Identificar barulho no motor?
-
boa noite colegas,
meu santanão começou a fazer um barulho no motor, e não sei identificar se é regulagem de válvulas do cabeçote ou se é rajado vindo da parte de baixo do motor.
é um ap 1.8 gasolina 1990 std rodando com álcool e 1kg de pressão. ele está com 200.000km e andando turbo a 1 ano.
antes de eu turbinar eu desmontei o motor pra trocar as juntas e dei uma espiada nas bronzinas, que estavam boas, sem riscos nem queimadas. os pistões estavam sem folgas e a camara sem risco algum. nem mexi em nada. o cabeçote é tucho mecânico e passou por uma revisão completa, trocando retentores de válvulas e fazendo assentamento.
eu uso o carro todo dia pra ir pro trabalho, mas não fico fazendo presepada na rua. não apareceu depois de esmerilhar o carro ou uma puxada forte.
nessa semana o barulho começou. parece barulho de tucho descarregado, e escuto ele principalmente em rotação baixa e média e carga alta. não escuto na lenta e nem quando vem pressão, provavelmente pelo barulho do escape e da turbina.
e aí, existe alguma dica de como identificar se o barulho tá vindo da regulagem das válvulas ou das bronzinasó
abraços
-
dê umas tuchadas no acelerador.
barulho de valvula costuma ficar constante. rajada costuma fzer somente na acelerada e parar quando solta o acelerador.
-
boa noite colegas,
meu santanão começou a fazer um barulho no motor, e não sei identificar se é regulagem de válvulas do cabeçote ou se é rajado vindo da parte de baixo do motor.
é um ap 1.8 gasolina 1990 std rodando com álcool e 1kg de pressão. ele está com 200.000km e andando turbo a 1 ano.
antes de eu turbinar eu desmontei o motor pra trocar as juntas e dei uma espiada nas bronzinas, que estavam boas, sem riscos nem queimadas. os pistões estavam sem folgas e a camara sem risco algum. nem mexi em nada. o cabeçote é tucho mecânico e passou por uma revisão completa, trocando retentores de válvulas e fazendo assentamento.
eu uso o carro todo dia pra ir pro trabalho, mas não fico fazendo presepada na rua. não apareceu depois de esmerilhar o carro ou uma puxada forte.
nessa semana o barulho começou. parece barulho de tucho descarregado, e escuto ele principalmente em rotação baixa e média e carga alta. não escuto na lenta e nem quando vem pressão, provavelmente pelo barulho do escape e da turbina.
e aí, existe alguma dica de como identificar se o barulho tá vindo da regulagem das válvulas ou das bronzinasó
abraços
acho que tá rajando rotação media, e carga alta…
-
boa noite colegas,
abraços
barulho no cabeçote tem a frequencia baixa, metade da rotação. barulhos na parte de baixo tem frequencia mais alta, igual a da rotação.
barulho no cabeçote é tipo tec tec tec, nos casquilhos é mais pra toc toc toc hehehehe essa foi uma boa descrição
-
pode paracer doidice, mais ja colocasse uma mangueira no ouvido e outra ponta nas partes do motor?
-
dá pra fazer com uma chave de fenda grande tb. dobre a orelha fechando-a e encoste nela o cabo da chave. só ir apoiando em partes que sejam bem fixadas no bloco para escutar.
também dá pra ir desligando os cabos de vela 1 a 1 ( muito cuidado para não tomar choque ). normalmente os mancais não rajam todos de uma vez, a não ser q foi por falta de oleo.
-
eu já fiz esse esquema com a chave de fenda. não escuto nada em marcha lenta.
tentei apoiando na tampa de válvulas, no cabecote junto das velas em todos os cilindros, no bloco junto da bomba dágua e em todos os pontos próximos que encontrei. não escutei nada.
só escuto os injetores pulsando.
o barulho só vem com carga mesmo.
vou tentar depois o esquema de desligar os cabos de vela. fogo é que moro em condomínio e já fui alertado por ficar acelerando o carro na garagem. vou ter que ir lá fora pra fazer esse teste.
uns colegas de trabalho estão achando que é folga no pino do pistão, pois realmente o barulho é um tec tec e não grosso tipo toc toc.
de qualquer jeito só semana que vem, viajo amanhã. na pior das hipoteses eu desmonto o motor inteiro até achar o maledito.
abraços
-
oxe… se com carga num tem barulho, é bem provavel que seja pino de pistao mesmo... o meu carro tava assim, ao desacelerar com motor solto o tec tec vinha forte... mais acelerecndo era tanquilo
-
putz luis, se for pino de pistão, toma cuidado. melhor parar o carro até q vc consiga desmontar.
imagine se escapou uma das travas. aí o pino desloca e esfrega na camisa, dá um cavuco nervoso, não tem retífica que resolva. tem que encamisar o bloco… (aconteceu aqui com o voyage de um camarada...)
-
criei coragem e desmontei o motor.
foi um sufoco pra tirar ele do carro. tirei coletores, cabeçote, arranque e todos os perifericos, deixando apenas o bloco montado e chamei um amigo pensando que dava pra erguer no braço em 2 mas não teve jeito, acabou tendo que sair por baixo do carro. ainda bem que o santana tem espaço até pra isso no cofre.
cabeçote perfeito, nada nos pistoes, aneis e pinos.
aparentemente está tudo ok, somente as bronzinas mesmo que estão desgastadas, mas as 4 muito parecidas. o vira está perfeito, sem riscos.
já que abri, vou mandar brunir os cilindros, polir o vira e trocar os aneis, brozinas de biela e mancal, aproveitar e trocar a bomba de agua e colocar o sensor de rpm dos flex na flange do virabrequim.
o único problema é que não estou conseguindo soltar a polia do virabrequim. 3 dos 4 parafusos torx estão com a cabeça espanadas e o parafusão do centro está beem engripado. já joguei wd40 umas 10 vezes, dei marretada na cabeça dele e joguei meu peso todo numa chave com braço de 50cm e nada dele ceder.
tem alguma dica pra soltar esses parafusos?
foto das bronzinas:
uploaded with imageshack.us
abraços
-
quando eu parti um pistao (turbo) eu comprei uma unidade usada (tava morto de grana) e ele estava riscado nos lados assim como o seu.
ficou canecando bunito, tec tec infernal quando estava sem carga ou desacelerando, ai nem liguei…
até q um dia apareceu pra mim um jogo de ap mi com aneis com 20mil rodados apenas, ai comprei, mandei abrir e troquei so os pistoes, pinos e aneis
zerou tudo.
se vc vai mandar brunir, é pq as paredes devem esta gasta, entao deve pegar sobremedida, e ja que vai trocar aneis eu trocaria os pistoes e os pinos é barato e enche o saco
alias, eu nem bruniria... passava uma lixa e mandava um jogo de pistoes novinhos + aneis, garantia de nao aperreio... pra vc ter ideia, consegui em sp o jogo de mi com pinos e aneis por 60 merréis... ainda tehno o contato do cara de quizer...
-
criei coragem e desmontei o motor.
foi um sufoco pra tirar ele do carro. tirei coletores, cabeçote, arranque e todos os perifericos, deixando apenas o bloco montado e chamei um amigo pensando que dava pra erguer no braço em 2 mas não teve jeito, acabou tendo que sair por baixo do carro. ainda bem que o santana tem espaço até pra isso no cofre.
cabeçote perfeito, nada nos pistoes, aneis e pinos.
aparentemente está tudo ok, somente as bronzinas mesmo que estão desgastadas, mas as 4 muito parecidas. o vira está perfeito, sem riscos.
já que abri, vou mandar brunir os cilindros, polir o vira e trocar os aneis, brozinas de biela e mancal, aproveitar e trocar a bomba de agua e colocar o sensor de rpm dos flex na flange do virabrequim.
o único problema é que não estou conseguindo soltar a polia do virabrequim. 3 dos 4 parafusos torx estão com a cabeça espanadas e o parafusão do centro está beem engripado. já joguei wd40 umas 10 vezes, dei marretada na cabeça dele e joguei meu peso todo numa chave com braço de 50cm e nada dele ceder.
tem alguma dica pra soltar esses parafusos?
foto das bronzinas:
uploaded with imageshack.us
abraços
**hehe ja tirei foi muito no braço ate comprar minha girafa um de cada lado mais um na frente pra desencaixar do cambio kkkk na epoca os braços seguravam a onda legal só reclamava quando era algum chevet kkk puts ali pesa pacas .
pra limpar o bloco use car 80 + easy off que fica tudo zero a quimica dele deixa tudo no aço some todas sujeiras de carbonização aqui só uso ele .
se puder monte com bronzinas clevite ou ks e aneis perfect cicle que aguentam bem mais potencia .
desejo sorte no novo motor
abs rfc**
-
boas novas,
levei na retífica e vai continuar tudo stardand. só polir o vira e brunir os cilindros. a folga está em 0,06 ainda.
aí já negociei um jogo de pistoes + bielas do a3t, essas que teoricamente são da mesma medida dos ap1.8 porém aguentam um pouco mais de pressao. com isso minha taxa deve ir pra 10 a 10,5:1 e aí vou ter uma resposta um pouco melhor na fase aspirada com alcool, além de economia de combustível.
consegui também um intercooler do a3t, que acho que vai caber direitinho atras da grade, ao lado do radiador.
se der tudo certo não vou ficar tanto tempo com o carro desmontado.
abraços