Motor sevel 1.9 - resultados.
-
essa discurssão é uma das mais bonitas que vi esses tempos por aqui. hahalancia, trabalhas na fiaté és mecânico, eletricista, engenheiro?
nadoo, na minha época jurássica, a eletrônica era uma pós da engenharia mecânica (ufrj) portanto fiz os dois, compulsoriamente…
-
caramba, , aprendeu a mexer de que jeito é fabrica é
na fábrica, depto de p&d, i love g7…
fale +
gaucho, me perdoe mas não seria apropriado nesta seção/tópico e pareceria narcisismo de minha parte.
fera,
todos aqui adoram carros, motores, boas alterações e muita potência extra
se não quiser falar aqui, abra 1 tópico falando de seus trabalhos e experiências na fábrica (eu sou 1 q farei muitas perguntas, adoro mecânica)
eu adorarai passar 1 dia na fábrica conhecendo a montagem e construção de motores.
tenho uma inveja sadia de quem trabalha c isso.
fala + aí
-
[na fábrica, depto de p&d, i love g7…
mas repare que estou usando as da série 95/99 do tempra 16v - são duas versões, ambas muito boas na minha opinião, a g7.2abf e a g7.25a
as famigeradas marelli iaw 4xx p8 da série tempra 92/95 e tipo 2.0 reconheço que são muito difíceis de lidar.
o melhor das g7 é que o microprocessador permite expansões, há varias portas nele que não são usadas e estão disponíveis para a criatividade do desenvolvedor.
por exemplo, a minha toca quatro injetores sequencialmente assim como as bobinas de ignição em descarga capacitiva.
logicamente além do hardware e dos mosfet necessários há a necessidade de um acréscimo de código sem falar do sensor hall preso na caixa da correia de sincronismo e excitado por um imã preso na polia do comando.
outro fator que agrada é que ela lê roda fônica com sensor magnético coisa que hoje a pandoo, por exemplo, precisa de um módulo extra.
impensável fazer-se isso com uma outra injeção comercial diferente dessa. pelo menos para mim.
poderia logicamente fazer isso com pandoo, ft ou ms mas custam dez vezes mais que uma g7 em desmanches...
como diz um conhecido personagem da tv: desconfiei desde o principio
caramba, só mesmo quem trabalhou na fabrica pra conseguir achar essas injeções fáceis pelo jeito vc tem conhecimento e recursos de alteração extremamente avançados pra poder mexer no codigo assim…
como eu digo, uma injeção de fabrica, mesmo com 15 anos é muito mais complexa e completa que ft, pandoo, etc...
minha curiosidade esta muito aguçada... vc pode dar mais informações sobre funcionamento da central é (ou existe segredo de patentes ou algo assim que ainda não permite divulgação) eu gostaria muito de uma aula sobre o assunto já que estas centrais não se acha quase nada de informações para remapeamento (meu hobby) e o pouco que sei foi de algumas poucas horas emulando uma ou outra central deste tipo e isso já deve ter mais de 8 anos.
outra curiosidade, você tinha opção de usar uma central bosch m1.5. dos tipo 1.6 multiponto (pelo menos pra mim muito mais facil de mexer) sua decisão foi baseada em conhecimento maior da g7 ou você a considera superior ?
de que cidade você é é se não lhe incomodar gostaria de um dia poder conhece-lo pessoalmente e conversar sobre o assunto.
-
que projeto foda.
-
continuem a conversa, depois de anos sem postar aqui vou até assinar o tópico.
-
lancia, meu caro, à qtas anda o tipão?
-
caramba, , aprendeu a mexer de que jeito é fabrica é
na fábrica, depto de p&d, i love g7…
fale +
gaucho, me perdoe mas não seria apropriado nesta seção/tópico e pareceria narcisismo de minha parte.
fera,todos aqui adoram carros, motores, boas alterações e muita potência extrase não quiser falar aqui, abra 1 tópico falando de seus trabalhos e experiências na fábrica (eu sou 1 q farei muitas perguntas, adoro mecânica)eu adorarai passar 1 dia na fábrica conhecendo a montagem e construção de motores.tenho uma inveja sadia de quem trabalha c isso.fala + aí
amigão, teria muito prazer de discorrer sobre este assunto num tópico específico mas teria que ser bem ralinho , tem coisas que não se pode divulgar.
e lembre-se que estou aposentado e minha memória não é lá estas coisas.
me dê um tempo que o tópico irá aparecer.
[na fábrica, depto de p&d, i love g7…mas repare que estou usando as da série 95/99 do tempra 16v - são duas versões, ambas muito boas na minha opinião, a g7.2abf e a g7.25aas famigeradas marelli iaw 4xx p8 da série tempra 92/95 e tipo 2.0 reconheço que são muito difíceis de lidar.o melhor das g7 é que o microprocessador permite expansões, há varias portas nele que não são usadas e estão disponíveis para a criatividade do desenvolvedor.por exemplo, a minha toca quatro injetores sequencialmente assim como as bobinas de ignição em descarga capacitiva.logicamente além do hardware e dos mosfet necessários há a necessidade de um acréscimo de código sem falar do sensor hall preso na caixa da correia de sincronismo e excitado por um imã preso na polia do comando.outro fator que agrada é que ela lê roda fônica com sensor magnético coisa que hoje a pandoo, por exemplo, precisa de um módulo extra.impensável fazer-se isso com uma outra injeção comercial diferente dessa. pelo menos para mim.poderia logicamente fazer isso com pandoo, ft ou ms mas custam dez vezes mais que uma g7 em desmanches...[/quote]como diz um conhecido personagem da tv: desconfiei desde o principio caramba, só mesmo quem trabalhou na fabrica pra conseguir achar essas injeções fáceis pelo jeito vc tem conhecimento e recursos de alteração extremamente avançados pra poder mexer no codigo assim…como eu digo, uma injeção de fabrica, mesmo com 15 anos é muito mais complexa e completa que ft, pandoo, etc...minha curiosidade esta muito aguçada... vc pode dar mais informações sobre funcionamento da central é (ou existe segredo de patentes ou algo assim que ainda não permite divulgação) eu gostaria muito de uma aula sobre o assunto já que estas centrais não se acha quase nada de informações para remapeamento (meu hobby) e o pouco que sei foi de algumas poucas horas emulando uma ou outra central deste tipo e isso já deve ter mais de 8 anos.outra curiosidade, você tinha opção de usar uma central bosch m1.5. dos tipo 1.6 multiponto (pelo menos pra mim muito mais facil de mexer) sua decisão foi baseada em conhecimento maior da g7 ou você a considera superior ?de que cidade você é é se não lhe incomodar gostaria de um dia poder conhece-lo pessoalmente e conversar sobre o assunto.
a injeção bosch é relativamente boa mas preferi a marelli por conhecê-la melhor.
além do fato da marelli já ter rotinas para motores 2.0 e foi simples para mim acertá-la para um 1.9.
como já disse, tive que refazer toda a rotina da marcha-lenta pois a original tem um bug (ops ).
quanto as patentes isso é fato - muitas rotinas ditas antigas ainda são usadas em injeções modernas, por exemplo e não dá para discorrer isso em forums abertos, me perdoe.
eu me escondo em teresópolis, rj e o amigo de onde é?
que projeto foda.
valeu, mas precisa ser dito que essa modificação mecânica do motor sevel 1.6 para 1.9 encontrei na internet e aqui mesmo, mais precisamente em mensagens do meu amigo menegotto.
já a colocação de admissão multiponto e o uso da g7.abf para gerenciar a mistura e ignição foi minha.
lancia, meu caro, à qtas anda o tipão?
não testei ainda, falta amaciamento….
parabens man lindo projeto qual o final dele após o amaciamento do motor? (turbo?) vi que deixou a taxa em 10:1
sim, uma pegada cedo do tipo t3 .42/.48 da spa já está na lista de desejos, mas repito, preciso terminar o amaciamento.
vou tentar fazer um filminho mostrando o bicho em movimento e posto aqui.
-
a injeção bosch é relativamente boa mas preferi a marelli por conhecê-la melhor.
fera,
tenho 1 xsara vts 2.0 q tá turbo tem 7 anos…....minha injeção é mmarelli iaw 1ap.10
queimei 2 ecus fazendo chip e hj a central tá original apenas girando 8000rpm + hpi + perfect power p dar uma afinada
o q vc me diz dessa injeção ?
vídeo do carro girando 8k
-
lancia, faço engenharia mecânica na ufpa , oitavo semestre no momento, e gostaria de me especializar em eng. automobilística, tem alguma dica ou sugestão? aqui pra belém não existe esse tipo de especialização, eu teria que morar um tempo na bahia ou pro sul/suldeste.
-
fera,tenho 1 xsara vts 2.0 q tá turbo tem 7 anos…....minha injeção é mmarelli iaw 1ap.10 queimei 2 ecus fazendo chip e hj a central tá original apenas girando 8000rpm + hpi + perfect power p dar uma afinadao q vc me diz dessa injeção ?vídeo do carro girando 8khttp://www.youtube.com/watch?v=eawgpezuofe
essa injeção é um vespeiro, me admiro que só tenhas queimado duas…
e o vídeo é fabuloso, quase cronometrei o tempo da subida de 100 para mais de 200 km/h, deu quanto? 5 segundos?
genial, parabéns isso prova que não é de ft, poo e outras que um motor roda redondo.
lancia, faço engenharia mecânica na ufpa , oitavo semestre no momento, e gostaria de me especializar em eng. automobilística, tem alguma dica ou sugestão? aqui pra belém não existe esse tipo de especialização, eu teria que morar um tempo na bahia ou pro sul/suldeste.
nandoo, com certeza são paulo será a melhor opção.
hoje em dia, por andar afastado, não saberia indicar uma com toda a certeza mas a mauá em são caetano do sul (engenharia automotiva) tem fornecido uma mão de obra de excelente qualidade.
em brasília, que fica mais perto de ti, tem a unb, também com engenharia automotiva.
-
acho que do 1ro pro 2nd cilindro…
fiquei encucado como ficou essa junta...
-
parede fina que comentei é aquela onde passa um duto de 5mm de óleo e é a que deve ser cortada para passar a biela.
ficou entre 3 a 4 mm mas é mais que suficiente.
fica completamente fora da área dos cilindros, é só observar as fotos.
entre o 1º e o 2º fica praticamente como estava, a retífica nos cilindros cortou 87.56 em vez dos 86.40, diferença ínfima.
e a junta é taranto original do sevel 1.6 com 1.8mm de espessura que, após esmagada, ficou com 1.5mm.