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    Passando carro turbo na inspeção ambiental veicular

    Mecânica e Preparação
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    • N
      Nattis última edição por

      bom pessoal, tentei achar alguma coisa na internet sobre se a controlar esta passando carros turbo na inspeção, a grande maioria dos posts era de gente simplesmente palpitando e quem tinha a duvida quando foi na controlar não voltou no fórum para informar. então postarei aqui o carro e como foi:

      carro – ford ka

      motor – endura 1.3 turbo 0,6 bar na gasolina

      ano – 97/98

      escapamento 2” com catalizador e abafados “direto”

      limite de co2 1%, conferido 0,6%

      limite de ruído do escapamento 95db, conferido 92,5db

      importante

      1 – se o carro é a gasolina não pode estar rolando com nenhum conversor flex para álcool, eles não verificam o combustível, mas se estiver no álcool sem controlador a rpm pode ficar alta e/ou funcionamento irregular, o negócio é verificar isso antes. caso o módulo flex estiver escondido não tem problema;

      2 – o respiro do óleo tem que estar com retorno para a entrada da turbina. a maioria dos carros turbo reprovam neste quesito, o pessoal legaliza o carro passando no inmetro e acha que esta tudo blz, mas eles não verificam esse retorno do respiro, chegando na controlar reprovam por falta de um caninho de retorno.

      como foi a inspeção:

      procedimento normal como qualquer outro carro, no meu caso depois de passar na inspeção de gases o funcionário da controlar informou que o sistema acusou ruído e tive que passar numa outra inspeção mais detalhada no mesmo local e na mesma hora, o ruído maior não foi exatamente por causa da turbina e sim do abafador que era esportivo que na verdade não passa de um cano sem forro nem nada e mesmo assim passou.

      abraços a todos

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • M
        menegotto última edição por

        seu carro tem alteração de potência no documento ou não???

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • O
          overspeed última edição por

          a pergunta fica melhor assim seu carro é documentado como alterado/ turbocompressor é :)

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • S
            SemControle última edição por

            hummmm interessante….

            acredito q dando um fim no respiro de oleo, ja deve passar o meu, mas um catalizador seria na certeza....

            engracado, o meu carro nao tinha alcool na epoca, vao ter valor de referencia o q?

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • N
              Nattis última edição por

              ainda não, no documento não consta nada de turbo.

              seu carro tem alteração de potência no documento ou não???

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • N
                Nattis última edição por

                todo carro tem um retorno do respiro do óleo, acredito que tirando o filtrinho ainda não passe, o respiro tem que voltar para admissão, segundo o que esta na controlar.

                hummmm interessante….

                acredito q dando um fim no respiro de oleo, ja deve passar o meu, mas um catalizador seria na certeza....

                engracado, o meu carro nao tinha alcool na epoca, vao ter valor de referencia o q?

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • S
                  SemControle última edição por

                  é o fim q pensei foi em ligar de volta na admissao, assim como ja é a minha prioridade :)

                  um catalizador seria pra matar a pau….

                  achei interessante nao constar nada do turbo e mesmo rodando com gasolina, ter passado, fico na duvida, pois 99/00 nao tinha golf alcool, e nem flex, o meu deve usar os valores de referencia de um golf desse ano, modelo gasolina, como o alcool ja polui menos, e tiver com catalizador imagino eu q passe com folga

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • N
                    Nattis última edição por

                    no dia da inspeção no meu carro tinha um conversor flex aumentado tempo de injeção para 20% porque a centraline era original 1.0 e o motor era o 1.3, tive que aumentar para 20% para a mistura ficar boa, para conseguir passar o módulo estava escondido. esse flex era do modelo antigo que não tinha termômetro, ao ligar ele “engasopava” o motor, a mistura estava super gorda na hora da medição. na oficina do meu tio com o tempo de injeção ajustado direitinho marcou co2 0,1% na lenta e 0,2% a 2500rpm, daria para passar se fosse acima de 2003 que tem normas bem mais rígidas, tudo com 100% gasolina. o negócio é usar um catalizador, o meu comprei universal com bocal de 2 polegadas, paguei r$220,00, não percebi diferença no rendimento do carro. com 20% de gasolina e 80% de alcool no tanque o carro passaria mesmo sem catalizador.

                    é o fim q pensei foi em ligar de volta na admissao, assim como ja é a minha prioridade :)

                    um catalizador seria pra matar a pau….

                    achei interessante nao constar nada do turbo e mesmo rodando com gasolina, ter passado, fico na duvida, pois 99/00 nao tinha golf alcool, e nem flex, o meu deve usar os valores de referencia de um golf desse ano, modelo gasolina, como o alcool ja polui menos, e tiver com catalizador imagino eu q passe com folga

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