Expedição com fiat palio weekend elétrico completa 10.000 km rodados
-
o projeto zero emissão zarpou de los angeles, na califórnia, no dia 9 de abril e já cruzou 7 países das américas do norte e central, utilizando um carro 100% elétrico.
exatos 11 km após cruzar a fronteira da nicarágua com a costa rica, o palio weekend elétrico do projeto zero emissão completou 10 mil km percorridos.
após sete meses nos estados unidos, o palio weekend elétrico chegou no méxico pela fronteira ao norte de tijuana. a rota escolhida, rumo ao sul, foi a da baixa califórnia. este trecho intercalou bons e maus pavimentos nos 1.544 km até la paz, aonde o veículo embarcou em um navio com destino a mazatlán, no méxico continental. ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano. com sua plataforma e suspensões projetadas para as estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no méxico e, posteriormente, na américa central.
rodando pela américa central.
após o méxico, a expedição cruzou a guatemala, honduras, el salvador, nicarágua e a costa rica. o percurso está ocorrendo dentro do esperado pela equipe desta expedição: a de rodar 300 km a cada 27 horas.
por onde passa o palio weekend elétrico desperta grande interesse nas pessoas. não raro se formam multidões ao redor dele quando paramos. muito provavelmente ele é o primeiro carro elétrico de passeio cruzando estas nações.
aos 10 mil km o palio weekend apresenta o mesmo desempenho de quando novo, atingindo as cargas da bateria sempre no tempo previsto e roda sem surpresas. a média de velocidade durante este trecho foi de 68 km/h. a velocidade máxima atingida, durante a fase de testes, foi de 131 km/h na interstate 15, na califórnia, e a menor foi de 6 km/h, quando deixávamos san salvador, em el salvador.
da costa rica o palio weekend seguirá para o panamá. como não existe, até hoje, rodovia ligando a américa central à do sul, o veículo embarca em um navio no porto de cristobal colón, no panamá, para o de cartagena de indias, na colômbia. acompanhe o dia-a-dia da expedição zero emissão no www.zero-emission.com.br.
fonte: fiat