Turbinando o sevel 1.9
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lenta com lambda em 0,8, escape aberto…. é como eu digo, o nivel de exigência é baixo ou eu sou muito chato...
o meu marea com comandos de 295º e 11 de levante na fueltech precisa de 0.95 de sonda na lenta e 1150rpm senão morre, já o corsa com comandos de 320º e 15 de levante fica em 1100rpm e uns 0.97 de sonda.
cheguei num momento que, carro razoável com acerto razoável, não me satisfaz. pode ter kit padoca mas bem acertado eu não abro mão.
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mudando de assunto, hoje à tarde foi dia de pifar o aeroquip que leva óleo na turbina.
foi um parto trocá-lo sem tirar o cabeçote inteiro fora (de novo), coisa que logo imaginei.
quem tem tipo sabe o arranca-rabo que é desatarraxar a conexão na turbina.
quase que não sobra espaço para um braço, ainda mais com uma chave de boca na mão e tendo que fazer força.
ralei todo o braço por dentro e estou xingando até agora o infeliz que me crimpou o conector numa loja de ferragem local. amanhã levo lá e enrolo no pescoço do dito cujo.
o pior não é o óleo perdido, nem o aeroquip e nem a mão de obra que tive: sujou todo o chão da garagem (que estava impecável) e a rampa de acesso da casa. éfe da pê.
sei que muita gente vai pular mas falando na turbina, pretendo colocar um scoop no capo de maneira que melhore a refrigeração naquela área crítica.
comprei um de fibra de vidro para toyota supra que mede 360 x 360 mm e tem 30 mm de altura.
vou colocá-lo centrado, bem atrás e perto de para-brisas.
os furos de ventilação serão feitos sem cortar as longarinas do capo para manter a rigidez do conjunto e vou colocar por baixo um flap que dirija o fluxo de ar entre o motor e a parede corta fogo.
desta maneira água irá escorrer por onde não faça prejuízo.
vai ficar mais ou menos como no toyota abaixo porém mais para cima do capo.
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levanta a base do capo uns 3 dedos e fica lindo, funciona quase como um cowl induction
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cara verdade acho que nao teria tanta paciencia como voçe
parabens nao vi projeto assim estudado e com tanto detalhes como tais fazendo
uma verdadeira aula …
obrigado.
como dizia confúcio, paciência é a mãe do exito.
ou a falta de paciência em pontos de menor importância prejudica os grandes planos .
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hx40 é turbina pra 500 cv frávio, desencana. pegada em 4500 rpm pra mais; no seu 1.6zinho então.. .sem chance. eu particularmente não usaria nunca em uma configuração como a sua.
assino embaixo…e acrescento... é lindo ver carro de 500cv em video... mas ter um e cuidar do mesmo são outros 500...
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levanta a base do capo uns 3 dedos e fica lindo, funciona quase como um cowl induction
pois é, já deram a ideia também de tirar a borracha da vedação do capo mas não tem aquele apelo de fábrica …
mas o scoop descaracteriza mais ainda, levantar o capo talvez pareça mais original. talvez fazer uma tomada de ar pra turbina usando aquelas tomadas de ar do peugeot 206
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acredito que bonito não vai ficar mas que vai ajudar bastante a refrigeração da turbina/motor isso vai.
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no tt de farelo um desses só virou motivo de xacota , o carro num tem ic? se aumentar a pressao a temp do ar aumenta comprovadamente?
sobre meu projeto, aquilo só foi um video instigativo, a meta é um 1.8 forjado de rua no bloco de 1..6, o turbo seria um bom compressor (.50+) e a caixa quente pequena q agente vai aumentando…
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sim, pra nao deixar de dar uma otima opiniao ao meu ver… q tal ao invez de subir um scoop, vc num gradeia o caput na tomaada de ar como nos pug 206?
fica discreto (nao levantado) e ainda dá pra fazer um cai dentro…
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sabia que iria criar polêmica esse negócio de scoop.
eu sei que não fica bem, que vai parecer xunning e etc.
mas precisamos nos lembrar que por mais que esteja a 1000 metros de altura, no verão, de dia, vamos a 40°c de ambiente na estrada (ou mais), especialmente se viajando para o rio.
se usar os do pug aí sim irá parecer xunning pois todo mundo sabe que aquelas grades são de pug.
essa do supra é rara aqui no brasil e além disso é baixinha e discreta, só 3 cm de altura.
abaixo a foto do scoop ainda apoiado no capo e sinceramente não me parece feio.
vejam que o scoop ainda está no primer branco da fibra e não está arrematado em volta. assim ele destoa muito.
assim que o capo ficar totalmente pintado e o scoop arrematado ele quase que some.
e se depois de pronto me desagradar é fácil. é só trocar o capo (tenho um novo no primer em estoque ).
flávio, ok que o seu motor será forjado. então manda bala e coloca a .50. eu também tenho duas caixas quentes para escolher: uma .63 que está no carro e uma .48. por enquanto a .63 fica.
gustavo, nando e jonas, levantar capo não, please vai parecer carro de arrancada…
quarteto, acho sim que é necessário. coloquei um termômetro na área que será refrigerada e o ar em volta atinge 200°c em wot e 6000 rpm. medidos entre a parede corta-fogo e a turbina, por mais que ela esteja vestida com aquele tecido de rocha vulcânica.
não posso deixar isso permanecer as custas de algum prejuízo mecânico futuro.
marcos, é isso aí meu amigo.
pensei em puxar dutos por baixo do capo vindos da grade dianteira mas vai ficar ineficiente devido ao comprimento.
o único jeito é o scoop bem em cima da bolha de ar quente, alias muito quente.
inclusive, com o carro estacionado após percorrer um trajeto com muito turbo, essa bolha irá sair por convecção exatamente pelo scoop.
são dois problemas que se solucionam da melhor maneira mecânica porém não da melhor maneira estética, eu sei.
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lancia, o problema do scoop é que ele é todo arredondado num carro quadradinho. uma coisa que vc poderia fazer seria algo parecido com uns defletores que o pessoal usava nos fiat 147 (vi isso vou ver se acho a imagem) ou tentar fundir esse scoop no capô, ou, ainda, fazer como nos audi quattro (quase que contemporâneos ao tipo.), uma grade no capô, na região quente:
ou uma abertura com uma indução como nos audi quattro novos, protótipos:
essa indução por baixo do capô é muito usada nos motores diesel de carros pequenos/médios europeus. acho que vale ver se a fiat fazia algo disso no tipo.
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pellegrino, o problema de grades estampadas no aço ou recessões (rebaixos) no capo são difíceis de se fazer ou ficam malfeitas.
veja na foto que esse do supra é arredondado que nem o capo, até se parece com capo feito em escala, combinando inclusive com a grade longa porém baixa da entrada de ar dos radiadores.
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q questao é que vc poderia fazer um teste, é melhor o ar ter como entrar? ou seria melhor ele ter por onde sair?
entao levantar o capô e sair pra testar seria uma boa…
sobre a grade de pug foi sugestao, ela pode ser aterzanal e única (como muita coisa nesse carro rssss)