Turbinando o sevel 1.9
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k16 não é apl não, é uma turbina com muito mais tecnologia que as jurássicas apl s
k16 num 1.9 vai ficar bem pequena… comportamento quase como audi turbo original... no meu sevelho 1.6 uso uma garrett similar a k16 (reposição da k16) e na estrada encomoda um pouco a turbina assobiando, mas a pegada é bem legal.
o grande problema é: turbos com eixo 49,5 em diante não tem válvula incorporada na carcaça... então o jeito é ficar pelo eixo 48mm das gt25/ k16 e usar um a/r maior, tipo uma cx 7 na kkk ou então uma .63 nas garret/mp/biaggio
outra solução seria procurar o pessoal da dnt, turbo anhanguera, etc para abrirem uma carcaça 48mm para 49.5 e assim montar a turbina nas medidas que quiser.
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já que para o millenove estaria eu sendo aconselhado para ir com uma t3 pergunto: é impressão minha que na maioria das instalações as wastegate externas espirram para o ar livre ou o gás seria redirecionado para o tubo de escape?
em 99,99999999999% inclusive eu solta ao ar livre mesmo.
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já que para o millenove estaria eu sendo aconselhado para ir com uma t3 pergunto: é impressão minha que na maioria das instalações as wastegate externas espirram para o ar livre ou o gás seria redirecionado para o tubo de escape?
os gases são redirecionados para o tudo de escape, quando a pressão vence a força da mola da wastegate empurrando a cabeças da valvula assim dando passagem para o escapamento bem naquela curva maledeta que fica ao lado do alternador.
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já que para o millenove estaria eu sendo aconselhado para ir com uma t3 pergunto: é impressão minha que na maioria das instalações as wastegate externas espirram para o ar livre ou o gás seria redirecionado para o tubo de escape?
os gases são redirecionados para o tudo de escape, quando a pressão vence a força da mola da wastegate empurrando a cabeças da valvula assim dando passagem para o escapamento bem naquela curva maledeta que fica ao lado do alternador.
o que o lancia quis dizer é se o pessoal realmente liga a westegate no excapamento ou não.
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o do meu carro é direto pra atmosfera, realmente o barulho fica bem alto mas de dentro do carro nem se nota.
no meu caso especificamente ainda tem o barulho do escape, do câmbio, então fica difícil uma pessoa identificar que raios tá passando kkkk
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no meu era um cano reto que descia até embaixo ao lado da caixa…
num deixa a wastgate mandar o ar quente pro cofre...
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k24???
250cvs é k16 não?
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kkkkkkkkkk, bem que eu desconfiava esta trolha de canos da wastegate indo e vindo só suíço e especializado e relógios consegue soldar sem entortar tudo.
então vamos de t3.
de qualquer maneira vou precisar furar o coletor da spa para fazer a conexão dela (já que não existe outro fabricante).
outra pergunta, coloca-se usualmente a sonda lambda antes ou depois da turbina?
se puder ser antes o coletor vai levar mais um furico para a dita cuja e fiação fica mais curta para o módulo.
no meu era um cano reto que descia até embaixo ao lado da caixa…
num deixa a wastgate mandar o ar quente pro cofre...
flávio, correto, vi em vários forums americanos tal saída da wastegate sendo um tubo como se fosse uma bengala e jogando os gases para trás evitando barulho, aquecimento como a entrada de co2 na cabine.
galera, 250 hp, 300 hp para um motorico com tudo convencional não dá, né?
lembrem-se que mesmo sendo o millenove para mim se chegar aos 180hp estou mais que satisfeito.
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sonda depois da turbina… uns 15 cm...
cara, ja vi muitas descargas serem unidas sem problema, ja tem até kit pronto... dependendo do isolamento acustico do carro, isso pode incomodor muito... no meu caso desci o canote até deposi da caixa e nunca incomodou...
no tempra de farelo a zuada é alta...
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da uma olhada nisso que explica um pouquinho de como posicionar a sonda lambda:
http://www.odginstruments.com.br/wideband.php
ah entes de montar seu coletor de escape abre um pouco mais na região das porcas de dentro pois no coletor de admissão 4 bicos sobre o mínimo de espaço para apertar o prisioneiro é uma luta toda vez que precisa desmontar eu aliviei no coletor de admissão mais ainda é osso.
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vou respondendo de trás pra frente… se k16 aguenta uns 300~320cv com excelente durabilidade (tenho cliente com mais de 80.000km com 1,5 caindo pra 1,2bar num 1.8) uma k24 aguenta bem mais... e isso que temos k16 e 24 de diversos tamanhos...
voltando ao caso... não tenho muita experiência em turbo com este pistão de 2,4 gm... olhando assim pelas fotos a canaleta de cima é bem protegida (bom sinal) mas a do meio não consigo na foto avaliar se é fina ou não... o que pode ser um complicador pra 10:1 de taxa mesmo na podium... apesar de diâmetros maiores pedirem um avanço maior eu teria bastante atenção com isso.
um 1,9 8v destes eu creio que deva ter lá seus 115~120cv (puro palpite)..pra atingir os 180cv creio que não precise de mais do que uns 0,5bar... a temperatura na saida do compressor deve ser ai de uns 60~70°c o que não é um problema (os audi só tem alguma redução de avanço acima deste valor)... acho que basta ser conservador no avanço e na alimentação que já consegue um acerto confiável... me palpite é começar limitando o ponto a uns 12° e mantendo lambda nuns 0,75 pra começar o acerto... vai medindo egt, escutando o knock sensor
uma preocupação ai seria usar um escape bem livre, não só pelo backpressure, mas principalmente para reduzir o egt, um escape muito restritivo segura os gases e dificulta a fase de lavagem (cruzamento) dos cilindros...
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pois eh… pra pressao e potencia que ele quer usar... uma k16 grandinha seria exelente...
agora, comecar acertar com 12 de ponto final?
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a minha vantagem (ou não) é começar já com a parte aspirada funcionando e gerida pela g7, ou seja, só a partir da compressão e situação esta que pode ser detectada facilmente é que irei ajustando os bicos extras bem paulatinamente de modo a nunca encostar com a famigerada mistura pobre.
desisti inclusive da digipulse optando pela his que é digital e que me pode fornecer o slope mandatório e necessário em vez da reta burra produzida pela analógica digipulse (valeu menegotto).
overspeed amigo, grato pela observação do pistão gm.
eu também apreciei o big reforço que ele tem em volta da cabeça, no topo.
outra coisa interessante é que o diâmetro dele é 87,52mm e os cilindros foram retificados com 87,56mm portanto o gap de cada lado está com 0,02mm
como os fiat usualmente andam com 0,03mm, com mais folga, acredito que os gm estando mais justinhos suportem melhor o esforço.
inclusive as canaletas são mais espaçadas do que o pistão original do tipo, afinal são um projeto mais recente.
quanto a potência estou devendo uma ida ao dino por falta de tempo mas a sensação de potência que ele dá ao dirigir comparado a outro carro que tenho de 106cv é desta ordem que mencionastes.
para o escape já separei um tubo inox de 2,5 , devo estar recebendo ainda esta semana um silencioso magnaflow modelo 13216 e colocarei um ou dois jk no meio do caminho.
já achei inclusive aqui na cidade uma loja que poderá curvar o tubo de acordo com o figurino.
marcos, grato pelo link mas minha dúvida recaia se colocava a sonda antes ou depois da turbina.
se puder colocar antes eu preferiria pela simplificação das conexões.
confesso que sou muito pragmático, quanto mais simples melhor.
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flavio… esqueceu que é gasolina e 10:1 de taxa sem intercooler ?... é isso ai...12° e escuta o sensor... não detonou empobrece a mistura pro que considerar seguro (uns 0,90 até torque máximo e dai enriquecendo até uns 0,82~0,84 em potencia máxima e dai pra cima enriquecendo pra proteger o motor até no máximo uns 0,80 - seria o ideal) e ai vai subindo o ponto e monitorando detonação...se eventualmente alguma faixa de rotação detonar, enriquece mais um pouco (faixa dos 0,85 de lambda) se cessar beleza..deixa assim...se num cessar abaixa o ponto nesa rotação.
lancia... se vc tiver interesse eu tenho um arquivo aqui usado nos formula uno -motor 1.4 turbo, taxa de 7,5:1 com podium 1,2bar de pressão, usando map positivo numa g7 de tempra 16v (só num sei a versão porque essa marelli são meio bagunçadas e assumidamente sou um fã das bosch)... da pra ter uma noção e até exprimentar um map positivo e fazer sem suplementar, mapeando tudo pela confiabilissima central original...
te passo o arquivo em troca de informações já que como disse meu forte é bosch...mas minha curiosidade é universal... hehehehe