Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc
-
que tal 12:1 de taxa?????
aí ao invés dos afp coloca mais umas moedas em je ou algo do tipo…
pode todynho na turbo-c? 8,5:1 pra queimar metanol é perca de potencial
a questão taxa é a seguinte:
imagino eu que com esse motor grande nao faltará torque na saida então a taxa poderia ser mais baixa para:
baixar a temperatura geral de funcionamento do motor e melhorar o enchimento dos cilindros com maior volume de ar já que a pressão do turbo não passa de 2,0kg.
todynho acho que pode mas motor 2.0 no metanol já tá no limite-dos-limites pra 1 bombinha de gti….....tem uma galera da turbo-c que usa alcool mesmo.... e se for o caso posso ficar nele mesmo.
cara......o lance dos afp e/ou powertch é que são os unicos pistoes baratos que tem 84mm pra eu nao ter que comprar outro bloco..... e são 1/3 do preço de uns je ou wiseco da vida....
ainda to bem na duvida sobre a taxa.......a afp tem eles pra aspro cabeça plana taxadão e a powertech tem os modelos com pino deslocados pra turbo destaxadão..........
-
goiano, pensa bem…
qual tem mais enchimento, 12:1 @ 2 bar ou 8,5:1 @ 2bar???
a pressão não sobe mais que isso... então meu velho pode colocar 5 de taxa que não terá muito mais enchimento não... a vantagem de derrubar a taxa é poder subir a pressão... como a pressão crava nos 2 bar, atola o que der na taxa
pra andar com 8,5:1 teria que garantir uns 3 bar de pressão...
questões de ponto de vista é obvio...
-
eu to sofrendo com torque em baixa pra tracionar nos 60 pés, ando com 0,6kg e r888 e lixa tudo fazendo péssimos 2,4s nos 60 pés mas no resto tá melhor.
eu nunca acreditei e depois soube que aquele golf nunca foi 1.7 porém na sua receita tente ir com uns 11 de taxa no máximo e acho que tu irá andar bem
-
jakka não queira comparar a tração de um carro de rua com um carro de pista com chumbo e suspensão travada
eu tenho como referência, não tem jeito, tipo o cazzado virou 1,8s quando bateu o record e neste final de semana virou 2,0s de excellence. acho que o melhor que eu poderia conseguir fazer seria um 2,0s na atual conjuntura, abaixo disso somente com outros pneus, mas foi 2,4s com step 17 na mala e o escambal, se eu conseguir baixar pra 2,1s tá maravilindo
-
goiano, pensa bem…
qual tem mais enchimento, 12:1 @ 2 bar ou 8,5:1 @ 2bar???
a pressão não sobe mais que isso… então meu velho pode colocar 5 de taxa que não terá muito mais enchimento não... a vantagem de derrubar a taxa é poder subir a pressão... como a pressão crava nos 2 bar, atola o que der na taxa
pra andar com 8,5:1 teria que garantir uns 3 bar de pressão...
questões de ponto de vista é obvio...
capiroto,
com menos taxa há mais espaço no cilindro e consequentemente mais enchimento.
seu ponto de vista é que com os mesmos 2 kg o motor mais taxado vai ter uma explosão maior e consequentemente mais potencia…...mas quero tentar imaginar se esse aumento na compressão da mistura vai trazer mais rendimento efetivo do que uma taxa mais baixa (volume maior de ar nos cilindros) aliado a um ponto de ignição com rampa mais agressiva e/ou linear.
só a titulo de curiosidade: um amigo aqui da oficina comprou uma turbina k27-plus lançamento da dnt com interno importado e melhor que a k27-c normal com interno garrett. ele falou que a bicha passa de 2,5kg de pressão e aí a bronca passa a ser a alimentação. a bombinha de mercedes no alcool nao alimenta mais que 2,2kg de pressao.
isso eu conheço e confirmo........vocês nao tem noção do quanto nosso clima litorâneo suga combustivel....é sinistro....
jakka:
seu carro ja defenestra tudo pela proposta que tem....... tá de parabens. eu mesmo adoraria ter um marea desses, mas com certeza eu depenaria ele todo no dia da corrida........... kkkkkkkkkkkkk............
agora queria saber o que voce diz sobre os controles de booster e giro que estão sendo usados na arrancada, fora as toneladas de chumbo pra tracionar...hehehee....
sei lá........... ainda acho que o controle no pé ainda faz a diferença.......o cazzado mesmo arranca queimando embreagem igual um louco...hehehe....é o estilo dele de pé-control.....hehehee.....
eu realmente gostaria muito de montar os 2 motores pra testar..... quem sabe um dia....
enquanto isso fico no dilema de fazer meu gosto (1.7 girador) ou ficar no meio termo que sei que funciona (1.9) ou fico no economico e mais facil e barato de montar pra mim que é o 2.0 basicão mesmo.
mas aí vem um porém: pq dizem que o cabeçote ap 8v por mais trabalhado que seja não rende em rpms acima de 8k é digo.....girar gira sim......mas eu nunca ví nenhum grafico de dino de ap com potencia vindo acima de 7.000 rpm.......
se for assim a teoria do milissete cai ao chão.......
-
pera ai, ap não rendia até 9k rpm?
acho que pela litragem e o tamanho da turbina, quanto maior o volume deslocado, mais cedo a turbina pega e mais cedo ela morre. na turbo-a ou fl eu não duvido que o cabeçote do ap dê pico em 9, 10k rpm. mas ai é pela faixa em que a turbina trabalha naquele determinado motor.
-
gostaria de pedir desculpas aos colégas aqui,publicamente.e me retratar sobre algo que eu sopostamente fiz ou que em um momento da cabeça quente ,possa ter falado ou escrito por aqui.ou se indiretamente tenha ofendido alguém.por tanto gostaria de publicamente me retratar com todos do fórum.eu nunca quis desvirtuar nada por aqui.é que sou novo aqui e verdadeiramente nunca fui bom em português mesmo…,hehehe .e também não manjo muito das politicas de como funciona o fórum.mas poxa camarada steve mc queem, pegou meio pesado ,né? rsrsrss não precisava tanto. na verdade eu só queria participar do tópico do amigo goiano e não disvirtuar nada não.então pesso desculpas publicamente,a qualquer pessoa que se sentiu ofendida com algo que falei ou escrevi.é que eu estava meio magoado,só isto,mas já passou,ok? me perdoem aí.prometo tentar escrever da melhor forma que eu puder.para que todos me entendam melhor.ao amigo mc queem,te pesso desculpas também(publicamente),se caso eu tenha falado algo que também lhe ofendeu,ok? não tenho nada contra tí,nem contra ninguém,não.pesso que me perdoem
legal, cara… as vezes nos exaltamos na net, faz parte...
mas custa contar 3 linhas e dar uns dois <enter>pra separar o texto? fica cansativo ler um blocão de 30 linhas direto. foda-se a gramática, pontuação, acentuação, pelo menos separa...
voltando ao tópico, fiquei uns dias fora e ele cresceu demais, agora tô com sono.. tá boa a discussão. outro dia eu volto..
[]s</enter>
-
goiano, fui tentar usar o 2step e fiz o pior 60 pés da história e virei 13,1s que é um bom tempo ainda, mas aí na segunda passada fui no pé mesmo e virei 12,9s e depois fui de novo e virei 12,9s de novo. agora vou baixar pressão em primeira e segunda marcha e aumentar em terceira e quarta kkkkk, se eu virar 12 baixo ou quem sabe 11 alto com roda 17 será um feito e tanto.
-
show de bola jakka…
mas e aí pessoal: eu falo 1 tonelada e voces so respondem meio kilo, porra
vamos filosofar sobre os cabeçotes ap nao renderem em altos rpm e a possibilidade de se aumentar a cilindrada pra casar o conjunto todo nessa faiza de 5 a 7 mil rpms que acredito ser a de maior eficiencia do bom e velho ap.....
e aí ?
ps: me ajudem a achar uns graficos de dino de ap, please...
-
comando 026 dos ap flex…. hahahahahahahaha
pico em 6k... se colocar um 350t sobe lá em cima...
-
sei não pessoal…...........acho que esse sonho romantico de ap girar 10k rpm não vai render não.
menegoto......os 350t aqui da oficina vem potencia maxima abaixo de 7k rpm.
esse grafico que voce postou tá bem picudo tipico de competição de potencia dyno-day que na pista nao vira......
olhem esses bons videos e graficos........varias preparações e até um golzinho aspirado com respeitáveis 190cv de motor e a potencia sempre vem um tanto abaixo de 7 pau.
http://www.youtube.com/results?search_query=gol+ap+dyno+dino&aq=f
então fica o quase veredito final que o trabalho pra desenvolver um motor ap 8v carburado girador de 10.000rpm nao compensa numa categoria de entrada como a turbo-c.
girar sem quebrar gira sim.....mas girar isso rendendo só coisa de gerdauzinho e amboni mesmo...........to fora
ps: eu tenho um certo amor pelo milinove........acho que é o meio termo ideal....... o que acham ?
ou então faço um 1.7 para propozitalmente ter menos torque na saida e tentar compensar algo lá em cima, tendo em vista que a pista aqui é uma merda de 300m de areia em cima de asfalto ruim e ondulado..........
-
o gol antigo do jáder na fld era 1.9 e o gol que o et anda na dt-a é 1.9 tb.
-
motor 2.0 com 350t
no primeiro gráfico com 2 kg, mas de 6500 rpm em diante a sonda caiu para 0.73 e a potência caiu muito, quando a sonda fica acima de 0.79 a potência máxima vem na casa dos 7000 rpm e se mantém pelo menos até os 7500 rpm, para depois cair muito pouco.
no segundo, com 1,3 kg e a sonda estável em 0.80, manteve a potência até os 8000 rpm. mas nesse caso a turbina trabalhou com mais folga.
-
esse primeiro grafico tá ruim igual o que o menegotto postou….um pico cabuloso de potencia e torque. isso na pista é um inferno pra tracionar.
o segundo grafico ja veio com a curva de torque beeeeem melhor e acredito que com um enquadramento do comando mais pra força ela viria ainda mai plana sem comprometer a potencia final e ainda ajudando na alimentação, pois a curva de torque mais plana indica (teoricamente) maior eficiencia na queima do motor.
imaginemos onde a potencia maxima tem que vir e onde (rpm) devemor trocar de marchas para cairmos sempre na faixa ideal de rotação.
tipo o pico de potencia vindo a 7500 e trocando marcha com 8000 vai cair pra uns teoricos 6500rpm que tá otimo, considerando que estará um pouco acima da faixa de torque maximo. (considerando o ultimo grafico postado)
agora uns exemplos fail ao meu ver: nesse mesmo grafico, extender a troca lá para os lindos 9000 rpm.....pra cair entre 7000 e 7500 onde a curva de torque tá despencando.... ou...
nos graficos de pico mais acentuado (pra mim potencia e torque maximos vindo em rpms muito proximos tem algo errado no motor/acerto/turbo) se esticar demais as marchas, vai cair numa zona totalmente xôxa, sem potencia nem torque e que muitas vezes os cambios empilhados-engate-rapido-modafockas mascaram isso, dando a impressão do carro estar girando e rendendo pacas.....
ps: la fui eu escrever mais uma tonelada ..........
-
esses gráficos são todos de turbos grandes, onde a pressão sobe constante e assim a curva não para nunca de subir até o cabeçote amarrar….
numa turbo-c, ali pelos 4 mil a merdinha jah vai botar os pulmão pra fora... daí a tendência é ter uma curva plana...
o ideal seria gráficos somente de turbina com eixo 49.5
-
goiano,
entendo sua preocupação, a receita padaria funciona muito bem mesmo porém, acho muito mais vantagem (no caso do 1.7) fazer girador.
não me basearia no que o pessoal tem feito ultimamente, me basearia na old school pp, fazendo o troço girar alto com um belo cabeçote preparado (não sei onde fica a limitação da categoria aqui) com uma turbina teoricamente grande (por ser um 1.7, porém com base na rpm) e ser feliz
ou então, se quiser algo simples, fácil e rápido, vai pro 2.0 com taxa lá em baixo e hipertenso, com o ponto lá nas nuvens…rs provavelmente vai andar na frente do 1.7, mas o excesso de torque é algo que me incomoda quando vc diz a pista aqui é uma merda de 300m de areia em cima de asfalto ruim e ondulado…