Sonda wideband no lugar da original - hardware performance
-
deixar a sonda fazendo correção o tempo todo é pedir pra ter dor de cabeça na certa. ela não dura eternamente, e por vezes pode acontecer do sinal dela indicar mais rico do que efetivamente está, com isso o módulo corrige no sentido de empobrecer a mistura e bum, seu motor já era.
usar ela para acertar o mapa é coerente, mas deixar correção funcionando a plena carga, ou ainda pior, com pressão de turbo, é bastante arriscado.
num é possível ajutar ele para hot só acrescente combusta???? olha emu carro com central original a widba tira e colcoa combusta em alta e é um dos carros que menos se ve quebrado é golf 180 bosch 7.5.1
-
só nao pode se esquecer que o modulo do golf é feito nativamente pra ler com precisão toda faixa de leitura precisa da sonda wide com ou sem pressão positiva, uma central de gol mi iaw avp/avb , nao iria usufruir a leitura de uma wide(isso se a injeção dele nao for monoponto), ele lê a grosso modo, a central só entende se esta rico ou pobre, se uma wide injetar um sinal de mistura mais ou menos pobre, a central com certeza entedera como apneas pobre, e ela nao foi feita pra fazer leitura com o map dando erro na central por conta de pressão positiva que faz a central entrar em recovery.
ainda arrisco a dizer que nem remapeando ela é possivel conseguir um bom proveito da wide porque a central não tem resolução pra isso, uma avp tem 8bits a do golf/audi/passat e tals tem 16bits, já esse gerenciador de bico auxiliar ai deve ter sido projetado para interpretar toda a faixa de leitura da wide.
mas concordo plenamente que é arriscado deixar a fase turbo ser gerenciada somente pela sonda, a sensibilidade é altissima, na central do mi para vc ter uma ideia o fio q vai da sonda passa pelo chicote até a central tem uma blindagem envolta em todo o percurso do chicote pra nao pegar interferencia da bobina de ignição cabo de vela alternador etc…, imagina uma parada adaptada? um osmar(osmarcontato) o bico simplismente para de pulsar ja que ele é corrigido somente pela sonda. esse gerenciador tinha q ler a pressão positiva ter uma regulagem pra pulsar o bico dando um poukinho de exesso e a sonda fazer o acerto fino corrindo o exesso, ai sim ia ficar 10 tipo um digipulse com entrada pra sonda heheheh ia ser da hora
-
ae pessoal, obrigado pelas respostas pelo que li no manual , voce determina o valor que deseja que a sonda vá ficar, pode ser ligado na bancada principal, ou só no bico suplementar e o tunig master corrige para o valor desejado. tem-se a opção de desliga-lo a qualquer momento. penso que pode ser útil liga-lo somente no inverno por exemplo. mas tenho medo dele corrigir um excesso com uma falta também….
mas com relação a sonda, será que instalo outra sonda para instalar um hallmeter wide, ou esta da hardware que substitui a original..???
-
instala outro, esse aparelho da hardware é muito novo e mal foi testado…
recomendo um odg raptor ou se tiver mais grana uma fueltech
curiosidade: tenho um sério problema de fixação da minha saída de escape. coisa de 2 semanas ela está solta. eu percebo isso quando a lenta de lambda 1,05 começa a ir a 1,2 - 1,25 lambda o que é mto bizarro...
isso na verdade é erro de leitura devido ao vazamento no escape... imagina se minha injeção comandasse a faze turbo pelo valor da sonda...
-
a sonda lê o que já aconteceu (mistura que foi admitida, queimada e saiu pelo escape)…como diabos ela vai adivinhar o que será a proxima condição é (se vc ta de pé no fundo e alivia ou vice versa)... por isso na central me7 existe uma curva de calibração e uma curva de meta que ambas devem ser parecidas... ou da um monte de merda se deiar apenas a de meta pra aquilo que vc quer...
-
a sonda lê o que já aconteceu (mistura que foi admitida, queimada e saiu pelo escape)…como diabos ela vai adivinhar o que será a proxima condição é (se vc ta de pé no fundo e alivia ou vice versa)...
over
para as motos tem uma injeção paralela ao módulo q tenta fazer isso
é 1 tal de auto tune da power comander
vem c uma wide junto e promete deixar a mistura ideal em todas as faixas
http://www.powercomm…r_autotune.aspx
eu comprei o modelo comum e tentarei regular/tropicalizar minha ninja.
-
o ve analize live da megasquirt tem essa opção de fazer o acerto do mapa de injeção usando a leitura de sonda, e efetivamente funciona. vc seta um mapa alvo de lambda e ele corrige conforme o mapa.
o software até permite que você deixe a correção pela sonda funcionando com pressão de turbo, mas eu não acho seguro fazer isso não, mesmo com wide. já mandei duas pra vinagre, e em ambos os casos o controlador dela (innovate ou odg) acusa mistura rica…
-
overspped tirou as letras do meu teclado eehehhehehe, um sistema mapeado é totalmente funcional além de ser inteligente e processado, no caso da megasquirt eu confio de olho fechado eu pago pau bunito pra ms, curioso o que overspeed falou, me encuquei aki, num sistema sem ser mapeado, com pe no fundo no primeiro instante ele vai dar falta e vai corrindo ja que ele le o que ja aconteceu, talves ate consiga se acertar apos alguns segundos de pe em baixo, mais numa desaceleração prolongada a sonda vai marcar pobre direto, imagina como vai ser essa correção em um sistema nao mapeado, que nem eh ligado em um sensor borboleta pra saber que esta em desaceleração? vai dar calcio hidraulico de tanto que vai tentar corrigir a mistura pobre da desaceleração uiaeheauiheauiaehiuaehaeiuhaeuaehiaeuaeuh.
o ricardo to querendo injetar uma rd350 que eu to restaurando com a mini ms , so a parte da injeção, a ignição vou deixar original mesmo, mais eu tenho uma duvida cruel, ela por ser 2 tempos nao gera vacuo na admição igual um 4t, como que eu vou me basear pra fazer o mapa é tem alguma noção?
-
não é nem essa a questão… vc afunda o pé... a mistura fica pobre, a injeção suplementar lê a sonda e corrige, mas ela corrigiu a necessidade de combustivel para a aquela rotação e pressão, no proximo instante tereá outra pressão...e outra rotação... mesmo qdo estabilizar a carga (pressão) sempre terá pelo menos uma nova variável que é rotação..por isso nunca vai ficar certinho... ta sempre correndo atrás do prejuízo... é a diferença do funcionar...funciona pro pensado e projetado de acordo com o que a teoria pede pra evitar problemas a médio e longo prazo .
qto a rd, a maioria das motos não tem vácuo estável e por isso usam alpha-n (pela posição da borboleta igual tipo monomotronic)..da pra acertar muito bem um motor aspro assim.