Ignições
-
acho engraçado alguém postar os gr?ficos de uma medição querendo discutir o assunto amigavelmente, mas qnd alguém discorda do que foi postado sente-se no direito de esbravejar e gritar. mas tudo bem.
primeira coisa que quero dizer é sobre a falta da curva de corrente nos gr?ficos. ao contrário do que disse o quaud, é necessário sim saber a corrente no circuito pois a ignição é capacitiva, mas a bobina ainda é indutiva.
pra quem não tem idéia do que isso significa, vou tentar simplificar: uma bobina possui o prim?rio e o secund?rio. o prim?rio incita o secund?rio que por sua vez promove a fa?sca. o que o módulo de ignição faz é elevar a tensão do prim?rio, que quando promover a incitação do secund?rio, ir? gerar maior energia. mas pra isso acontecer, é necessário que exista corrente circulando no prim?rio da bobina, que então ir? gerar o fluxo para o secund?rio.
para gerar corrente, se faz necessário limitar a tensão em algum ponto. nos carros originais (exemplo do gol), isso é feito por meio de um transistor chamado igbt. quando a tensão chega em 410 v ela é trancada , com isso surge corrente, surge fluxo de el?trons e o secund?rio da bobina pode ser carregado. ou seja, não se trata de ignição fraca ou ruim, ela foi feita pra ser assim e funciona perfeitamente bem
no caso da msd é um pouco diferente. é uma ignição capacitiva. ela trabalha como se fosse um transformador. a tensão prim?ria é chaveada pra não passar de 460 v, assim quando o tensão é chaveada, surge a corrente que induz o secund?rio da bobina, fazendo com que a fa?sca seja produzida. a queda de tensão é claramente uma exponencial e é extremamente fácil observar como que o comportamento da ignição é exatamente o proposto pelo fabricante.
agora, analisando novamente o gr?fico da ignição cm, é interessante ver que não existe uma tensão em que ela é limitada. provavelmente o cm nem deve saber como e pq fazer isso. a tensão sobe e desce não como uma exponencial, mas como uma sen?ide. sabe o que isso significa? que não houve um momento aonde a tensão foi chaveada, com isso não surge corrente e o pior, a tensão vai subir tendendo ao infinito. com a tensão tendendo ao infinito e sem corrente circulando, não tem como haver fa?sca, mas h? fuga por todos os lados isso explica o show de pirofagia que ocorre nos carros com a tal ignição. e é por isso que vc é obrigado a recobrir e isolar os cabos de vela de tudo quanto é maneira.
outro fato curioso é o tempo de ignição. pra começar que medindo apenas no prim?rio é impossível saber realmente o tempo que a fa?sca dura. nas ignições normais temos de esperar pela abertura do arco eletrico. pode ver que a tensão se mantém alta por um bom tempo, caindo derrepente. enquanto h? resist?ncia do ar, a tensão é alta, depois que abre o arco a tensão pra manter a fa?sca é bem menor, por isso a queda brusca de tensão. assim fica dificil dizer com segurança aonde começa a fa?sca. mas de antemão pode-se afirmar que não corresponde a todo o tempo em que a tensão se mantém alta.
nas capacitivas tipo msd apesar de ser diferente, ocorre o mesmo processo. é necessário um tempo até abrir o arco, que depois de aberto continua recebendo uma grande tensão promovendo mais energia para a ignição. quando essa energia acaba, a bobina volta a ser carregada e faz um novo disparo. isso faz com que caso haja fuga de corrente por algum lado antes de ocorrer a primeira fa?sca e esta venha a falhar, o sistema de ignição faça mais uma tentativa que ainda aproveitar? uma parcela da energia disponível do combustável.
na do cm, como aparentemente não h? um momento certo para travar a tensão, ela vai subir indefinidamente até encontrar um ponto aonde possa dar fuga. ai a tensão cai, surge corrente até que haja a fa?sca. mas durante todo esse processo, houve fuga de corrente por algum lugar e só deus sabe quando houve realmente a ignição e o quanto de energia foi realmente aproveitado para dar fa?sca.
enfim, espero ter conseguido explicar um pouco como as coisas funcionam. não acho que ninguem aqui seja idiota, nem quero agredir ninguém. não conheão em detalhes a ignição cm, por isso posso estar enganado. mas com base nos resultados postados é essa a conclusão que chego. se alguem ainda tiver alguma questão te?rica a ser discutida estamos aqui pra isso, conversar. já se for pra ficar me gralhando nem perca seu tempo.
abraços.
[snapback]313510[/snapback]
streit , poderia me dizer onde viu que a curva da msd é diferente da cm racing plus ??? to quase tendo certeza que não sabe usar um oscilosc?pio , muito menos medir nada . me mostre onde é a diferença e continuamos a conversa .
ah , não deixe de postar um foto de oscilosc?pio com uma ignição multicentelha para analizarmos . e também , me mostre como faão para saber a energia de uma centelha , que ainda insiste que depende da corrente em uma ignição cdi .
sds
gustavo
-
isso é uma brincadeira?
nesse meu texto está bem claro todas as diferenças e o pq de todas as coisas.
quem quer continuar a conversa é vc, não eu.
e a proposito, obrigado overspeed por ter gostado da explicação. e assim como o overspeed disse, qnd o cm quer discutir algo, ao invós de abordar aspectos técnicos, prefere chamar o cara de ignorante . lamentável.
-
isso é uma brincadeira?
nesse meu texto está bem claro todas as diferenças e o pq de todas as coisas.
quem quer continuar a conversa é vc, não eu.
e a proposito, obrigado overspeed por ter gostado da explicação. e assim como o overspeed disse, qnd o cm quer discutir algo, ao invós de abordar aspectos técnicos, prefere chamar o cara de ignorante . lamentável.
[snapback]315454[/snapback]
só não gosta quem acha que entende de eletrica (nem eletrúnica) mas confunde valor de tensão lido numa sonda narrow com fator lambda…
-
eu gostei bastante também das explanações do streit…
fiz 4 anos de eng. elétrica mas não cheguei a passar em circuitos i (só em eletricidade i)... resolvi que aquilo era muito pra minha capacidade cerebral da época (metade do c?rebro tava ocupado por pensamentos impuros acerca das gurias, hehehe, continua até hoje....)
-
só não gosta quem acha que entende de eletrica (nem eletrúnica) mas confunde valor de tensão lido numa sonda narrow com fator lambda…
[snapback]315669[/snapback]
quem confundiu foi o sr ivo copyman …
facilmente de ser verificado no fórum a qual estava fazendo refer?cia .
e ainda afirmo que ele confundiu , porque depois mostrou que entendia do assunto . ficamos apenas na diverg?ncia do fator lambda 1 .
overspeed , por favor ... pode dizer o que quiser de mim que seja verdade pois não tenho nada a esconder .... mas lembre-se , somente verdades ...
sds
gustavo
-
mais fácil: vamos levar o oscilosc?pio pro aic semana que vem ou então no festival.
quem tem medo da verdade não é mesmo?
[snapback]316280[/snapback]
ótima idéia … vamos organizar uma medição de ignições em curitiba ???
já estamos preparando uma para o meg ...
sds
gustavo
-
acho engraçado alguém postar os gr?ficos de uma medição
o que é engraçado??? você está tão habituado a ser enganado, ou é do seu feitio, que acha que todos são iguais a você. um gr?fico de um oscilosc?pio é a maior prova de que a verdade está ali, basta comprovar. mas parece que gosta de papo . sou eng, não gosto de conversa mole
querendo discutir o assunto amigavelmente explique como deve ser discutido? todos queremos, que do alto de sua sabedoria, espraie seus conhecimentos nos ensine, mestre ilumine nossa ignor?ncia…
mas qnd alguém esse alguém tem nome??? ou tem vergonha do nome da fam?lia?
discorda do que foi postado discordar é coisa de criança. teoricamente quem está aqui tem mais de 18 anos. responsabilidade penal, etc
sente-se no direito de esbravejar e gritar. mas tudo bem. tudo bem, o que? mostre os errosó mas para não perder tempo, um simples técnico de televisão, com o scope de trabalho, confirma isso.
garoto, está vendo, pela primeira vez na sua vida, os gr?ficos comparativos das ignições atuais. nunca vi em livro nenhum esses gr?ficos devia me agradecer por te tirar da escuridão e ******* que vive hoje.
como estão todos na mesma escala, qualquer analfabeto pode comparar e entender. e qualquer dúvida, mande e-mail para meu e-mail, e poste a resposta aqui. não é mais inteligente??
primeira coisa que quero dizer é sobre a falta da curva de corrente nos gr?ficos. são mais de 55 amperes enquanto a sua original não passa de 5. mas se nunca viu nada assim, para que quer a curva de corrente ? pode nos informar como seria a forma dela??? todos q
-
poxa pessoal, o cara tem o direito de postar gr?ficos e etc… editei uma po de posts pq a turma desvirtua completamente o tópico...
tem algo tecnico a acrescentar? blz.. se nao, deixa keto...
compra quem acredita... quem tem duvida testa o produto, tem nao ker ver nem de longe, nao poste simples...
não to apoiando de nada o cm, so to querendo o melhor para o forum
-
acho engraçado alguém postar os gr?ficos de uma medição
o que é engraçado??? você está tão habituado a ser enganado, ou é do seu feitio, que acha que todos são iguais a você. um gr?fico de um oscilosc?pio é a maior prova de que a verdade está ali, basta comprovar. mas parece que gosta de papo . sou eng, não gosto de conversa mole
querendo discutir o assunto amigavelmente explique como deve ser discutido? todos queremos, que do alto de sua sabedoria, espraie seus conhecimentos nos ensine, mestre ilumine nossa ignor?ncia…
discorda do que foi postado discordar é coisa de criança. teoricamente quem está aqui tem mais de 18 anos. responsabilidade penal, etc
sente-se no direito de esbravejar e gritar. mas tudo bem. tudo bem, o que? mostre os errosó mas para não perder tempo, um simples técnico de televisão, com o scope de trabalho, confirma isso.
garoto, está vendo, pela primeira vez na sua vida, os gr?ficos comparativos das ignições atuais. nunca vi em livro nenhum esses gr?ficos devia me agradecer por te tirar da escuridão e burrice que vive hoje.
como estão todos na mesma escala, qualquer analfabeto pode comparar e entender. e qualquer dúvida, mande e-mail para meu e-mail, e poste a resposta aqui. não é mais inteligente??
primeira coisa que quero dizer é sobre a falta da curva de corrente nos gr?ficos. são mais de 55 amperes enquanto a sua original não passa de 5.
mas se nunca viu nada assim, para que quer a curva de corrente ? pode nos informar como seria a forma dela??? todos queremos saber? ilumine nosa ignor?ncia...
ao contrário do que disse o quaud, é necessário sim saber a corrente no circuito pois a ignição é capacitiva, mas a bobina ainda é indutiva. prezado, estudo isso a 30 anos. já ouvi muita besteira, mas nunca ouvi tamanho disparate. sabe a fpormula para calcular a energia de uma ignição cdi??? nela não entra a bobina... não acha engraçado??? está querendo aparecer para a turma???
pra quem não tem idéia do que isso significa, vou tentar simplificar: uma bobina possui o prim?rio e o secund?rio. o prim?rio incita incita??? ou excita??? ou apenas tranfere por n1/n2 rl ao quadrado?
o secund?rio que por sua vez promove a fa?sca. o que o módulo de ignição faz é elevar a tensão do prim?rio elevar??? ou criar por v=ldi/dt??? está querendo impressionar a turma??? se eu não existisse, ia conseguir que azar o seu...
, que quando promover a incitação troque por excitação, que nem é o caso...
do secund?rio, ir? gerar maior energia use a f?rmula acima, e vai concluir que, no planeta terra, sua teoria é o sonho da humanidade: criar energia sem precisar fornecer energia o perfeito moto continuo .
não se gera mais energia, se transfere...
mas pra isso acontecer, é necessário que exista corrente circulando no prim?rio da bobina, que então ir? gerar o fluxo para o secund?rio. quase acertou uma... mas o fluxo é o nécleo que transfere
para gerar corrente, se faz necessário limitar a tensão em algum ponto amigo, você revolucionou a eletrúnica limitar a tensão??? poderia me ensinar o que, ou para que, isso serve???
nos carros originais (exemplo do gol), isso é feito por meio de um transistor chamado igbt
no gol em questa? não era igbt, e sim sil?cio. e igbt é muito velho.
quando a tensão chega em 410 v ela é trancada vamos trocar trancada por limitada por um circuti específico.
e sabe porque é limitada??? porque o transistro não aguenta. o vceo dele é baio.
e no gol ela mal e porcamente passa de 330 volts
com isso surge corrente amigo, como diz a propaganda, está na hora de reformular seus conceitos...
surge fluxo de el?trons vamso trocar eletrons por campo magn?tico??? indução???
e o secund?rio da bobina pode ser carregado o secund?rio não é carregado , mas sim a energia do prim?rio é transferida para ele
ou seja, não se trata de ignição fraca ou ruim, ela foi feita pra ser assim e funciona perfeitamente bem hahahahah, quer que eu conte minha conversa com o cara da petrobras que faz o combustável da f-1???
e foi o único nesse pa?s rid?culo que respondeu certo sobre a teoria que faz com que usando minha ignição a batida de pino diminua, etc.
no caso da msd é um pouco diferente. é uma ignição capacitiva e a minha é o que???
ela trabalha como se fosse um transformador errou de novo. e muito
a tensão prim?ria é chaveada pra não passar de 460 v tenho uma m?, ou boa, not?cia. se gostasse de ler, e eu não precisaria perder esse tempo aqui explicando coisas ?vias para evitar que os outros aprendam errado com suas explicações ...
as ignições msd dão bem maos do que isso, basta consultar o manual
assim quando o tensão é chaveada, surge a corrente na verdade surge a tensão, que provoca o aparecimento da corrente
que induz o secund?rio da bobina, fazendo com que a fa?sca seja produzida. a queda de tensão é claramente claramente???
uma exponencial exponencial??? eu diria que errou feio...
e é extremamente fácil observar como que o comportamento da ignição é exatamente o proposto pelo fabricante. não entendi o que quis dizer???
agora, analisando novamente o gr?fico da ignição cm, é interessante ver que não existe uma tensão em que ela é limitada gostei esse é o sonho de todo eng: tensão ilimitada mas lamento informar que estou limitado pela voltagem do capacitor em 614,4 volts dc
provavelmente o cm nem deve saber como e pq fazer isso estou esperando que me ensine, mas, só como colaboração, na am?rica latrina, falo sozinho sobre sistemas de ignição. nunca encontrei quem ao menos conversasse comigo. quando eu comeão a falar, todos emudecem. como disse no in?cio, nunca viu nada igual ao que publiquei, no mundo
a tensão sobe e desce não como uma exponencial, mas como uma sen?ide am?m, acertou uma
sabe o que isso significa? estou doido para aprender
que não houve um momento aonde a tensão foi chaveada, com isso não surge corrente e o pior, a tensão vai subir tendendo ao infinito amigo, para com isso não vou colocar mais coisas pois elas são exclusivas da nova matéria da minha pogina
com a tensão tendendo ao infinito e sem corrente circulando, não tem como haver fa?sca, mas h? fuga por todos os lados sugiro que apenas me?a uma ignição que se diga concorrente. quer ver???
isso explica o show de pirofagia que ocorre nos carros com a tal ignição. e é por isso que vc é obrigado a recobrir e isolar os cabos de vela de tudo quanto é maneira. errou de novo. não sei se sabe, mas a alta tensão tem o péssimo h?bito de procurar um lugar mais fácil para escapar... já ouviu falar nisso???
outro dado que parece desconhecer, é que em 1980 as ignições tinham uns 240 volts. na dácada de 90 uns 330 volts, nesta dácada, as comuns tem uns 400 volts hehehe e a minha, como digo, a mais forte do mundo, tem bem mais... eu diria 1200 pap
outro fato curioso é o tempo de ignição. pra começar que medindo apenas no prim?rio é impossível saber realmente o tempo que a fa?sca dura amigo, acho que todos os meus professores são imbecis, pois me ensinaram assim. ali?s, na minha época não estudavamos em livros brasileiros, por isso minha geração tem excelentes engenheiros...
nas ignições normais normais??? existem anormais??? ou seriam indutivas???
temos de esperar pela abertura do arco eletrico aghh, vomitei no teclado me deve m novo... abrir arco??? estamos falando de platinados???
pode ver que a tensão se mantém alta por um bom tempo, caindo derrepente. enquanto h? resist?ncia do ar, a tensão é alta, depois que abre o arco a tensão pra manter a fa?sca é bem menor, por isso a queda brusca de tensão onde viu isso na minha ignição??? os 360 milijoules dela fazem milagres... e um deles é manter a tensão, e corrente, altas. viu que luxo???
assim fica diacho engraçado alguém postar os gr?ficos de uma medição
querendo discutir o assunto amigavelmente explique como deve ser discutido? todos queremos, que do alto de sua sabedoria, espraie seus conhecimentos nos ensine, mestre ilumine nossa ignor?ncia...
garoto, está vendo, pela primeira vez na sua vida, os gr?ficos comparativos das ignições atuais. nunca vi em livro nenhum esses gr?ficos devia me agradecer por te tirar da escuridão e burrice que vive hoje.
primeira coisa que quero dizer é sobre a falta da curva de corrente nos gr?ficos. são mais de 55 amperes enquanto a sua original não passa de 5.
mas se nunca viu nada assim, para que quer a curva de corrente ? pode nos informar como seria a forma dela??? todos queremos saber? ilumine nosa ignor?ncia...
ao contrário do que disse o quaud, é necessário sim saber a corrente no circuito pois a ignição é capacitiva, mas a bobina ainda é indutiva. prezado, estudo isso a 30 anos. já ouvi muita besteira, mas nunca ouvi tamanho disparate. sabe a fpormula para calcular a energia de uma ignição cdi??? nela não entra a bobina... não acha engraçado??? está querendo aparecer para a turma???
pra quem não tem idéia do que isso significa, vou tentar simplificar: uma bobina possui o prim?rio e o secund?rio. o prim?rio incita incita??? ou excita??? ou apenas tranfere por n1/n2 rl ao quadrado?
o secund?rio que por sua vez promove a fa?sca. o que o módulo de ignição faz é elevar a tensão do prim?rio elevar??? ou criar por v=ldi/dt??? está querendo impressionar a turma??? se eu não existisse, ia conseguir que azar o seu...
, que quando promover a incitação troque por excitação, que nem é o caso...
do secund?rio, ir? gerar maior energia use a f?rmula acima, e vai concluir que, no planeta terra, sua teoria é o sonho da humanidade: criar energia sem precisar fornecer energia o perfeito moto continuo .
não se gera mais energia, se transfere...
mas pra isso acontecer, é necessário que exista corrente circulando no prim?rio da bobina, que então ir? gerar o fluxo para o secund?rio. quase acertou uma... mas o fluxo é o nécleo que transfere
para gerar corrente, se faz necessário limitar a tensão em algum ponto amigo, você revolucionou a eletrúnica limitar a tensão??? poderia me ensinar o que, ou para que, isso serve???
nos carros originais (exemplo do gol), isso é feito por meio de um transistor chamado igbt
no gol em questa? não era igbt, e sim sil?cio. e igbt é muito velho.
quando a tensão chega em 410 v ela é trancada vamos trocar trancada por limitada por um circuti específico.
e sabe porque é limitada??? porque o transistro não aguenta. o vceo dele é baio.
e no gol ela mal e porcamente passa de 330 volts
com isso surge corrente amigo, como diz a propaganda, está na hora de reformular seus conceitos...
surge fluxo de el?trons vamso trocar eletrons por campo magn?tico??? indução???
e o secund?rio da bobina pode ser carregado o secund?rio não é carregado , mas sim a energia do prim?rio é transferida para ele
ou seja, não se trata de ignição fraca ou ruim, ela foi feita pra ser assim e funciona perfeitamente bem hahahahah, quer que eu conte minha conversa com o cara da petrobras que faz o combustável da f-1???
e foi o único nesse pa?s rid?culo que respondeu certo sobre a teoria que faz com que usando minha ignição a batida de pino diminua, etc.
no caso da msd é um pouco diferente. é uma ignição capacitiva e a minha é o que???
ela trabalha como se fosse um transformador errou de novo. e muito
a tensão prim?ria é chaveada pra não passar de 460 v tenho uma m?, ou boa, not?cia. se gostasse de ler, e eu não precisaria perder esse tempo aqui explicando coisas ?vias para evitar que os outros aprendam errado, assim quando o tensão é chaveada, surge a corrente que induz o secund?rio da bobina, fazendo com que a fa?sca seja produzida. a queda de tensão é claramente uma exponencial e é extremamente fácil observar como que o comportamento da ignição é exatamente o proposto pelo fabricante.
agora, analisando novamente o gr?fico da ignição cm, é interessante ver que não existe uma tensão em que ela é limitada. provavelmente o cm nem deve saber como e pq fazer isso. a tensão sobe e desce não como uma exponencial, mas como uma sen?ide. sabe o que isso significa? que não houve um momento aonde a tensão foi chaveada, com isso não surge corrente e o pior, a tensão vai subir tendendo ao infinito. com a tensão tendendo ao infinito e sem corrente circulando, não tem como haver fa?sca, mas h? fuga por todos os lados isso explica o show de pirofagia que ocorre nos carros com a tal ignição. e é por isso que vc é obrigado a recobrir e isolar os cabos de vela de tudo quanto é maneira.
outro fato curioso é o tempo de ignição. pra começar que medindo apenas no prim?rio é impossível saber realmente o tempo que a fa?sca dura. nas ignições normais temos de esperar pela abertura do arco eletrico. pode ver que a tensão se mantém alta por um bom tempo, caindo derrepente. enquanto h? resist?ncia do ar, a tensão é alta, depois que abre o arco a tensão pra manter a fa?sca é bem menor, por isso a queda brusca de tensão. assim fica dificil dizer com segurança aonde começa a fa?sca. mas de antemão pode-se afirmar que não corresponde a todo o tempo em que a tensão se mantém alta.
nas capacitivas tipo msd apesar de ser diferente, ocorre o mesmo processo. é necessário um tempo até abrir o arco, que depois de aberto continua recebendo uma grande tensão promovendo mais energia para a ignição. quando essa energia acaba, a bobina volta a ser carregada e faz um novo disparo. isso faz com que caso haja fuga de corrente por algum lado antes de ocorrer a primeira fa?sca e esta venha a falhar, o sistema de ignição faça mais uma tentativa que ainda aproveitar? uma parcela da energia disponível do combustável.
na do cm, como aparentemente não h? um momento certo para travar a tensão, ela vai subir indefinidamente até encontrar um ponto aonde possa dar fuga. ai a tensão cai, surge corrente até que haja a fa?sca. mas durante todo esse processo, houve fuga de corrente por algum lugar e só deus sabe quando houve realmente a ignição e o quanto de energia foi realmente aproveitado para dar fa?sca.
enfim, espero ter conseguido explicar um pouco como as coisas funcionam. não acho que ninguem aqui seja idiota, nem quero agredir ninguém. não conheão em detalhes a ignição cm, por isso posso estar enganado. mas com base nos resultados postados é essa a conclusão que chego. se alguem ainda tiver alguma questão te?rica a ser discutida estamos aqui pra isso, conversar. já se for pra ficar me gralhando nem perca seu tempo.
abraços.
ficil dizer com segurança aonde começa a fa?sca duvido que acerte??? alias, nem sabe onde começa numa simples ignição de platinados se sabe, mostre-me
mas de antemão pode-se afirmar que não corresponde a todo o tempo em que a tensão se mantém alta.
nas capacitivas tipo msd existe outro tipo de ignição??? por favor, mostre-nos
apesar de ser diferente diferente de que???
ocorre o mesmo processo que processo???
? necessário um tempo até abrir o arco mostre como acho esse tempo??? eu sei, mas garanto que você não sabe
que depois de aberto continua recebendo uma grande tensão ou seja, concorda que uma grande tensão é necessária
promovendo mais energia para a ignição. quando essa energia acaba, a bobina volta a ser carregada e faz um novo disparo. isso faz com que caso haja fuga de corrente por algum lado antes de ocorrer a primeira fa?sca e esta venha a falhar, o sistema de ignição faça mais uma tentativa que ainda aproveitar? uma parcela da energia disponível do combustável. amigo, só eu tenho essa foto no planeta terra nunca vi essa foto em lugar nenhum, e vai desmascarar muita besteira que existe por ai, inclusive da boschta, etc
na do cm, como aparentemente não h? um momento certo para travar a tensão, ela vai subir indefinidamente até encontrar um ponto aonde possa dar fuga que besteira amigo, está fazendo um caos com seus amigos, que vão aprender errado e ai vão ficar iguais a voc~e. existe gente honesta no brasil, eu juro, e sou um deles…
ai a tensão cai a tensa? cai
, surge corrente e sem tensão surge a corrente???
até que haja a fa?sca. mas durante todo esse processo, houve fuga de corrente por algum lugar e só deus sabe quando houve realmente a ignição e o quanto de energia foi realmente aproveitado para dar fa?sca. amigo, não sei o que anda lendo, mas isso é um festival de asneiras...
enfim, espero ter conseguido explicar um pouco como as coisas funcionam deus vai te perdoar...
não acho que ninguem aqui seja idiota ai voc~e está me ofendendo. não sou safado, não me tire por seus amiguinhos, etc. e estou gastando meu tempo aqui por causa do seu festival de besteiras. poderia me poupar disso??? certamente poderia ensinar melhor seus amigos se não tivesse que perder esse tempo inútil aqui
nem quero agredir ninguém que hipocrisia não é mais honesto, decente, perguntar a quem publicou, ou seja, eu, antes de escrever esse monte de besteiras???
não conheão em detalhes a ignição cm é igaul a qualq, por isso posso estar enganado. mas com base nos resultados postados é essa a conclusão que chego. se alguem ainda tiver alguma questão te?rica a ser discutida estamos aqui pra isso, conversar. já se for pra ficar me gralhando nem perca seu tempo.
abraços.