Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Ap 1.6 mi + comando + 4 x 1

Ap 1.6 mi + comando + 4 x 1

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
14 Posts 7 Posters 5.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • C Offline
    C Offline
    Chipolla
    escreveu em última edição por
    #1

    fala pessoal, peço licença para pedir ajuda aqui no forum. sou novo por aqui, mas ja li muito antes de me cadastrar.

    tenho uma parati 1.6 mi 1997 c/hidraulica apenas. queria deixar ela um pouco mais esperta na pista e se possivel sem penalizar o torque em baixas. gostaria tambem de deixar o funcionamento do motor, mais agressivo, tipo embaralhando um pouco na saida e lenta. estou pensando em fazer o seguinte:

    colocar coletor de escape 4 x 1 com um cano saindo do coletor e entrando direto no intermediario original. dali pra tras tudo original pois não gosto de ronco pois viajo muito a trabalho. ficaria sem catalizador, porem com a sonda ligada certinho.

    colocar um comando para tucho hidraulico mesmo. depois de muito pesquisar optei pelo sam cams mesmo. mas estou em duvida entre os tres modelos abaixo:

    grau x lob-c x levante x overlap

    266º x 109º x 11,2mm x 7º ( esse é quase que uma copia do 027.7)

    268º x 108º x 11,6mm x 11º

    274º x 109º x 11,5mm x 16º

    1ºlembrando que não quero abrir mão demais do consumo e do torque em baixa, e ainda que não penso em colocar polia regulavel, qual o comando que voces me recomendam e porque?

    2º o 4 x 1 com intermediario e silenciador original com cano reto de 2 da aranha até o intermediario fica ruim o ronco? e a vazão? alguem ja viu?

    3º passei o raster no meu carro recentemente e ele le o sinal da lambda 0,4v constante. com tudo original ela ta bem economica. se eu fizer essa mudança do comando + 4 x 1 compensa eu trocar essa sonda para ter ajuste melhor?

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #2

      você quer conciliar coisas complicadas….vamos lá

      a) seu carro tem um peso relativamente alto e ainda gira um parasita (dh) pra um motor de cilindrada não muito grande

      b.) aspro mais simples do jeito que você quer (sem abrir cilindrada, aumentar taxa, etc) é bem difícil de conciliar baixa intacta com ganho em alta, ainda mais considerando que seu carro não é dos mais leves e vai sentir bem isso...

      c) embaralhar em lenta e em baixa não quer dizer nada a respeito do que o motor é capaz de fazer, fora que isso é sintoma justamente de perda de torque em baixa, coisa que você não quer

      agora respondedo às suas perguntas

      1. se mesmo assim vc ainda topar encarar a brincadeira, procure um comando com o maior lobe center possível...maior lobe center = menor cruzamento de válvulas = menos perda em baixa....o problema é que isso é uma faca de 2 gumes, já que cruzamento maior ajuda em altas rpm

      2. o ronco, pelo q vc descreveu do escape, deve permanecer praticamente inalterado, já que apenas o catalisador vc vai remover...

      3. não é a sonda que vai fazer seu carro ter um melhor ajuste....é o remapeamento da ie q vc vai ter que fazer com esse comando maior...se a sonda está funcionando bem, deixa ela queta lá...

      recomendo também:

      • cai com um filtro esportivo....isto sozinho não faz milagre, mas com o novo conjunto (4x1 melhor q o original e comando mais bravo) ele ajuda a ganhar um teco a mais de potência...fora q é bem barato de fazer;

      • polia regulável (das boas, foge daquelas com formatos exóticos, tipo serra circular, etc.)...isso você vai precisar pra enquadrar o novo comando, já que o enquadramento original dificilmente vai funcionar nele...

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        buxim
        escreveu em última edição por
        #3

        tudo isso ai sem aumentar um pouco a taxa vai te dar uma miséria de aumento de potencia…

        se prepare (tempo e dinheiro), compre as peças, e quando for montar tudo aproveita e aumente um pouco a taxa... (cabeçote rebaixado mesmo)

        acaba não valendo a pena montar carro 1.6 aspirado sem taxa alta e um bom remampeamento da central.

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #4

          tudo isso ai sem aumentar um pouco a taxa vai te dar uma miséria de aumento de potencia…

          se prepare (tempo e dinheiro), compre as peças, e quando for montar tudo aproveita e aumente um pouco a taxa... (cabeçote rebaixado mesmo)

          acaba não valendo a pena montar carro 1.6 aspirado sem taxa alta e um bom remampeamento da central.

          faz retífica, compra pistões do modelo a álcool e ainda baixa o cabeçote pra ficar bom

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Chipolla
            escreveu em última edição por
            #5

            galera boa tarde. hoje pela manhã fiz parte da preparação do meu carro.

            acabei optando pelo comando samcams 274º x 109º x 11,5mm x 16º. a montagem foi feita usando a polia original e muito caprichada.

            para melhorar a alimentação troquei os bicos originais iwp-044 por iwp-024 que eu tinha aqui em casa com pouco uso. (foram limpos e equalizados antes da montagem).

            o ponto no distribuidor foi alterado pra pouco mais que 14º.

            ao sair andar a primeira impressão foi boa, não perdeu quase nada no torque em baixa e na lenta o motor ficou balançando um pouco com o raster mostrando 992 rpm. ai dei uma volta devagar e tava super contente. até que resolvi ver se o comando dava diferença. e deu, passou a encher bonito depois dos 3500 rpm, indo até 6000 gostoso.

            mas ao chegar em um pare, começaram os problemas, a lenta despencou para 600 rpm ficando terrível, ai tem hora que fica em 2000rpm, tem hora que fica em 600. em 600 basta virar a hidraulica pro carro morrer. quando ligo de novo, ele fica 992 rpm de novo. mas basta acelerar que começa os problemas de novo. com o raster resetamos os parametros adaptivos, e esperamos pra ver se gravava novos que corrigisse, mas nada.

            desconectei o cabo do atuador de lenta e ficou melhor, mas bem longe de um carro afinado. agora também o giro custa a baixar.

            não sei o que fazer, o cara que montou pra mim é muito caprichoso, mas entende apenas de carros originais, saiu da originalidade ele não sabe o que fazer.

            ele falou pra eu trocar a sonda lambda que em qualquer situação mostra 0,4v.

            a pressão da bomba foi medida e a mesma está com 3 bar cravados.

            alguem pode me dar uma ajuda. por onde devo começar?

            overspeed voce acha que tenho que reprogramar o chipo ou consigo acertar como está?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #6

              obvio que tem que reprogramar o chip… se não esquece lenta... original esse sistema já é um saco, qualquer coisinha oscila lenta... com comando trocado então é impossível ficar bom

              remapeia a central que vai ficar mais forte ainda e vai ter uma boa lenta

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #7

                cara, antes de mais nada tem que fazer essa sonda ai funcionar..sem ela qualquer injeção marelli fica demais bagunçada mesmo… nas bosch é um add-on, nas marelli provavelmente o acerto é feito desde o inicio com ela corrigindo...

                mas de toda forma, remapear ai ajuda e bastante, sem chip fica andável e coisa e tal, mas num vem o que poderia... aconselho ai a fazer direto, com wide e de preferencia num dina emulando em tempo real, tira o máximo com o maior conforto possivel.,

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Chipolla
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  cara, antes de mais nada tem que fazer essa sonda ai funcionar..sem ela qualquer injeção marelli fica demais bagunçada mesmo… nas bosch é um add-on, nas marelli provavelmente o acerto é feito desde o inicio com ela corrigindo...

                  mas de toda forma, remapear ai ajuda e bastante, sem chip fica andável e coisa e tal, mas num vem o que poderia... aconselho ai a fazer direto, com wide e de preferencia num dina emulando em tempo real, tira o máximo com o maior conforto possivel.,

                  bom obrigado pelas dicas, hoje pela manhã ao acordar tomado pela teimosia, resolvi desligar o cabo da bateria com o motor gelado e esperar umas 3 horas. liguei novamente e dei partida no carro sem tocar no acelerador. ele pegou de primeira e manteve a rotação perto de 1700 rpm pra aquecer, depois foi baixando até cravar 1000 rpm. deixei assim por mais de 25 min, a ventoinha ligou varias vezes e não baixou quase nada a rotação dos 1000rpm. ou seja: 1 problema resolvido. ai sai andar, andei por 30 min com o carro em transito urbano e uns 20 min na pista. ai quando voltei acontecia o seguinte:

                  se estivesse a 3000 rpm e embreasse o carro o giro caia pra 2000 e ali ficava.

                  se começasse a freia e o giro baixasse dos 2000 rpm engatado, a injeção começava a acelerar o carro sozinho dando uns trancos. se mesmo assim eu forçasse e baixasse de 1500rpm engatado ai a lenta estabilizava em 1000 rpm.

                  andando acima de 2000rpm o carro ta uma seda, não tanto mais forte, mas crescendo mais gostoso a partir de 3500 rpm até 6000rpm.

                  o que ta osso de aguentar é esse lance de quando baixa de 2000rpm engatado o carro começa a pular que nem boi de rodeio. se eu resolvesse esse lance, ja ficaria muito feliz.

                  será que colocando uma polia regulavel e adiantando o comando uns 2 graus isso melhora?

                  a sonda to pegando uma original da bosch, e essa semana eu troco.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    uhm… isso de num abaixar a rotação de 2.000rpm me parece ser algum defeito no atuador de marcha lenta...

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      daniel_fabricio
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      uhm… isso de num abaixar a rotação de 2.000rpm me parece ser algum defeito no atuador de marcha lenta...

                      motor com pouco vácuo por causa do comando, o atuador de marcha lenta não vence ficar corrigindo

                      pode tentar usar um atuador mecânico

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Chipolla
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        uhm… isso de num abaixar a rotação de 2.000rpm me parece ser algum defeito no atuador de marcha lenta...

                        motor com pouco vácuo por causa do comando, o atuador de marcha lenta não vence ficar corrigindo

                        pode tentar usar um atuador mecânico

                        acredito também, que seja vácuo. ontem desliguei o cabo do atuador e dei uma volta com ele desligado, a principio parecia que ia melhor, mas durou pouco e ficou tudo pior. hoje pela manhã antes de dar a partida, liguei o cabo de volta e pensei, seja o que deus quiser. e acreditem se quiser, a lenta ta perfeita. não aumenta nem diminui, fica um pouquinho menos que 1000, mas não oscila mais.

                        minha preocupação agora é que as vezes quando o carro fica muito tempo em lenta o freio perde a força. por isso acho que tem a ver com o vacuo mesmo. tem como aumentar esse vácuo de alguma forma?

                        obrigado a todos que estão tendo paciência comigo e me ajudando da forma que podem.

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          daniel_fabricio
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          uhm… isso de num abaixar a rotação de 2.000rpm me parece ser algum defeito no atuador de marcha lenta...

                          motor com pouco vácuo por causa do comando, o atuador de marcha lenta não vence ficar corrigindo

                          pode tentar usar um atuador mecânico

                          acredito também, que seja vácuo. ontem desliguei o cabo do atuador e dei uma volta com ele desligado, a principio parecia que ia melhor, mas durou pouco e ficou tudo pior. hoje pela manhã antes de dar a partida, liguei o cabo de volta e pensei, seja o que deus quiser. e acreditem se quiser, a lenta ta perfeita. não aumenta nem diminui, fica um pouquinho menos que 1000, mas não oscila mais.

                          minha preocupação agora é que as vezes quando o carro fica muito tempo em lenta o freio perde a força. por isso acho que tem a ver com o vacuo mesmo. tem como aumentar esse vácuo de alguma forma?

                          obrigado a todos que estão tendo paciência comigo e me ajudando da forma que podem.

                          aumentar o vácuo não vai ter como, você consegue corrigir alguma coisa no parafusinho da borboleta

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Chipolla
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            bom galera, acabei desistindo desse comando mesmo, como no dia a dia ando muito no transito caos da minha cidade, não consegui me adaptar a não poder deixar o giro cair de 2000 rpm devido aos trancos que o carro da abaixo disso.

                            comprei um 037.1usi novo na concessionaria. o que vocês acham desse comando? vou colocar ele no sábado. volto os bicos originais(044)? e o ponto no distribuidor, volto pra 9º? com esse comando preciso fazer mais alguma coisa pra ficar liso como original.

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              julianozimba
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              cara…esse comando que voce desistiu de usar...vai vender ele ??

                              1 Resposta Última resposta

                              • Login

                              • Não tem uma conta? Cadastrar

                              • Primeiro post
                                Último post
                              0
                              • Recente
                              • Usuários