Turbinando o sevel 1.9
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pior se tivesse usado a curva normal de 2 1/2 .
menegotto padeceu com esta saída da turbina tanto que teve que usar downpipe de 2 1/4 se bem que a garret dele tem a wg integrada para piorar.
esse banho de cerâmica é muito interessante. como e onde se contrata um?
ok quanto ao retorno em aeroquip. vou ter que melhorá-lo de qualquer pois não está me agradando nada do jeito que está.
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rapai…
so vendo crendo... pq ceramica nao esquentaria?
no mais, thermotape aplicado sem economia eu vi ao vivo e aprovo... deposi de uma puxada vc consegue encostar a mão na caixa quente brevemente e nao se queima...
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cerâmica é top sim…qdo o mano mexia com preparação ainda fizemos em alguns carros... o que a gente notou é que se for coletor de canos tem que rever bem porque esquenta tanto que aonde tiver pontos de solda fracos acaba vazando depois (tipo aonde junta todos os canos na flange)...
segura muito o calor... mas ai no caso eu acho que o que mais deve fazer diferença é um defletor de calor (uma chapa entre alternador e saida de escape sem encostar em nenhuma das partes), de preferencia grossa e presa em algum lugar aonde tenha bastante massa pra poder trocar calor...
lembro de um palio 1.6 16v que o mano montou, derreteu o alternador uma vez, ai fez este esquema com defletor e nunca mais teve problema...
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**rapai…
so vendo crendo... pq ceramica nao esquentaria?**
no mais, thermotape aplicado sem economia eu vi ao vivo e aprovo… deposi de uma puxada vc consegue encostar a mão na caixa quente brevemente e nao se queima...
x2
o canal mesmo é um defletor, como disseram, não tocando nem no cano, nem no alternador e fixado em uma massa para dissipar o calor.
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bom, estou anotando tudo no meu caderninho.
me parece que a ideia da placa defletora seria a mais adequada termodinamicamente falando.
e ela poderia ser de cerâmica (quebradiça), amianto (se ainda existisse) ou teflon presa com uma cantoneira no bloco do motor.
vou pesquisar melhor as ideias, inclusive a do banho de cerâmica que mereceria até uma ida minha a sampa.
abaixo as fotos de antes e de depois da solda na flange spa.
mesmo correndo o risco de deformar as peças preferi eu mesmo usar solda elétrica, perdão aos puristas mig e tig.
essa eu garanto que não quebra.
usei eletrodo ok 048 de maneira de poder soldar adequadamente na flange de ferro fundido.
na saida do tubo de 2 1/2 coloquei outra flange tipo v-clamp de modo a isolar o sistema turbo do mané da loja de escapamentos que irá completar a conexão do escape.
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muito bacana o trampo conferiu se não tem vazamentos na solda? voltando ao banho de cerâmica, a chapa defletora resolve a questão de esquentar demais o alternador mas a parte de esquentar a turbina e o óleo do motor ainda mais sem radiador de óleo e esquenta o ar adimitido também então o banho de ceramica ajuda nessa parte.
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um fato é que banho de cerâmica custa 700 por peça no giba, e não é eterno… ou seja com o tempo tem que refazer
então uma termotape + defletor de inox faz o serviço... como o lancia tem facilidade em importação e gosta de capricho, recomendo a termotape de titânio da dei
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o ideal seria cozinhar essa solda e aguardar o resfriamento algumas vezes. e após realizar um ensaio de lp. tenho medo de soldas em materiais com coeficiente de dilatação diferentes, minha breve experiencia não foi animadora.
ainda que numa área diferente (ferrovias) nunca conseguimos fazer a união de uma camisa de ferro fundido com um cabeçote de aço.
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eu comprei esses dias um kitzinho dei engineering (esse aqui - http://www.ebay.com/…ec858fd&vxp=mtr ) pra encapar a turbina e o downpipe do meu a3 mas não tive saco de montar ainda… mesmo pagando imposto ficou mais barato que comprar aqui.
mas se vc for comprar só a fita pra enrolar no downpipe, não precisa importar, tem pra vender aqui mesmo... a spa vende, e tem tbm em casas que mexem com equipamentos contra incêndio.
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o servico ta bacana, porem eu tb fiquei com um pulga atraz da orelha do stress q a peca de ferro fundido sofreu em um espaco tao curto, eu desceria mais o caninho da descarga e deixaria para unir um pouco mais adiante… justamente pra evitar tanta solda junta...
amos torcer q de td cert :-)
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um fato é que banho de cerâmica custa 700 por peça no giba, e não é eterno… ou seja com o tempo tem que refazer
então uma termotape + defletor de inox faz o serviço... como o lancia tem facilidade em importação e gosta de capricho, recomendo a termotape de titânio da dei
o amigão, saudades cara, você sumiu
já to indo atrás deste produto dei porque, pqp, um preço de turbina para este banho é demais.
e o que você acha de uma chapa quadrada de 20cm de teflon com espessura de 5mm em vez da de inox?
metal sempre irradia o teflon não.
já fiz uma experiência (meninos não façam isso em casa) de apoiar uma chapa de teflon na mão e passar o maçarico do outro lado da chapa e não senti absolutamente nada mesmo tendo passado um minuto.
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o ideal seria cozinhar essa solda e aguardar o resfriamento algumas vezes. e após realizar um ensaio de lp. tenho medo de soldas em materiais com coeficiente de dilatação diferentes, minha breve experiencia não foi animadora.
ainda que numa área diferente (ferrovias) nunca conseguimos fazer a união de uma camisa de ferro fundido com um cabeçote de aço.
jonas, como disse depende do eletrodo usado, da corrente, da limpeza do fluxo entre pontos e também do soldador.
como eu mesmo soldei, fui indo bem devagar, levei a tarde de ontem toda soldando estas partes. foram 5 soldas.
fui aplicando pontos rodando 180° até completar o circulo e deu certo.
a mais crítica foi a da flange da wg pois se empenasse não vedaria mais.
ainda vou passar a escova de aço com a retífica para ficar mais profissional, mesmo sabendo que ninguém vê porque a turbina está quase no chão…
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eu comprei esses dias um kitzinho dei engineering (esse aqui - http://www.ebay.com/…ec858fd&vxp=mtr ) pra encapar a turbina e o downpipe do meu a3 mas não tive saco de montar ainda… mesmo pagando imposto ficou mais barato que comprar aqui.
mas se vc for comprar só a fita pra enrolar no downpipe, não precisa importar, tem pra vender aqui mesmo... a spa vende, e tem tbm em casas que mexem com equipamentos contra incêndio.
ricardo se estás falando da termotape convencional eu tenho um rolo da spa praticamente intacto.
mas o mene falou de fita com titânio, seria a mesma?
a camisinha para a turbina também é uma boa, já está na lista interminável de coisas para o projeto…
tô quase pagando outro carro levando-se em consideração o preço dele de mercado.
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o servico ta bacana, porem eu tb fiquei com um pulga atraz da orelha do stress q a peca de ferro fundido sofreu em um espaco tao curto, eu desceria mais o caninho da descarga e deixaria para unir um pouco mais adiante… justamente pra evitar tanta solda junta...
amos torcer q de td cert :-)
flávio, o estresse não deve ter sido tanto assim. como já expliquei fiz com muita calma.
quanto a encompridar o cano é praticamente impossível, pois como já disse, a turbina com este coletor de spa fica baixa demais, quase no nível cárter.
esta já é a maior distância possível prevendo a curva (que não é pequena) que a continuação do escape deve fazer para encaixar no sistema de escapamento já instalado.
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o ideal seria cozinhar essa solda e aguardar o resfriamento algumas vezes. e após realizar um ensaio de lp. tenho medo de soldas em materiais com coeficiente de dilatação diferentes, minha breve experiencia não foi animadora.
ainda que numa área diferente (ferrovias) nunca conseguimos fazer a união de uma camisa de ferro fundido com um cabeçote de aço.
jonas, como disse depende do eletrodo usado, da corrente, da limpeza do fluxo entre pontos e também do soldador.
como eu mesmo soldei, fui indo bem devagar, levei a tarde de ontem toda soldando estas partes. foram 5 soldas.
fui aplicando pontos rodando 180° até completar o circulo e deu certo.
a mais crítica foi a da flange da wg pois se empenasse não vedaria mais.
ainda vou passar a escova de aço com a retífica para ficar mais profissional, mesmo sabendo que ninguém vê porque a turbina está quase no chão…
tentamos com todos os tipos de eletrodos, mig, tig, oxido acetileno e nada deu certo. justamente pelo coeficiente de dilatação diferente entre os materiais, ao resfriar um se comprime menos que o outro, o que acaba trincando a solda.
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banho de cerâmica com o nome giba capaz de custar isso mesmo… mas qdo o mano fez, eu levei num lugar que recondicionava freios, embreagens, etc pra caminhão... éra uma maquininha simples pacas...e lembro que num custou tanto assim... mas num sei o endereço, só que ficava na divisa são paulo/são caetano/santo andré/sp (rodei pelas ruazinhas um monte num sei mais aonde éra).
teflon se vc tiver acesso, excelente...
por ultimo uma critica, se vc soldar o cano de alivio da wastegate ali, vc consegue, no caso de necessidade futura ter acesso aos parafusos que prendem a turbina ao coletor (me parece que não, mas foto engana)... ordem e acesso a montagem é fundamental como vc com certeza sabe caro lancia... vai que um dia vc precisa trocar uma porca ou o prisioneiro... ter que tirar cabeçote inteiro por causa disso parece ser meio que oneroso do ponto de vista de trabalho x complexidade (trocar um prisioneiro/porca)
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uma chapa de teflon vai bem sim lancia… é melhor prevenir do que ter que remediar
quanto as soldas não vejo maiores problemas... até coletor de escape de griffe trinca nas soldas... german, giba, etc... vivem trincados... uma boa seria um recozimento depois de tudo soldado e revisado, sempre ajuda.
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overspeed, acesso no cofre do tipo turbinado é uma piada.
como admissão e escapamento é do mesmo lado e bem perto da parede corta-fogo, de qualquer maneira para se mexer na turbina precisa-se retirar o cabeçote.
sem falar de 2 porcas 13mm dos prisioneiros dos 7 que prendem os coletores, que só saem por baixo e precisam ser substituídas por outras de 11mm.
mas, mesmo assim, hipoteticamente falando, dá para soltar a turbina sem mexer na wg.
logicamente as duas flanges que agora estão combinadas precisam ser removidas antes.