[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
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qual, isolar os cabos com mangueira de gás??????
over, o meu fiat tb andei quase 1 ano turbo na gasolina comum de posto vagabundo, com vela grau 5 original do carro…
uno turbo tem 8,5:1 de taxa e 0,7 de pressão, e anda com vela grau 5 e nem correção por sonda tem...
vela grau 9 em turbo mortadela é exagero...
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isolação é básico, mas não com mangueiras… mangueira é feita pra outra coisa, tem uma até que bota umas frutas com um caroção grande desssstamanho....
andar até eu ando a pé... até acho gozado que vcs começam a contar que turbinaram os carros e extrairam não sei quantos cavalos e dá pra ver que pelo que escrevem que nunca leram um livro sobre motores na vida, e ainda acham que fizeram o projeto . ainda bem que tem as coisas que funcionam assim tambem, que coisa boa é ter sorte, continuem assim kkkkkkkk.....
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quem nunca leu????
vc nem sabe com quem está falando rapaz
só nessa página tem um desenvolvedor de uma injeção eletronica programavel homologada pela fiat inclusive com uso nos laboratórios deles, tem outro que trabalhou anos com remapeamento de centrais de injeção e eu mais fraquinho que estou na metade da engenharia e trabalho com injeção eletrônica.
procure conhecer as pessoas antes de rotular… pode acabar saindo na pior
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ah…....para capirotto......
tu vai te estressar com cria do cm racing é
pessoal.......toda a teoria desse topico é muito linda......a discussão é bela......mas e no mundo real ?
cade os carros equipados com cm racing que estão nas ruas/pistas/autodromos provando que o sistemas dele presta ?
não quero nem que provem que são os melhores....... queria apenas ver na pratica que o bagúio funciona.
sem treta.
abraços.
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ué, pegou ar foi? só vc aqui é que conta piada, eu não posso contar nenhumazinha não?
quem aqui nesse topico, incluindo voce menegotto, usou duas marcas diferentes ignição, em 3 carros diferentes no tempo e a km que eu usei? em setembro, faço 6 anos mexendo com isso, e por baixo isso dá uns 100mil km rodados. já fiz dezenas de leituras de consumo, fora o que eu já pesquisei, li e estudei. então não venha com essa de provas de titulos comigo, basta ler o que eu escrevo e vc vai perceber logo que vc tb não está falando com algum mecanico pe de escada da esquina da sua casa.
quer falar sério, eu falo sério. quer zonar eu zono, simples assim.
o lost, eu suponho. mas não foi ele quem falou que cada disparo tem milissegundos de duração?
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ah…....para capirotto......
tu vai te estressar com cria do cm racing é
pessoal.......toda a teoria desse topico é muito linda......a discussão é bela......mas e no mundo real ?
cade os carros equipados com cm racing que estão nas ruas/pistas/autodromos provando que o sistemas dele presta ?
não quero nem que provem que são os melhores....... queria apenas ver na pratica que o bagúio funciona.
sem treta.
abraços.
pronto agora eu sou cria do cm, meu pai eterno… entao menegotto, meus parabens, vc acertou. já fui rotulado.
pra quem nao sabe, eu simplesmente descasquei, desmontei, desbaratei o cm e sua trupe no forum carrosderua, assim como o mciola/lecram/ultred94, fontana... até o bruno goulart entrou na roda.... mas fui na teoria bem bonitinho, bem na regra do jogo e a turma só com casca de banana, sem contar com a impáfia e a acidez de sempre, o fontana esse sim cria do cm, entrou lá tb e ficou jogando verde, etc... pois é eles sumiram de lá e espero que nunca mais voltem.
mas meu amigo thiagoiano, não pense assim. tem que ter uma teoriazinha chata e enfadonha sim, faz parte. eu sei que carro pra muitos é só diversão, mas é uma diversão muito cara, já que carro no brasil custa uma pequena fortuna, peças no mercado de prepração, então, nem se fala.... por causa disso vc evita o constragimento que um colega meu passou de levar benga num voyage 1.8 daqueles antigos, aspro com o kit basico comandão filtro escape taxa.... de um celta 1.4 original, somente com ignição, na av. boa viagem na saida de 1ª, 2ª e 3ª... pra piorar, estava eu e eyder gustavo no celtinha, ambos pesamos 100kg cada um, e o boyzinho era magrinho e estava sozinho no voyage... foi muita zona naquela noite....
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só podem ser os poneis malditos…
vc acredita que o que ganhou foi a ignição no celta ou o acerto lixo do voyage?????
faz favor meu querido ignição em carro original é ponei maldito nada de cavalos de verdade
pra min chega... to aguardando o vídeo celta 1.4 com faiskeitor x civic black bull
vai ser fodástico é capaz de deslocar o centro de rotação da terra
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vcs são uns humoristas aplausos kkkkkkkkkkkkkk…..
mas nao posso fazer nada. e coincidencia a parte ou não o dono do voyage era assim, cheio desse conhecimento de posto de gasolina .... dusinferno, andabagaray, assim como vcs, kkkkkkkkkk.
e lhes pergunto: quantos carros de não sei quantos cavalos existem no brasil feito por pessoas que nunca leram um livro de motoresó só o cara do voyage?
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cara o que mais tem por aí pelas ruas são carros horríves, com acerto lixo…
te dou um exemplo, eu com um fiat tipo 1.6 com 0,6 de turbo... devia ter no máximo 150cv... dei benga por uns 6km dentro da cidade num kadett do preparador mais foda da cidade... 2.0 com .50, 3e e caralho a quatro... eu com 3 pessoas dentro do carro, dois gordos de 100kg e mais um... o sarrafo foi tão feio, que um amigo foi dois dias depois na oficina do rapaz e ele tava com o kadett todo aberto, forjando tudo e colocando turbina maior...
acerto, são poucos que sabem fazer... isso é fato mas não existem milagres, ou admite mais mistura ou admite mais mistura. faísca, cai, filtro, escape, tudo é pentelhos de cavalos... ou poneis malditos pra quem se ilude com isso
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todos os motores mais modernos estão evoluindo o sistema de ignição, colocando bobinas individuais por cilindro, abrindo as velas ou diminuindo a resistencia ohmica das velas, na busca de conciliar menor emissão de co2 por km rodado com a entrega de maior torque a plena carga sem precisar de tanto combustivel como nos sistemas atuais. inclusive se a sua velha e conhecida vela já fosse a solução definitiva, não estariam pesquisando sobre ignição a feixe de laser como postei antes de ontem, a noite.
os foruns de carros viraram uma terra onde a maioria são genios sem estudarem nada ou pesquisarem nada nem usaram nada, tanto conhecimento empirico é sim um milagre, porém é só o que todo mundo já sabe, o obvio. os poucos que se preocupam em pesquisar e buscar algo novo ficam calados, os que falam algo diferente são chacotados, banidos e execrados. nada muda. e a receita consagrada está escrita no post: mas não existem milagres, ou admite mais mistura ou admite mais mistura. faísca, cai, filtro, escape, tudo é pentelhos de cavalos… ou poneis malditos pra quem se ilude com isso está aí o veredito de um pesquisador muito gabaritado.
até agora estou esperando me responderem quais de voces usaram ignições dos poneis malditos nos seus carros, só o over que disse que usou e ainda nao me respondeu se ele instalou corretamente, pq sim, até uma vela de 7 dias instalada erradamente, pode provocar um incendio. os outros decidiram ficar calados e não discutir sobre o assunto. meus parabens. é por isso que as pessoas mais serias nao entram sequer mais em foruns. cansaram.
pra voces, eu deixo uma celebre frase: qualquer individuo que se puser na posição de inquisitor baseado no conhecimento do povo , tal como foi poncio pilatos, está na condição de mandar matar jesus e soltar barrabás.
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até agora estou esperando me responderem quais de voces usaram ignições dos poneis malditos nos seus carros, só o over que disse que usou e ainda nao me respondeu se ele instalou corretamente, pq sim, até uma vela de 7 dias instalada erradamente, pode provocar um incendio. os outros decidiram ficar calados e não discutir sobre o assunto. meus parabens. é por isso que as pessoas mais serias nao entram sequer mais em foruns. cansaram.
pra voces, eu deixo uma celebre frase: qualquer individuo que se puser na posição de inquisitor baseado no conhecimento do povo , tal como foi poncio pilatos, está na condição de mandar matar jesus e soltar barrabás.
jmvieira,
inicialmente, gostaria de parabeniza-lo pelo alto teor que vc agregou ao topico.
e, gostaria de postar a minha experiencia com amplificador de ignicao do cm.
eu ja usei ignicao do cm, modelo plus num santana 93/93, gasolina/gnv, cambio automatico e injecao le-jetronic que tava morta (ou seja, so funcionava no gnv mesmo).
cansei de dizer pra quem quisesse ouvir, que para um carro de passeio movido a gnv, a ignicao fez milagre.
usava velas com 1,3mm de abertura e o carro estava muito mais forte do que sem a ignicao, correndo o risco de parecer idiota, o carro me parecia tao forte quando somente movido a gasolina.
so que a ignicao deu defeito com 3 meses de uso, mandei pro fabricante, que consertou e me devolveu.
logo apos vendi o carro.
e vendi a ignicao para um usuario do forum fusca4ever.
conhecimento tecnico pra discutir no seu nivel, nao tenho, assumo, mas a diferenca entre o meu antigo carro com e sem a ignicao era grotesca.
abraco.
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carlos dark knigth.
sabia e tinha certeza que existia alguma coisa que deixou voce muito magoado por disparar tantas criticas a cm racing, agora que relatou sua história entendo seus sentimentos e parar essa discução por aqui acho muito importante, pois julgo ser muito dificil ser enganado por alguem e isso não deve ser alvo de tripudio de ninguem.
como disse vasco não tenho nada pessoal contra você, mas quanto a pessoa e aos produtos eu simplesmente sempre que posso informo a verdade para que novas pessoas não caiam nas mentiras divulgadas pelo fabricante, pelo visto você não conhece o mundo da preparação e a fama do seu fabricante e quando se inteirar da realidade irá acordar. lembre que não falo aqui de fóruns da vida, falo do mundo das competições e no mundo real da preparação e garanto a você que o seu fabricante no mundo real tem uma fama muito pior que neste mundo virtual de fóruns.
todas as pessoas que entram em contato com o cara maluco mais cedo ou mais tarde irão se aborrecer, porem é fato se aborrecer.
não conheço voce pessoalmente e derrepente por cada um discordar de alguns pontos de vista e ter no meio uma pessoa fabricante envolvido que considerou declaradamente que te enganou, podemos tambem perder de fazer uma boa amizade por besteiras. tranquilo??
por mim sem problemas, mesmo porque como disse antes não tenho nada contra você.
vasco ele não enganou apenas a mim, ele engana a todos que ele convive, visando apenas o benefício próprio dele.
inclusive, estava pensando em turbinar um gm 2.0 8v , quero injeção original e um gerenciador com bico extra, só conheci o meg até hoje, pois como voce mesmo disse, não conheço mesmo muito de turbos, sou da epoca dos cabeçote rebaixado carburado…....rsrsrs. o que indica de gerenciadores de turbo??
apesar de imaginar que isto é uma pegadinha pois sei que você tem amplo conhecimento no outro fórum e já parte de uma preparação pré-concebida e que neste caso você deveria abrir um tópico para tratar do assunto e que muitos aqui irão te ajudar vou tentar levar a sério.
espero que entenda como uma critica construtiva, mas ao meu modo de ver você esta começando o seu carro turbo de forma errada e não esta seguindo os dogmas do seu fabricante e algo que seria comum a qualquer pessoa em sua vida cotidiana:
estabelecer uma meta ao invés de partir de uma receita como injeção original e gerenciador.
portanto o que você deseja?
1- apenas espirrar?
2- competir em categoria desafio?
3- participar se federando e disputando um campeonato?
sabendo o que você quer saberá quantos cavalos precisa e quais novas alterações além de potencia irá necessitar.
lembre que você pode usar gerenciador de bicos, injeção standalone e pigback.
bom, estamos diante de umas das discuções mais tecnicas acredito que já vistas a respeito de ignições.
veio toda explicação sobre as multiplas centelhas, atingir mais moleculas, realmente muito tecnica e bem redigida pelo sr. jmvieira.
agora pensa no seguinte. uma multipla centelha acontece de 2° em 2° com tempo de 2 ms, tempo extremamente curto comparado a uma mi original que centelha uma unica vez com duração de 9 ms.
uma msd 6al pelo que saiba não conta com multiplas centelhas e tem duração por volta de 40 ms , a msd 7al2 segundo os manuais da msd americana tem 140 ms, e a cm plus tem 200 ms.
quantos pulsos de multiplas centelhas são necessarios para atingir um unico disparo de uma 7al2 ou uma plus??
pelas contas que fiz aqui as multiplas centelhas somadas já a partir de 1500 rpm são mais curtas em tempo que um unico disparo das duas ignições citadas acima.
ignição não é uma coisa muito mais complexa que um simples ativar de velas para fazer o motor explodir…
vasco não irei repetir aqui tudo que os outros já falaram e explicaram com um excelente português, os seus questionamentos feitos neste post já estão mais do que explicados e muito bem respondidos, portanto após a sua leitura e tendo alguma dúvida em algum tipo de questão tanto eu quanto os outros teremos prazer em te ajudar.
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isso parece a historia do rebaixei meu cabeçote e uso velas de rd 350, lembra disso??
extremamente taxados, para a vela não bater no pistão, instalavam elas com uma arruela mais grossa, essa arruela se for feita de cobre, ajuda e muito a vela a dissipar calor, então terá uma vela de grau original e em carga total essa arruela simples e barata ajuda a dissipar melhor o calor.
outra coisa, quem toca calor mais eficientemente o aluminio ou o cobre ?…radiadores são de aluminio....
a condutividades de alguns elementos, em j/s/(m·k) ou w/(m.k) são:
ferro: 80,3
tungstênio: 178
alumínio: 237
cobre: 398
água: 0,61
ar: 0,026
o cobre, que é um condutor de calor muito melhor que o alumínio.
quanto maior for esse valor, maior será a eficiência na troca de calor.
quando se tem um grande calor a ser retirado em pouco tempo, você precisa:
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aumentar a massa do dissipador.
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aumentar a área de contato com o ar.
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usar um metal com boa condutividade térmica.
se alguém aí quiser torrar uma grana, ainda pode fazer uma arruela de prata, que é um condutor térmico pouco melhor que o cobre (426 w/(m.k) )…
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ah…....para capirotto......
tu vai te estressar com cria do cm racing é
pessoal.......toda a teoria desse topico é muito linda......a discussão é bela......mas e no mundo real ?
cade os carros equipados com cm racing que estão nas ruas/pistas/autodromos provando que o sistemas dele presta ?
não quero nem que provem que são os melhores....... queria apenas ver na pratica que o bagúio funciona.
sem treta.
abraços.
o problema da cmracing é que o proprietário é uma pessoa muito difícil de se lidar e como ele se acha o elemento superior do universo recolhe ao seu redor apenas as pessoas que ele consegue dominar e influenciar e acaba não tendo em seu circulo pessoas que realmente participam de eventos profissionais de competição.
eles recentemente fizeram um encontro em uma pista de arrancada onde participaram alguns carros com meg e outros escolhidos a dedo para fazer as comparações mais armadas de todas, onde o melhor carro em saltinho conseguiu apenas o tempo de 9,6 segundos nos 201 metros, assim nem preciso falar que o desempenho deles é fraco para competições mas para um carrinho de rua funciona satisfatoriamente e passa nas vistorias sem muitos problemas, porem para competições realmente não funcionam.
ah…....para capirotto......
tu vai te estressar com cria do cm racing é
pronto agora eu sou cria do cm, meu pai eterno… entao menegotto, meus parabens, vc acertou. já fui rotulado.
pra quem nao sabe, eu simplesmente descasquei, desmontei, desbaratei o cm e sua trupe no forum carrosderua, assim como o mciola/lecram/ultred94, fontana... até o bruno goulart entrou na roda.... mas fui na teoria bem bonitinho, bem na regra do jogo e a turma só com casca de banana, sem contar com a impáfia e a acidez de sempre, o fontana esse sim cria do cm, entrou lá tb e ficou jogando verde, etc... pois é eles sumiram de lá e espero que nunca mais voltem.
mas meu amigo thiagoiano, não pense assim. tem que ter uma teoriazinha chata e enfadonha sim, faz parte. eu sei que carro pra muitos é só diversão, mas é uma diversão muito cara, já que carro no brasil custa uma pequena fortuna, peças no mercado de prepração, então, nem se fala.... por causa disso vc evita o constragimento que um colega meu passou de levar benga num voyage 1.8 daqueles antigos, aspro com o kit basico comandão filtro escape taxa.... de um celta 1.4 original, somente com ignição, na av. boa viagem na saida de 1ª, 2ª e 3ª... pra piorar, estava eu e eyder gustavo no celtinha, ambos pesamos 100kg cada um, e o boyzinho era magrinho e estava sozinho no voyage... foi muita zona naquela noite....
eu conheço a estoria do jmvieira e sei que ele não é uma cria do conhecido maluco, inclusive o referido odeia o nosso colega e em seu fórum falou mal dele por muitas vezes.
ninguém aqui precisa brigar principalmente por causa do conhecido maluco.
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o lost, eu suponho. mas não foi ele quem falou que cada disparo tem milissegundos de duração?
ei, eu nao falei isso não. leia direito. eu disse justamente que nao existe centelha com 1ms nem 2 quanto mais 9.
sai pra la encosto…
palavras do engenheiro chefe da fpt para competição ontem no racing festival quando por acaso falavamos por acaso sobre diferenças de tensão e potencia de ignicao: os ganhos sao tao minimos e imperceptiveis que nao valem a pena nem pensando em consumo . estavamos falando sobre sistemas indutivos e cdi. esqueci de perguntar pra ele sobre amplificadores de ignição. sempre esqueco de comentar sobre esse tipo de coisa com engenheiros de verade, acho que tenho uma trava natural na cabeça que nao me permite lembrar desse assunto quando estou trabalhando com profissionais.
quem puxou o assunto sobre cdi, aumento de tensão no primario ou multiplas centelhasnfoi o zezão, mas o assunto original era drivers pra bobina indutiva mais potentes, quando a bobina nao é mais potente.
na fuelbox usamos drivers de 500mj, sao os mais potentes encontrados no mercado, mas o que adianta se vc usar bobinas de 120mjá nada.
usamos bobinas de gol flex (aquelas com as 4 saídas) em motores com 700cv e 2,5 bar de pressao, sem problema algum. velas iridium resistivas com gap original, ou seja, 0,8mm sem problemas.
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agora pensa no seguinte. uma multipla centelha acontece de 2° em 2° com tempo de 2 ms, tempo extremamente curto comparado a uma mi original que centelha uma unica vez com duração de 9 ms.
uma msd 6al pelo que saiba não conta com multiplas centelhas e tem duração por volta de 40 ms , a msd 7al2 segundo os manuais da msd americana tem 140 ms, e a cm plus tem 200 ms.
quantos pulsos de multiplas centelhas são necessarios para atingir um unico disparo de uma 7al2 ou uma plus??
pelas contas que fiz aqui as multiplas centelhas somadas já a partir de 1500 rpm são mais curtas em tempo que um unico disparo das duas ignições citadas acima.
ignição não é uma coisa muito mais complexa que um simples ativar de velas para fazer o motor explodir…
ta ai o cara que falou em uma centelha de 9ms.
meu deus, quanta baboseira…
rapaz, 9ms é um pulso de injeção enorme ja suficiente pra lavar o motor na maioria das configurações de injetores.200ms é o intervalo entre uma volta e outra do motor a 300rpm. só pra ilustrar, o motor de arranque ja faz o motor girar a 300rpm.
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a duração da centelha só importa no que diz respeito a aumentar as chances de atingir mistura ar / combustivel. quando atinge mistura em condições de queima, a queima se inicia.
dar varias centelhas aumenta as chances de atingir mistura quando o motor esta trabalhando em condicoes muito ruins como um motor com comandao ou mistura pobre.
uma centelha nao dura 1 ou 2ms quanto mais 9.
lembrando que tudo isso é em condicoes longe do normal de funcionamento do motor, pois se voce tiver uma centelha que dura 10ms ou der 10 disparos de alguns us ao longo de 10ms na pratica vai dar na mesma, hora que a centelha atingir mistura vai começas a ignicao, só que a posicao do vira ja vai ser atrasada em funcao a primeira centelha que é o ponto que voce queria que iniciasse a ignicao.
resumindo, é paleativo, nao é algo que se espera ter dependencia.
tem certeza que vc não falou isso lost?
pois é meu nobre colega: o cara colocou o m maiusculo, vc colocou o m minusculo. a rigor, ele escreveu em megassegundos, e vc em milissegundos. ele pode ter feito isso pq o simbolo micro não é facil de postar, tem que ir no word copiar e colar, enquanto vc escreveu a unidade mili bem certinho, que coincidencia….
e se vc não quer ter encostos, faça jus a seu nivel de conhecimento, que suponho ser elevado...
na fuelbox usamos drivers de 500mj, sao os mais potentes encontrados no mercado, mas o que adianta se vc usar bobinas de 120mjá nada.
bom se vc usar ignição de descarga capacitiva de qualquer marca ou modelo, vc vai pela 1ª vez ouvir falar numa bobina de 120mj poder ser utilizada com algo de 500mj ou o que vc desejar, pq a bobina deixa de operar no modo kettering e passa a operar no modo autotransformador elevador.
usamos bobinas de gol flex (aquelas com as 4 saídas) em motores com 700cv e 2,5 bar de pressao, sem problema algum. velas iridium resistivas com gap original, ou seja, 0,8mm sem problemas.
vc já imaginou poder usar 1,0mm, quem sabe 1,2mm de abertura com as iridium? elas facilitam muito o centelhamento, pois são pontiagudas.
esqueci de perguntar pra ele sobre amplificadores de ignição. sempre esqueco de comentar sobre esse tipo de coisa com engenheiros de verade, acho que tenho uma trava natural na cabeça que nao me permite lembrar desse assunto quando estou trabalhando com profissionais.
eu nao teria vergonha de perguntar e riria na cara de um se ele falasse que não dá diferença no consumo. meu carro está lá na vaga como prova, eu perguntaria a ele se quer olhar. tanto que os fiats bebem pra caramba, enquanto meu carro faz 11km/l no alcool andando a 100km/h, um palio faz 8km/l.
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over se o que vc falou foi alguma piada, favor avisar quando ela acabar para que eu possa rir tambem.
o termo pinada significa que o cão percutiu, bateu, no estojo, porem não detonou a carga de polvora da bala. ao aquecer a carga de polvora, ela fica mais sujeita a que isso não aconteça, e se for pinada novamente, ela possa vir a disparar.
o cão bateu na bala, a bala fria não disparou = mistura pobre, 1ª centelha.
coloquei a bala no sol, aqueci a polvora, tentei de novo e disparou = indução a reação promovida pelo calor e compressão, 2ª centelha.
no caso do carro turbo, vc só instalou a ignição? lembre-se que para o correto funcionamento principalmente nos carros turbo, existem alguns procedimentos importantes a serem tomados, e eu suponho que vc os fez.
quando se explica a piada, perde-se as graça, melhor mesmo se você rir dois dias depois …mas no caso cabe né é hehehe
se vc já martelou e a faisca jà inicou a explosão não adianta martelar de novo e ponto… é o que eu havia dito no contexto...
se a polvora esta fria ela dispara sim... mesmo a uma temperatura muito pequena (ou nunca haveria guerras em locais aonde neva forte, como foi po exemplo na segunda guerra mundial entre alemanhã e urss)... vc confundiu com polvora molhada (ou seja mistura fora da especificação de funcionamento)..ai sim... inserir energia (calor) para que ela entre novamente dentro da especificação estequimétrica (não é isso mas para entendimento serve a palavra) e redisparar é outra condição totalmente diferente... e como eu disse antes a energia que faz disparar desta vez num veio da maior energia da faísca veio como vc mesmo disse do calor e da maiso compressão ( o pistão subiu e com isso comprimiu mais e gerou mais calor).
no meu caso la de usar ignição... bom... se eu disser que foi corretamente instalada vc vai dizer o que é que nuam foi e me contestar ?... vou afirmar de novo (se a sua palavra vale como prova, creio que vc deva aceitar a minha tbm)...sim foi bem instalado e não, não deu resultado palpavel...
pronto agora eu sou cria do cm, meu pai eterno… entao menegotto, meus parabens, vc acertou. já fui rotulado
ué… mas foi um dos que vc mais citou nos tópicos do celta clube, do caraudio e outros tantos foruns nestes seus 6 anos de pesquisa e 100.000km rodados...
alias... mexo com reprogramação desde 1998 (apenas mais do que o dobro do que vc experimenta ignição), tenho carro preparado desde 1989 (meu terceiro carro) e devo ter andado um pouco mais do que isso em carro turbo, aspro e como já disse até em carro com amplificador de faísca... sou engenheiro formado pela fei desde 1992 em eletrica com enfase em sistemas computacionais (na epoca apenas chamado enfase em compuatdores) onde se aprendia justamente sobre controle e gerenciamenteo eletrônico de processos (totalmente a ver com injeção eletônica)... ou seja eu tbm tenho um pouco de know-how sobre o assunto
o cobre, que é um condutor de calor muito melhor que o alumínio.
quanto maior for esse valor, maior será a eficiência na troca de calor.
quando se tem um grande calor a ser retirado em pouco tempo, você precisa:
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aumentar a massa do dissipador.
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aumentar a área de contato com o ar.
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usar um metal com boa condutividade térmica.
ai chegou ao ponto que deixei propositalmente solto…a arruela esta prensada entre o cabeçote (de aluminio, ou vá lá ferro se for um motor mais antigo) e a cabeça da vela que é de... é aço ou seja não adianta nada... vai aumentar a área de troca de calor em apenas: altura da arruela x perímetro da mesma ou seja desprezível pois que troca calor na vela não é a parte de metal e sim a cerâmica
eu ja usei ignicao do cm, modelo plus num santana 93/93, gasolina/gnv, cambio automatico e injecao le-jetronic que tava morta (ou seja, so funcionava no gnv mesmo).
cansei de dizer pra quem quisesse ouvir, que para um carro de passeio movido a gnv, a ignicao fez milagre.
usava velas com 1,3mm de abertura e o carro estava muito mais forte do que sem a ignicao, correndo o risco de parecer idiota, o carro me parecia tao forte quando somente movido a gasolina.
ai acredito em ganhos sim… o motor não foi projetado pra gnv (taxa baixa) provavelmente estava com mistura pobre (a maioria de quem regula gnv deixa a mistura extremamente pobre de forma a tentar deixar o mais economico possivel pois é a intenção de quem usa este equipamento)...cai de novo, qto mais fora do que deveria ser o projeto do motor maior a chance de ter algum ganho
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pronto…começou de novo... até discordar do cara que mexe apenas com isso, da fabrica, que certamente tem todo o backgrpund da bosch, ngk e demais fabricantes de grande porte só porque vc diz que melhora...
mas a grande verdade é que em vez de usar bobinas multiplas como vc mesmo disse que é o caminho, as fabricas poderiam ter usado um amplificador de faísca e resolvido o problema... e nunca usaram...e nunca vão usar...
vamos voltar aos fatos... se vc tem mistura mal formada (pobre demais por exemplo) vc pode ter até ganhos com uma faísca mais forte... isso eu consigo admitir e até aceito de forma natural... mas que é o caminho pra solução de todos os males... bom ai naum, até porque mistura muito pobre quando é queimada emite altissima concentração de nox, que hoje em dia é uma preocupação pois se sabe que é cancerígeno... e catalisadores são caros, sobrecarrega-los diminui sua vida útil...melhor é não emitir .