:: diário dos sertões - 2011 ::
-
boa tarde amigos
sexta feira 12 com cara de 13. assim foi a 3ª etapa do 19º rally internacional dos sertões para a dupla facco/fontoura, da equipe acelera siriema/yokohama.
logo nos 1os quilômetros, o carro da dupla escorregou e ficou preso em um buraco. facco avisou pelo rádio que estava preso num buraco num determinado quilometro da prova, e quem respondeu que iria puxá-lo foi a dupla paulo bertolini/anderson bertolini, concorrentes na categoria super production e que vinham em segundo lugar na prova. rally tem dessas coisas, mesmo concorrentes, um não deixa o outro na mão.
porém, quando começou a rebocar o carro de facco, este não saia do buraco e manteve duas rodas na valeta por um trecho, acabando por bater em uma árvore, furando o radiador e acabando com a prova para a dupla.
com o abandono, facco/fontoura caíram para 39º lugar na geral e 5º colocado na categoria, ficando com mais de 2hs de desvantagem para o 1º colocado da super production, que agora é a dupla bertolini que o rebocou.
o rally ainda está no começo, tem muito chão pela frente, e a dupla já avisou que agora vai ser faca nos dentes, sangue nos olhos e pé no porão
amanhã (13/08) eles partem de gurupi (to) para porto nacional (to), numa especial bem curta e rápida, com um total do dia de 206km, sendo apenas 140km de trecho cronometrado e 66km de deslocamentos.
abraço,
gustavo loeffler
departamento técnico / motorsports
-
a l200 desse modelo antigo foi escolhida pq aguenta mais o sarrafo ou pq é o que tem disponível????
na verdade nessa categoria (super production), o carro tem poucas modificações a mais em relação ao de fábrica da categoria de entrada (production). de todos os carros que podem competir nela (spr) a l200 rs é a mais valente. o problema é que a mitsubishi encerrou a produção da l200 rs para investir na triton rs, que não é a mesma coisa, então esse ano ainda foi de l200, mas ano que vem deve partir pra triton também.
-
bom dia
ontem (13/08), tivemos a 4ª etapa do 19º rally dos sertões, e o início de uma dura recuperação para a equipe acelera siriema/yokohama.
com uma especial rápida e curta, de apenas 140km de trecho cronometrado num total do dia de 206km, a dupla facco/fontoura venceu na categoria super production e fez o ótimo 7º tempo na geral.
com esse resultado, subiram para a 29ª colocação geral.
hoje (14/08), eles partem para a 5ª etapa de porto nacional (to) até lizarda (to), num total do dia de 471km, sendo 330km de trecho cronometrado e 141km de deslocamentos. será o 1º dia da temida etapa maratona, onde ao final do dia o carro ficará em parque fechado e não poderá receber manutenção, começando a 6ª etapa de 428km de trecho cronometrado do mesmo jeito que chegar hoje.
abraço,
gustavo loeffler
departamento técnico / motorsports
-
bom dia
a equipe acelera siriema/yokohama finalizou ontem (14/08) a 1ª parte da temida etapa maratona, entre as cidades de porto nacional e lizarda, no tocantins.
como parte de uma dura recuperação, a dupla facco/fontoura fechou o dia com a vitória novamente na categoria super production e o 10º tempo na geral, mas ainda falta bastante para brigar pela vitória na categoria. a ordem é uma só: acelerar sem dó
o dia foi bastante complicado, com 330km de trecho cronometrado, mais 141km de deslocamentos, mas sem apoio mecânico no final do dia, ficando todos os carros em parque fechado até a largada da 2ª parte hoje pela manhã. isso dificulta bastante, pois não se pode acelerar muito para poupar o carro para o 2º dia, porém a equipe não tem muitas alternativas no momento. o rally está chegando hoje à metade, tem muito chão pela frente e não dá pra desistir.
hoje (15/08) eles partem de lizarda (to) para balsas (ma), num total do dia de 436km, sendo 428km de trecho cronometrado.
abraço,
gustavo loeffler
departamento técnico / motorsports
-
boa tarde amigos
ontem (15/08) encerrou a 6ª etapa do 19º rally dos sertões, encerrando também a maratona.
foi um bom dia para a equipe acelera siriema/yokohama, que venceu a categoria super production e fez um excelente 6º lugar na geral na etapa. com esse resultado, facco/fontoura subiram para a 4º colocação na spr e 15º na geral no acumulado dos 6 dias.
segundo facco, foi um dia muito difícil como tem sido nessa edição do rally, mas pra piorar, nos primeiros 100km dos 428km da etapa a turbina da l200 rs estourou, e tiveram que abusar muito na pilotagem para tentar descontar o prejuízo. como não puderam revisar o carro no dia anterior, com o tempo permitido antes da largada só puderam trocar os dois pneus dianteiros, e tiveram um pneu traseiro furado no trecho. ainda assim, abriram mais de 20 minutos para o 2º colocado na etapa.
certamente os pneus yokohama foram fundamentais também para este resultado. passamos por estes dois dias de etapa maratona em areia fofa pelo jalapão e enfrentando todos os tipos de terreno e a performance dos pneus foi excelente , elogiou o piloto.
restam 3 etapas longas e a última curta, na sexta feira, e a diferença para os lideres ainda é grande, mas a dupla já prometeu que vai pra cima. nas palavras de luiz facco, ou chego feliz na próxima cidade, ou vou dormir no mato, porque vou acelerar pra valer .
hoje (16/08) eles partem de balsas (ma) para barra do corda (ma), num total do dia de 322km, sendo 306km de trecho cronometrado.
dados técnicos especial 7:
7° etapa (16/8 terça0 - balsas (ma) - barra do corda (ma)
deslocamento inicial - 10 km
especial - 306 km
deslocamento final - 6 km
total: 322 km
abraço,
gustavo loeffler
departamento técnico / motorsports
-
bom dia
nesta terça-feira, 16/08, foi concluída a 7ª especial do 19º rally dos sertões, de balsas (ma) até barra do corda (ma).
para a equipe acelera siriema/yokohama, da dupla facco/fontoura, foi mais um dia de pé no fundo para tentar descontar o prejuízo para os líderes da categoria super production.
facco/fontoura fecharam o dia com mais uma vitória na categoria, e o 9º tempo na geral, subindo no acumulado dos dias para 3º na spr e 11º na geral. a diferença ainda é grande, mas faltam 3 especiais e o objetivo é acelerar até o fim.
a 7ª especial foi bastante rápida, e a dupla chegou a atingir 166km/h com sua l200 rs. foram 306km de trecho cronometrado, na maior parte tinha trial e longos trechos de areia, exigindo bastante da navegação por causa da média de velocidade alta. mas a dupla encerrou o dia com tudo em ordem, vencendo até agora 6 dos 7 dias disputados.
hoje (17/08) eles partem de barra do corda (ma) para teresina (pi), num total do dia de 540km, com apenas 210km de trecho cronometrado.
dados técnicos especial 8:
8ª etapa - 17/08
barra do corda (ma) a teresina (pi)
deslocamento inicial: 9 km
trecho especial: 210 km
deslocamento final: 321 km
total do dia: 540 km
abraço,
gustavo loeffler
departamento técnico / motorsports
-
a quanto tempo estão do 1º?
show as fotos e sua iniciativa tb, claro.
parabéns
cara, ainda faltam 2hs…. o problema é o sistema de penalização do sertões. pra vc ter idéia, o facco venceu todos os dias, e está a 2hs do 1o pq não completou 1 dia. eles somam o tempo máximo da etapa+penal de 2h40min. o tempo da etapa que ele perdeu era de 6hs, e os ponteiros completaram em 4h40min, então ele tomou 1h20+2h40
esse sistema já foi criticado por muitos pilotos, pois caso vc não complete uma etapa, é melhor ir pra casa, pois mesmo que ande muito que é o que eles estão fazendo, a diferença fica muito grande.
vamos esperar pq ainda tem chão, mas pra levar esse ano só se os outros tiverem problemas... é ridículo pensar que vc ganha todos os dias e não ganha o rally pq não fechou 1 dia....
-
uma pergunta tola, mas como eu tenho essa curiosidade, vou perguntar assim mesmo: devido ao terreno ser acidentado e agressivo, os pneus são inflados com ar mesmo? pergunto isso pq existem uns sprays tapa buracos, q só não servem pro caso do pneu rasgar…
-
uma pergunta tola, mas como eu tenho essa curiosidade, vou perguntar assim mesmo: devido ao terreno ser acidentado e agressivo, os pneus são inflados com ar mesmo? pergunto isso pq existem uns sprays tapa buracos, q só não servem pro caso do pneu rasgar…
são calibrados com ar normal mesmo ou nitrogênio. a calibragem é acertada dia a dia de acordo com o tipo das especiais, tamanho e temperatura, levando em conta a subida de pressão com o aquecimento dos pneus e prevendo o comportamento do carro depois de quente. é um trabalho meio complicado, pq tem muitas variáveis. para um bom resultado, tem que conhecer bem o carro, o piloto e o pneu, e é fundamental ter pelo menos um treino controlado para fechar o triangulo.
show de cobertura e fotos.
perguntinha boba, tem como comprar uma l200 dessas pra andar na rua?
tem sim. são carros documentados e com todos os ítens obrigatórios para circular em vias públicas, até mesmo pq durante os rallys, o deslocamento é feito em vias públicas com trânsito normal,
volta e meia aparece alguma pra vender.
-
boa tarde
mais uma etapa completada, mais uma vitória para a dupla facco/fontoura da equipe acelera siriema/yokohama.
ontem (17/08), os competidores percorreram uma especial curta mas bastante complicada, como tem sido toda esta 19ª edição do rally dos sertões.
a dupla fechou o dia com a vitória novamente na categoria super production, e o 8º lugar na geral. no acumulado dos 8 dias, facco/fontoura estão em 3º lugar na spr e 12º na geral, vencendo 7 das 8 etapas disputadas até agora.
hoje (18/08), eles partem de teresina (pi) até sobral (ce), num total do dia de 550km, sendo 253km de trecho cronometrado. essa 9ª especial irá definir quem chegará em fortaleza amanhã, quando o rally completará os seus mais de 4000km de extensão.
dados técnicos especial 9:
9ª etapa - 18/08 (penúltima especial)
teresina (pi) a sobral (ce)
deslocamento inicial: 71 km
trecho especial: 253 km ( 142 km para caminhões)
deslocamento final: 181 km
total do dia: 505 km
abraço,
gustavo loeffler
departamento técnico / motorsports
-
bom dia
falta só 1 dia. ontem (18/08), a dupla facco/fontoura completou o 9º dia de competição, no trecho entre teresina (pi) e sobral (ce).
mais uma vitória da dupla da equipe acelera siriema/yokohama na categoria super production, e o 6º tempo na geral num dia rápido e perigoso. o trecho era muito bom no início e bem complicado na parte final, com muitas pedras e erosões, mas mesmo assim luiz facco e o navegador glauber fontoura pisaram fundo pra fechar o dia na frente novamente e tentar até o último instante uma recuperação.
no acumulado dos dias, a dupla ainda se mantém em 3º na spr e 11º na geral, mas o dia de hoje é muito curto e praticamente os pilotos tiram o pé para completar o rally sem correr mais riscos.
hoje eles sairam de sobral (ce) para fortaleza (ce), num trecho cronometrado de apenas 86km, num total do dia de 271km.
dados técnicos especial 10:
10ª etapa - 19/08
sobral (ce) a caucaia (ce)
deslocamento inicial: 15 km
trecho especial: 86 km
deslocamento final: 170 km
total do dia: 271 km
chegada ( a partir das 13h30) - praia do cumbuco
abraço,
gustavo loeffler
departamento técnico / motorsports