de uma perseguição.
como os testes mostram, o novo caprice chegou à frente no teste de velocidade máxima em linha reta. foi o único modelo a atingir 241 km/h (150 mi/h) na reta de testes. o dodge charger com o [hem… hmm, v8 5.7]([b]hem... hmm, v8 5.7[/b]), chegou em segundo logo atrás.
e o ford police interceptor turbo com tração nas quatro rodas não ficou distante, apesar dos executivos da ford esperarem um desempenho um pouco melhor dele e do utility baseado no explorer, que usava o v6 3.5 tradicional.
além disso, a ford limitou a velocidade máxima de seus interceptors, uma decisão tomada com base na sugestão de policiais segundo a marca.
é possível notar ainda que, apesar do ford police interceptor utility não ser considerado oficialmente em testes por não estar à venda – porque é baseado no novo ford explorer – este é o primeiro teste documentado independente do novo crossover da ford. e seu desempenho não foge muito do que se podia imaginar.
teste de dirigibilidade
na segunda-feira, a polícia de michigan levantou a lona no grattan raceway para testes de dirigibilidade, nos quais quatro pilotos completavam cinco voltas em todos os modelos, com uma média dos melhores tempos. aqui, os dados ficaram a favor da ford.
assistindo a tudo na pista, era evidente que a aderência da tração integral da ford era uma vantagem. a potência do caprice ficava evidente nas retas, mas seu sobre-esterço nas curvas se mostrava difícil de controlar em alguns trechos, e alguns motoristas quase saíram da pista. o dodge ficou mais preso ao traçado, com menos desvios pela pista mas uma velocidade máxima inferior.
o pi (police interceptor) turbo da ford não apenas teve a melhor média, como também o menor tempo de volta do dia, batendo o caprice por pouco. seus números de frenagem também foram os melhores; a ford melhorou todo o sistema de freios para uso policial. o único ponto fraco nos dados da ford foi a frenagem da versão suv, um número que deixou alguns intrigados e gerou promessas de melhorias.
inveja da mãe do robocop
ouça o que os compradores policiais falam que querem em uma viatura e você pode imaginar que está em uma oficina de ideia para minivans voltadas para mamães.
a coisa mais preciosa para um policial não é a potência ou as bugigangas, mas o espaço. vestir um cinto de utilidades com uma arma e um rádio toma diversos centímetros de espaço na cintura; ficar sentado na mesma posição durante horas todos os dias é um problema que se acumula com o tempo. a melhor viatura de polícia no mundo não vai ganhar muitos fãs entre os policiais se não for confortável, e todos os modelos tinham assentos pensados para o trabalho nas ruas.
tudo ligado à função policial – os rádios, equipamentos e mais importante, os próprios policiais – foram moldados por vinte anos de uso do crown victoria. isso significa que as novas viaturas não podem se desviar demais de algumas medidas. todos os três principais modelos possuem um console central com 23 centímetros, que permitem instalar um computador e bandejas de equipamentos projetados para instalação nos crown vics.
todos eles movem a alavanca de câmbio para a coluna de direção, visando liberar espaço – exceto o caprice. não há peças para instalação da alavanca na coluna do commodore, e o trabalho de engenharia necessário para retrabalhar a coluna de direção não estaria pronto para 2011. a chevrolet trabalha em um remendo temporário para ganhar espaço, mas segundo vários dos compradores, só a alavanca de câmbio já tira o caprice da lista de candidatos.
depois do espaço interno, a segurança fala alto entre os policiais. nenhum veículo é [colocado tantas vezes em situações de perigo]([b]colocado tantas vezes em situações de perigo[/b]); um patrulheiro mostrou seu álbum de fotos no celular com vics destruídos em colisões na estrada. o charger original perdeu algumas vendas porque sua visibilidade era fraca quando comparada ao vic; o novo modelo possui para-brisas maiores, uma [linha de cintura](linha de cintura) mais baixa e uma cabine maior. a ford garante que seus police interceptors protegerão os ocupantes em uma batida a 120 km/h.
e há uma série de vícios políticos enraizados que tornam o processo ainda mais complicado. os mecânicos das frotas governamentais acostumados a trabalhar em simples motores v8 podem se rebelar contra a ideia de carros com tração nas quatro rodas e motores v6 biturbo. outros se preocupam com quantas peças virão da austrália. e muitos deixaram claro sua insatisfação com o fato das pastilhas de freio dos antigos dodge charger se desgastarem com apenas alguns milhares de quilômetros de serviço, um problema que a chrysler garante ter resolvido.
e então quem venceu?
os números dos fords foram interessantes, especialmente para veículos que entram em produção daqui a um ano, mas apenas em dirigibilidade, não em velocidade. considerando-se que não podem ser comprados agora, diríamos que a ford não pode se candidatar ao pódio, mas com certeza pode afirmar que sabe o que os policiais querem em suas viaturas.
a chevrolet (ou a holden…) por outro lado, produziu uma bela viatura que deixou para trás o dodge e o ford. se tivéssemos a tarefa de encomendar as viaturas da agência jalopnik de combate aos malfeitores, o caprice seria a escolha natural por sua velocidade, aceleração e espaço interno. diríamos aos policiais que se acostumem com a alavanca de câmbio tradicional (estando na jurisdição jalopnik, vão usar um manual) e treinar para o rali anual de caridade (sério, seria ótimo para drifts, com a tração traseira do monaro).
a própria gm cantou vitória, desconsiderando o ford police interceptor, que na versão 4x4 parou em um espaço menor e na versão biturbo foi quase um segundo mais rápido que o caprice. limitaram a concorrência apenas ao charger e o matusalênico ford crown victoria, cujo tempo de volta foi pior até que o do suv chevy tahoe.
mas considerando as limitações do mundo real, os hábitos enraizados dos policiais e o olhar dos tiras mais jovens para o visual malvado do charger, suspeitamos que o vencedor aqui seja o dodge. já podemos esperar ver mais chargers nas ruas com homens e mulheres de azul que crown vics.
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vale frisar a robustez desses veiculos, muitos possuem 2 tanques de gasolina, suspensão modificada e inquebravel, assim como buchas bieletas e braços de suspa, tudo pra aguentar o pau sem problema… não sei esses moderninhos ai
tem tudo isso aí.
olha o bicho aí.