Restringir acesso a pastas em servidor linux
-
seguinte, aqui na empresa tenho um servidor de arquivos rodando samba linux (acho que é isso) e não entendo nada disso, só agora que me arrisquei a procurar algumas coisas.
tipo, consegui apagar um arquivo na marra e trocar a hora do sistema.
só que meu problema é o seguinte:
tem jeito de restringir acesso a determinadas pastas pelo ip de cada estação, que no caso são todas windows?
[] s
-
samba é totalmente flexivel
mas me fala se tem samba, tem autenticacao ao acesso do servidor, se tiver, restringe por usuario
-
nao conheco nao….
pensando superficialmente, o compartilhamento esta para todos, entao, vc pode alterar isso...
-
de uma maneira bem superficial, vc pode continuar com o compartilhamento assim, mas nao liberar a todos, dar nome de quem pode
tipo windows mesmo, se quiser melhorar e fazer certinho, vc pode procurar um tutorialzinho do samba, o compatilhamento ja esta no ar, e funfando, é so a parte de restricoes mesmo
-
pensei comigo, teria q ser implementado autenticacao, o servidor nao vai ter como saber o usuario sem pedir autenticacao pra saber se esse usuario pode ou nao acessar o recurso….
compartilhamento de arquivos assim, so fiz coisa simples e basica, mas de internet, atraves do squid vc pode determinar lista de enderecos fechados pra determinada estacao, tanto por usuario, como por ip, e até mesmo por mac, entao se der uma futucada na documentacao do samba deve encontrar essas outras possibilidades de bloqueio tmb
-
entendo, mas da uma olhada sim na documentacao do samba q deve ter como bloquear da forma q quer e simples….
o pouco q fiz de server foi como disse pra net com esses bloqueios, e era totalmente flexivel, autenticacao, ip, ou até o endereco mac da placa, isso atraves do squid, o samba como acredito ser muito mais difundido, deve ser mais flexivel ainda