Bmw 767: o prodígio que foi deixado de lado
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conhecido internamente pelo codinome goldfish (peixe dourado), o 767 - com um impressionante motor v16 de 6,7 litros - poderia ter transformado em realidade o sonho da bmw de superar a mercedes.
o fabricante bávaro dispensa apresentações. sua reputação é forte o bastante. seja um não tão caro série 1 ou uma 760 completa, todo bmw esbanja capacidade de proporcionar prazer ao dirigir.
e essa reputação consolida-se cada vez mais, até começarem as comparações com a mercedes. essas duas estão na área há um bom tempo, mas a bmw não conseguiu tomar a coroa de seu inimigo da estrela. claro, a maioria das pessoas admite que os carros bávaros tendem a ser mais esportivos, mas quando o assunto muda para luxo e prestígio a mercedes às vezes acaba no topo.
idealizado no fim dos anos 80 pelo dr. karlhienz lange e dois colegas, o 767 foi um carro conceito baseado na então novíssima série 7 e32 750i/750il. embora não houvesse nada de errado com o v12 de cinco litros e 300 cv, o novo motor era simplesmente arrasador. o entusiasmo de seus criadores era tanto que o primeiro protótipo do v16 estava pronto e funcionando em um dinamômetro apenas seis meses depois da ideia inicial.
fundido em alumínio, o v16 era, na verdade, o v12 citado anteriormente com quatro cilindros a mais, uma central eletrônica bosch dmw reprogramada (que o tratava como dois oito-em-linha separados) e um sistema de refrigeração instalado no porta-malas por ser maior que o do motor doador. apesar de todo esse volume extra, o carro pesava apenas 60 kg a mais, enquanto a potência foi elevada para 408 cv e o torque para 63,73 kgfm.
não foi surpresa alguma quando ele atingiu 100 km/h em apenas seis segundos e alcançou a velocidade máxima de 280 km/h. ainda me pergunto por que esse carro não foi produzido. uns dizem que foi o alto consumo de combustível. eu digo que é uma vergonha que ele tenha sido apenas um segredo bem guardado.
crédito das fotos: gavin farmer/bmw car
se a bmw tivesse produzido mesmo esse motor em série, o w126 e o w140 estariam em maus lençóis. pena que isso não tem mais espaço hoje, já que é muito mais fácil meter duas turbinas…
p.s.: tirei as fotos pq quando clico em criar novo tópico , o fórum acusa erro.
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pelas fotos ali não passa de um 740i com o v16… acho esse conceito estranho principalmente qndo o sistema de arrefecimento fica no porta malas...
também achei estranho isso mas não dá pra querer muito de um protótipo que foi feito em 6 meses. se fosse hoje era fácil fazer caber tudo embaixo do capô.