Motorização em chevette?
-
eaew galera mais um topico pra esclarecer algumas duvidas, sobre qual motor irei utilizar, entrei em contato com o preparador que sempre faz os serviços de meu tubarão e ele levantei a seguinte questão qual motor gm utilizar?
ambos motores serão acertados para funcionar somente a alcool.
gm 2.0 8v
motor: 4 cilindros, 8v, 1998 cm3, 127cv a 5 200 rpm, 19,6 mkgf a 2400 rpm
gm 2.0 16v
motor: 4 cilindros, 16v, 1998 cm3, 136 cv a 5400 rpm, 19,2 kgfm a 4000 rpm (essas especificações foram a gasolina pois não achei a alcool)
pra mim um motor 16v o acerto é mais fino ou seja é melhor que o 8v, mas é só minha opinião, só que o preparador me disse que o custo do motor 16v é bem mais caro portanto ele acha mais conveniente montar um 8v (será por que ele tem um disponivel para venda), a pergunta que num quer calar pra manter um motor 2.0 16v, e bem mais caro que o 8vó
-
o novo motor da família gm 8v agora tem acionamento de válvulas c rolete no comando…............famoso rocam
hj tem 140 cvs no álcool e 127 na gasolina (tenho astra 2011 c ele.....beberrão p carai mas dá 210 na reta.)
entre 8v de 140 e 16v c 136........prefiro o 8v
-
olá enio,
cara, o motor 16v vai sempre gerar mais potencia, ter o rendimento mais linear e funcionamento mais liso , mas em contrapartida vai ter a manutenção mais cara, pelo maior numero de peças, peças mais complexas, etc…
no caso dos motores gm 2.0 8v(c20ne) e 2.0 16v(x20xev), os cabeçotes são cambiáveis, então vc pode comprar um motor gm 8v e depois de um tempo, caso ache necessario, troque apenas o cabeçotes.
na minha opinião, se vc pretende mexer no motor, etc... iria de 16v, que vai ter um limite e uma potência inicial acima do motor 8v (ok, nos novos 2.0 a potência é de 140hp).
abraço e boa sorte.
-
qual vai ser o uso do carro?
sabendo isso fica mais facil da palpites sobre qual motor usar.
abrazzz
-
qual vai ser o uso do carro?
o uso de meu carro vai ser misto rua e pista
assim eu colocar o motor vou trocar as rodas 17 e por umas 15 ou 14 mais larga.
inicialmente eu poderia colocar um comando mais agressivo, qual angulação pra ele num ficar mto beberrão?
o cabeçote 2.2 do omega 8v será que melhora em alguma coisa? pois tem um aki facim
no futuro vou colocar um kit mortandela pra mim rodar com 1.2 ou 1.5 de pressão (isso se já não sair la doi preparador com isso)
-
fala enio,
pra pista, vá de rodas 15 ou 16, pois tem slicks com facilidade (copa clio: slick 185/15 e copa linea: 235/16 ), as 17 ja dificultam o uso pelo tamanho.
um comando entre 260º-272º com algo em torno de 9 de levante vai te dar um rendimento bom, ideal no cabeçote ainda original.
cabeçote de omega 2.2 não muda nada, é o mesmo dos 2.0.
kit mortadela com 1.2-1.5? pra montar um carro de rua/pista com isso é altamente recomendável um jogo de forjadinhos.
abraço
-
no seu caso eu colocaria um 8v mesmo…
mais barato, mais força em baixa, ainda mais que vc vai andar com rodas 17 ... se fosse um carro só pra pista, ou alguma coisa que fosse pra andar sempre com pé em baixo ai sim um 16v ia falar mais alto...
um 8v com um turbo em cima fica muito divertido...
-
um comando entre 260º-272º com algo em torno de 9 de levante vai te dar um rendimento bom, ideal no cabeçote ainda original.
kit mortadela com 1.2-1.5? pra montar um carro de rua/pista com isso é altamente recomendável um jogo de forjadinhos.
abraço
o 8v tem arrancada mais rapida do que os 16v depois que embala os 16v andam mais. eu ainda assim iria de 8v, faria um retrabalho no cabeçote pra melhorar o fluxo e seria feliz
vlw galera pelo esclerecimento, mas como não fiz a compra ainda tenho akla portabilidade de fazer as escohls certas pra dpois num fazer m***
1º pegar um motor 2.0 8v de preferênçia esse 2010 com 140cv (ou pode ser um mais antigo?)
combustivel alcool, já montar ele com um comando (com bom custo beneficio, beba pouco e ande bem, mas que já aceite o turbo)
qual angulação vcs recomendão?
desde ja grato
-
po enio, eu ficaria longe dos novos pelo preço, e como é um motor com comandos roletados, tem pouca coisa no mercado pra ele na parte de cabeçote, até mesmo algumas originais são bem caras. acho que o 8v comum é a melhor opção pra vc.
para usar alcool, vai nos 8v flex, que ja tem taxa de compressão bem proxima do ideal, quando for turbinar é só comprar os pistões pra ter menos taxa.
comando é uma coisa complicada, a unica maneira de ter bom rendimento e economia, é com comandos variaveis, mas os gm 2.0 não utilizam isso, então a proposta seria rendimento melhor (não espere milagres) e consumo pouco pior, cavalo que anda, cavalo que bebe, não tem jeito. algo até 270º de duração com até 7,5 de levante (nos f2 isso ja é um levante razoavel) vai dar uma acordada legal no motor e ainda poderá ser utilizado no projeto turbo.
um leve retrabalho de cabeçote é sempre bem vindo.
abraço
-
se for procurar comando, ja monte o turbo, comando de turbo é bom no turbo, comando de aspirado é bom no aspirado….o trabalho de um é em um tipo de valvula o outro nas outras......vc quer pra turbo, trabalhe fortemente nas de escap, so nao eskeca de um trato nas de admissao
-
algo até 270º de duração com até 7,5 de levante (nos f2 isso ja é um levante razoavel) vai dar uma acordada legal no motor e ainda poderá ser utilizado no projeto turbo.
abraço
amigão eu hj to um motor de chevette 1.7 turbo com 0.8kg de pressão, qdo eu piso forte ele faz 5 - 6 km/l, isso com 150 - 160 km/h, ou seja num é uma velocidade alta, eu com um motor desse no alcool e um comando com uma graduação maior, ele vai consumir parecido com meu chevette e andar muito mais?
-
se for procurar comando, ja monte o turbo, comando de turbo é bom no turbo, comando de aspirado é bom no aspirado….o trabalho de um é em um tipo de valvula o outro nas outras......vc quer pra turbo, trabalhe fortemente nas de escap, so nao eskeca de um trato nas de admissao
eu pretendo colocar um turbo só que mais pra frente um pouco, primeiro que colocar oi moto com um up grade nele, e dpois coloco um turbo e forjo, antes tenho que preparar tudo pro turbo, freio, suspenção caixa de marcha e diferencial ai qdo tiver com isso tudo pronto boto o kit mortandela. acho que esse kit vai sair la pro ano que vem
-
se vai montar turbo, vai de 16v, rende absurdamente mais a ponto de compensar a maior manutneção, foge do 8v com 127 e 140cv porque são flex com taxa alta (11,2) e impedem que vc use mais pressão do que uns 0,7bar a menos que troque os pistões pela versão gasolina (9,2 ou 9,6).
eu iria além, compra um 2.2 16v de vectra, tem 138cv (apenas 2 a mais que o 2.0) porém um caminhão de torque em baixa e ainda rende mais turbinado porque é um motor subaproveitado originalmente. e de quebra custa igual ou até menos que um 2.0 16v por ter sido fabricado amis tempo
-
galera muito obrigado mesmo pelas dicas.
o motor agente (nois do forum), vai decidi juntos, ai ja levo a ideia pronta pra um preparador… e ele que se vire.
detalhe moro numa cidade de 7mil habitantes e o unico preparador que conheço está a uns 450km dki, e ele quem turbinou e acertou meu chevette se alguem de voce conhecer mais algum no recife, fortaleza, natal, caruaru, entre outras no nordeste.
-
algo até 270º de duração com até 7,5 de levante (nos f2 isso ja é um levante razoavel) vai dar uma acordada legal no motor e ainda poderá ser utilizado no projeto turbo.
abraço
amigão eu hj to um motor de chevette 1.7 turbo com 0.8kg de pressão, qdo eu piso forte ele faz 5 - 6 km/l, isso com 150 - 160 km/h, ou seja num é uma velocidade alta, eu com um motor desse no alcool e um comando com uma graduação maior, ele vai consumir parecido com meu chevette e andar muito mais?
enio, isso vai depender da montagem/acerto do seu motor, quanto ele rende, injetado/carburado, escalonamento das marchas… tudo isso influencia no consumo/desempenho. um gm f2 8v com comando leve/alcool/taxa do flex/bom acerto deve render um pouco menos que o seu 1.7t e ter um consumo melhor. no 16v e a mesma preparação vai ter quase a mesma potência do seu 1.7t, mais potência que o 8v ainda com bom consumo(melhor que o 1.7t). quando for turbinas a mudança, como ja foi citata, é a troca dos pistões para baixar a taxa.
se vai montar turbo, vai de 16v, rende absurdamente mais a ponto de compensar a maior manutneção, foge do 8v com 127 e 140cv porque são flex com taxa alta (11,2) e impedem que vc use mais pressão do que uns 0,7bar a menos que troque os pistões pela versão gasolina (9,2 ou 9,6).
eu iria além, compra um 2.2 16v de vectra, tem 138cv (apenas 2 a mais que o 2.0) porém um caminhão de torque em baixa e ainda rende mais turbinado porque é um motor subaproveitado originalmente. e de quebra custa igual ou até menos que um 2.0 16v por ter sido fabricado amis tempo
tbm sou a favor do melhor rendimento, em um 16v vc consegue mais potência com menor pressão, o 16v é um motor muito amarrado de fabrica, com o mesmo nivel de preparação ele vai sempre render mais que o 8v alem de ter um limite muito acima do 8v.
de qualquer maneira, um bom acerto/montagem é essencial pro sucesso do projeto, ter um bom preparador por traz disso é o primeiro passo, pois de nada adianta ter um blueprint ótimo mas ninguem com competência para executa-lo. vc vai gastar fortunas e não vai ter um carro bem acertado/montado, rendendo menos, bebendo mais e até quebrando mais, o acerto/montagem é a alma de toda preparação.
abraço e boa sorte.
-
desculpa desvirtuar o topico do amigo.
overspeed preciso dos seus contatos, tenho um cliente pra vc….
abracao
wagner luis
-
vai de 16v. só nessa joça de lizarb que 16v é caro.
pra começar, um cabeçote 16v as vezes tem muito mais fluxo que um 8v preparado e é como o pessoal já disse, original já é mais potente e eficiente.
sobre ser mais frouxo em baixa, o gm 2.2 passou a essa cilindrada justamente pra aumentar o torque.
-
que bom galera que a discussão esta indo no rumo que eu esperava qual o melhor custo beneficio.
desde já obrigado a todos que estão colaborando.