Turbinando o sevel 1.9
-
anotado… pior ainda é quanto é wastmoney que deu vdo no neu turbo e bum
agora ap 1.6 é valente quanto a presao... essa spa 300 é permitido usar 2.0bar nas especificacoes dela?
pois é, não abrem quando devem explodindo o motor ou permanecem abertas prejudicando o desempenho da turbina.
flávio, quanto à pressão aí já não sei, meu amigo. sou principiante nesta área de acima de 1 bar e ap s.
a minha chegou (só hoje) a 1,25 bar (18 psi) sem problemas mas é bom perguntar isso aos marechais condecorados aqui do preparados porque ainda sou aspirante a sargento nesse assunto…
reparem que a ts não tem ajuste, compra-se com a pressão certa ou abre-se e troca-se a mola.
mecanicamente desta maneira o valor da pressão é muito mais estável do que se houvesse parafuso ajustando a mola.
esta minha eu pedi com 7 psi pois é o booster eletrônico é que opera o diafragma conforme o gosto do freguês via mangote à direita.
logicamente que o mínimo sempre é 7 e o máximo que se consegue é algo pouco acima de 15 psi.
-
esse negócio de vazamento é complicado mesmo, dificil de identificar e as vezes confundi com outros componentes do motor, acaba não ficando satisfatório e deixa o proprietário confuso sem saber o que realmente está acontecendo.
muito boa dica lancia.
-
anotado… pior ainda é quanto é wastmoney que deu vdo no neu turbo e bum
agora ap 1.6 é valente quanto a presao... essa spa 300 é permitido usar 2.0bar nas especificacoes dela?
pois é, não abrem quando devem explodindo o motor ou permanecem abertas prejudicando o desempenho da turbina.
a minha turbina (garrett .50/.58bi) quando estava montado no carro do fluff, a wg travou fechada e bateu por alguns segundos 3.3bar (alimentou pq o carro era carburado)… a pericia do fluff nao permitiu que o motor esplodisse... mais foi o suficiente pra deixar ele com as pernas tremendo e a cara assim ó:
tao ignorante quanto esse bacamarte que estou segurando... aheuaheuaheuehueheuheueh
-
pelo que já andei lendo e não foi pouca coisa, a mola das wastegates é crítica no seu ajuste.
ou seja, se ficar comprimida demais pode acabar acontecendo que fique travada e ai adeus ao motor.
no caso inverso, se ficar frouxa demais, ela permite que a própria pressão dos gases abra a válvula desviando pressão útil para o ralo. assim, babau para a potência e o manômetro não sobe para o valor desejado.
portanto, wg que tem ajuste de parafuso na cabeça é furada pois nem o fabricante sabe para qual pressão está fazendo a válvula.
o processo de fabricação da mola está fora de controle, com tolerâncias beirando os 100% e cabe ao infeliz do proprietário do carro turbo ficar fazendo experiências com o ajuste dela.
a pressão do turbo no meu humilde modo de ver deve ser sempre ajustada com um booster mecânico ou eletrônico.
economia nestes três itens, válvula de alívio, válvula de prioridade e turbina só dá zica (experiência própria).
-
não tenho experiência com ela mas fica a sugestão para alguém que queira testar. o pessoal fala muito bem das wastegate da macktech, são nacionais mas me parece que sua qualidade e desempenho são excepcionais, oferecem uma alta sensibilidade no ajuste e não apresentam surpresas desagradáveis apesar de utilizar o parafuso dito cujo para regular a pressão.
tanto que o preço não é nem dos mais amigáveis, se tratando de um produto nacional, a mt300 que é a mais simples, custa r$369,00.
se alguém tiver a oportunidade poderia verificar se a mesma também apresenta os mesmos defeitos das válvulas comuns, citados pelo colega lancia.
-
o problema é esse lancia, essas nacionais geralmente vc tem que topar no parafuso para que ela vede a contento, no tempra de farelo, simplesmente o parafuso sumiu de tao apertado que ficou a mola (queriamos 1.7bar de pressao), ai vc fica refem da menbrana pra subir o conjunto… e se essa manbrana rasga com a mola topada na pressao??? bum
-
o cácá daud no astra dt-a dele usava turbosmart, eu uso tial 41mm há pelo menos 4 anos.
-
o problema é sempre a subversão da idéia inicial… uma wastegate com parfuso de regulagem não é de todo ruim ..serve pra pequenos ajustes na pressão…
igual hpi, a história é mais ou menos assim, no inicio dos carros injetados a injeção éra analógica e o unico jeito de se enriquecer a mistura era aumentando a pressão de combustivel, alguem inteligentemente fez um dosador que mantinha 2,5bar com vacuo conectado (uns 0,45~0,55bar de pressão absoluta), mas subia a 3,5bar com pressão atmosférica no coletor.
ai percebeu-se que podoria ser usado com bico maiores em motores turbinados e tbm começoou a subversão...nego usando bicos 200% maiores com 0,5bar de pressão inicial e 6bar de pressão final (acima do que a linha de combustivel suporta)
-
vcs tao me deixando com medo… sempre confiei nas valvulas nacionais, pois pessoalmente ninca tive problemas graves...
porem nao tenho mais idade nem saco de errar... a alivio vai ser tao bem escolhida quanto o turbo/pistoes/bielas
-
a única nacional que eu confio é a macktech.
-
diafragma, outro ponto crítico, conforme o flávio e jonas já comentaram.
coloca-se uma pressão danada na mola de modo que a infeliz da wg não abra com a pressão dos gases de escape e a compressora toca de enfiar pressão até que a membrana diafragma se rompe e aí vai tudo para o saco.
o conjunto mola/diafragma deve ser muito bem balanceado de fábrica e a partir deste momento acaba o parafuso.
é o que se acha entre as importadas.
como o fabricante tupiniquim aqui acha que mola é tudo igual mete-lhe um parafuso na testa de maneira a transferir a responsabilidade do controle de qualidade na mão do comprador.
variações de 0,5 a 1,5 bar declarados por um fabricante nacional famoso como o range a ser ajustada na sua wg é, no mínimo, uma infelicidade tecnológica.
não há necessidade de parafusos, ajusta-se a pressão usando-se a famosa torneirinha ou o booster eletrônico com relé de ar ligados entre o topo e parte de baixo do diafragma.
gente, não é à tôa que tial e outras tantas marcas confiáveis acabaram com os parafusos a milênios ou talvez até nunca os colocaram.
flávio, abre o olho.
-
pera e veja se entendi…
tanto nas com parafuso quanto as sem se o diafragma rasgar fufu tudo... maaaaas, nas importadas sem parafuso usase uma pressão bem menor na mola (apenas o suficiente para não abrir com os gases do escape então necessita de menas pressão no diafragma para movê-lo, fazendo-o durar mais. mas ainda assim se furar fode tudo.
-
por isso sempre prefiro os turbos com válvula incorporada, não é atoa que as montadoras sempre o preferem também…
e tem turbo de gente grande com valvula incorporada? não conheço….
-
por isso sempre prefiro os turbos com válvula incorporada, não é atoa que as montadoras sempre o preferem também…
2º ou 6º opção de caixa quente.
[gt3582r internal wastegate](gt3582r internal wastegate)
-
esse meu amigo aí tocou exatamente num ponto que iria comentar mais adiante.
pelo o que já pesquisei nenhum carro de fábrica que venha com turbo original tem a titica do parafuso de regulagem da wg.
usa-se sempre um rele pneumático ajustado pela própria ecu da injeção do carro, inclusive os diesel.
o conjunto mola/diafragma precisa operar equilibrado e para isso a altura da mola precisa ser fixa.
os fabricantes renomados de wg para obterem molas de diferente pressão alteram o diâmetro do fio de aço que comporá a mola.
isso significa que a excursão da mola será sempre a mesma e manterá uma pressão praticamente constante em cima do diafragma, independentemente se ele estiver inflado ou não.
-
respondido flávio???? existe outro mundo além das apl
-
o que acontece em terra tupiniquim é que usam motores jurássicos para obter potência exorbitante, com isso nosso esporte a motor se resume a 4kg de pressão de turbo.
lá fora, usam-se motores de ultima geração, com rendimento muito maior… qualquer projeto gringo usa pressão de 15 a 20psi e obtem os mesmos 600cv que a gente tira aqui no brasilis... 4kg de turbo é coisa de dragster não carro de rua
-
respondido flávio???? existe outro mundo além das apl
claro que respondeu… porem ficou claro que isso nao é realidade nos turbos vendidos no br... os turbos de gente comumente vendidos aqui (hx40, mp super 70, kkk27, etc...) nao tem essa caixa quente como opção estampada...