Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Turbinando o sevel 1.9

Turbinando o sevel 1.9

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
1.2k Posts 40 Posters 255.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    svcglobal
    escreveu em última edição por

os furos de ventilação que me referi aí acima são os que ficam debaixo do scoop, é claro.

1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      G u s t a v o

levanta a base do capo uns 3 dedos e fica lindo, funciona quase como um cowl induction

• S Offline
        S Offline
        svcglobal

cara verdade acho que nao teria tanta paciencia como voçe

parabens nao vi projeto assim estudado e com tanto detalhes como tais fazendo

uma verdadeira aula …

obrigado.

como dizia confúcio, paciência é a mãe do exito.

ou a falta de paciência em pontos de menor importância prejudica os grandes planos .

• O Offline
          O Offline
          overspeed

hx40 é turbina pra 500 cv frávio, desencana. pegada em 4500 rpm pra mais; no seu 1.6zinho então.. .sem chance. eu particularmente não usaria nunca em uma configuração como a sua.

assino embaixo…e acrescento... é lindo ver carro de 500cv em video... mas ter um e cuidar do mesmo são outros 500...

• S Offline
            S Offline
            svcglobal

levanta a base do capo uns 3 dedos e fica lindo, funciona quase como um cowl induction

pois é, já deram a ideia também de tirar a borracha da vedação do capo mas não tem aquele apelo de fábrica …

• _ Offline
              _ Offline
              _NandoO_

lancia, acho que esteticamente tbm não ficará muito legal, talvez levantar o capo seja melhor, ou quem sabe instalar as saídas de ar do marea turbo? tem num voyage preto aqui da cidade, fica lindo demais se bem feito

• G Offline
                G Offline
                G u s t a v o

pois é, já deram a ideia também de tirar a borracha da vedação do capo mas não tem aquele apelo de fábrica …

mas o scoop descaracteriza mais ainda, levantar o capo talvez pareça mais original. talvez fazer uma tomada de ar pra turbina usando aquelas tomadas de ar do peugeot 206

• Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto

me desculpe a franqueza, lancia, mas não consigo ver maneira de não ficar esteticamente medonho e sem parecer uma adaptação tosca, por mais q eu saiba o tanto que você é caprichoso no que faz.

isso realmente é necessário?

• M Offline
                    M Offline
                    marcossilvass

acredito que bonito não vai ficar mas que vai ajudar bastante a refrigeração da turbina/motor isso vai.

• J Offline
                      J Offline
                      jonas_102

+1 que levantaria o capo.

lancia, levantando o capo ficaria um ar de original invocado , ja com o scoop ficara xunning.

levantando o capo ficará tão funcional quanto e ao meu ver com uma estética melhor.

• F Offline
                        F Offline
                        Flavio Cruz

no tt de farelo um desses só virou motivo de xacota :( , o carro num tem ic? se aumentar a pressao a temp do ar aumenta comprovadamente?

sobre meu projeto, aquilo só foi um video instigativo, a meta é um 1.8 forjado de rua no bloco de 1..6, o turbo seria um bom compressor (.50+) e a caixa quente pequena q agente vai aumentando…

• F Offline
                          F Offline
                          Flavio Cruz

sim, pra nao deixar de dar uma otima opiniao ao meu ver… q tal ao invez de subir um scoop, vc num gradeia o caput na tomaada de ar como nos pug 206?

fica discreto (nao levantado) e ainda dá pra fazer um cai dentro…

• S Offline
                            S Offline
                            svcglobal

sabia que iria criar polêmica esse negócio de scoop.

eu sei que não fica bem, que vai parecer xunning e etc.

mas precisamos nos lembrar que por mais que esteja a 1000 metros de altura, no verão, de dia, vamos a 40°c de ambiente na estrada (ou mais), especialmente se viajando para o rio.

se usar os do pug aí sim irá parecer xunning pois todo mundo sabe que aquelas grades são de pug.

essa do supra é rara aqui no brasil e além disso é baixinha e discreta, só 3 cm de altura.

abaixo a foto do scoop ainda apoiado no capo e sinceramente não me parece feio.

vejam que o scoop ainda está no primer branco da fibra e não está arrematado em volta. assim ele destoa muito.

assim que o capo ficar totalmente pintado e o scoop arrematado ele quase que some.

e se depois de pronto me desagradar é fácil. é só trocar o capo (tenho um novo no primer em estoque ).

flávio, ok que o seu motor será forjado. então manda bala e coloca a .50. eu também tenho duas caixas quentes para escolher: uma .63 que está no carro e uma .48. por enquanto a .63 fica.

gustavo, nando e jonas, levantar capo não, please vai parecer carro de arrancada…

quarteto, acho sim que é necessário. coloquei um termômetro na área que será refrigerada e o ar em volta atinge 200°c em wot e 6000 rpm. medidos entre a parede corta-fogo e a turbina, por mais que ela esteja vestida com aquele tecido de rocha vulcânica.

não posso deixar isso permanecer as custas de algum prejuízo mecânico futuro.

marcos, é isso aí meu amigo.

pensei em puxar dutos por baixo do capo vindos da grade dianteira mas vai ficar ineficiente devido ao comprimento.

o único jeito é o scoop bem em cima da bolha de ar quente, alias muito quente.

inclusive, com o carro estacionado após percorrer um trajeto com muito turbo, essa bolha irá sair por convecção exatamente pelo scoop.

são dois problemas que se solucionam da melhor maneira mecânica porém não da melhor maneira estética, eu sei.

• P Offline
                              P Offline
                              Pellegrino

lancia, o problema do scoop é que ele é todo arredondado num carro quadradinho. uma coisa que vc poderia fazer seria algo parecido com uns defletores que o pessoal usava nos fiat 147 (vi isso vou ver se acho a imagem) ou tentar fundir esse scoop no capô, ou, ainda, fazer como nos audi quattro (quase que contemporâneos ao tipo.), uma grade no capô, na região quente:

ou uma abertura com uma indução como nos audi quattro novos, protótipos:

essa indução por baixo do capô é muito usada nos motores diesel de carros pequenos/médios europeus. acho que vale ver se a fiat fazia algo disso no tipo.

• S Offline
                                S Offline
                                svcglobal

pellegrino, o problema de grades estampadas no aço ou recessões (rebaixos) no capo são difíceis de se fazer ou ficam malfeitas.

veja na foto que esse do supra é arredondado que nem o capo, até se parece com capo feito em escala, combinando inclusive com a grade longa porém baixa da entrada de ar dos radiadores.

• F Offline
                                  F Offline
                                  Flavio Cruz

q questao é que vc poderia fazer um teste, é melhor o ar ter como entrar? ou seria melhor ele ter por onde sair?

entao levantar o capô e sair pra testar seria uma boa…

sobre a grade de pug foi sugestao, ela pode ser aterzanal e única (como muita coisa nesse carro rssss)

• P Offline
                                    P Offline
                                    Pellegrino

entendo, e, realmente, bons funileiros estão em extinção.

de qq forma, não sei qual a folga que vc tem entre o motor e o capô, mas, veja se vc tem como canalizar o ar lá na frente pois é um ponto de maior pressão de ar, ajudaria a trocar o ar daquela região quente do motor nas horas de maior necessidade. não sei como é também a parte de trás do capô do tipo., mas vc poderia fazer uma saída de ar quente, ali por trás do capô. na miura é assim, o vácuo gerado pelo movimento do carro suga o ar quente do cofre…

• M Offline
                                      M Offline
                                      menegotto

o meu tubo de água perdeu todo o galvanizado (amarelo de boa qualidade) devido ao calor irradiado pelo turbo.

eu não colocaria um scoop no meu carro, mas toda melhoria é bem vinda… só a estética que estraga, pois seu tipo é lacrado

• P Offline
                                        P Offline
                                        Pellegrino

menegotto, vc que já revirou o tipo de cima à baixo, essa idéia da saída de ar quente, pela parte de trás do capô, é possível?

• M Offline
                                          M Offline
                                          menegotto

é sim e bem fácil de fazer só colocar algumas arruelas entre a dobradiça e o capo… coisa simples de voltar atrás caso não agrade.

no meu não fiz por dois motivos, fica mto ricer e abre entrada de água pra dentro do cofre, bem em cima da caixa de relés principal da injeção.

hoje passou aquela febre de carro de corrida... quero meu carro o mais discreto possível, tanto pra autoridade quanto pros malandros que ficam de olho nas coisas da gente

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários