Projeto saveiro 86 1.6 md
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boa tarde, preciso da ajuda de vocês, criticas, opiniões serão bem vindas..
recentmente realizei meu sonho de criança, depois de 2 anos de procura, achei uma saveiro 86 branca 1.6 md, esta cm o túnel zerado, sem solda, sem trinca, era da prefeitura de taubaté, e depois ficou com um senhor 10 anos, sou o terceiro dono dela..
esta com o motor 1.6 álcool md
segunda feira ela vai pra funilaria, pois quero deixar zera.. totalmente zera..
e vou começar a comprar as peças no motor, a minha ideia seria algo entre 250 e 300 cv.. girando 7500rpm.
** cabeçote 2.0 ap tucho mecânico com comando 49g(fazendo as devidas adaptações, e com um retrabalho leve algo em torno de 500,00).
** turbina seria uma garret .50f.48q, ou uma biagio .50f.48q com refluxo empurrando seus 1,5kg.
** kit pulsativo.
** 3step.
** carburador 2e e depois quando sobrar uma grana, monto injetado com a injeção do mi 4bicos e digipulse maxy fire.
** parte de baixo do md ( a duvida seria, coloco os pistões de fusca 1500, e abro o bloco ?? ou coloco os pistões do 1.6 mesmo a gasolina(pois ela é alcool) para destaxar, lembrando que moro em sp e preciso fazer o controlar todo ano.. o motor que esta la passou na 2010/2011..)
antes de montar o kit turbo preciso fazer retifica no motor? preciso trocar o que? bomba de óleo?
mais tarde posto fotos do carro.
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seu projeto esta bom,oque vai te dar mais trabalho é a junta do cabeçote afinal os mds não tem junta de aço e junta de ap tem umas diferenças
porem vou te dar uma ideia qe fiz num gol 85 md que turbinei(muitos dizem qe junta original guenta qe não sei oqe,mais as 3 vezes qe montei carro turbo com junta original queimo com menos de 1 mes).então ai vai oque fiz comprei ferros de solda para ferro fundido(para solda eletrica ),fiz um enchimento no retorno de oleo do bloco,e tampei um buraco qe passa agua no bloco do md mas qe no ap seria outro retorno de oleo
para ver melhor os lugares pegue uma junta de ap e conpare aonde necessita fazer o enchimento e tampar o buraco de passagem de agua recomento plainar o bloco depois de feito o serviço infelizmente não tirei fotos,mas ficou muito bom,consiguimos utilizar a junta de aço do ap sem problemas
ja o pistão eu não gosto muito de colocar os do 1500,prefiro procurar os pistoes 1.8 originais do md(porem são rarissimos encontrados,somente nos gols gt s 84,e santana)ou pegaria os pistoes de 1.6 gasolina porem os mais taxados qe tiver,pq muito destaxado alem de ficar meio manco de começa,gasta muito(um 1.6 de um amigo acelerando chegou a fazer 2 com 1 litro
putis espero ter ajudado em algo ,boa sorte
ps:são varetas de solda para solda eletrica varetas para ferro fundido(se comprar as de ferro não solda tem qe ser para ferro fundido),são as mais caras para se conprar
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boa tarde, preciso da ajuda de vocês, criticas, opiniões serão bem vindas..
recentmente realizei meu sonho de criança, depois de 2 anos de procura, achei uma saveiro 86 branca 1.6 md, esta cm o túnel zerado, sem solda, sem trinca, era da prefeitura de taubaté, e depois ficou com um senhor 10 anos, sou o terceiro dono dela..
esta com o motor 1.6 álcool md
segunda feira ela vai pra funilaria, pois quero deixar zera.. totalmente zera..
e vou começar a comprar as peças no motor, a minha ideia seria algo entre 250 e 300 cv.. girando 7500rpm.
** cabeçote 2.0 ap tucho mecânico com comando 49g(fazendo as devidas adaptações, e com um retrabalho leve algo em torno de 500,00).
** turbina seria uma garret .50f.48q, ou uma biagio .50f.48q com refluxo empurrando seus 1,5kg.
** kit pulsativo.
** 3step.
** carburador 2e e depois quando sobrar uma grana, monto injetado com a injeção do mi 4bicos e digipulse maxy fire.
** parte de baixo do md ( a duvida seria, coloco os pistões de fusca 1500, e abro o bloco ?? ou coloco os pistões do 1.6 mesmo a gasolina(pois ela é alcool) para destaxar, lembrando que moro em sp e preciso fazer o controlar todo ano.. o motor que esta la passou na 2010/2011..)
antes de montar o kit turbo preciso fazer retifica no motor? preciso trocar o que? bomba de óleo?
mais tarde posto fotos do carro.
na funilaria ja pede bra rebater e alargar as caixas e rodas.
-na parte mecanica a junta e cabeçote dos aps nao casa 100% no bloco md. ou voce leva seu cabeçote mesmo (se estiver bom) e dá uma preparada nele com o 049g e valvulas originais mesmo, ou pega uma retifica boa, tipo a proheads ou paula faria e ja pega um cabeçote e comando melhores e ja adaptado pra usar no md mas isso passa muito dos 500,00…rs...
voce tambem pode mandar fazer orings no seu bloco original e usar a junta de papel original dos mds......tudo depende das facilidades que voce encontrar. converse com seu preparados sobre todas as possibilidades....
-turbina generica tipo masterpower que vem na maioria dos kits é tudo o mesmo preço, entao escolha uma combinacao e eixo / rotor / carcaca quente que nao limite um upgrade futuro. algo como fria .50 com refluxo e rotor proximo de 56mm e uma quente pelo menos .58 pulsativa e eixo de 52 a 56mm. rende 300cv ou até mais e vai ter uma pegada ninja...
o 2e tenta achar um da gm (grande) ou um 3e pequeno de santana.
-pra mexer no motor, a primeira e mais barata opção seria dar um passe nos seus pistões originais. acredito (nunca buretei pra confirmar, ok ? ? ) que tirar 1mm da cabeça deles abaixa a taixa consideravelmente (chuto uns 10:1 ou menos um pouco usando junta de ferro) e nao enfraquece em quase nada o pistao que tem uma cabeça monstruosa....rs....
a segunda opção seria usar pistões md a gasolina mas sabendo que sao mais fracos que os a alcool...
ou...... pode gastar um pouco mais e ter um motor muito melhor.
-ache alguem que pegue seu vira a base de troca por um 1.8 e compre 1 jogo de pistoes de fusca 1500 (tem por 150,00 no mercadolivre ja com aneis e pinos )
montando com o vira 1.8 + bielas md 136mm + pistao fusca 83mm fica um motor 1870cc forte pra caramba.
fica um conjunto um pouco pesado sim, mas 2,0kg de pressão nao faz nem cócegas nesse motor. montei um assim mas com bielas de kombi diesel......um monstro......
uma sugestão pra aliviar o conjunto seria cortar as saias dos pistoes no torneiro e tambem uma raspada no volante do motor.
quando for montar tudo, uma bomba de oleo nova retrabalhado o retorno resolve a questáo pra lubrificar seus 7500rpm sem problemas. não esquece das folgas de óleo, sempre a máxima permitida pelo fabricante. folga de pistão 0,08mm ja tá bão.
regaça
abraço.
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seu projeto esta bom, falta apenas um intercooler e uma bomba de óleo 2.0 sem esquecer de aumentar a pressão de óleo atraves da esfera e mola da bomba. outra sugestão é a troca do cavalete do filtro de óleo por um do 2.0 que vem com um refrigerador a água entre as partes (cavalete e filtro de óleo), e assim não corre riscos de super aquecimento deste excelente motor para preparação de forma simples e barata. um 3e tbm é ima excelente sugestão, com gicle de 150 no 1º estágio e 185 no 2º. fica loco….