[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
-
sim, são essas duas. atualmente estou usando a techrace e abertura de velas de 2,1mm.
com relação as velas diretas x resistivas vc usou o raciocinio inverso, mas a filosofia é essa mesmo: a energia a mais não é produzida, mas a energia de menos é que é desperdiçada. essa relação de compromisso ocorre devido a menor produção de ruidos,
porem, no propri catalogo da ngk existe um grafico generico de uma instituição francesa que normatiza esses veiculos, chamada cispr
http://en.wikipedia.org/wiki/comité_international_spécial_des_perturbations_radioélectriques
e nesse grafico genérico a ngk mostra que os valores de ruido medidos usando velas diretas e cabos resitivos/supressivos ficariam abaixo do limite determinado pela cispr. rodei usando velas diretas nos 3 carros gm que mencionei, e em 2 gols que possuí. nos gm s rodei tanto com eles originais como com as 2 ignições, nos gols eu só rodei com eles originais, na epoca eu nao conhecia as ignições.
e nunca tive nenhum problema sequer com acessórios, tais como som ou gps, e tb nunca houve nenhum erro ou sintoma de problemas de funcionamento.
isso me leva a crer que é possivel usar velas diretas em carros injetados quer seja com as ignições originais ou com ignições de alta potencia, mas infelizmente não testei em outras marcas/modelos.
-
rsrsrs já tinha me prometido a não responder mais a tópicos relacionados a cm… porém.... o sistema de centelha perdida é tão falado pq para quem não sabe.... a explosão se apaga assim que se choca com as paredes do cilindro… (isso já foi comprovado com fotos da câmara de explosão) e é ai que a segunda centelha tem o seu papel fundamental queimando o restante dos gases não queimados na primeira centelha, idependente dos míseros microsegundos da centelha longa e forte.... isso sim evita a carbonização do motor, lógico que o aproveitamento desse sistema não tem efeito em giros mais altos do motor, mas quem é que anda sempre acima de 3.000 rpm…
agora para ilucidar a falta de sentido na afirmativa de centelha mais longa e eficiente do mercado, vamos aos calculos:
1 segundo equivale a 1.000,000 de microsegundos
vou me basear no meu motor em uma velocidade do pistão de 20m/seg = 20.000 mm/seg
o curso do meu vira é de 90mm
diante disso e falando de um motor de ciclo-otto teremos a fase de admissão, compressão, expanção e escape... na fase de expanção é onde teremos efetivamente a força cinemática gerada pela explosão dos gases originados pela centelha que se dá entre o final da fase de compressão com a da expansão dependendo do grau de avanço utilizado( espero que os fans da cm não me venham falar que a centelha é na fase de escape como da outra vez e tenha que explicar o que é e o que faz o avanço do ponto...)
diante dessas informações… podemos concluir que necessitaríamos de uma centelha capaz de se manter acesa durante toda a fase de expansão do ciclo para ter 100% de aproveitamento, então o que nos interessa é saber o tempo de uma descida em 90mm… regra de 3...se em 1.000.000 microseg o pistão percorre 20.000 mm em quantos microsegundos vai percorrer 90mm? resp 4.500 microsegundos... será que a centelha tem tempo suficiente para durar antes da explosão se apagar nas paredes do cilindro? pois no mínimo para ser melhor que as outras ela deveria ser capaz de gerar uma centelha que durace após o choque...
em relação aos trechos em negrito, não é exatamente assim: quando ocorre a troca de calor da chama com as paredes com a extinção da chama como vc mencionou, ela já se propagou. neste caso a combustão foi normal e não houve missfire, e se ocorreu missfire foi de forma parcial e a vela nada mais pode fazer, isso se chama variação do ciclo otto e é uma limitação natural, infelizmente, do ciclo, onde nem tudo é aproveitado sempre. prosseguindo, se ela se apagar na periferia da camara portanto longe da vela como vc mencionou, na circunvizinhança da vela a mistura já queimou e torna-se inerte, não adiantando outro disparo. a finalidade do multispark é fazer com que a chama se propague numa combustão que ainda não aconteceu, forçando-a a acontecer.
o outro ponto, que está associado com o que eu disse no paragrafo acima: se a chama se propagar, não precisa mais de centelha. sendo assim, não há a necessidade do disparo perdurar até 100% do curso de descida. o que seria muito bom fazer sempre era manter a centelha desde o avanço imposto pela ie original do carro, até o pms, o ideal seria que fosse sempre assim. isso significa algo na casa de 6º a 40º do virabrequim, depende do mapa de avanço original do carro. na pratica isso é complicado e demanda muita energia do sistema de ignição manter um disparo continuo de 2ms na lenta, por exemplo.
é por isso que ao inves de fazer uma ignição com a tensão muito alta, seria melhor aumentar o valor do capacitor, pq a duração da centelha não está associada a tensão mas sim está associada ao valor do capacitor em uf, quanto mais uf melhor, e ter mais tensão não necessariamente é o melhor.
isso se chama variação do ciclo otto e é uma limitação natural, infelizmente, do ciclo, onde nem tudo é aproveitado sempre.
não preciso acrecentar mais nada, vc mesmo acabou de confirmar que idempendente da força e duração da centelha o resultado será o mesmo pela limitação do ciclo e que nem tudo é queimado… é justamente nesse nem tudo é queimado que entra o sistema de centelha perdida...
não adiantando outro disparo. a finalidade do multispark é fazer com que a chama se propague numa combustão que ainda não aconteceu, forçando-a a acontecer.
como o motor funciona se a centelha não ocorreu no momento certo é e outra... o que exatamente é a carbonização na cabeça do pistão e arredoresó não é combustível não queimado?
eu posso afirmar que somente a retirada do meu distribuidor e colocação da bobina do corsa com o sistema de centelha perdida melhorou muito o carro... 300cv módulo de potência ao meu ver só é necessário para taxas elevadíssimas onde a centelha em um sistema normal teria dificuldade em se propagar...
-
o primeiro celta vhc turbo que eu acertei eu literalmente enlouqueci porque as velas não eram resistivas… e num era nem quando tinha pressão... éra um funcionamento errático, chegava a acender a luz de injeção (num me lembro que defeito marcava) em certas condições que depois não se repetiam...
depois de bater cabeça quase um dia inteiro trocamos cabos e velas e o carro mudou de agua pro vinho... gap de 0,8bar e 0,8bar de pressão e foi tranquilo, o dono aferiu algo como 140 e poucos cvs (vou ver se tenho a folha do dina) uns tempos depois qdo mediu.
-
isso se chama variação do ciclo otto e é uma limitação natural, infelizmente, do ciclo, onde nem tudo é aproveitado sempre.
não preciso acrecentar mais nada, vc mesmo acabou de confirmar que idempendente da força e duração da centelha o resultado será o mesmo pela limitação do ciclo e que nem tudo é queimado… é justamente nesse nem tudo é queimado que entra o sistema de centelha perdida…
vc citou a frase fora de contexto, suponho que não leu nem metade do que eu escrevi. pinçou um trecho e desprezou o restante, onde eu explico justamente o que vc contesta. já escrevi 14 posts com este agora. leia os demais.
a outra coisa só pra garantir o entendimento em relação ao que está em nergito: o sistema centelha perdida ou o nome centelha perdida não tem nada a ver com a irregularidade do ciclo. o nome centelha perdida existe porque neste sistema ocorre que duas centelhas saltam ao mesmo tempo em duas velas diferentes (vela 1-4 é uma bobina) ou ( vela 2-3 é outra) mas somente uma das duas centelhas é aproveitada naquele momento, a outra é perdida. por exemplo: se o cilindro 1 estiver pronto pra queimar, a centelha que saltar no cilindro 4 é perdida.
não adiantando outro disparo. a finalidade do multispark é fazer com que a chama se propague numa combustão que ainda não aconteceu, forçando-a a acontecer.
como o motor funciona se a centelha não ocorreu no momento certo é e outra… o que exatamente é a carbonização na cabeça do pistão e arredoresó não é combustível não queimado?
eu posso afirmar que somente a retirada do meu distribuidor e colocação da bobina do corsa com o sistema de centelha perdida melhorou muito o carro… 300cv módulo de potência ao meu ver só é necessário para taxas elevadíssimas onde a centelha em um sistema normal teria dificuldade em se propagar...
o multispark acontece em intervalos de 200us, que correspondem a cerca de 2° de atraso cada uma, a 1000rpm. se a 2ª centelha queimar, aquele ciclo queima atrasado 2º. se for a 3ª centelha, aquele ciclo queima atrasado 4º e assim por diante. vc perde o maior pico de pressão possivel mas não perde a combustão, que seria o que ocorreria num sistema de disparo unico.
se a combustão for perdida, o o2 e o combustivel passam pela sonda lambda e ela manda a unidade de comando injetar mais combustivel.
se vc já tivesse usado sistema de ignição de alta potencia vc veria que a carbonização que existia vai saindo, deixa de existir, no celta a gasolina que eu possui eu testemunhei isso. quanto aos 300cv na sua preparação, vc teria potencia mais firme ou maior que isso sem nenhum outro acerto, só isolando os cabos e abrindo as velas. num carro turbo, o sistema de ignição original de um carro não turbo já carece de melhoria.
o primeiro celta vhc turbo que eu acertei eu literalmente enlouqueci porque as velas não eram resistivas… e num era nem quando tinha pressão... éra um funcionamento errático, chegava a acender a luz de injeção (num me lembro que defeito marcava) em certas condições que depois não se repetiam...
depois de bater cabeça quase um dia inteiro trocamos cabos e velas e o carro mudou de agua pro vinho... gap de 0,8bar e 0,8bar de pressão e foi tranquilo, o dono aferiu algo como 140 e poucos cvs (vou ver se tenho a folha do dina) uns tempos depois qdo mediu.
o meu celta era 1.4, eu andei com ele com velas diretas e não tive problemas, assim como não tenho no corsa nem no astra, ou seja, varia de carro pra carro.
-
voces é muito abrangente, não faço parte de nenhum grupo de discussão, muito menos nenhuma quadrilha, portanto quando se referir a mim pode chamar como vasco mesmo pois respondo pelos meus atos e pelo que escrevo, sem expor ninguem muito menos defender um ou outro produto.
pelas suas palavras você não pertence a gangue cm, meus parabéns.
nÃo participo de gangue alguma, da mesma forma que participo aqui do preparados participo do forum da cm racing, conversei com o cezar varias vezes e sempre fui tratado com respeito, que acredito ser primordial em qualquer situaÇÃo.
para acontecer o respeito em seu caso existe apenas uma única opção, concordar com tudo o que ele fala e isso inclui o que ele fala correto e as asneiras, aberrações e devaneios.
basta discordar uma única coisa do que é falado para começar com toda a falta de educação que é primordial em um diálogo sadio.
chega nos 60kv, porem é rarissimo qualquer vela pedir uma voltagem dessa grandeza.
então esta afirmação comprova que os 60 kv é apenas mágica e marketing para venda e que o necessário é bem inferior ao prometido. devo concluir então que qualquer uma com 40 kv resolve o problema.
a questÃo nÃo É resolver problemas, muito menos marketing, se for solicitado ela manda os 60.000 volts,
vasco discordo de você, a engenharia esta ai para resolver os problemas com o melhor custo possível e a melhor segurança possível, ou qual seria a função da engenharia e engenheirosó fazer coisas superdimensionadas com o maior custo possível e sem o real atendimento das necessidades?
porem isso nenhuma bobina e velas que usamos, diria atÉ carros que usamos nÃo se chega a esses valores.
então você mesmo aqui comprova e afirma que não existe tal necessidade e portanto os 60kv nunca irão acontecer de forma efetiva e desta forma é apenas marketing e papo mole de vendedor charlatão, e podemos concluir que ela será a mais forte o dia que ela oferecer o que promete, mas já sei a sua resposta quanto a este quesito, não existe sistema para usarmos que chegue a este valor e portanto ela não entrega este valor e neste caso ela não fornece o valor prometido, então para falar que entrega tal valor os 60kv o fabricante charlatão deveria criar o sistema que fornecesse o prometido.
na verdade chegou o depoimento do jmvieira, dentre as coisa que ele relatou, segue alguns principios basicos a serem entendidos e ele novamente explanou que vou repetir.
um motor original gasolina com pouca taxa de compressão como os ultimos carburados e primeiros injetados mono-ponto em wot a 6000 rpm pede 23kv de energia para centelhar nessa condição, sabe quanto uma cm plus , msd, mallory ou tech race vai mandar se for instalada nessa mesma condição??
os mesmo 23 kv, pois é o que a vela está pedindo a bobina, que repassa para o modulo, não existe mais ou menos, quem manda É a vela de igniÇÃo…..
então volto a falar para você crie a vela que necessite os 60kv para poder falar que é a coisa mais forte da galáxia, pois se você nunca obtém os 60kv é o mesmo que dizer que ela não fornece os 60kv e portanto ela não é mais forte que as outras.
então já que a vela menada e não são necessários 60kv pois são impossíveis de alcançar, qualquer uma ignição com 40kv ou mais seria satisfatório e neste caso melhor uma que não esquenta não da defeito tem um excelente pós venda e claro não te aborreça e muito menos o fabricante te aborreça.
mais uma vez, seu motor original pede 23kv, sua igniÇÃo e a msd, mallory e cm plus vÃo mandar igualmente os 23kv da igniÇÃo original, se voce aumentar a resistencia para a centelha ocorrer (turbo, taxa, alcool, metanol, velas mais frias) a que vai mais longe É a cm plus, sÓ isso. a msd É otima, assim como todas importadas, a cm sÓ É mais forte.
como você prova que ela vai mais longe?
como você prova que ela é mais forte? se os sistemas não são capazes de entregar o prometido?
É muita contradição não acha?????
como você mesmo se contradiz no próprio tópico dizendo que não defende um produto ou outro segue o qoute abaixo.
sem expor ninguem muito menos defender um ou outro produto.
normalmente o gap das velas, é dimensionado conforme o limite do que a ignição pode fornecer de corrente, por isso com pouco desgaste nas velas os carros já começam a falhar.
com qualquer ignição de alta potencia, disse qualquer, voce consegue abrir gap e aumentar frente de chama, enfim, tudo que já foi repetidamente dito aqui, porem tudo tem um limite, e logico que a que demandar mais energia é a que vai obter mais força.
para uma original, não vejo necessidade de uma ignição, mas quando falamos em um forum onde todos ou quase todos tem no minimo um cabeçote rebaixado, acho de fundamental importancia um ignição de alta potencia, independente de marca, fornecedor , brasileira ou importada.
a que demanda mais energia será a melhor????? mas como você mesmo disse não são necessários 60kv , portanto qualquer uma que demande a energia necessária resolve o problema.
agora parece que entendeu, se voce tem um carro todo original, que como disse nÃo É o objetivo que quase ninguem aqui do forum pois todos tem alguma coisa , no minimo um cabeÇotinho rebaixado, sua vela vai pedir mais energia e vai passar do limite que sua igniÇÃo original pode fornecer, isso É principio basico de preparaÇÃo, porque se fecha velas de carros taxado e turbinado??, pois elas fechadas tendem a diminuir a resistencia criada por uma maior compressÃo e a centelha ocorre com maior facilidade. se voce nÃo precisa de 60kv, assim como a maioria dos casos, pode usar e tem liberdade de escolher o produto que atenda melhor a sua necessidade. sÓ exemplo, alguem tem um ap mi alcool original, consegue usar os mesmo gap´s do mesmo modelo gasolina?? a igniÇÃo e a bobina sÃo as mesmas nos dois carros.
vasco, você é que parece que não entende ou se faz de desentendido, em momento algum sou contra uma ignição melhor, mas parece que você não quer enxergar o que falo aqui. e para ficar mais fácil entenda o que quero dizer:
a sua ignição tao defendida:
1- não é a mais forte pois se não é necessário ir alem do limite que todas vão, ela neste caso é apenas igual.
2- ela é inferior a todas as outras no quesito economia pelo fato de não ter múltiplos disparos na fase pobre do motor.
3- ela não apresenta a durabilidade das concorrentes.
4- ela promete e não cumpre com os 60kv como as outras prometem e cumprem o prometido.
5- ela precisa de 300 tipos de gambiarras para a instalação o que as outras não necessitam.
6- nenhum fabricante de ignição do planeta tem um atendimento pós venda tao infeliz como a sua querida ignição e é desrespeitado quando se tiram dúvidas e é importunado quando param de usar o produto assim como o jmvieira e outros.
7- nenhuma outra ignição no planeta terra tem um atendente desequilibrado que não sabe atender o público e que sofra de bipolaridade.
portanto posso dizer que qualquer sistema de ignição aftermarket é infinitamente melhor ao que você tanto defende e diz não defender se contradizendo e tornando as suas palavras duvidosas.
alguem se propoe a explicar qual é a real necessidade de multiplas centelhas, sabendo que pelos manuais da msd elas não tem tempo para funcionar sendo otimista acima dos 3000 rpm que é onde todo motor começa a chegar proximo do seu pico de torque ou onde as turbinas bem dimensionadas começam a assoprar??? pergunto isso pois é um marketing muito forte em cima disso, e é realmente de fundamental importancia??.
devolvo a pergunta, porque insiste em um tempo de queima maior pois se a propagação já começou eu não preciso mais da centelha, e se ela falhou, falhou e não importa o tempo de queima? ela nÃo deve falhar.
sabe vasco cansei das suas pegadinhas diferentes da turminha terrorista, você apenas muda o estilo…
mas posso te dizer que esta passando uma informação incorreta, pois o seu fabricante diz que a própria ignição dele falha, apenas uma quantidade inferior que a original.
porque todos os engenheiros partiram para a solução de múltiplas centelhas e você condena? nÃo condeno, sÓ nÃo entendo a necessidade
ou não quer entender o que já foi explicado, a economia de combustível não é importante para você?
será que a sua linha de raciocínio esta correta a respeito das múltiplas faiscasó o jmvieira explicou, sÓ funciona antes do 3.000 rpm, e talvez proporcione economia, que ganhos traz de potencia??
pelo visto o fabricante pensou em potência em alta e pensou também em economia quando anda com baixo giro, parece que eles tem mais preocupações que o seu fabricante e desenvolvem um produto superior, tentando abranger mais fatores que apenas o puro desempenho.
claro que os engenheiros não e nunca irão te contar o porque e o que você raciocina pode estar completamente errado e ser apenas mais um papinho do fabricante nacional…...com as suas contra razoes distorcidas.
acho que voce tem problema para entender as coisas se puder te ajudar, estou a disposiÇÃo...
agradeço a oferta da ajuda mas não preciso, porem conclui que a pessoa que passa as informações incorretas aqui é você e demonstra ainda um caráter dúbio no qual as suas palavras perdem o crédito sem citar que esta completamente iludido pelo seu fabricante demonstrado por esta última frase que com o seu sarcasmo tenta me ofender.
veja que não falei mentira alguma e nenhum post meu mas você com o seu caráter moldado e fundido pelos devaneios de seu fabricante sofre de alucinações e deturpações se contradizendo em diversos trechos do seu post e faltando com o que disse ser primordial bem no início de seu texto “respeito”.
veja que tenho educação e não preciso recorrer a tais atitudes que julgo ser um fator que desabone o seu caráter e tudo o que você pensa e escreve.
porte-se como homem e engenheiro e não apenas mais um iludido e manipulado como os zumbis com os quais esta acostumado a lidar em seu fórum e se tornando mais um igual.
-
ao menos uma coisa boa, não é só comigo que voce discute né oveer…...rsrsrs.
o objetivo principal é discutir a real necessidade de uma ignição de alta potencia, independente da marca, fabricante, potencia ou produto.
assim como existe esse questionamento a respeito dos produtos cm racing, existe questionamento a respeito de todos produtos que estão no mercado para serem consumidos.
a função e o objetivo do forum como está escrito no inicio é uma troca de experiencias com o objetivo comum de aprimorar conhecimento e esclarecer dúvidas sobre um ou outro produto, uma ou outra tecnica.
o que me chama atenção e faz com que de vez em quando participe do forum preparados, é que aqui pelo menos não existe o ouvi dizer , ouvi falar ou um primo de um amigo fez e ficou bom, todos tem algum que por menor que seja embasamento tecnico para discutir a respeito dos assuntos pautados.
o principio que sigo é, as montadoras de automoveis são as que tem maior condição de desenvolver o melhor motor possível, potente e economico.
olha vasco… são raras as pessoas que iso ocorre... de cara posso falar seu nome, do mciola/marcel/lecram (ou o nick que ele venha a usar agora) e do jmvieira (que ultimamente temos ficado numa certa concordância pacifica)
falar de coisas milagrosas nem é mais meu foco pois me prometi manter longe disso… estou pra falar do geral, uso ou não de amplificadores de faisca
e como na sua ultima frase...se as montadoras usam dos melhores artificios, certamente a esta altura do campeonato todas usariam um amplificador de faisca e bobina simples ao invez de bobinas multiplas hehehe
aproveitando o que disse, quanto a deficiencia, no caso exatamente a ignição, por que não melhorar a ignição ao invez de ajudar, tapar buracos alterando os mapas originais do carro. é a estória do cobertor curto, cobre a cabeça e descobre os pés, pra solucionar a deficiencia da ignição, não se melhora a ignição, faz o carro consumir mais e a ignição continuou deficiente. esse é o principio que penso e adoto, mas não critico pois isso é muito praticado por nós brasileiros, somos o povo do jeitinho.
você entendeu justamente o contrário…. o buraco citado nem de longe é uma deficiência da ignição... é um problema de acerto inadequado, uma condição na qual a mistura formada foge do padrão de fator lambda = 1 e perto ou além dos limites de queima eficiente (algo entre menos de 1,2 e mais de 0,70 ó pa citar valores de referencia, que nem sempre são os da pratica). assim, como amsitura esta errada o dielétrico se torna tão grande que a faísca não consegue vencê-lo e a ignição da mistura não acontece... ou vc traz a mistura pra dentro do que éra pra ser ou aumenta a potência para que ela tenha energia pra que ocorra...
se vc esta andando e encontra um buraco fundo no caminho vc faz um esforço maior e pula (vc é a faisca, o buraco é o dielético +gap)...o buraco nem éra pra estar ali... mas eventualmente aconteceu (cai na teoria que o jm explica de variação num ciclo otto) vc normalmente tem a disposição condição de seguir em frente... mas digamos que o buraco seja tão grande que vc não consiga pular, ai pecisa de um aparato que lhe permita voar por cima do buraco, digamos uma asa delta, helicóptero, etc... o que importa antes de tudo não é que vc tenha o aparato, mas sim que o buraco não deveria estar ali.
cai no que falamos... se vc precisa de um amplificador tão poderoso assim é porque tem coisa errada e é melhor tapar o buraco do que voar por cima dele... por isso que empresas sérias não se faz amplificadores mais fortes que um certo valor... além claro das implicações ja discutidas sobre a viabilidade disso ocorrer...
quanto aos ganhos de uma ignição, pode passar e muito dos 15%, depende do que voce somar a ela, e normalmente o que se soma a ela, torna ela de fundamental importancia.
pode passar 15% é pois o tal estudo feito com apoio do cara magico ranzinza… mesmo usando um motor carburado, coletor umido, bobina simples não cosneguiu ir além dos 6,5%...menos da metade do prometido e olha que lá todos os aparatos de encapar cabos de vela, rotor direto, etc foram usados.... o anderson mesmo...aferiu 95cv sem a ignição e 101 com ela ligada...vai dar a mesma ordem de grandeza de cerca de 6%
alias... desde sempre eu dizia ( cheguei a discutir sobre isso com jmvieira em outros foruns) que a ordem de grandeza deveria ser em torno de 5%...eu errei..em um ponto percentual... aceito 6..aceito até 7%... mas 15% como era oprometido, isso não vejo a menos que seja a excessão com a maiusculo
falando de um gm 2.0 gasolina injeção bosch gasolina 2004 (vectra e astra) que usa sistema dis original com 112 cv original, extremamente conhecido por muito preparadores.
quanto se chega de potencia com troca de pistão para alcool, mais rebaixo (no minimo 13,5:1 de taxa), retirada do enforcador original catalizador, uso de velas e cabos diretos e um comando de omega/suprema 2.0 alcool original?
com 12,3:1 de taxa esse motor rencia 132 cv em 1994, hoje imagina o que ele pode fazer e onde pode chegar.
me perdi na pergunta… 112cv tem com 9,2:1 de taxa (astra) até 2002, depois disso tem 116cv devido ao aumento da taxa para 9,6:1
com 12,3:1 no alcool a gente pode ir na conta simples: raiz (12,3/9,6) = 1,132
1,132 x 116 = 131,3cv opa bateu a conta (claro...éra pra bater mesmo)
com 13,5:1 no alcool a gente pode tbm estimar: raiz (13,5/12,3) = 1,0976
1,0976 x 132 = 144,8cv opa é aproximado o que se tem tirado os astra 2.0 a alcool com essa taxa
o jmvieira talvez possa responder, o que representa de perdas em corrente uma simples troca de velas diretas para resistivas?
o catalizador é algo por volta de 4%, a ignição mau e porcamente 5% repetindo o que está aqui.
ignição num tira, a menos que esteja errada como disse acima…
e catalisador, depende...se vc pegar um de alto fluxo usado nos esportivos lá de fora num perde nem 1% e olha que nem estou dizendo pra usar um de 3 num motor 2.0 8v obviamente superdimensionado.
esses 4% que vc fala é informação de 1992 da época que a vw porcamente quiz usar catalisador em motor carburado, comoa mistura é deficiente e estragaria o catalisador antes dos 80.000km que deveria durar a vw optou por tbm empobrecer a mistura..só olhar nos catalogos que mudou caneta e gicles,
overspeed e todos, as vantagens da ignição plus são inumeras tanto na teoria quanto na pratica, senão a mercades benz não estaria vendendo e divulgando na europa seu novo motor que usa velas diretas.
velas direta eu vejo fabricantes usando… ams amplificador de faisca naum... porque ?..porque num precisa num sistema bem dimensionado...
vamos parar de comparar fabricante de carro com carro alterado pra maior desempenho... um aplificador de faisca num carro 100% original num deve trazer ganhos absurdos como já foi até citados pelo jmvieira em ordem de grandeza...num carro modificado em combustivel (pra alcool) em taxa, ou com falhas no mapeamento devido à conversão ou a taxa (ou comanode de valvulas, etc) pode ser que sejam ate maiores... mas não creio que saiam dos 6,5% que vimos antes...a menos que esteja muito fora... o que tbm pode ser obtido com o acerto correto.
tenho um golf 1.8 20v turbo que reacertei a uns 2 meses... carro andava com bicos grandes e um acerto porco... com 1,5bar havia medido 335cv no alcool.... depois de reacertado vieram 345cv com 1,3bar... ou seja ganho de 3% de potência usando-se 13,3% menos pressão de turbo... maior detalhe de felicidade do dono ao voltar pra cidade dele... na ida ele fez 6,8km/l de alcool andando a não mais que 110~120...na volta com varios testes ele acabou num medindo...mas uns tempos depois me disse que em outra viagem chegou a fazer 8,5 nas mesmas condições... praticamente 25% a mais km por litro...
-
voces é muito abrangente, não faço parte de nenhum grupo de discussão, muito menos nenhuma quadrilha, portanto quando se referir a mim pode chamar como vasco mesmo pois respondo pelos meus atos e pelo que escrevo, sem expor ninguem muito menos defender um ou outro produto.
pelas suas palavras você não pertence a gangue cm, meus parabéns.
não participo de gangue alguma, da mesma forma que participo aqui do preparados participo do forum da cm racing, conversei com o cezar varias vezes e sempre fui tratado com respeito, que acredito ser primordial em qualquer situação.
para acontecer o respeito em seu caso existe apenas uma única opção, concordar com tudo o que ele fala e isso inclui o que ele fala correto e as asneiras, aberrações e devaneios.
basta discordar uma única coisa do que é falado para começar com toda a falta de educação que é primordial em um diálogo sadio.
não existe somente uma opção não, e as coisas que são argumentadas nunca faltei com educação com ninguem…
chega nos 60kv, porem é rarissimo qualquer vela pedir uma voltagem dessa grandeza.
então esta afirmação comprova que os 60 kv é apenas mágica e marketing para venda e que o necessário é bem inferior ao prometido. devo concluir então que qualquer uma com 40 kv resolve o problema.
a questão não é resolver problemas, muito menos marketing, se for solicitado ela manda os 60.000 volts,
vasco discordo de você, a engenharia esta ai para resolver os problemas com o melhor custo possível e a melhor segurança possível, ou qual seria a função da engenharia e engenheirosó fazer coisas superdimensionadas com o maior custo possível e sem o real atendimento das necessidades?
as ignições originais são quase perfeitas, para corros originais quase perfeitos. lembre que a pauta é para carros preparados
porem isso nenhuma bobina e velas que usamos, diria até carros que usamos não se chega a esses valores.
então você mesmo aqui comprova e afirma que não existe tal necessidade e portanto os 60kv nunca irão acontecer de forma efetiva e desta forma é apenas marketing e papo mole de vendedor charlatão, e podemos concluir que ela será a mais forte o dia que ela oferecer o que promete, mas já sei a sua resposta quanto a este quesito, não existe sistema para usarmos que chegue a este valor e portanto ela não entrega este valor e neste caso ela não fornece o valor prometido, então para falar que entrega tal valor os 60kv o fabricante charlatão deveria criar o sistema que fornecesse o prometido.
a ignição fornece o prometido, porem em uma situação adversa, um turbo com 2,5 bar de pressão alimentado por metanol que tem resistencia dielétrica maior somado a velas bem frias, talvez nessa condições cheque nesses numeros.
na verdade chegou o depoimento do jmvieira, dentre as coisa que ele relatou, segue alguns principios basicos a serem entendidos e ele novamente explanou que vou repetir.
um motor original gasolina com pouca taxa de compressão como os ultimos carburados e primeiros injetados mono-ponto em wot a 6000 rpm pede 23kv de energia para centelhar nessa condição, sabe quanto uma cm plus , msd, mallory ou tech race vai mandar se for instalada nessa mesma condição??
os mesmo 23 kv, pois é o que a vela está pedindo a bobina, que repassa para o modulo, não existe mais ou menos, quem manda é a vela de ignição…..
então volto a falar para você crie a vela que necessite os 60kv para poder falar que é a coisa mais forte da galáxia, pois se você nunca obtém os 60kv é o mesmo que dizer que ela não fornece os 60kv e portanto ela não é mais forte que as outras.
eu não criei nada , muito menos invento nada. alias vela apontada, nada mais é o que a ngk fez com a 1° vela com eletrodo de iridium.
então já que a vela menada e não são necessários 60kv pois são impossíveis de alcançar, qualquer uma ignição com 40kv ou mais seria satisfatório e neste caso melhor uma que não esquenta não da defeito tem um excelente pós venda e claro não te aborreça e muito menos o fabricante te aborreça.
mais uma vez, seu motor original pede 23kv, sua ignição e a msd, mallory e cm plus vão mandar igualmente os 23kv da ignição original, se voce aumentar a resistencia para a centelha ocorrer (turbo, taxa, alcool, metanol, velas mais frias) a que vai mais longe é a cm plus, só isso. a msd é otima, assim como todas importadas, a cm só é mais forte.
como você prova que ela vai mais longe? usando em dois motores iguais, com gap maior a cm plus centelhava e a msd falhava. já relatei a história.
como você prova que ela é mais forte? se os sistemas não são capazes de entregar o prometido? não preciso dos 60 kv, com meu motor aposto que nem nos 40 kv deve chegar.
é muita contradição não acha????? não é contradição, é entendimento.
como você mesmo se contradiz no próprio tópico dizendo que não defende um produto ou outro segue o qoute abaixo.
sem expor ninguem muito menos defender um ou outro produto.
todos entenderam o seguinte, para dizer que estou satisfeito com a cm plus, não falei mau de nenhuma outra, isso que voce não está entendendo.
vou dar até argumentos pra voce, eu não sou louco de falar mau que uma msd é ruim, pois quando nós nem pensavamos em dirigir, ela já desenvolvia otimas ignições nos eua.
normalmente o gap das velas, é dimensionado conforme o limite do que a ignição pode fornecer de corrente, por isso com pouco desgaste nas velas os carros já começam a falhar.
com qualquer ignição de alta potencia, disse qualquer, voce consegue abrir gap e aumentar frente de chama, enfim, tudo que já foi repetidamente dito aqui, porem tudo tem um limite, e logico que a que demandar mais energia é a que vai obter mais força.
para uma original, não vejo necessidade de uma ignição, mas quando falamos em um forum onde todos ou quase todos tem no minimo um cabeçote rebaixado, acho de fundamental importancia um ignição de alta potencia, independente de marca, fornecedor , brasileira ou importada.
a que demanda mais energia será a melhor????? mas como você mesmo disse não são necessários 60kv , portanto qualquer uma que demande a energia necessária resolve o problema.
agora parece que entendeu, se voce tem um carro todo original, que como disse não é o objetivo que quase ninguem aqui do forum pois todos tem alguma coisa , no minimo um cabeçotinho rebaixado, sua vela vai pedir mais energia e vai passar do limite que sua ignição original pode fornecer, isso é principio basico de preparação, porque se fecha velas de carros taxado e turbinado??, pois elas fechadas tendem a diminuir a resistencia criada por uma maior compressão e a centelha ocorre com maior facilidade. se voce não precisa de 60kv, assim como a maioria dos casos, pode usar e tem liberdade de escolher o produto que atenda melhor a sua necessidade. só exemplo, alguem tem um ap mi alcool original, consegue usar os mesmo gap´s do mesmo modelo gasolina?? a ignição e a bobina são as mesmas nos dois carros.
vasco, você é que parece que não entende ou se faz de desentendido, em momento algum sou contra uma ignição melhor, mas parece que você não quer enxergar o que falo aqui. e para ficar mais fácil entenda o que quero dizer:
a sua ignição tao defendida:
1- não é a mais forte pois se não é necessário ir alem do limite que todas vão, ela neste caso é apenas igual. otimo, foi uma opção de escolha, mas se precisar de mais ela vai.
2- ela é inferior a todas as outras no quesito economia pelo fato de não ter múltiplos disparos na fase pobre do motor**. estude um pouco a duração das centelhas, e compare a multiplas centelhas.**
3- ela não apresenta a durabilidade das concorrentes. a msd usei por dois anos e meio , vendi funcionando a todo vapor, a plus está no carro em setembro faz 3 anos.
4- ela promete e não cumpre com os 60kv como as outras prometem e cumprem o prometido. a situação para se chegar é extrema, não ando com turbo, muito menos 2,5 bar , metanol e outras situações que cheguem perto dessa solicitação de energia.
5- ela precisa de 300 tipos de gambiarras para a instalação o que as outras não necessitam. o mesmo numero de fios que o msd, mesmo trabalho para instalar e desinstalar.
6- nenhum fabricante de ignição do planeta tem um atendimento pós venda tao infeliz como a sua querida ignição e é desrespeitado quando se tiram dúvidas e é importunado quando param de usar o produto assim como o jmvieira e outros. não posso responder isso, não vendo cm plus, msd e se foi sorte minha sinceramente não sei, não tive problemas com nenhuma das duas
7- nenhuma outra ignição no planeta terra tem um atendente desequilibrado que não sabe atender o público e que sofra de bipolaridade.
portanto posso dizer que qualquer sistema de ignição aftermarket é infinitamente melhor ao que você tanto defende e diz não defender se contradizendo e tornando as suas palavras duvidosas.
só tenho uma conclusão a chegar, fiz depoimentos sobre o que conheço e tive de experiencias com ignições, e voce está misturando as coisas, é notório que voce tem uma magoa ou diferença muito grande com dono da cm racing, não posso ser penalizado por isso, muito menos resolver esse problema, é melhor voce mesmo falar com ele.
alguem se propoe a explicar qual é a real necessidade de multiplas centelhas, sabendo que pelos manuais da msd elas não tem tempo para funcionar sendo otimista acima dos 3000 rpm que é onde todo motor começa a chegar proximo do seu pico de torque ou onde as turbinas bem dimensionadas começam a assoprar??? pergunto isso pois é um marketing muito forte em cima disso, e é realmente de fundamental importancia??.
devolvo a pergunta, porque insiste em um tempo de queima maior pois se a propagação já começou eu não preciso mais da centelha, e se ela falhou, falhou e não importa o tempo de queima? ela não deve falhar.
sabe vasco cansei das suas pegadinhas diferentes da turminha terrorista, você apenas muda o estilo…
mas posso te dizer que esta passando uma informação incorreta, pois o seu fabricante diz que a própria ignição dele falha, apenas uma quantidade inferior que a original.
terrorista, entrei em uma delegacia de policia só pra fazer rg com 14 anos, voce está confundindo as coisa, resolva com o cezar suas diferenças e magoas.
porque todos os engenheiros partiram para a solução de múltiplas centelhas e você condena? não condeno, só não entendo a necessidade
ou não quer entender o que já foi explicado, a economia de combustível não é importante para você? já respondi acima, mas vamos lá tempo de centelha x multiplas centelhas, jmvieira pode ajudar no entendimento do amigo??
será que a sua linha de raciocínio esta correta a respeito das múltiplas faiscasó o jmvieira explicou, só funciona antes do 3.000 rpm, e talvez proporcione economia, que ganhos traz de potencia??
pelo visto o fabricante pensou em potência em alta e pensou também em economia quando anda com baixo giro, parece que eles tem mais preocupações que o seu fabricante e desenvolvem um produto superior, tentando abranger mais fatores que apenas o puro desempenho.
tempo de duração de centelha x multiplas centelhas ??
claro que os engenheiros não e nunca irão te contar o porque e o que você raciocina pode estar completamente errado e ser apenas mais um papinho do fabricante nacional…...com as suas contra razoes distorcidas.
acho que voce tem problema para entender as coisas se puder te ajudar, estou a disposição...
agradeço a oferta da ajuda mas não preciso, porem conclui que a pessoa que passa as informações incorretas aqui é você e demonstra ainda um caráter dúbio no qual as suas palavras perdem o crédito sem citar que esta completamente iludido pelo seu fabricante demonstrado por esta última frase que com o seu sarcasmo tenta me ofender.
voce está enganado, não estou ofendendo voce de maneira alguma, não usei nem nas entrelinhas classificações como, turminha , gangue ,terrorista , carater dúbio, iludido, sarcasmo entre outros. meu nome é vasco soliani, não é casar marques, entendeu?? resolva com ele as magoas que tem dele e dos produtos dele.
veja que não falei mentira alguma e nenhum post meu mas você com o seu caráter moldado e fundido pelos devaneios de seu fabricante sofre de alucinações e deturpações se contradizendo em diversos trechos do seu post e faltando com o que disse ser primordial bem no início de seu texto “respeito”.
**respeito é devaneio?? carater moldado?? deturpações?? não vou responder a altura pois, como já disse, depois desse post vem um caminhão de informações que interessam.
voltando a pauta, tempo de duração de centelha versus multiplas centelhas. isso é que interessa no forum, aprimorar conhecimento, não fazer inimizades com mau criação.**
veja que tenho educação e não preciso recorrer a tais atitudes que julgo ser um fator que desabone o seu caráter e tudo o que você pensa e escreve.
porte-se como homem e engenheiro e não apenas mais um iludido e manipulado como os zumbis com os quais esta acostumado a lidar em seu fórum e se tornando mais um igual.
homem com certeza absoluta, engenheiro já não chega a tanto, só fiz mecânica automotiva no senai e colegial tecnico em mecânica, engenheiro está uma passo acima, manja de chave inglesa que não entendi direito a função até hoje….
-
cara, ignição deficiente é na época de platinado e tampa de distribuidor…
hoje em dia, com centelha perdida isso acabou eu mesmo ando com sistema dis e gap da vela em 0,8 com 1kg de turbo, sem falha de igniÇÃo perceptível... talvez pode ter um pentelho de alta, porém é pentelho...
o próprio manual da ngk que o cm tanto cita diz que gap maior que 1,2mm não traz beneficio algum. e eu acredito num fato: tensÃo de isolamento da bobina.
toda bobina tem uma tensão máxima de trabalho, onde no sistema original é de +/-20kv... colocando uma plus realmente ela manda 60kv, já vi no osciloscópio e queimei a lingua... porÉm a bobina abre o bico, não tem como aguentar 60kv
isso é fato o cm jura que não, mas usando a plus a vida da bobina compromete muito... e quando queima, pra levar os drivers da central é molezinha
menegotto, todas suas teorias contrárias ao efeito positivo de quem usa esta ignição, me lembra o mesmo [ceticismo dos cientistas quanto à impossibilidade do vôo do besouro](ceticismo dos cientistas quanto à impossibilidade do vôo do besouro), teorias que os ignorantes besouros desconhecem…
as pessoas que instalam de maneira correta e usam comprovam sua eficácia. o anderson postou dos benefícios aferidos em dinamòmetro (sem aumento de gap ). andreas mattheis em duas temporadas também comprovou.
o estranho que a msd, ignição de descarga capacitiva, que é um sonho de consumo de vários preparadores e fanáticos por carros passam ao largo desta descrença - é Ótima . porém a nacional, feita por um brasileiro, que até precisa de isolamento extra (por conta da potência gerada, que dizem, fica feio ) e aceita velas diretas.... é uma porcaria, mesmo que falem ao contrário....
já disse, tenho uma ignição no rio a disposição, quem for do fórum , more no rio e esteja disposto a bancar testes por aqui.... demorô rsrs..
-
num carro original a enfase é a economia, pode haver ganho em potencia e torque, mas não é regra geral. nos carros aspirados e turbo pode haver ganho maior, mas tb não é regra geral.
na economia pode variar de 5% a menos a 25% a menos consumo num carro já bem reguladinho. e considerando um mesmo carro, é mais provavel dar somente 5% na cidade congestionada assim como é mais provavel dar 25% numa cidade sem transito andando digamos a 60km/h constantes, ou numa rodovia plana andando de 5ª a 100km constantes.
-
tem um rapaz que é de brasilia, o nome dele é euripedes, ele estava fazendo uns testes com uma ignição que ele desenvolveu e testando em motores em dinamometros de bancada da unb e pelo que eu me lembre já faz uns 2 anos. ele disse na epoca que colocou uma ignição dele num carro de um professor da universidade e estavam medindo o consumo do carro. até onde eu soube ele me escreveu dizendo que o carro tinha ficado mais economico e o desempenho havia melhorado.
eu tenho um corsa 1.8 flex, 2005/2006. era nitida a perda de folego do motor acima dos 4mil rpm. com as ignições instaladas e a abertura da vela maior, essa perda de folego desapareceu.
tanto no corsa como no astra percebi que o limite do corte de giro subiu nas puxadas de pé cravado. o corsa cortava aos 6mil, com ignição passou a cortar aos 6500. o astra cortava com 6500 e hoje beira os 7000. nao foi feita nenhuma alteração na injeção.
uma vez dei uma puxada de 1ª e 2ª com um cara que tinha um astra igual ao meu sendo que o meu eh 2009/2010 e o dele era 2010/2010. eu estava com gasolina e ele estava com alcool. foi bom porque o astra rende perceptivelmente menos com gasolina. pois bem, coloquei meio carro na frente dele no final da 2ª.
-
tem um rapaz que é de brasilia, o nome dele é euripedes, ele estava fazendo uns testes com uma ignição que ele desenvolveu e testando em motores em dinamometros de bancada da unb e pelo que eu me lembre já faz uns 2 anos. ele disse na epoca que colocou uma ignição dele num carro de um professor da universidade e estavam medindo o consumo do carro. até onde eu soube ele me escreveu dizendo que o carro tinha ficado mais economico e o desempenho havia melhorado.
eu tenho um corsa 1.8 flex, 2005/2006. era nitida a perda de folego do motor acima dos 4mil rpm. com as ignições instaladas e a abertura da vela maior, essa perda de folego desapareceu.
tanto no corsa como no astra percebi que o limite do corte de giro subiu nas puxadas de pé cravado. o corsa cortava aos 6mil, com ignição passou a cortar aos 6500. o astra cortava com 6500 e hoje beira os 7000. nao foi feita nenhuma alteração na injeção.
uma vez dei uma puxada de 1ª e 2ª com um cara que tinha um astra igual ao meu sendo que o meu eh 2009/2010 e o dele era 2010/2010. eu estava com gasolina e ele estava com alcool. foi bom porque o astra rende perceptivelmente menos com gasolina. pois bem, coloquei meio carro na frente dele no final da 2ª.
exatamente, com o gol 2.0 mi antes da ignição de alta potencia, o motor amarrava depois dos 5000 rpm, e o corte de injeção era nas 6.500 rpm com dificuldade a partir da 2°.
depois da taxa e da ignição, ele chega tão forte aos 6.500 que passei para 7.000 o limitador. logico que dificilmente coloco o motor nesse giro, mas se precisar ele sobre forte até 7.000, e tudo original vw, comando, pistão alcool , bicos alcool e injeção 1avp gasolina.
os ganhos em alta são incontestaveis.
jmvieira, só uma dúvida, vale mais a pela varias pequenas faiscas de 2° em 2° cada uma, ou uma só que atinja esse mesmo tempo??
vejo que esse tópico está se tornando muito importante pois estão sendo abordados muitos temas sobre ignição que até então eram desconhecidos por muitos.
-
.
olha vasco… são raras as pessoas que iso ocorre... de cara posso falar seu nome, do mciola/marcel/lecram (ou o nick que ele venha a usar agora) e do jmvieira (que ultimamente temos ficado numa certa concordância pacifica)
falar de coisas milagrosas nem é mais meu foco pois me prometi manter longe disso… estou pra falar do geral, uso ou não de amplificadores de faisca
e como na sua ultima frase...se as montadoras usam dos melhores artificios, certamente a esta altura do campeonato todas usariam um amplificador de faisca e bobina simples ao invez de bobinas multiplas hehehe
cortei a mensagem pra não ficar muito cumprida.
acredito que seria muito importante se todos usassem uma assinatura com o próprio nome, isso serve de idéia e sugestão aos administradores do forum.
isso não siguinifica a perda do apelido ou nick, somente uma forma de saber que é de verdade o usúario. ficaria mais facil de blindar o forum de pessoas que já foram excluidas por qualquer motivo seja.
não sei seu nome de verdade, mas poderia ser exemplo marcelo overspeed , carlos drck knigth , ou serve jmvieira que sabemos que provavelmente é abreviação do nome real dele.
só uma idéia que podia ser implantada.
-
exatamente, com o gol 2.0 mi antes da ignição de alta potencia, o motor amarrava depois dos 5000 rpm, e o corte de injeção era nas 6.500 rpm com dificuldade a partir da 2°.
depois da taxa e da ignição, ele chega tão forte aos 6.500 que passei para 7.000 o limitador. logico que dificilmente coloco o motor nesse giro, mas se precisar ele sobre forte até 7.000, e tudo original vw, comando, pistão alcool , bicos alcool e injeção 1avp gasolina.
os ganhos em alta são incontestaveis.
jmvieira, só uma dúvida, vale mais a pela varias pequenas faiscas de 2° em 2° cada uma, ou uma só que atinja esse mesmo tempo??
vejo que esse tópico está se tornando muito importante pois estão sendo abordados muitos temas sobre ignição que até então eram desconhecidos por muitos.
vale mais a pena centelhar várias vezes. vou explicar melhor neste post.
de antemão deixando claro que eu estou falando isso pq olho a ignição tanto para economia de combustivel e a viabilidade tecnica de se fabricar uma ignição, mas claro que tb olho para a possibilidade de aumento de potencia, ou seja, não olho só para a possibilidade de ganho de potencia do motor, possibilidade essa que pode ser de um ganho de 10%, mas pode ser pequeno ou até nulo.
se for só olhar o possivel ganho de potencia, pode ser um disparo só, quer seja mais forte ou menos forte, pois nessa hora o motor estará operando na região rica, ou seja, na região onde temos excesso de combustivel. e nessa região rica a energia necessária pra ativação da mistura é menor que de uma mistura pobre, então um unico disparo já garante o inicio da propagação. o segredo da entrega de maior potencia pelo motor não é a ignição propriamente dita, mas sim é a abertura da vela pra conseguir ativar mais moleculas, com isso acelerar a propagação buscando mais pressão efetiva da combustão e juntamente com isso diminuir a irregularidade do ciclo…. com isso diminuir as chances da combustao se apagar apos ter sido iniciada, a ignição nesse momento é mais coadjuvante, porque a energia de ativação pode ser pouca coisa maior que o original do veiculo, somente pra compensar a maior abertura da vela: o que a ignição precisa fazer é ter tensão sufucuente pra vencer a turbulencia da vela e mandar um unico disparo, e nesse regime de potencia maxima nao muda praticamente nada se vc disparar com 150mj, 200 ou 300mj, e no caso especifico da plus, principalmente: pq os 300mj forem baseados na maior voltagem com a mesma duração, já que a tensão requerida nunca é necessária. aí é que não faz diferença nenhuma mesmo.
a energia eletrica necessária do sistema de ignição e os ruidos provocados pra cumprir um tempo de disparo da ordem de 1ms a 2ms num unico disparo continuo e longo, seria muito grande. e esse disparo só valeria a pena em determinadas condições do motor: com misturas pobres e em baixas rotações, tipicamente logo abaixo da região do torque máximo, ou seja, só valeria a pena investir toda essa energia quando vc estivesse dirigindo buscando a maior economia possivel numa condição onde isso fosse possivel: sem transito, no plano, etc. então buscou-se um artificio usando menos energia e ruido, mas que tivesse comportamento semelhante. mas não é igual, é semelhante. aí é onde entram os multiplos disparos.
queimando misturas pobres a coisa já muda: as varias centelhas saltam logicamente com a intenção que a 1ª já dê certo. porem a centelha, por mais forte que seja, depende da propagação, ou seja, depende de que o fogo se espalhe. como vc tem pouco combustivel na mistura, só pra ilustrar digamos que vc solte uma centelha forte, de 500mj e a mistura não pegue fogo, e agora?
acompanhe: no final do ciclo de compressão, que é quando as centelhas saltam, a medida que o pistão vai subindo vai comprimindo cada vez mais a mistura, e esta vai tendendo a reagir espontaneamente pelo calor da compressão imposta a ela. as moleculas de combustivel+ar entram no que se chama de periodo de indução a reação, e ficam cada vez mais predispostas a reagirem a cada milimetro que o pistão sobe. então eu solto mais uma faisca e desta vez, cabuuummmmm. caso nao seja desta vez, será na proxima e assim por diante, até que a 5ª e ultima faisca terá saltado. se em nenhuma das 5 ocorrer combustão, ai sim, foi completamente perdida.
a plus por exemplo, dispara por 200us somente, ou seja, é um unico disparo de 2º de largura a 1000rpm, ainda está muito longe dos 20º do tempo de viagem tipico do pistão do inicio da centelha até o pms. se a mistura pobre não for ignitada pela centelha com aquela compressão determinada pela posição do pistão, no momento da unica centelha de 2º saltou, aquela combustão pobre foi perdida completamente.
entao só pra ilustrar vamos falar da seguinte forma: imagine que hoje a plus tem 350mj pra disparar continuamente 200us, atenÇÃo: não fiz contas, é só pra ilustrar: mas digamos que precisaria ter quem sabe uns 3000mj pra conseguir disparar continuamente os 2ms a 1000rpm…. 2000mj pra 1ms a 2000rpm.... e a quantidade de calor e ruido gerado pela ignição seriam enormes. com os multiplos disparos ocorre uma aproximação dessa premissa de durar um tempo maior, mas usando menos energia e produzindo menos ruido, pois ao inves de um disparo de 3000mj, vc fraciona isso em disparos menores, de cerca de 150 a 200mj cada um, com menos riscos de perder a combustão.
-
não existe somente uma opção não, e as coisas que são argumentadas nunca faltei com educação com ninguem…
acho que você não percebeu, não tenho problemas com você e co nenhum usuário do conhecido maluco. a minha afirmaçao acima é sobre o comportamente do já conhecido maluco, você esta interpretando de forma errada o texto.
as ignições originais são quase perfeitas, para corros originais quase perfeitos. lembre que a pauta é para carros preparados
novamente você erra na interpretaçao do texto, sou a favor de igniçao de alta potência sim, pois tenho carro turbo e uso, sou contra apenas as mentiras e devaneios e falta de educaçao do fabricante nacional conhecido maluco. voltando ao tema, não é necessário mais do que 40kv portanto os 60kv mentirosamente prometidos jamais serao conquistados. portanto este projeto nacional esta superdimensionado e fugindo ao que a engenharia prega, apenas o necessário, pois acima disto passa apenas a ser vaidade e para poder falar para o vizinho que ele poderia ter um dia em uma situaçao muito especial 60kv.
porem isso nenhuma bobina e velas que usamos, diria até carros que usamos não se chega a esses valores.
a ignição fornece o prometido, porem em uma situação adversa, um turbo com 2,5 bar de pressão alimentado por metanol que tem resistencia dielétrica maior somado a velas bem frias, talvez nessa condições cheque nesses numeros.
vasco, primeiro você afirma uma coisa e depois diz outra, precisa ter uma convicçao maior do que fala e afirma, mas pode ficar tranquilo que nunca conseguira os 60kv com os sistema atuais e portanto eles não são necessários.
só lembrando que para o seu fabricante não existe turbo acima de 1 bar, porem vários usuários dele usam carros acima disto. e ele ainda tem coragem de falar que com 0,8bar trucida qualquer carro de arrancada da turbo a.
eu não criei nada , muito menos invento nada. alias vela apontada, nada mais é o que a ngk fez com a 1° vela com eletrodo de iridium.
sim eu sei disso e já uso velas apontadas a muito tempo, porem disse para você criar um sistema que necessite e aguente os 60kv ou que o seu fabricante o faça, e enquanto não fizer e nem provar isto os 60kv serao apenas lorota.
como você prova que ela vai mais longe?
usando em dois motores iguais, com gap maior a cm plus centelhava e a msd falhava. já relatei a história.
honestamente, você não tem nada mais convincente e algo mais científico?
lembre do teste do bruno goulart e o que ele conseguiu provar foi que a igniçao não cumpre o que promete.
você sabe muito bem que as falhas podem ocorrer por diversos motivos e isto que falou é apenas uma estória.
como você prova que ela é mais forte? se os sistemas não são capazes de entregar o prometido?
não preciso dos 60 kv, com meu motor aposto que nem nos 40 kv deve chegar.
não duvido disto e por isto que te falo que qualquer um sistema aftermarket irá cumprir muito bem o seu papel e que o conhecido maluco apenas joga para plateia com as informaçoes da igniçao fabricada por ele.
é muita contradição não acha?????
não é contradição, é entendimento.
já provei mais do que uma vez as suas contradiçoes em defesa do conhecido maluco e de seus produtos.
todos entenderam o seguinte, para dizer que estou satisfeito com a cm plus, não falei mau de nenhuma outra, isso que voce não está entendendo.
vou dar até argumentos pra voce, eu não sou louco de falar mau que uma msd é ruim, pois quando nós nem pensavamos em dirigir, ela já desenvolvia otimas ignições nos eua.
você so falou que a sua igniçao é mais forte, e você so se esqueceu de falar que ela esquenta muito mais, e se esquece de dizer que alem disso em carros turbos onde ela é mais solicitada a sua vida útil cai muito e ela esquenta demais entrando em pane.
mas já estou satisfeito que reconhece as qualidades de outro fabricante e deveria entender melhor o princípio das multiplas faiscas já tao explanado pelo jmvieira.
1- não é a mais forte pois se não é necessário ir alem do limite que todas vão, ela neste caso é apenas igual.
otimo, foi uma opção de escolha, mas se precisar de mais ela vai.
sei bem, ela vai me aborrecer até arrancar ela do carro.
seu conhecimento é apenas em carro aspirado, pense em um turbo.
2- ela é inferior a todas as outras no quesito economia pelo fato de não ter múltiplos disparos na fase pobre do motor.
estude um pouco a duração das centelhas, e compare a multiplas centelhas.
vasco estude um pouco portugues e interpretaçao de texto, ninguém esta falando de multiplas centelhas para desempenho e sim para economia na faixa de rpm baixos até 3000 rpm e acima disto a mistura já esta rica e não necessita mais das multiplas centelhas, não irei me alongar neste tema, leia apenas o que o jmvieira já escreveu. a vantagem esta na economia….
3- ela não apresenta a durabilidade das concorrentes.
a msd usei por dois anos e meio , vendi funcionando a todo vapor, a plus está no carro em setembro faz 3 anos.
faça o mesmo com um carro turbo e saberá o que estou falando, a sua igniçao tao defendida derrete e vai para o vinagre.
4- ela promete e não cumpre com os 60kv como as outras prometem e cumprem o prometido.
a situação para se chegar é extrema, não ando com turbo, muito menos 2,5 bar , metanol e outras situações que cheguem perto dessa solicitação de energia.
vasco nunca conseguirá os 60kv e pelo visto você não tem experiencia em turbo, o conhecido maluco recomenda 0,5 a 0,6 de abertura em turbo e portanto nunca conseguirá os 60kv.
5- ela precisa de 300 tipos de gambiarras para a instalação o que as outras não necessitam.
o mesmo numero de fios que o msd, mesmo trabalho para instalar e desinstalar.
vasco agora não, as meias verdades são fogo.
1- esqueceu do trabalho na vela?
2- esqueceu do trabalho nos cabos?
3- esqueceu do trabalho no rotor se tiver?
4- esqueceu que a autofusao derrete com o calor?
5- esqueceu da quantidade de cooler de coputador? para resfriar o que????
6- esqueceu que as mangueiras de gaz rececam?
agora a nova moda tubos de silicone caríssimos, mas sabe qual seria a durabilidade?
7- esqueceu que o pessoal esta cortando a chupeta para instalar os tubos de silicone?
o trabalho realmente é o mesmo….......... sem falar que em um turbo se abrir bem o gap alem do que ele recomenda já sabe a igniçao derrete..........
6- nenhum fabricante de ignição do planeta tem um atendimento pós venda tao infeliz como a sua querida ignição e é desrespeitado quando se tiram dúvidas e é importunado quando param de usar o produto assim como o jmvieira e outros.
não posso responder isso, não vendo cm plus, msd e se foi sorte minha sinceramente não sei, não tive problemas com nenhuma das duas
monta um turbo e tenta usar…............
só tenho uma conclusão a chegar, fiz depoimentos sobre o que conheço e tive de experiencias com ignições
depoimento é coisa de exusuário de drogas….... rsrsrsrs.
falando sério, ela apesar de ser um saco de instalar em aspirados irá funcionar igual a todas as outras, mas em um turbo ela não presta e só irá te aborrecer, e se você não percebeu as pessoas não gostam simplesmente pelos motivos que irei enumerar abaixo.
1- é um saco para instalar.
2- não faz nada alem do que as outras fazem.
3- a postura do fabricante atendente bipolar.
4- as mentiras ditas pelo fabricante que iludem o comprador.
, e voce está misturando as coisas, é notório que voce tem uma magoa ou diferença muito grande com dono da cm racing, não posso ser penalizado por isso, muito menos resolver esse problema, é melhor voce mesmo falar com ele.
para esta sujestao terei que tomar uma vacina contra raiva rsrsrsrs pois o atendente bipolar conhecidamente maluco tem tendencia a morder as pessoas….......
vasco ele me prometeu mundos e fundos e tive apenas prejuizo finaceiro e de tempo com ele, infelizmente vejo que você esta encantando com o papo e teoria dele e no seu caso aspirado da algum resultado, porem no turbo simplesmente não funciona. um dia você irá conseguir enchergar a realidade e a verdade como tantas outras pessoas.
sabe vasco cansei das suas pegadinhas diferentes da turminha terrorista, você apenas muda o estilo...
terrorista,
sua interpretaçao de texto esta um pouco ruim, veja que falei que suas atitudes são diferentes da turminha terrorista, será que serei obrigado a ensinar português aqui?
entrei em uma delegacia de policia só pra fazer rg com 14 anos, voce está confundindo as coisa, resolva com o cezar suas diferenças e magoas.
pode tentar mas saiba que não me ofendo com palavras dos zumbis do conhecido maluco.
e sobre a sua vida particular não tenho o menor interesse.
será que a sua linha de raciocínio esta correta a respeito das múltiplas faiscas?
o jmvieira explicou, só funciona antes do 3.000 rpm, e talvez proporcione economia, que ganhos traz de potencia??
realmente você estudou portuguêsó consegue ler um texto e interpreta-lo corretamente?
as multiplas são para economia e a mistura já rica em alta não necessita do marketing do seu fabricante, entendeu agora?
acho que voce tem problema para entender as coisas se puder te ajudar, estou a disposição…
voce está enganado, não estou ofendendo voce de maneira alguma, não usei nem nas entrelinhas classificações como, turminha , gangue ,terrorista , carater dúbio, iludido, sarcasmo entre outros. meu nome é vasco soliani, não é casar marques, entendeu?? resolva com ele as magoas que tem dele e dos produtos dele.
acho que você deveria voltar a estudar português pois esta com sérias dificuldades de interpretaçao de texto.
respeito é devaneio?? carater moldado?? deturpações?? não vou responder a altura pois, como já disse, depois desse post vem um caminhão de informações que interessam.
veja quem começou com as alfinetadasó mas como disse esta precisando voltar as aulas de português uregente. algumas que se refere não foram para você e outras é apenas a mais pura verdade.
voltando a pauta, tempo de duração de centelha versus multiplas centelhas. isso é que interessa no forum, aprimorar conhecimento,
voltando a pauta :
multiplas faiscas em baixo giro = economia.
alto giro não necessita de multiplas faiscas e nemdos 60kv.
não fazer inimizades com mau criação.
veja quem começou com as alfinetadas e interprete o texto corretamente e verá quem é mau criado.
carlos drck knigth
-
num carro original a enfase é a economia, pode haver ganho em potencia e torque, mas não é regra geral. nos carros aspirados e turbo pode haver ganho maior, mas tb não é regra geral.
na economia pode variar de 5% a menos a 25% a menos consumo num carro já bem reguladinho. e considerando um mesmo carro, é mais provavel dar somente 5% na cidade congestionada assim como é mais provavel dar 25% numa cidade sem transito andando digamos a 60km/h constantes, ou numa rodovia plana andando de 5ª a 100km constantes.
depois de 5 anos batendo de frente consigo concordar contigo mais de um dia seguido e mais de um post seguido… sinal dos tempos...
admitir que pode haver (não que certamente existirá) vai de encontro ao que sempre disse... pode ser que exista e isso o que comprova que o mapeamento dos carros originais que o cara maluco e seus fãs dizem ser perfeito não é (e num é mesmo...vectra, celta, gol, 206 e praticamente todos os carros tem pelo menos mai de uma versão de arquivo com eniquecimento ou modificaões nas curvas de ponto).
economia de 5% a 25% até acredito porque envolve o jeito do motorista... um amigo meu teve um gol 1.0 16v do mesmo ano que o meu na mesma época... o meu fazia 11 na cidade de gasolina com certa regularidade (tinha ac e dh)...o dele raramente fazia 10 ... ele morava na rua de cima... só que o jeito de dirigir muda, o percurso, até mesmo o hor[ario muda...
-
over,
antes eu entendia que a irregularidade do ciclo sempre existia por causa do centelhamento e em qualquer regime. depois de ler mais, descobri que a irregularidade existe, mas nao se pode afirmar que é só por causa do centelhamento. existem outros fatores.
falando do consumo, eu fiz medições rodoviárias justamente pra ter algo mais constante, justamente porque no ambiente urbano se fica a mercê do transito. na estrada todos sabemos que nossos motores fazem consumos melhores que na cidade, e sendo assim eu precisava das duas melhores leituras de consumo possiveis pra aquele regime, sendo uma do carro original e a outra usando ignição.
outra coisa que me lembrei de falar é que mesmo que o valor da potencia máxima seja igual, o carro melhora nos regimes antes desse valor. isso significa que mesmo que a velocidade final seja a mesma, o carro ganha velocidade mais rápido até estabilizar na mesma velocidade final. e a diferença fica bem percebida, fazendo um wot na marcha onde o carro der final (4ª ou 5ª, depende do cambio), por exemplo indo de 100km/h até a máxima, o motor entrega melhor resposta e puxa com mais força, e se nao houve ganho de potencia, quando vai chegando perto da final vai ficando igual ao que era. se tiver ganho, continua e passa a estabilizar mais em cima.
no meu caso, o astra dá final de 4ª e nao vai mais pq corta giro então a máxima não mudou. porem hoje vai mais rapido pra final, em wot. antes quando eu passava pra 5ª ele caia um pouco, uns 10km/h. hoje ele segura na 5ª fica igual na 4ª a 6.500 ou na 5ª a 5000, que é muito longa ao ponto de antes ele ficar nos 190km lambendo os 5k rpm e hoje o motor fica a 5k rpm aos 200km mas não tem mais força pra empurrar. na casa dos 100 a 170km de 5ª, mesmo sendo ela longa, o carro mudou pra melhor direitinho ao ponto de ganhar essa velocidade de pé em cima se eu quizer ir ganhando essa velocidade gradualmente, embalando. antigamente eu tinha que baixar mais o pé pra ele conseguir chegar nos 170.
o corte de giro de 1ª, 2ª e 3ª aumentou, ele passa reto nos 6500 lambe os 7k rpm, mas infelizmente de 4ª não, de 5ª chega nos 5k rpm.
viagem pra natal e fiz medias de 8,5km/l e 8,8 no alcool, a/c ligado e andando na faixa entre 150km e 170km, salvo nos desvios da duplicação da br e nos postos da prf.
-
falando de turbo: abaixo de 3k rpm as turbinas estão nascendo, então um motor turbo nessa região opera similar a um de aspiração natural. nesse regime os multiplos disparos recaem no que ja vinhamos conversando. quando a turbina pressuriza e o motorista está de pé em cima, o carro tb é igualzinho a um aspirado e tb recai no que já falamos. quando o motorista crava o pé na fase turbo, tb dá no mesmo pq como já dissemos, todo motor só entrega a maxima possivel ligeiramente rico, esteja ele turbinado ou não. então um unico disparo resolve e a energia necessária tb dá no mesmo.
o segredo das velas pra carro turbo usa a mesma filosofia, mas olhando de uma otica um pouco diferente: normalmente nos carros turbo, a depender da pressão do turbo, da taxa de compressão, da turbulencia da camara, etc. precisa-se fechar um pouco a vela, as vezes precisa fechar muito, pra 0,5mm ou até 0,4mm. isso simplesmente mata o ciclo de combustão , e deixa ele menos regular do que antes. associado a isso, ainde existe o problema de ter que se colocar velas mais frias como as br9es, que dificultam o centelhamento nos regimes onde o motor opera aspirado em baixo giro, que é o regime onde o motor turbo tb é mais economico, pois a vela fria nesse regime leve está trabalhando fria demais, e vela fria demais dá mais trabalho pra centelhar. ainda tem o problema da vela ter a ponta ignifera recuada em relação as velas bprxes, ficando a centelha mais perto das paredes do cabeçote, o que tb afeta negativamente a regularidade do ciclo, pq a chama cresce mais perto do cabeçote e o cabeçote rouba mais calor da chama aumentando as chances dela se extinguir e não queimar por completo.
mas por que falei tudo isso? porque uma forma de amenizar todos esses problemas por causa da substituição por uma vela mais fria e de ponta recuada, é justamente abrir o gap se a preparação permitir, ou pelo menos, não fechá-lo se a preparação obrigasse a fechar com a ignição original. aí é onde os ganhos de potencia aparecem mais, pq na fase turbo, o motor tem compressão dinamica maior que qualquer fase aspro desse mesmo motor, então cada decimo de mm de vela que vc puder aumentar (((ou não diminuir))), faz a propagação ser muito mais rapida pra cada decimo de mm, e isso proporciona maior velocaide de chama, maior pico de pressão, e se tem mais torque, e com isso se tem mais potencia. imagine que cada decimo de mm funcione como 2 a 4º de avanço de ponto, a depender da preparação, é ou não muita coisa? e frisando é melhor abrir a vela e atrasar o ponto pra compensar (se precisar atrasar mais, é na fase turbo) do que fechar a vela e adiantar o ponto, por causa das variações do ciclo que diminuem quando se abre a vela, então a entrega de potencia fica maior, melhor e mais firme.
-
a medida que der vou falando: eu estava lendo um trabalho sobre as ignições a laser. no lugar das velas, existirão uma especie de transdutor que jogará de um a 3 feixes de laser na camara. no caso dos 2 ou 3 feixes eles serão disparados ao mesmo tempo, em 2 ou 3 direções diferentes. com isso nao existe mais fuga de alta tensão, o laser é insensivel ao carro ser aspro ou turbo, ou seja, não precisa fechar o gap, só talvez precise substituir a peça por questões de temperatura (similar ao grau termico da vela). com isso acaba a necessidade de isolação dos cabos com fitas, silicones e afins.
http://www.assobrav.com.br/ler_noticia.aspoid=9876
com o laser a propagação tem muito mais qualidade que com qualquer vela. enquanto uma vela pode ter absurdos 2mm de gap já usando uma ignição de alta potencia, no laser de 3 feixes cada um deles 3 feixes podem ter até 3cm, ou seja, cada feixe já seria 15 vezes maior que uma centelha. a ponta de cada feixe produz uma especie de plasma, e cada bolina de plasma na ponta de cada um dos 3 feixes ficam praticamente no centro da camara de combustão, e como os 3 feixes disparam ao mesmo tempo em 3 direções diferentes, de cara vc já tem 3 regioes ou 3 pontos onde a mistura pode se inflamar, ficando mais dificil a perda da combustão. com isso podem ser queimadas misturas ainda mais pobres.
como a propagação da chama tende a ficar mais rapida, pode ser dado menor avanço de ignição, com isso o pistão vai estar mais perto do pms e isso diminui o crescimento da pressão no curso de subida do pistão (alguns sentem isso como aspereza no motor, principalmente os vw vht rodando com alcool) que diminui as vibrações e pode produzir mais torque e potencia. de quebra, a diminuição da pressão com a subida do pistão ainda reduz a tendencia a detonação, o que pode proporcionar maiores taxas de compressão e mais rendimento ainda.
está em fase de testes em laboratorio, e pra finalizar: coincidencia a parte, os lasers tb dão multiplos disparos.