Comando 270
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lembrando sempre que lobe-center = (duração do comando - cruzamento) / 2
dando um exemplo: comando engle para vw ap
duração: 270 graus
cruzamento: 50 graus
lobe center: 110 graus
nunca se esque?a dessa relação. quanto maior o cruzamento de válvulas, maior é a perda de pressão nos cilindros, que é compensada com uma taxa mais alta.
logo, dá pra afirmar que quanto mais alto o lobe-center menor será a rotação de torque e potência máximos.
quem já usou o comando 049g na vw sabe bem disso: duração de 268 graus com lobe center de 108 graus, logo, o cruzamento é de 52 graus, maior do que em um comando zba da linha vw mais mansa , com 258 graus de duração e lobe center de 112 graus, sobram apenas 34 graus no cruzamento.
ainda tem outras vari?veis, como antecipação da admissão, retardo do escape (vari?veis que determinam o cruzamento) e por aí vai.
abraços
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cruzamento = overlap:
o lobe-center é fixo para comandos simples, mas é variável em comandos duplos (dohc). por isso devemos tomar todo o cuidado com o sincronismo de um comando com o outro.
da? dá pra ver que quanto maior o lobe-center menor é o cruzamento, gerando mais pressão nos cilindros e mais torque em baixas rotações.
abraços
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phil primeiramente parabéns pela puta explicação, muito dez… só uma confirmação: por exemplo c vc tem um comando de 276 por exemplo para saber se vai deixar a sa?da xoxa temos que saber se o lobe center dele é alto certo? quanto menor o cruzamento maior torque em baixa certo? o parametro para comparação destes valores seria em base nos originais ou tem valores padrões ?
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cruzamento = overlap:
o lobe-center é fixo para comandos simples, mas é variável em comandos duplos (dohc). por isso devemos tomar todo o cuidado com o sincronismo de um comando com o outro.
da? dá pra ver que quanto maior o lobe-center menor é o cruzamento, gerando mais pressão nos cilindros e mais torque em baixas rotações.
abraços
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boa felipe
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phil primeiramente parabéns pela puta explicação, muito dez… só uma confirmação: por exemplo c vc tem um comando de 276 por exemplo para saber se vai deixar a sa?da xoxa temos que saber se o lobe center dele é alto certo? quanto menor o cruzamento maior torque em baixa certo? o parametro para comparação destes valores seria em base nos originais ou tem valores padrões ?
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tem uma regra geral que diz que o limiar dos lobe-centers está em torno de 108 a 110 graus, ou seja, um f?rmula com motor que alcança 10.000 rpm teria seu comando com 105 graus de lobe-center (bem baixo mesmo), já um jipão 4x4 com muita força já a 2000 rpm se beneficiaria melhor de um comando de lobe alto, talvez uns 115 graus…
_a low compression-ratio powerplant will respond favorably to a camshaft that features relatively short duration figures, wide lobe centers, rapid valve opening rates, and a high lift number (comparatively). on the opposite side of the coin, an engine that features a high static compression ratio easily can use more duration and tighter lobe centers.
overlap is the number of degrees that the camshaft features with both the intake and exhaust valves open simultaneously. overlap takes place at the beginning of the intake stroke and also at the end of the exhaust stroke.
lobe center is the amount of camshaft degrees between the point of maximum lift on the intake lobe and the point of maximum lift on the exhaust side of a given pair of cam lobes. as an example, lobe center is calculated for cylinder number one only and does not deviate between number one and the other cylinders in the powerplant. to make a representative sketch of lobe center, draw a line between the very center of a camshaft intake lobe and then draw a similar line through the respective exhaust lobe for the same cylinder. the number of camshaft degrees between these two imaginary lines is the camshaft lobe center._
comando de válvulas é uma das peças mais interessantes do motor, pois existem configurações praticamente infinitas.
lendo uma revista argentina, fiquei sabendo que o g?nio oreste berta montou seu primeiro motor aos 10 anos de idade (um pequeno motor cucciolo de 4 tempos, para bicicletas).
oreste descobriu que podia fabricar comandos de válvulas e foi experimentando uma infinidade de perfis no pequeno motorzinho. ele conseguia vencer todo mundo na vizinhan?a, menos um, que mais tarde viria a se tornar também um grande preparador de motores: nen? ternengo.
o pequeno motor não tinha tampa de válvulas e um belo dia ternengo encostou a bicicleta em um poste e ali a deixou. oreste não teve dúvidas: com apenas 11 anos de idade e munido de um transferidor, copiou o perfil do comando de válvulas do cucciolo de ternengo, revelando seus segredos.
abraços
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mas diz aí, pq vc tá optando por esse comando? vai turbinar depoisó tinha um cht aspirado com comando 286? que ficou muito bom e econômico.
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martins, vou us?-lo num cht 1000 que estou convertendo pra 1300
o código dele (sobe) é o f3
no catélogo deles tem os valores de lobe e cruzamento, será que alguém daqui possui o catélogo delesó se não estou errado o lobe é 114
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poucos sabem q existem 4 tipos de comando 049 g e tr?s tipos de cabeçote desses aps. quem conhece o cabeçote com a pinta verde é eu ja medi os comandos 049 gg e soube tambem atravez de preparadores argentinos q existiam tal diferença. segredo de estado, hem
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poucos sabem q existem 4 tipos de comando 049 g e tr?s tipos de cabeçote desses aps. quem conhece o cabeçote com a pinta verde é eu ja medi os comandos 049 gg e soube tambem atravez de preparadores argentinos q existiam tal diferença. segredo de estado, hem
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nenhum comando é igual ao outro, analisando duas unidades de um mesmo comando podem existir pequenas variações entre os cames.
abraços
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poucos sabem q existem 4 tipos de comando 049 g e tr?s tipos de cabeçote desses aps. quem conhece o cabeçote com a pinta verde é eu ja medi os comandos 049 gg e soube tambem atravez de preparadores argentinos q existiam tal diferença. segredo de estado, hem
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caro amigo, abri o topico pra falar de comandos para a linha cht