Como definir tamanho de válvulas no cabeçote
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olá pessoal. não sou muito de postar no fórum pois ainda possuo pouco conhecimento técnico sobre preparação de motores. mas sempre acompanhei alguns debates de excelencia aqui no preparados e que me fizeram entender muitas coisas.
minha dúvida está relacionada com preparação de cabeçote, mais especificamente sobre a definição do tamanho de válvulas de admissão e escape em um motor turbo. no caso, o cabeçote é dohc 16v, com válvulas de admissão 22.5mm e 20mm no escape. o motor é o 1.0 16v turbo original da vw do gol e parati. o motor tem upgrade de k16, escape, bicos, ic, etccc…com aproximandamente 208 hp roda...mas cabeçote ainda original...
assim, como determinar o quanto aumentar nas válvulas de admissao e escape? consequencias é como a fábrica chegou nessa relação entre admissão e escape? porque se costuma aumentar apenas válvulas de escape em motores ap turbo?? existe algum cálculo pra isso???
agradeço a contribuição de todos.
abs
adriano.
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by the way, o carro de adriano é fooooda, lindo e muito bom de andar
vlw rafones você sumiu hein andei melhorando o carro desde aquele tempo…devagar e sempre.
me passa seu contato do msn
abs
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by the way, o carro de adriano é fooooda, lindo e muito bom de andar
vlw rafones você sumiu hein andei melhorando o carro desde aquele tempo…devagar e sempre.
me passa seu contato do msn
abs
fala adriano, beleza?
pois é, to sem carro, só de moto agora. to desempregado, aí já viu né… as coisas apertam... mas marcando eu apareço
meu msn: [email protected]
seu gol é a minha referência, ainda vou ter um igual hehehe
abração cara
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valeu rafones vamos marcar então o carro tá bem legal
vou te adicionar. nos falamos por la.
abs
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em carro aspirado adriano eu acho que seria viavel talvez nao sei um proporcional aumento das valvulas, digo talvez pq não sei mesmo…
no caso do sobrealimentado, eu particularmente acho inviavel, trabalharia o de praxe dutos sedes guias e claro um bom par de comandos pro turbo entrar mais cedo, ou render melhor em alta, enfim...
minha opinião.
abs
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em carro aspirado adriano eu acho que seria viavel talvez nao sei um proporcional aumento das valvulas, digo talvez pq não sei mesmo…
no caso do sobrealimentado, eu particularmente acho inviavel, trabalharia o de praxe dutos sedes guias e claro um bom par de comandos pro turbo entrar mais cedo, ou render melhor em alta, enfim...
minha opinião.
abs
leonardo, obrigado pela resposta.
me parece que para um motor turbo seria interessante privilegiar o escape, ainda mais quando passa por aumento da vazão de ár pela substituição de alguns componentes. só não sei como o pessoal clacula o aumento das válvulas para adequar isso, pode ser na prática isso, mas também não sei. talvez tenha alguma relação com o tamanho do duto etcc..
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conselho ?
baixa um destes simuladores como dino2003 ou semelhante e bota os dados do motor… depois vai brincando com os tamanhos que podem caber lá... é o melhor que vc faz pra saber o resultado...porque muda a rotaçao de torque, de potencia além deles em si... ai casando com o que tem de taxa, turbina, etc fica um tuning na acepção da palavra
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conselho ?
baixa um destes simuladores como dino2003 ou semelhante e bota os dados do motor… depois vai brincando com os tamanhos que podem caber lá... é o melhor que vc faz pra saber o resultado...porque muda a rotaçao de torque, de potencia além deles em si... ai casando com o que tem de taxa, turbina, etc fica um tuning na acepção da palavra
boa idéia over. vou tentar simular isso.
abraço
adriano