Projeto: gol turbo-c com motor 1.675cc
-
goiano, refresca minha cabeça que anda fora da preparação já a algum tempo:
se usar as bielas de kd, consegue qual cc?
uai…..as bielas não mudam em nada a capacidade volumetrica do motor.....agora se tiver falando de r/l fica assim:
com vira 1.6 (77,4mm) e biela kd (136mm) fica com aceitáveis 0,285 mas dificil é arrumar pistão pois fica muuuito baixo....
ps: eu tenho um motor montadinho na bahia que nunca foi usado com vira 1.8, bielas kd e pistões de fusca 1500 (83mm) coisa linda de se ver.....se eu vender as peças todas que to anunciando e der conta de trazer esse motor.....sei não heim.....
-
pessoal, duas coisas que to matutando aqui.
a primeira é com referencia a usar um volante de motor daqueles modernos e bem pesadões.
isso ajudaria no momento de inércia inicial, tipo pra sair mais na manha, tracionando melhor de giro baixo sem ter que queimar tanto embreagem e talz…..considerando que o grip da pista aqui é triste....
outra é com relação ao comando: já que a turbina funciona como um tampão dos gases do cabeçote e dificilmente some mais de 2kg de pressão, um comando com maior cruzamento de valvulas e/ou menor lobe center, tipo comando de aspirado mesmo, ajudaria a amenizar esse efeito, deixando escoar mais os gases do escape ou nada haver ?
ainda sobre o tema de exustão dos gases: retirar a valvula de alivio como ja vi alguem fazendo um tempo atras na turbo-c só pioraria a situação de entupimento pois todos os gases teriam que passar obrigatoriamente pela turbina sem o bypass da valvula, certo ?
pra finalizar: o que acham do pessoal que tira as valvulas de prioridade quando tão usando caixas de engate rapido e pé dentro nas trocas ?
abraços
esses volantes podem até te ajudar a sair (duvido), mas vão cobrar um preço alto qdo vc precisar de usar o motor de verdade…essas coisas pesasdas só servem pra amaciar o motor pra hérnia de disco do tiozão q comprou o carro não ficar reclamando
a dos comandos, eu sempre imaginei isso...se é pra girar alto mesmo (miliseis virado no siri), acho que deve funcionar, mas é só chute meu...como comando pra ap é barato, se vc quiser testar, posta aqui os resultados depois, de comando com cruzamento baixo e alto + turbo
qto a esse lance de ficar socando coisas no escape....não curto isso
goiano, refresca minha cabeça que anda fora da preparação já a algum tempo:
se usar as bielas de kd, consegue qual cc?
uai…..as bielas não mudam em nada a capacidade volumetrica do motor.....agora se tiver falando de r/l fica assim:
com vira 1.6 (77,4mm) e biela kd (136mm) fica com aceitáveis 0,285 mas dificil é arrumar pistão pois fica muuuito baixo....
ps: eu tenho um motor montadinho na bahia que nunca foi usado com vira 1.8, bielas kd e pistões de fusca 1500 (83mm) coisa linda de se ver.....se eu vender as peças todas que to anunciando e der conta de trazer esse motor.....sei não heim.....
tá com a faca e o queijo na mão então
não consegue ninguém pra colocar esse motor na transportadora pra vc?
o motor original é pra uns 9:1 de taxa…....se for usar o forjado é de 11:1 pra cima
e vc ainda quer usar volante pesado feito a pança do godão?
-
cara, volante quanto mais aliviado melhor… na largada vc vai sair com launch control... vai conseguir regular quanto de pressão carregar no turbo, e assim que mover o carro tem o controle de tração pra ajudar...
quanto aos comandos, overlap alto vai te ajudar na pegada do turbo... vai ter mistura sem queimar no escape, igual ponto atrasado... porém em alta arrisco dizer que vai jogar o backpressure lá em cima, devido a explosão da mistura na descarga...
um overlap de mocinha como 10-12º não vira... porém nada de 60º como em comando aspro... acredito que um meio termo, tipo uns 40º são suficientes para girar alto
-
válvula de alivio: macktech + controle de boost
se usar sem não tem controle de boost para te auxiliar na tração, e se usar uma meia boca fica dando vazamento…
prioridade: blow-off alta vazão, tipo a spa x-flow
se usar uma megasquirt, tem a opção do flatshift, onde vc troca de marcha com o pé no porão. com isso vc espeta a próxima marcha na rotação de pico da power band e com a turbina carregada. coisa top
-
quanto aos comandos, overlap alto vai te ajudar na pegada do turbo… vai ter mistura sem queimar no escape, igual ponto atrasado... porém em alta arrisco dizer que vai jogar o backpressure lá em cima, devido a explosão da mistura na descarga...
um overlap de mocinha como 10-12º não vira... porém nada de 60º como em comando aspro... acredito que um meio termo, tipo uns 40º são suficientes para girar alto
fááállaaaa capiroto
e um overlad de 30 a 40 graus vai dar o que de lobe center é
digo pq quase ninguem informa o cruzamento….mal informam o lobe....
analisa os comandos do carlini (que o fí dumégua do teteto acha que é de graça ou que eu sou thor batista) e me diz o que achou tanto pro motor 1.9 kd quanto pro milisete.
http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html
exploração mode: off
-
rapazes,este lance de vira de 1.6,com bielas de kd,isso é maior novela.já passei por essa lembram?pistão enchido na solda tig pra contornar problema(uma doideira que gastei grana e não tive corajem de usar)e ect.difícil contornar problema dos pistões 6mm abaixo do bloco,sem ter que arrancar um bife do bloco.por isto eu desisti da idéia
-
quanto aos comandos, overlap alto vai te ajudar na pegada do turbo… vai ter mistura sem queimar no escape, igual ponto atrasado... porém em alta arrisco dizer que vai jogar o backpressure lá em cima, devido a explosão da mistura na descarga...
fááállaaaa capiroto
e um overlad de 30 a 40 graus vai dar o que de lobe center é
digo pq quase ninguem informa o cruzamento….mal informam o lobe....
analisa os comandos do carlini (que o fí dumégua do teteto acha que é de graça ou que eu sou thor batista) e me diz o que achou tanto pro motor 1.9 kd quanto pro milisete.
http://www.carlinicompetizione.com.br/especificacoes.html
exploração mode: off
baratinho
tava vendo o preço de uns comandos stage 1 (odeio isso) q os gringos vendem pro meu carro e custam bem mais caro q esses carlini e olha q stage 1 é de mocinha, e os comandos eram de uma marca 2a linha lá fora (obx)
calcula o cruzamento com a graduação e lobe center
tem 2 maneiras de vc calcular isso
- soma o ângulo de abertura da admissão com o ângulo de fechamento do escape apenas quando estes dados forem revelados com 0,050 (1,27 mm). se vc nÃo tiver esses dados, o cÁlculo estarÁ errado
ou
-
soma a duração da admissão e do escape (normal, sem folga)
-
divide o resultado (1) por 4
-
subtrai o lobe center do resultado (2)
-
multiplica por 2 o resultado (3)
molezinha
pra vc ter uma idéia, a gringaiada usa esses valores abaixo como parâmetro pra motor v8 aspro
trucks/good mileage towing 10-35 degs overlap
daily driven low rpm performance 30-55 degs overlap
hot street performance 50-75 degs overlap
bracket/oval track racing 70-95 degs overlap
dragster/comp eliminator engines 90-115 degs overlap
agora vai fazer continha
se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada
-
se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada
bacana a pagina
podia ser fixada.
gostei muito da leitura das velas.
-
rapazes,este lance de vira de 1.6,com bielas de kd,isso é maior novela.já passei por essa lembram?pistão enchido na solda tig pra contornar problema(uma doideira que gastei grana e não tive corajem de usar)e ect.difícil contornar problema dos pistões 6mm abaixo do bloco,sem ter que arrancar um bife do bloco.por isto eu desisti da idéia
cara….......com certeza voce usou pistão de 1.8 pra ficar abaixo do bloco.... lembrando que ambos são 81mm mas a posição do pino do 1.8 muda, baixando o pistão exatamente 4,5mm em relaçao ao 1.6...
baratinho tava vendo o preço de uns comandos stage 1 (odeio isso) q os gringos vendem pro meu carro e custam bem mais caro q esses carlini e olha q stage 1 é de mocinha, e os comandos eram de uma marca 2a linha lá fora (obx) calcula o cruzamento com a graduação e lobe center tem 2 maneiras de vc calcular isso- soma o ângulo de abertura da admissão com o ângulo de fechamento do escape apenas quando estes dados forem revelados com 0,050 (1,27 mm). se vc não tiver esses dados, o cálculo estará errado ou1) soma a duração da admissão e do escape (normal, sem folga)2) divide o resultado (1) por 43) subtrai o lobe center do resultado (2)4) multiplica por 2 o resultado (3)molezinha pra vc ter uma idéia, a gringaiada usa esses valores abaixo como parâmetro pra motor v8 asprotrucks/good mileage towing 10-35 degs overlapdaily driven low rpm performance 30-55 degs overlaphot street performance 50-75 degs overlapbracket/oval track racing 70-95 degs overlapdragster/comp eliminator engines 90-115 degs overlap agora vai fazer continha :teteto:se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html
carlini acha de 650,00 a 900,00 …...... daqui uns dias vai ser baratinho pra mim....se deus quiser
essa segunda formulinha foi show.....eu fazia um mooonte de calculo aqui, isso quando achava a informação/carta dos comandos.....vamos lá:
carlini w2.1 114ºlobe 290º dur. 11.5mm lev. deu 62° de cruzamento.
w5.1 114ºlobe 315º dur. 12.5mm lev deu 87° de cruzamento.
w6 114ºlobe 300º dur. 13.0mm lev deu 72° de cruzamento.
w7.1 114ºlobe 320º dur. 13.5mm lev deu 92° de cruzamento.
e agora chip foose candango ?????
se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html
bacana a pagina podia ser fixada.gostei muito da leitura das velas.
tinha um topico meu nos fixos/melhores topicos bem legal sobre leituras de velas…..da bosh e talz...
abraços
-
cara….......com certeza voce usou pistão de 1.8 pra ficar abaixo do bloco.... lembrando que ambos são 81mm mas a posição do pino do 1.8 muda, baixando o pistão exatamente 4,5mm em relaçao ao 1.6...
baratinho tava vendo o preço de uns comandos stage 1 (odeio isso) q os gringos vendem pro meu carro e custam bem mais caro q esses carlini e olha q stage 1 é de mocinha, e os comandos eram de uma marca 2a linha lá fora (obx) calcula o cruzamento com a graduação e lobe center tem 2 maneiras de vc calcular isso- soma o ângulo de abertura da admissão com o ângulo de fechamento do escape apenas quando estes dados forem revelados com 0,050 (1,27 mm). se vc não tiver esses dados, o cálculo estará errado ou1) soma a duração da admissão e do escape (normal, sem folga)2) divide o resultado (1) por 43) subtrai o lobe center do resultado (2)4) multiplica por 2 o resultado (3)molezinha pra vc ter uma idéia, a gringaiada usa esses valores abaixo como parâmetro pra motor v8 asprotrucks/good mileage towing 10-35 degs overlapdaily driven low rpm performance 30-55 degs overlaphot street performance 50-75 degs overlapbracket/oval track racing 70-95 degs overlapdragster/comp eliminator engines 90-115 degs overlap agora vai fazer continha :teteto:se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html
carlini acha de 650,00 a 900,00 …...... daqui uns dias vai ser baratinho pra mim....se deus quiser
essa segunda formulinha foi show.....eu fazia um mooonte de calculo aqui, isso quando achava a informação/carta dos comandos.....vamos lá:
se quiser dar uma olhada numa página bem maneira que ensina a ver essas coisas, inclusive examinar velas de ignição, calcular taxa dinâmica, etc…o tarado q montou essa página tem um chevelle caminhonete de arrancada http://cochise.uia.net/pkelley2/index.html
bacana a pagina podia ser fixada.gostei muito da leitura das velas.
tinha um topico meu nos fixos/melhores topicos bem legal sobre leituras de velas…..da bosh e talz...
abraços
negativo,não usei pistões do 1.8 não.usei pistões do fusca 1500 std nas bielas de kd,com vira do 1.6.e estes ficaram 6mm abaixo do topo do deck
-
negativo,não usei pistões do 1.8 não.usei pistões do fusca 1500 std nas bielas de kd,com vira do 1.6.e estes ficaram 6mm abaixo do topo do deck
foi mal buddy….....voce falou vira 1.6 e eu imaginei pistao de 1.6.....
meu motor é vira 1.8 + biela kd + pistão de fusca 1500 (pode ser ap 1.6 tambem) e deu certinho no bloco.
voce fez a mesma configuração só que com vira de 1.6 com menor curso e por isso o pistão ficou abaixo...
acho que nunca ví configuração original usando usando biela kd e vira 1.6 que não fosse na própria kombi diesel e seu pistão cabeça de monstro.....
abraço
-
que comandos psicos são esses 320º???? eu não ví direiro o topico, é 8vó se for, nunca que esse cabeçote vai ter eficiência pra empurrar um comando desses, vai ter que girar 10k rpm e fazer ter fluxo até lá sinceramente, se fosse um motor mais moderno em materia de lubrificação e fluxo de cabeçote eu te daria a maior força, mas vindo de ap, tenta achar a melhor mesa de torque até 8k rpm e olhe lá, sem muito torque em baixa pra privilegiar a tração, mas pra isso vc sacrifica a potencia maxima… usar um coletor de escapamento longo pode ajudar, mas não vejo grande vantagem em um 1.7, a não ser que tenha uma engenharia absurda na parte de coletores para atingir uma eficiencia absurda junto com um bom comando.
bom, minha opinião.
-
rapazes,algúm dos nobres,saberiam me dizer se eu poderia montar os pistões do fusca,na bielas do ap,com interferência?se tipo não haveria problemasó pois se eu puder fazer desta forma,daria para eu salvar o meu bloco que está aberto para 1.7,sem ter que mandar abrir o bloco para usar outro tipo de pistão que não os de fusca 1500 std.pois vejam o meu dilêma aqui:pretendo usar os pistões do fusca 1500 std,cujo o bloco já está aberto e brunidinho para eles.e até já tenho os anéis novinhos(só falta descolar outros pistões de fuka(sem solda)…hehehe.pois se der para montar com interferência,posso conseguir deslocar os pistões do fusca,os 2,5mm que sobram para fora do bloco,através de buchas deslocadas.daí,ficaria assim: pistões de fusca 1500 std,montados nas bielas 144m do ap(com interferência),já deslocados os 2,5mm para baixo(cujo são o excedente para fora do bloco,neste setup).pois se der para montar com interfência,conseguirei montar sem ter que retirar tanto material dos olhais das bielas,para fazer as buchas deslocadas.evitando assim,de ter que retirar tanto material das bielas,deixando-as enfraquecidas.pois estive estudando o esquema para buchas deslocadas 2,5m para baixo,nas bielas de 144mm.e para montar de maneira padrão, utilizando as buchas convencionais,terei que remover muito material dos olhais das bielas(pois teria que fazer bucha dentro de bucha.e se caso poder montar com interferência,eu já elimino a necessidade de fazer bucha dentro de bucha.pois faria somente utilizando uma só bucha de aço.ao invés de eu fazer uma bucha de aço deslocada e ter que enfiar outra bucha de metal patente (que são as convencionais usadas no fusca),dentro delas.desta forma eu conseguiria deslocar os 2,5mm que preciso,sem ter que retirar tanto material dos olhais das bielas.e aí,posso montar pistões de fusca com interferência,nas bielas do apo não vou ter problemas?
-
foi mal buddy….....voce falou vira 1.6 e eu imaginei pistao de 1.6.....
meu motor é vira 1.8 + biela kd + pistão de fusca 1500 (pode ser ap 1.6 tambem) e deu certinho no bloco.
voce fez a mesma configuração só que com vira de 1.6 com menor curso e por isso o pistão ficou abaixo...
acho que nunca ví configuração original usando usando biela kd e vira 1.6 que não fosse na própria kombi diesel e seu pistão cabeça de monstro.....
abraço
verdade,foi bem assim que eu montei mesmo.mas note que eu montei enganado pois eu quando comprei meu ap,não sabia que ele era 1.6.eu fui na palavra do cara do ferro velho que me vendeu,de que meu ap era 1.8.e depois de tanta peripécia e desilusões,fui descobrir que meu ap era 1.6.daí a anarquia já estava formada,bloco arrombado para 83mm e ect.tem horas que chega me dar desespero ,de ver um bloco todo prontinho,retificado,brunido,com bronzinas de comando louco vovinhas,sem ter como aproveitar,por causa de eu não conseguir um setup decente para ele,sem ter que trocar vira de 1.6 para 1.8 e começar tudo do zero.ando numa desilusão que só
-
abraços
fica com ciumes nao goiano
eu lembro do teu topico de leitura, mas, ele era sobre coloracao e outras informacoes.
esse do quarteto tem um pulo do gato muito interessante que eu nao tinha visto em lugar nenhum, que é sobre a pequena coloracao na massa da vela, demonstrando nitidamente se o grau da vela esta correto ou nao.
muito foda essa dica (pena que tem que ser feita a leitura imediatamente apos a puxada, ou seja tem que puxar e parar o carro e ver ou entao rebocar o carro pra ver).
e a leitura do final da rosca (nao me vem um nome correto) da vela também foi muito util, demonstrando nitidamente se a mistura ta rica ou pobre, incluindo até uma visao de mistura ideal para potencia maxima (uma maneira diferente de ler o quadro da bosch).
achei muito foda mesmo
e por ultimo, mas, nao menos importante a verificacao na ceramica interna da vela com lupa para detectar detonacao.
-
tinha um topico meu nos fixos/melhores topicos bem legal sobre leituras de velas…..da bosh e talz...abraços
chip foose do cerrado é o vê dábri fúzi….na verdade, ele é o xip fúzi do cerrado...
e eu não sei a resposta da sua pergunta...por isso q eo falei só testando mesmo...infelizmente não tem receita pronta pra isso
aquele tpc lá é bom tb....o diferencial desse link q eu passei é q ele ensina a fazer um ajuste mais fino no motor ppor meio das velas
que comandos psicos são esses 320º???? eu não ví direiro o topico, é 8vó se for, nunca que esse cabeçote vai ter eficiência pra empurrar um comando desses, vai ter que girar 10k rpm e fazer ter fluxo até lá sinceramente, se fosse um motor mais moderno em materia de lubrificação e fluxo de cabeçote eu te daria a maior força, mas vindo de ap, tenta achar a melhor mesa de torque até 8k rpm e olhe lá, sem muito torque em baixa pra privilegiar a tração, mas pra isso vc sacrifica a potencia maxima… usar um coletor de escapamento longo pode ajudar, mas não vejo grande vantagem em um 1.7, a não ser que tenha uma engenharia absurda na parte de coletores para atingir uma eficiencia absurda junto com um bom comando.bom, minha opinião.
justamente pelo fato do ap ser um cabeçote limitado, com menor cilindrada ele vai conseguir gerar fluxo pra altas rpm…
o que o goiano quer fazer, não é nenhuma mágica do david copperfield....os vw da copa de marcas, qdo eram 1.6 turbo, viravam 8k rpm em circuito, em corridas que duravam por volta de 1h....se não fosse eficiente, a divisão de competição da vw (veja que não foi uma turma de aventureiros) não faria isso...
pra arrancada, ainda mais numa categoria onde o turbo é gargalo, é factível o motor q o goiano quer montar