Criticas sobre o topgear
-
o topgear sem dúvida tem muitos fãs, não só na inglaterra, como em outros países como o brasil.
porém não são todos que gostam do programa, e uma simples piada as vezes pode virar uma caixa de e-mails lotada de reclamações…
críticas gerais
críticas de clarkson:
jeremy clarkson é um grande crítico sobre como a bbc trata o programa, principalmente afirmando que a bbc não leva o programa à sério, deixando a série muito longa e muitas vezes o substituindo pelos rapazes bêbados jogando sinuca , apesar de topgear ter muito mais audiência.
a bbc rebateu as críticas, afirmando que os produtores e apresentadores de escolher a maneira de cobertura do programa, e que não tem nenhum controle sobre ele. também argumentaram que as críticas são parte do programa e não devem serem levadas a sério
mudança de estúdio: o topgear estava em acordos para se mudar para enstone, ao norte de oxfordshire, perto da base de equipe da renault gp e da casa de clarkson, porém os moradores locais não aceitaram a mudança, afirmando que o topgear traria poluição e ruídos.
homossexualismo: james may, pelo fato de ser um homem solteiro e sem filhos é muitas vezes zoado pelos outros apresentadores, como quando a bandeira britânica ao lado de seu nome em uma corrida foi trocada pela bandeira do orgulho gay.
em 2006, no teste do daihatsu copen, o carro foi considerado um pouco gay , e definido depois como cerveja de gengibre (ginger beer), que foi tomado como rima para o termo queer
em 2009, foi relatado que um casal gay foi recusado para receber ingressos para ver o programa, fato que foi negado pela bbc e os apresentadores que afirmaram recebemos muito bem os casais homossexuais aqui, particularmente lésbicas
críticas específicas
s03e05 – danos à árvore
nesse episódio, jeremy testou a durabilidade de uma hilux, a submetendo à torturas, a primeira delas foi choca-la contra uma árvore, porém essa arvore pertencia à paróquia churchil de somerset, os moradores acreditavam que havia sido um acidente (o que é verdade), ou um vandalismo (o que também é verdade), porém ao verem o topgear viram o que realmente aconteceu, fizeram reclamações e receberam uma indenização pelos estragos.
s04e02 – danos à plantas
ambientalistas enviaram reclamações à bbc, afirmando que durante a subida de uma montanha na escócia utilizando um land rover discovery, clarkson havia danificado urzes e turfas. as acusações foram negadas.
s07e01 – insultos à alemanha
durante as notícias, richard apresenta um mini concept como tipicamente britânico, porém com um sistema de chá , jeremy zombou do carro, mostrando seus sinais de seta com temática nazista, dizendo que ele tem um gps que só aponta para a pôlonia, e um fanbelt ein que durará mil anos . as zoações de clarkson foram mal recebidas pelo governo alemão, que fez denuncias ao conselho da bbc, que rejeitou os protestos, sob a afirmação de que ele apenas buscava divertir o público, e que não havia qualquer problema do apresentador com o país.
s08e06 – incendio no trailer
a bbc recebeu 150 reclamações, depois que o jornalista james tapper afirmou que o incêndio no trailer no qual os rapazes passavam férias foi encenado,e que os bombeiros de dorset haveriam recebido £1000 para esperar e apagar o fogo. a bbc afirmou ter apenas feito isso por segurança, e que os telespectadores não haviam sido enganados.
s09e01 – insensibilidade com deficientes mentais
na volta de richard após o acidente que sofreu à bordo do dragster vampire, jeremy lhe pergunta: você é agora um mental? enquanto james lhe oferece um lenço para o caso de você começar a babar . a bbc pediu desculpas aos telespectadores, apesar de afirmar ser apenas uma brincadeira.
s09e03 – vaca morta
a bbc recebeu 91 reclamações após no especial eua, uma vaca morta ser presa no teto do camaro de clarkson, questionando sobre o programa ter a matado. a bbc afirmou que a vaca havia morrido alguns dias antes, e nada havia sido feito pela equipe do programa à ela.
s09e05 – reconstrução de acidente de trem
esse episódio foi criticado por ter reconstruído um real e grave acidente, e por 2 dias antes ter havido outro acidente, e a questão ser levada em brincadeira, o episódio deveria ter sido reprisado, porém as criticas e uma morte ocorrida na manhã da reprise fez com que outro passasse no lugar.
especial polar – direção alcoolizada
enquanto atravessava o polo-norte a bordo de uma hilux, jeremy bebeu uma gin-tonica enquanto dirigia, ele se defendeu afirmando que estava navegando , porém a critica afirmou que o programa embelezou o consumo de alcool e que topgear é um programa de família.
s10e04 – danificação do sal
durante o especial botsuana , um porta-voz da agência de investigação ambiental criticou a bbc para deixarem trilhas nas salinas de makgadikgadi . a bbc negou que eles tinham ido perto de áreas de conservação e disse ter seguido o conselho de especialistas em meio ambiente.
ground force – danificação da grama
a bbc recebeu 65 críticas por ter destruído durante o especial sport relief, o jardim do sir steve redgrave, ao tentar redesenha-lo
s12e01 – caminhoneiros e prostitutas
jeremy foi criticado por ter fazer piadas, afirmando que faz parte do dia-dia de um caminhoneiro matar prostitutas, o que gerou 500 reclamações, sendo uma, do deputado trabalhista chris mole, pedindo sua demissão. jeremy no episódio seguinte disse que iria pedir desculpas, porém o pedido de desculpas foi por não ter publicado o tempo do 997 gt2
s12e02 – gesto à policial
durante a viagem pelos eua rumo a bonneville, os rapazes foram parados por um policial, que buscava checar seus vistos, porém na tentativa de convence-lo de que estavam filmando um documentário, jeremy estranhamente lhe aponta o dedo médio. foram registradas 5 reclamações, porém a bbc afirma que não recebeu nenhuma.
s12e07 – teste do tesla roadster
durante o teste do tesla roaster, um esportivo elétrico, a bateria do carro terminou após apenas 88 quilômetros, devendo ter andado 321, jeremy afirma que precisaria de 16 horas para recarrega-lo, então pega outro semelhante, que superaquece o motor, quando a carga do primeiro finalmente termina, o seu freio está quebrado. a tesla afirma que jamais entregaria um carro com 20% de carga, que não seria necessário empurra-lo e que a carga duraria apenas 3,5 horas, porém confessa o problema no freio.
s13e07 – comercial do scirocco
um comercial feito por clarkson, votado como melhor pela platéia do programa mostra pessoas fugindo de varsóvia/polonia após a invasão alemã, no fim o slogan: volkswagen scirocco: de berlim a varsóvia, em um tanque , gerando comentários enfurecidos de poloneses
s14e01 – insultos à romênia
enquanto passava pela zona rural romena, jeremy disse entre outras coisas: é o país de borat, com os ciganos e playboys russos , além de usar um chapéu gypsy, para segundo ele os ciganos acharem que sou um deles , as críticas foram mal-recebidas pelo governo romeno que afirma que o programa contribui para uma imagem estereotipada do país.
s15e05 – piada sobre a burka
durante as notícias deste episódio, jeremy afirma que é capaz de ver uma lingerie sensual por baixo das burkas. o comentário foi considerado de mal gosto e ofensivo aos muçulmanos.
s15e07 – tiro à stig
após a traição do antigo stig, os rapazes decidiram treinar tiro, usando papelões com sua foto. isso gerou 7 mil reclamações sob a afirmação de que o programa idolatrava o uso de armas.
s16e01 – uso de burkas
o programa recebeu 5 mil reclamações após os rapazes usarem burkas durante o especial oriente médio, tentando se disfarçarem. muçulmanos afirmam que os rapazes zombaram de sua religião. outra reclamação desse episódio foram as piadas sobre os machucados na cabeça de james.
s16e01real – tatuagem
durante o teste do skoda yeti, jeremy andou com ele num terreno desplainado, enquanto um rapaz fazia uma tatuagem em outro no banco de trás. a tpi (tatoo & piercing industry union) criticou o programa e classificou a ideia como idiota e perigosa.
s16e02 – insulto à mexicanos
durante as noticias, james apresenta um esportivo mexicano, dizendo que seu nome é tortilla, richard afirma que cada carro reflete seu país de origem, então o carro é preguiçoso, dorminhoco, irresponsável, gordo e flatulento, jeremy completa dizendo que não haverão reclamações pois o embaixador mexicano deve estar dormindo com o controle na mão. o proprio enviou uma carta ao programa afirmando que esse aumenta os esteriótipos sobre o seu país. a bbc respondeu dizendo que zoações à outros países faz parte do humor britânico.
s16e03 – insulto à albaneses
a parte do episódio, em que os três assassinam um gordo, buscando qual carro tem mais espaço no porta malas, gerou 600 reclamações à bbc. a descrição do país como terra de mafiosos e ladrões de carros também foi criticada.
s16e04 – uso de hélio
o uso de hélio (gás que deixa a voz fina) para testar a vedação em bmw s conversíveis gerou uma queixa da associação da industria de balões, em que o uso do gás para diversão é dito como perigoso e potencialmente fatal.
é isso aí gente, qual a opnião de vocês sobre tanta polêmica? a minha é: 1- o jeremy, como já se imaginava é chato pra caramba, estando em quase todas as críticas, 2- o povo é ainda mais chato, algumas coisas não deveriam ser tão questionadas, 3- a bbc acoberta eles mais que mãe de menino bagunçeiro.
post baseado no artigo da wikipedia: criticism_of_top_gear, lembrando que isso não é uma tradução, os textos foram todos resumidos (podendo haver alguns erros, aceito correções) e algumas polêmicas ficaram de fora como o caso do morris marina owners club.
[fonte: http://topgearbr.wordpress.com/2011/03/29/crticas-sobre-o-topgear-2/](fonte: http://topgearbr.wordpress.com/2011/03/29/crticas-sobre-o-topgear-2/)
-
independente de ser o top gear, ou qq outro programa, minha opiniao é que nos ultimos anos o povo esta muito sensivel a qualquer merda.
toda hora alguem reclama de uma brincadeira, ou uma frase ou qq coisa e tudo se torna uma pendenga judiciaria.
quando não é judiciaria vira materia mundo cão explorada pela midia sensacionalista
estamos vivendo uma epoca extremamente politicamente correta .
nada pode ser dito, nada pode ser falado.
somos todos refens dos ouvidos alheios.
o bigbrother (nao o programa imbecil de tv), mas, o de orson welles venceu.
-
estamos vivendo uma epoca extremamente politicamente correta .
nada pode ser dito, nada pode ser falado.
nada pode ser dito, nada pode ser falado, mas fez-se o que se quer, desde não se fale.
eu continuo dizendo, politicamente correto tá acabando com o mundo.