Turbo top na gasolina, pode??
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não precisamos ser de extremos, hj em dia é aceitável que no projeto de preparação leve em consideração o consumo, não visando ter um carro econômico, mas sim dentro de um certo limite, não acho um absurdo um turbo fazer menos de 4 km/l com pé embaixo, mas acho que fazer 5km/l andando quase sem pressurizar desnecessário hj em dia.
com certeza, na fase aspirada tem que ter alguma economia, senão nãohá bolso que aguente.
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eles entenderam moa, só que sabe como é… tem um cidadão aí que não sai do meu colo, daí distorce tudo o que falo para zuar... mas fazer o que, ou ele tem um deficit de inteligência ou me ama...
caso seja o caso de um deficit mental, vou recolocar o que disse? um ap 2.0 original, digamos que faça 8 na cidade. sendo montado um kit turbo, sem alteração em cabeçote e na central original o consumo deve permanecer identico. o problema são os acertos maravilhosos com hpi e bico arrombado, 3e etc etc etc
se ainda não entende, volta pra creche
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na minha opnião, pelomenos nos carburados, tem um detalhe que gera uma diferença bem sensivel no consumo:
no alcool geralmente vc tem q deixar levemente gordo, afim de não ter buracos quando faz movimentos bruscos no acelerador.
na gasolina, pode deixar no ponto. até com um pouco de falta na fase lenta/progressão. nem olhava a sonda para acertar a baixa, ia empobrecendo até sentir que o motor ficou sem força e engordava um pouquinho, geralmente o hall ficava tudo apagado. isso turbo. mas bastava pesar um pouco o pé que a mistura voltava para casa dos 850/870.
a vantagem da gasolina é que para dar buraco tem que estar com muita falta mesmo, já o alcool é bem mais sensivel.
turbo a gasolina, de 3e num 1.8 com 8,5:1 de taxa o resto tudo original fazia na casa dos 11-12km/l andando a 90km/h.
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era tudo original e bico de astra flex rodando no alcool nao passava de 5~6km/l
os mesmo bicos abertos tudo q da, e usando hpi chega a 7,5km/l se andar forte chega nos 4,5km/l nao reclamo, to veio e nao ando acelerando o tempo todo…
hj rodei uns 30km entre 1º e 2º vi baixar 1/4 do tanque (mais de 2hs), na volta sem transito e pressurizando o percurso em 35min, nao vi baixar nada
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era tudo original e bico de astra flex rodando no alcool nao passava de 5~6km/l
os mesmo bicos abertos tudo q da, e usando hpi chega a 7,5km/l se andar forte chega nos 4,5km/l nao reclamo, to veio e nao ando acelerando o tempo todo…
hj rodei uns 30km entre 1º e 2º vi baixar 1/4 do tanque (mais de 2hs), na volta sem transito e pressurizando o percurso em 35min, nao vi baixar nada
#fato
eu já gastei 1/2 tanque numa dessas, e notudoquedá em rodovias muito menos que isso
pra mim na boa, tem que existir um acerto bacana pra não haver desperdicio de combustivel nem perda de performance.
agora tirar leite de pedra e ainda querer economia não rola.
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acho q nem por mapa, é o anda e para anda e para laskado, foram quase 30km nesse ritmo, conta-se as vezes q usei 3º, era tirar segunda e nao ter velo pra voltar 2º e ta rapido pra por 1º, até na rodovia anchieta eu tava nesse ritmo
e gastou assim, pq nao fico acelerando, as vezes esperava no mesmo lugar andar espaco de 1 carro, descansava o pé no acelerador pra ir….as vezes sentia o acelerador tremer, pq tinha acelerado tao pouco q tava se corrigindo lenta e tudo mais
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é isso que digo joel… é mto mais facil apelar pro alcool do que quebrar alguns pistões até achar o acerto ideal na gasolina... ou mais ainda abrir a mente para tecnologia novas como water injection
esses dias comentei com um colega de faculdade sobre injeção de agua e o cara me tirou pra muleke... disse que ia dar calço hidraulico, que era impossível injetar agua para resfriar a mistura duahfuhaufhaeufhaufhfa
essas coisas....
e ao amigo xtreme, cada um aqui trabalha pra si e sabe de si... se eu ou qualquer outro quiser ter um carro turbo e economico, é um direito nosso ok? se vc acha que turbo tem que fazer 4km/l, fique no seu fantástico mundo de bob de carro mal acertado e não da palpite arrogante ok????
vide tempra turbo... tem o mesmo consumo do 16v... gol mil turbo... uno turbo... todos com consumo identico aos aspirados de mesma cilindrada..
**cara isto era usado na guerra nos avioes, injetavam agua pra despachar os caras no ar ,eu tenho um livro de preparação aqui que tem o esquema todo de fazer injeção de agua .
tem gente que duvida de tudo mesmo por nunca ver alguem fazer .**
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pra dar calço hidraulico teria que injetar mais do que o volume da camara (area de compressao) em apenas 1 ciclo do motor, pois ele cospe tudo pra fora no ciclo de descarga. ou seja, tem que mandar um volume realmente muito grande de agua pra dar calço. quando se passa em enchentes, o motor aspira o duto de admissao todinho com agua, por isso enche o cilindro. pra dar calço com a injecao de alguma coisa, só se for com o motor parado, se estiver virando, praticamente impossivel dar calço com injetores, solenoides ou qqr coisa pequena injetando.
se nao me engano, os camaros antigos vinham com water injection, mas nao era agua pura, era uma solução pronta cor rosa nao sei o que tinha nela…
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impossível eu tenho 100% de certeza que não é, e infelizmente aprendi isso na prática… entortei uma biela da minha saveiro por causa disso. e foi bico injetor travado mesmo...
o motor nem chegou a virar, foi na partida mesmo... chegou até a quebrar um cantinho da camisa.
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impossível eu tenho 100% de certeza que não é, e infelizmente aprendi isso na prática… entortei uma biela da minha saveiro por causa disso. e foi bico injetor travado mesmo...
o motor nem chegou a virar, foi na partida mesmo... chegou até a quebrar um cantinho da camisa.
entao, bico travado e motor sem virar ai com certeza da calço… mas o motor de arranque nao tem força pra entortar biela. mas se o motor estiver virando, pode travar o bico aberto que nao da calço...
será que pra entortar a biela nao foi em outra condição nao?
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certeza que foi na partida, tava 100% até então… pode até não ter sido pelo motor de partida, talvez pelo contra-golpe do calço...
dei na chave, o motor ameaçou virar mas não virou, apagou até as luzes do painel... aí qdo soltei a chave escutei um téc forte pra caramba... aí já era tarde...
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só se um cilindro chegou a explodir e o outro tava com liquido suficiente pro calço… eu ja dei na partida com cilindro cheio e nao entortou... será que meu arranque ou bateria tavam zoadosó eheheeh
bom, resumindo, funcionando eu duvido que de de calço...
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poxa, muito legal fazer parte de um forum assim, a gente aprende tanta coisa alem do proprio assunto do topico…
sinistro o estado q a biela ficou, e nao chegou a romper
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se não me falhe a memória um velho documento da naca (antiga agência de aviação dos eua - mãe da nasa…) a solução de 50% água e 50% metanol era injetada nos motores sobrealimentados da primeira guerra no intuito de baixar a temperatura das câmaras e apagar eventuais pontos incandescentes das câmaras.
a adição da mistura água/metanol vaporizada em uma mistura ar/combustível ajuda a diminuir a velocidade de propagação da chama, permitindo um maior avanço do ponto de ignição e consequentemente uma maior eficiência térmica. na verdade, quanto maior a humidade do ar, mais octanas terá o combustível. não que o combustível se altere por causa da humidade. a humidade na verdade age como um agente antidetonante natural ...
a mistura água/metanol rouba muito calor do ambiente, principalmente por causa do metanol e seu alto índice de calor latente. ele rapidamente rouba energia (em forma de calor) da câmara, além de ajudar a aumentar virtualmente o poder antidetonante do combustível, dado o seu alto índice de octanagem. algo similar ao que acontece com a nossa gasolina com um quarto de cachaça. por incrível que pareça, a gasolina podium tupiniquim é a gasolina (entenda gasolina disponível nas bombas de combustível ) de maior número octanas do mundo. salvo os batismos , solventes , etc, etc, etc adicionados à ela... esse mérito é graças aos 25% de cana em sua composição... não sei até onde isso é bom ou ruim…
mas não é só flores. o uso deste tipo de prática não aumenta a potência do manco. afinal esta técnica rouba energia que deveria empurrar os pistões para baixo para aquecer a água. geralmente uma perda de uns 10%~15% é sentida. para compensar esta perda, adota-se a estratégia tipicamente tupiniquim de aumentar o boost.
enfim...
com o litro da cachaça indo a r$2 e muito, a belina de certo voltará a beber suco de petróleo, mesmo sem intercooler.
dá para fazer um manco turbo forte na gasolina sim. só é necessário uma bela cautela com o ponto de ignição. de resto, motor nenhum vê o combustível que está sendo queimado...
contanto que a pressão máxima na câmara de combustão venha lá por volta dos 10°~15° dpms, todo motor funcionará bem com qualquer combustível até o limite físico do calor gerado pela combustão começar a derreter tudiu . independente da adição de injeção de água ou não.
é mais ou menos isso.
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se não me falhe a memória um velho documento da naca (antiga agência de aviação dos eua - mãe da nasa…) a solução de 50% água e 50% metanol era injetada nos motores sobrealimentados da primeira guerra no intuito de baixar a temperatura das câmaras e apagar eventuais pontos incandescentes das câmaras.
a adição da mistura água/metanol vaporizada em uma mistura ar/combustível ajuda a diminuir a velocidade de propagação da chama, permitindo um maior avanço do ponto de ignição e consequentemente uma maior eficiência térmica. na verdade, quanto maior a humidade do ar, mais octanas terá o combustível. não que o combustível se altere por causa da humidade. a humidade na verdade age como um agente antidetonante natural ...
a mistura água/metanol rouba muito calor do ambiente, principalmente por causa do metanol e seu alto índice de calor latente. ele rapidamente rouba energia (em forma de calor) da câmara, além de ajudar a aumentar virtualmente o poder antidetonante do combustível, dado o seu alto índice de octanagem. algo similar ao que acontece com a nossa gasolina com um quarto de cachaça. por incrível que pareça, a gasolina podium tupiniquim é a gasolina (entenda gasolina disponível nas bombas de combustível ) de maior número octanas do mundo. salvo os batismos , solventes , etc, etc, etc adicionados à ela... esse mérito é graças aos 25% de cana em sua composição... não sei até onde isso é bom ou ruim…
mas não é só flores. o uso deste tipo de prática não aumenta a potência do manco. afinal esta técnica rouba energia que deveria empurrar os pistões para baixo para aquecer a água. geralmente uma perda de uns 10%~15% é sentida. para compensar esta perda, adota-se a estratégia tipicamente tupiniquim de aumentar o boost.
enfim...
com o litro da cachaça indo a r$2 e muito, a belina de certo voltará a beber suco de petróleo, mesmo sem intercooler.
dá para fazer um manco turbo forte na gasolina sim. só é necessário uma bela cautela com o ponto de ignição. de resto, motor nenhum vê o combustível que está sendo queimado...
contanto que a pressão máxima na câmara de combustão venha lá por volta dos 10°~15° dpms, todo motor funcionará bem com qualquer combustível até o limite físico do calor gerado pela combustão começar a derreter tudiu . independente da adição de injeção de água ou não.
é mais ou menos isso.