Motogp - franca
-
stoner chega a 25 vitórias com triunfo em le mans. lorenzo lidera tabela
casey stoner venceu pela segunda vez na temporada ao superar dani pedrosa ainda no início do gp da frança de motogp, em le mans. valentino rossi conseguiu o primeiro pódio na ducati
felipe paranhos [@felipeparanhos]
de salvador
não foi de ponta a ponta, mas casey stoner venceu o gp da frança da motogp, neste domingo (13), em le mans. se o australiano da honda disse, após a classificação, que não havia tanto o que comemorar com a pole porque só tinha transformado uma de suas três poles em vitória, agora é hora de comemorar.
stoner vacilou na largada, perdeu posições, mas rapidamente as recuperou, passando o companheiro dani pedrosa ainda no início da corrida. a ultrapassagem foi definitiva para a vitória no circuito francês — a sua 25ª na carreira pela categoria. a prova terminou com andrea dovizioso na segunda posição, seguido por valentino rossi, no melhor resultado do piloto pela ducati, equipe na qual estreou este ano.
jorge lorenzo, líder do campeonato, foi o quarto e se tornou o piloto mais jovem a atingir a marca de 150 corridas na motogp. o quinto foi marco simoncelli, que se envolveu em um incidente com pedrosa na volta 17. o cabeludo italiano passou o espanhol e, quando dani tentou recuperar a posição, os dois se tocaram.
foi mais uma para a extensa lista de quedas nas quais já se envolveu simoncelli. e o acidente causou mais uma para a extensa lista de lesões já sofridas por pedrosa. logo depois da corrida, foi anunciado que dani fraturou a clavícula direita. marco, por sua vez, foi declarado culpado pelo acidente e cumpriu um ride-through.
lorenzo, dovizioso e rossi travaram intenso duelo pela segunda posição. mesmo que beneficiado pela queda de pedrosa e pela sanção a simoncelli, dois pilotos que tinham motos melhores, valentino aparentemente conseguiu impor bom ritmo à ducati — embora não o suficiente para bater a yamaha de lorenzo. nas últimas voltas, lorenzo e rossi cometeram erros, o que permitiu a dovizioso, sem muita dificuldade, completar a dobradinha da honda.
ben spies não conseguiu ser competitivo como prometido e terminou em sexto, 4s à frente de nicky hayden, companheiro de rossi na ducati. hiroshi aoyama foi o oitavo colocado, seguido por hector barberá e pelo novato karel abraham.
rossi ta chegando, apesar de estar surpreendentemente apanhando da desmosedici (a moto deve ser uma merda mesmo, como ja falaram), acho que ele arranca umas vitorias ate o final do ano.