Navegação

Preparados

• Cadastrar
    • Login
    • Categorias
    • Recente
    • Usuários

Ap 1.6 mi + comando + 4 x 1

Mecânica e Preparação
    7
    14
    4667
    Carregando Mais Posts
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
    Responder
    • Responder como tópico
    Entre para responder
    Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    • C
      Chipolla última edição por

fala pessoal, peço licença para pedir ajuda aqui no forum. sou novo por aqui, mas ja li muito antes de me cadastrar.

tenho uma parati 1.6 mi 1997 c/hidraulica apenas. queria deixar ela um pouco mais esperta na pista e se possivel sem penalizar o torque em baixas. gostaria tambem de deixar o funcionamento do motor, mais agressivo, tipo embaralhando um pouco na saida e lenta. estou pensando em fazer o seguinte:

colocar coletor de escape 4 x 1 com um cano saindo do coletor e entrando direto no intermediario original. dali pra tras tudo original pois não gosto de ronco pois viajo muito a trabalho. ficaria sem catalizador, porem com a sonda ligada certinho.

colocar um comando para tucho hidraulico mesmo. depois de muito pesquisar optei pelo sam cams mesmo. mas estou em duvida entre os tres modelos abaixo:

grau x lob-c x levante x overlap

266º x 109º x 11,2mm x 7º ( esse é quase que uma copia do 027.7)

268º x 108º x 11,6mm x 11º

274º x 109º x 11,5mm x 16º

1ºlembrando que não quero abrir mão demais do consumo e do torque em baixa, e ainda que não penso em colocar polia regulavel, qual o comando que voces me recomendam e porque?

2º o 4 x 1 com intermediario e silenciador original com cano reto de 2 da aranha até o intermediario fica ruim o ronco? e a vazão? alguem ja viu?

3º passei o raster no meu carro recentemente e ele le o sinal da lambda 0,4v constante. com tudo original ela ta bem economica. se eu fizer essa mudança do comando + 4 x 1 compensa eu trocar essa sonda para ter ajuste melhor?

1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • Q
        quarteto última edição por

você quer conciliar coisas complicadas….vamos lá

a) seu carro tem um peso relativamente alto e ainda gira um parasita (dh) pra um motor de cilindrada não muito grande

b.) aspro mais simples do jeito que você quer (sem abrir cilindrada, aumentar taxa, etc) é bem difícil de conciliar baixa intacta com ganho em alta, ainda mais considerando que seu carro não é dos mais leves e vai sentir bem isso...

c) embaralhar em lenta e em baixa não quer dizer nada a respeito do que o motor é capaz de fazer, fora que isso é sintoma justamente de perda de torque em baixa, coisa que você não quer

agora respondedo às suas perguntas

1. se mesmo assim vc ainda topar encarar a brincadeira, procure um comando com o maior lobe center possível...maior lobe center = menor cruzamento de válvulas = menos perda em baixa....o problema é que isso é uma faca de 2 gumes, já que cruzamento maior ajuda em altas rpm

2. o ronco, pelo q vc descreveu do escape, deve permanecer praticamente inalterado, já que apenas o catalisador vc vai remover...

3. não é a sonda que vai fazer seu carro ter um melhor ajuste....é o remapeamento da ie q vc vai ter que fazer com esse comando maior...se a sonda está funcionando bem, deixa ela queta lá...

recomendo também:

• cai com um filtro esportivo....isto sozinho não faz milagre, mas com o novo conjunto (4x1 melhor q o original e comando mais bravo) ele ajuda a ganhar um teco a mais de potência...fora q é bem barato de fazer;

• polia regulável (das boas, foge daquelas com formatos exóticos, tipo serra circular, etc.)...isso você vai precisar pra enquadrar o novo comando, já que o enquadramento original dificilmente vai funcionar nele...

• B
          buxim última edição por

tudo isso ai sem aumentar um pouco a taxa vai te dar uma miséria de aumento de potencia…

se prepare (tempo e dinheiro), compre as peças, e quando for montar tudo aproveita e aumente um pouco a taxa... (cabeçote rebaixado mesmo)

acaba não valendo a pena montar carro 1.6 aspirado sem taxa alta e um bom remampeamento da central.

• Q
            quarteto última edição por

tudo isso ai sem aumentar um pouco a taxa vai te dar uma miséria de aumento de potencia…

se prepare (tempo e dinheiro), compre as peças, e quando for montar tudo aproveita e aumente um pouco a taxa... (cabeçote rebaixado mesmo)

acaba não valendo a pena montar carro 1.6 aspirado sem taxa alta e um bom remampeamento da central.

faz retífica, compra pistões do modelo a álcool e ainda baixa o cabeçote pra ficar bom

• C

galera boa tarde. hoje pela manhã fiz parte da preparação do meu carro.

acabei optando pelo comando samcams 274º x 109º x 11,5mm x 16º. a montagem foi feita usando a polia original e muito caprichada.

para melhorar a alimentação troquei os bicos originais iwp-044 por iwp-024 que eu tinha aqui em casa com pouco uso. (foram limpos e equalizados antes da montagem).

o ponto no distribuidor foi alterado pra pouco mais que 14º.

ao sair andar a primeira impressão foi boa, não perdeu quase nada no torque em baixa e na lenta o motor ficou balançando um pouco com o raster mostrando 992 rpm. ai dei uma volta devagar e tava super contente. até que resolvi ver se o comando dava diferença. e deu, passou a encher bonito depois dos 3500 rpm, indo até 6000 gostoso.

mas ao chegar em um pare, começaram os problemas, a lenta despencou para 600 rpm ficando terrível, ai tem hora que fica em 2000rpm, tem hora que fica em 600. em 600 basta virar a hidraulica pro carro morrer. quando ligo de novo, ele fica 992 rpm de novo. mas basta acelerar que começa os problemas de novo. com o raster resetamos os parametros adaptivos, e esperamos pra ver se gravava novos que corrigisse, mas nada.

desconectei o cabo do atuador de lenta e ficou melhor, mas bem longe de um carro afinado. agora também o giro custa a baixar.

não sei o que fazer, o cara que montou pra mim é muito caprichoso, mas entende apenas de carros originais, saiu da originalidade ele não sabe o que fazer.

ele falou pra eu trocar a sonda lambda que em qualquer situação mostra 0,4v.

a pressão da bomba foi medida e a mesma está com 3 bar cravados.

alguem pode me dar uma ajuda. por onde devo começar?

overspeed voce acha que tenho que reprogramar o chipo ou consigo acertar como está?

• M
                menegotto última edição por

obvio que tem que reprogramar o chip… se não esquece lenta... original esse sistema já é um saco, qualquer coisinha oscila lenta... com comando trocado então é impossível ficar bom

remapeia a central que vai ficar mais forte ainda e vai ter uma boa lenta

• O
                  overspeed última edição por

cara, antes de mais nada tem que fazer essa sonda ai funcionar..sem ela qualquer injeção marelli fica demais bagunçada mesmo… nas bosch é um add-on, nas marelli provavelmente o acerto é feito desde o inicio com ela corrigindo...

mas de toda forma, remapear ai ajuda e bastante, sem chip fica andável e coisa e tal, mas num vem o que poderia... aconselho ai a fazer direto, com wide e de preferencia num dina emulando em tempo real, tira o máximo com o maior conforto possivel.,

• C

cara, antes de mais nada tem que fazer essa sonda ai funcionar..sem ela qualquer injeção marelli fica demais bagunçada mesmo… nas bosch é um add-on, nas marelli provavelmente o acerto é feito desde o inicio com ela corrigindo...

mas de toda forma, remapear ai ajuda e bastante, sem chip fica andável e coisa e tal, mas num vem o que poderia... aconselho ai a fazer direto, com wide e de preferencia num dina emulando em tempo real, tira o máximo com o maior conforto possivel.,

bom obrigado pelas dicas, hoje pela manhã ao acordar tomado pela teimosia, resolvi desligar o cabo da bateria com o motor gelado e esperar umas 3 horas. liguei novamente e dei partida no carro sem tocar no acelerador. ele pegou de primeira e manteve a rotação perto de 1700 rpm pra aquecer, depois foi baixando até cravar 1000 rpm. deixei assim por mais de 25 min, a ventoinha ligou varias vezes e não baixou quase nada a rotação dos 1000rpm. ou seja: 1 problema resolvido. ai sai andar, andei por 30 min com o carro em transito urbano e uns 20 min na pista. ai quando voltei acontecia o seguinte:

se estivesse a 3000 rpm e embreasse o carro o giro caia pra 2000 e ali ficava.

se começasse a freia e o giro baixasse dos 2000 rpm engatado, a injeção começava a acelerar o carro sozinho dando uns trancos. se mesmo assim eu forçasse e baixasse de 1500rpm engatado ai a lenta estabilizava em 1000 rpm.

andando acima de 2000rpm o carro ta uma seda, não tanto mais forte, mas crescendo mais gostoso a partir de 3500 rpm até 6000rpm.

o que ta osso de aguentar é esse lance de quando baixa de 2000rpm engatado o carro começa a pular que nem boi de rodeio. se eu resolvesse esse lance, ja ficaria muito feliz.

será que colocando uma polia regulavel e adiantando o comando uns 2 graus isso melhora?

a sonda to pegando uma original da bosch, e essa semana eu troco.

• O
                      overspeed última edição por

uhm… isso de num abaixar a rotação de 2.000rpm me parece ser algum defeito no atuador de marcha lenta...

• D
                        daniel_fabricio última edição por

uhm… isso de num abaixar a rotação de 2.000rpm me parece ser algum defeito no atuador de marcha lenta...

motor com pouco vácuo por causa do comando, o atuador de marcha lenta não vence ficar corrigindo

pode tentar usar um atuador mecânico

• C

motor com pouco vácuo por causa do comando, o atuador de marcha lenta não vence ficar corrigindo

acredito também, que seja vácuo. ontem desliguei o cabo do atuador e dei uma volta com ele desligado, a principio parecia que ia melhor, mas durou pouco e ficou tudo pior. hoje pela manhã antes de dar a partida, liguei o cabo de volta e pensei, seja o que deus quiser. e acreditem se quiser, a lenta ta perfeita. não aumenta nem diminui, fica um pouquinho menos que 1000, mas não oscila mais.

minha preocupação agora é que as vezes quando o carro fica muito tempo em lenta o freio perde a força. por isso acho que tem a ver com o vacuo mesmo. tem como aumentar esse vácuo de alguma forma?

obrigado a todos que estão tendo paciência comigo e me ajudando da forma que podem.

• D
                            daniel_fabricio última edição por

acredito também, que seja vácuo. ontem desliguei o cabo do atuador e dei uma volta com ele desligado, a principio parecia que ia melhor, mas durou pouco e ficou tudo pior. hoje pela manhã antes de dar a partida, liguei o cabo de volta e pensei, seja o que deus quiser. e acreditem se quiser, a lenta ta perfeita. não aumenta nem diminui, fica um pouquinho menos que 1000, mas não oscila mais.

minha preocupação agora é que as vezes quando o carro fica muito tempo em lenta o freio perde a força. por isso acho que tem a ver com o vacuo mesmo. tem como aumentar esse vácuo de alguma forma?

obrigado a todos que estão tendo paciência comigo e me ajudando da forma que podem.

aumentar o vácuo não vai ter como, você consegue corrigir alguma coisa no parafusinho da borboleta

• C

bom galera, acabei desistindo desse comando mesmo, como no dia a dia ando muito no transito caos da minha cidade, não consegui me adaptar a não poder deixar o giro cair de 2000 rpm devido aos trancos que o carro da abaixo disso.

comprei um 037.1usi novo na concessionaria. o que vocês acham desse comando? vou colocar ele no sábado. volto os bicos originais(044)? e o ponto no distribuidor, volto pra 9º? com esse comando preciso fazer mais alguma coisa pra ficar liso como original.

• J
                                julianozimba última edição por

cara…esse comando que voce desistiu de usar...vai vender ele ??

• First post
                                  Last post